Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Tiago Fachiano 24/06/2021

O mundo está melhor? Com base no que?
Vejo muitas pessoas dando declarações da decadência mundial referente a várias questões, como mais pessoas vivendo na extrema pobreza, mais violência, maior impacto ambiental e etc. Esses indivíduos geralmente tem como base gráficos que contam uma história única e não todo o contexto histórico. Isso faz ter percepções equivocadas e ter opiniões um tanto quanto dúbias.

Esse livro traz uma perspectiva de como analisar fatores além dos números informados por especialistas ou jornalistas. Como buscar informações e ter uma opinião embasada em números e ciência. Isso muito importante. No começo do livro tem um questionário com 12 perguntas e a grande maioria (inclusive eu) acertam apenas 2 questões. Porque? Por que somos bombardeados de mas notícias e temos uma percepção equivocada do mundo...

Siliane.Ferrari 07/04/2021

Nota 10/10
Todo ser humano tem o dever de ler esse livro e a companhar as pesquisas.
De uma forma sincera e divertida, Hans e seus colaboradores (filho e nora), aprentam os seis principais motivos que nos fazem enxergar o mundo um lugar tão perigoso e cada vez pior... Também nos alerta para olharmos os verdadeiros problemas e como solucioná-los.

marceloboemeke 31/03/2024

Deveria ser ensinado nas escolas
Se por acaso você está conferindo as resenhas para decidir se deve ou não ler esse livro, por favor, me dê 2 minutos pra te explicar porque lê-lo é a melhor decisão aqui.
Quando eu vi que o tema do livro estava se encaminhando para o final, mas ainda faltavam aproximadamente 100 páginas de leitura, achei esquisito. Imaginem a minha surpresa ao descobrir que as ~80 páginas finais são notas esclarecedoras, incluindo 29 páginas apenas de fontes de dados.
Tem gente que se emociona com poesia, eu me emociono com isso. É triste saber que o Hans faleceu de forma tão trágica em 2017, vivendo o suficiente apenas para finalizar o livro, mas não para vê-lo ganhar o mundo. O trabalho feito por esses três (Hans Rosling, seu filho e sua nora) é incomparável, levando a todos informação séria, fundamentada e de qualidade.
O título do livro e o esquisito subtítulo brasileiro me deixaram um pouco desconfiado quando eu vi ele pela primeira vez... Será mesmo que ele entregaria o que estava vendendo? Ou seria mais um livro de coach tentando provar um posicionamento X ou Y baseado em frases de efeito? Para a minha feliz surpresa, esse livro é tudo que se propõe e muito mais! É uma aula sobre como o mundo não está piorando da maneira como imaginamos, como nossos instintos atrapalham nossas percepções e o tanto que isso prejudica o trabalho naquilo que de fato precisa melhorar.
Se você está cansado de notícias sensacionalistas, de ativismo vazio baseado em medo, do uso desonesto de dados para manipular as pessoas, das falácias e artimanhas de comunicação de políticos e intelectuais públicos... Enfim, se você está cansado dos exageros e imprecisões na leitura do mundo, esse livro é pra você. E se não se sente dessa forma, esse livro definitivamente é para você! Porque deveria se sentir. Somos enganados o tempo todo, de forma consciente e inconsciente, muitas vezes por nós mesmos. Não importa seu alinhamento político, sua filosofia de vida, sua religião ou cultura, esse livro vai abrir os seus olhos. É um treinamento para uma abordagem mais realista e saudável dos dados e do mundo que eles se propõem a explicar.
Realmente acredito que ele deveria ser usado em escolas, desde o ensino fundamental. Como o próprio autor diz: "Acima de tudo, deveríamos estar ensinando às crianças humildade e curiosidade".

ay222222 23/05/2021

A importância dos dados
Factfulness nos mostra como somos péssimos em nossas percepções e, por isso, a importância de nos basearmos em dados. Livro mais do que necessário em uma época na qual as pessoas emitem opiniões como se equivalessem a estudos científicos.

Vitor Hugo 29/03/2023

Entrou na minha lista de livros favoritos
Diariamente somos bombardeados com notícias sobre tragédias, problemas econômicos e sociais, corrupção, violência, etc. Você começa a perceber que a humanidade está perdida, que o planeta está sendo destruído. Mas se eu lhe dizer que essa visão negativista é equivocada, você acreditaria? É o que apresenta o livro “Factfulness”.
O livro apresenta os dez instintos que distorcem nossa perspectiva (cada instinto é um capítulo explicando detalhadamente como essa “manipulação” funciona), isso significa que muito do que você lê, ouve e assiste no seu dia a dia, não passa de dramatização, como se fosse uma novela. O livro é um puxão de orelha, um alerta contra falsas estatísticas.
Temos uma visão negativista sobre vários aspectos sociais, pela falta de dados atualizados e pela falta de interpretação desses números, nos apoiamos em fontes que mais atrapalham do que ajudam. Essa acomodação cria perspectivas enviesadas, medo, generalização, dentre outras. O mais alarmante que os autores apresentam, é observar que autoridades importantes em diversas áreas, caem nestas opiniões sem embasamento.
Exemplos falaciosos:
- A maioria da população vive na extrema pobreza.
- O continente africano é péssimo para receber investimentos.
- Aumento no terrorismo.
- Baixa expectativa de vida.
Em um primeiro momento o conteúdo do livro parecia uma obviedade, mas às vezes aquilo que é óbvio e/ou concreto precisa ser explicado. Vivemos em uma sociedade conectada, uma simples busca no navegador já apresentaria informações factuais, mas infelizmente, vivemos em algumas bolhas que compartilham estatísticas incompletas ou mentirosas.
Em 286 páginas, Hans Rosling nos ensina a desarmar falsos números e conta suas experiências boas e ruins durante sua trajetória. Formado em medicina e estatística, viaja o mundo apresentando aquilo que é fato.
Sem dúvidas é um livro de cabeceira. Como complemento recomendo o livro “Como Mentir com Estatística”.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Coelho 08/04/2021

Como não ser enganado
Um manual pra não se deixar levar por estatísticas dramáticas e dados mal apresentados. Também é um livro profundamente otimista, acho que qualquer pessoa pode tirar proveito dele.

André Belo 26/03/2020

A factualidade é necessária para compreender e melhorar o mundo
A leitura desde livro é uma experiência fascinante e intelectualmente enriquecedora. Acaba por ser uma ótima ferramenta contra a ignorância e um excelente manual para combater preconceitos. Partindo de uma provocação envolvendo chimpanzés, explica porque devemos apurar a verdade por trás dos factos, duvidando dos noticiários convencionais, por exemplo, e ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do nosso espírito crítico em relação ao mundo generalizado, desconsiderando o conhecimento específico. Em suma, FACTFULNESS é uma obra atual e imprescindível, e vai direto para a prateleira dos meus favoritos.

site: https://www.gapminder.org/
Luca 02/04/2020minha estante
Tudo bem? Como é a leitura do livro, densa ou mais leve? Penso nele como um ótimo presente, pelo conteúdo acredito que seria ótimo para expandir a mente de muitas pessoas, mas fico na dúvida se para quem não tem costume de ler poderia ser visto como algo mais maçante.

André Belo 07/04/2020minha estante
Oi Luca. Tem uma linguagem bem acessível, esclarecedora e é um livro muito bem estruturado. Agora, penso que não seria o presente mais indicado para quem não tem o hábito de ler...

Lucas 01/12/2022

Hábitos para mudar a vida
Sem dúvida este é um dos melhores livros que já li, recomendo a todos!

Nos faz mudar nossa visão do mundo e contribui muito para melhorar como falamos e absorvemos notícias.

Precisamos ser mais otimistas!

WJAY 05/11/2020

Vacina para o excesso de informação
Manual de como ler o mundo com os dados mais atualizados, levando de brinde uma vacina para filtrar o que é relevante em um universo com excesso de informação relativamente irrelevante. Leitura obrigatória para quem quer adestrar os próprios instintos humanos e evitar distorções na percepção da realidade.

Andre.Arruda 24/05/2023

Seja realista, ou seja, otimista
Eu acertei 10 das 13 perguntas iniciais, pois sempre fui um otimista em relação ao progresso da humanidade, principalmente com relação a evolução a longo prazo.
O Autor é muito feliz nessa abordagem, principalmente no conceito de nível de renda e estilo de vida: desde a liberdade religiosa quanto ao menor números de filhos.
Gostei muito, vários insights para a vida.
Leve a vida leve, se não, vc sempre será ranzinza achando que o mundo é uma merda. Aproveite o caminho, só faremos uma minúscula caminhada nesse plano, no pequeno planeta azul esquecido num canto do universo.

Tiago Souza 13/03/2022

Um livro que muda a forma nossa forma de pensar
Este é um livro que inevitavelmente vai mudar nossa forma de pensar e reagir a fatos e notícias que recebemos a todo o momento, e principalmente hoje que temos acesso a qualquer tipo de acontecimento e fatos ocorridos em toda a parte do mundo e em grande volume, ele vem nos ajudar a discernir o que realmente é factual e relevante e como podemos assimilar e separar de forma pragmática essas notícia e percepções que temos do mundo.

fabiele :) 08/09/2020

Fatos
Livro ensina como devemos levar em consideração informações para não nos deixar levar pelo achismo. Muito interessante!

Re Vitorino 31/08/2020

Leitura obrigatória
Ricamente ilustrado, com linguagem moderna e cativante o livro cumpre o que se propõe: fornecer ferramentas para questionar de forma inteligente qualquer informação recebida, com coerência e criticidade.

CisoS 23/05/2023

Boas ideias esticadas ao máximo
O livro parte do fato que sempre acreditamos na visão mais dramática e nos levamos a interpretar os fatos da maneira mais pessimista, mesmo que errada (os autores claramente não conhecem o Brasil?).
Com dicas interessantes sobre como avaliar informações, como evitar ser enganado por números; é uma leitura interessante, que faz olhar o mundo e a civilização moderna de outra forma, mas que poderia ser mais condensada.
Lembra um pouco o Freakonomics, mas com um foco mais no desenvolvimento social, menos na curiosidade estatística.