Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Coelho 08/04/2021

Como não ser enganado
Um manual pra não se deixar levar por estatísticas dramáticas e dados mal apresentados. Também é um livro profundamente otimista, acho que qualquer pessoa pode tirar proveito dele.

Tiago Fachiano 24/06/2021

O mundo está melhor? Com base no que?
Vejo muitas pessoas dando declarações da decadência mundial referente a várias questões, como mais pessoas vivendo na extrema pobreza, mais violência, maior impacto ambiental e etc. Esses indivíduos geralmente tem como base gráficos que contam uma história única e não todo o contexto histórico. Isso faz ter percepções equivocadas e ter opiniões um tanto quanto dúbias.

Esse livro traz uma perspectiva de como analisar fatores além dos números informados por especialistas ou jornalistas. Como buscar informações e ter uma opinião embasada em números e ciência. Isso muito importante. No começo do livro tem um questionário com 12 perguntas e a grande maioria (inclusive eu) acertam apenas 2 questões. Porque? Por que somos bombardeados de mas notícias e temos uma percepção equivocada do mundo...

Cássio 18/06/2021

PERFEITO
Outro livro que entrou pra minha lista dos favoritos. Esse livro deveria ser obrigatório pra todos. Quem tem a mentalidade que o mundo está piorando, esse livro mudará sua vida. É incrível.

Lucas 01/12/2022

Hábitos para mudar a vida
Sem dúvida este é um dos melhores livros que já li, recomendo a todos!

Nos faz mudar nossa visão do mundo e contribui muito para melhorar como falamos e absorvemos notícias.

Precisamos ser mais otimistas!

Danielle.Duca 14/05/2021

Excelente!
Como ter uma visão de mundo realista e otimista com base em dados nos faz perceber como o mundo evoluiu e está melhor . Sim está melhor! Tem muita coisa ruim acontecendo mas já teve pior. Precisamos abrir a mente para os dados e deixar a emoção e a leviandade de ter opniões baseadas no que a mídia apresenta pra trás. A leitura desse livro é leve e se consolida como um instrumento de combate à ignorância.

Bruno 23/05/2021

Factfulness
Livro interessante que nos traz dados pra mostrar porquê estamos errados ao supor que tudo está piorando

Adriana.Moucherek 24/02/2022

Passeio no mundo dos dados
Para quem gosta de abrir a cabeça e se livrar do achismo, esse livro é imperdível. Leitura fácil que apresenta de forma clara como tendemos a ignorar os fatos e nos pautar em impressões e ideias cheias de vieses.
E uma aula sobre o mundo e os diferentes níveis de riqueza da humanidade.

Kellen.Pianetti 28/01/2022

Visão pessimista
A maneira como fodemos lidar com os dados para tentarmos abrir a mente para como o mundo realmente é .

Larissavmelo 20/01/2022

Muito interessante!! Me fez pensar que sempre analisamos fatos com os chamados instintos para julgamento, que atrapalham nosso entendimento sobre eles. De uma leitura muito prática e leve, ilustrando as informações e teorias com histórias e exemplos. Uma forma de reflexão sobre nossas ideias sempre negativas sobre o mundo e a necessidade de ter opinões sempre baseadas em fatos . Valeu a pena.

Chelmy 14/01/2022

Fato = dados
Livro muito bom.

Uma excelente abordagem sobre diferentes pontos da nossa sociedade.

Livro bem escrito, com muita informação útil e com discussões muito relevantes.

Recomendo a leitura.

Lais Duanne 11/01/2022

Curti muito
Confesso que demorei p/ gostar do livro, mas acho que agora eu posso dizer que curti.

É um livro que faz você questionar a forma de obter informação e a forma "fácil" que confiamos no senso comum ou no que parece ser.

Tem muitas histórias dentro dos capítulos, o que para mim não é um problema.

Me lembrou em alguns momentos o livro como mentir com estatística.

Rafael.Gomes 09/05/2021

Humildade e Curiosidade
Um livro que nos mostra como somos tolos e como não sabemos nada sobre o mundo!

Trechos:

Para controlar o instinto de destino, mantenha-se em aberto a novos dados esteja preparado para continuar revigorando seu conhecimento.

A roupa suja se foi e os livros vieram. Obrigado, industrialização; obrigado, siderurgia; obrigado, central elétrica; obrigado, indústria de processamento químico; obrigado por nos dar tempo de ler livros.??