Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Carlos Kelsen 24/03/2022

Pensando com outra lógica?
Talvez o grande diferencial da presente obra seja a apresentação de fatos tomando por base uma nova lógica.

Os autores demonstram que muitos dos conceitos que possuímos e aplicamos no nosso dia a dia estão completamente equivocados.

Confesso que achei as conclusões um tanto quanto intrigantes. No entanto, ao concluir a leitura, tive a certeza de que os autores estão certos.

Vou em busca dos fatos para que seja possível ter opiniões?

Beatriz.Cruz 21/09/2020

A cura para pessimistas crônicos
Factfulness é um livro que ensina a pensar e a refletir sobre a realidade de uma maneira diferente. Hans Rosling é questionador e cético, um pensador crítico nato, contudo, não deixa de ser um grande otimista (e, como ele tenta provar, realista). Assim é seu modo de convencer o leitor: ser otimista, diante dos dados, é inevitável.

Acredito que algumas coisas tenham mudado no mundo pós-pandemia e após a influência que as mídias sociais tiveram nas eleições. Seria interessante uma atualização 2021 da maior parte dos gráficos que, ainda assim, provavelmente mostrarão uma tendência de progresso em todo mundo.

Madeira 20/11/2021

Inovador, inspirador e revolucionário
A última vez que li algo sobre o mundo ? estar melhor do que imaginamos foi em 2020, num livro do Peter H. Diamandis, intitulado ?Abundância: o futuro é melhor do que você imagina?. Mas FactFulNess consegue de forma enrobustecida, sobretudo com dados e argumentação sólida, ser ainda mais inovador, inspirador e revolucionário! Indubitavelmente, o melhor livro do ano, até aqui!
?Será que algum dia todos poderão ter uma visão de mundo baseada em fatos? Mudanças grandes são sempre difíceis de imaginar. Mas definitivamente é possível, e acredito que vai acontecer por duas razões simples. Primeira: uma visão de mundo baseada em fatos é um modo mais útil de se conduzir a vida, assim como um GPS preciso é mais útil para se deslocar por uma cidade. Segunda, e provavelmente mais importante: uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece ? e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor.?

Kel59 05/11/2022

Impressionante!
Não criei muitas expectativas quando comprei esse livro, após a leitura, ele é um dos livros que mais indico para as pessoas que dizem que ?o mundo não melhora em nada? (eu era uma dessas pessoas hahaha)! O autor mostra de forma simples como o mundo avançou muito bem positivamente nos últimos 100 anos e muitos outros fatores importantes. Hoje, vejo o mundo de uma forma mais leve!

Andre.Dorigueto 18/10/2020

Excelente!!
Perfeito para quem quer entender o mundo, ou para quem se sente pessimista em relação a ele. Em uma leitura fluida e fácil de engajar, o suéco Hans abre os nossos olhos, através de gráficos de bolhas deliciosos (!!!), para os fatos do mundo (que praticamente ninguém conhece). O mundo já mudou (para melhor) e nós o vemos com as concepções de décadas passadas.

Para quem está na dúvida, sugiro ler o teste da introdução, e se surpreender com a própria ignorância (rs). Na amazon tem a opção de visualizar as primeiras páginas, e o teste está lá.

P.S.: 1) Os autores são os criadores da Gapminder Foundation. 2) O livro tem cerca de 20 páginas só de referências acadêmicas. Agora estou fadado a buscar esse rigor científico nos próximos livros informativos, o sarrafo subiu bastante.

site: https://www.gapminder.org/

Kayque.Ferreira 03/09/2023

É um livro que eu já queria ter lido fazia tempo, aproveitei para ler agora antes se começar 3 clássicos do Shakespeare, talvez é o último livro técnico que li esse ano.

O autor é claro e objetivo, ele apresenta seu conceito e começa a decorrer.
Separou sua obra em 10 temas extremamente importantes e explicou suas impressões com dados, gráficos e um texto simples. Tudo feito de uma forma que seja claro para o maior número de pessoas possível ? opinião minha.

Recomendo para todos, principalmente se você, como eu, tem medo do futuro, acredito que depois dessa leitura tenho muito mais armas para me proteger e não me preocupar tanto com notícias, relatos, manchetes e picaretas.

Layana 05/10/2021

Ótimas considerações
Depois da leitura, achei que o subtítulo não retrata bem do que se trata o livro. Apesar de poder ser aplicado de forma generalista, o livro trata basicamente de questões de saúde. Logicamente, após tomar conhecimento de quão dramáticos somos ao dar nossa opinião, percebi a necessidade de saber mais sobre temas gerais antes de sair dando minha opinião por aí.

Hernany1 31/10/2023

Fatos exagerados desconstruídos pelos números ?
Ótima leitura, gráficos, fontes registradas e história de vida que vivenciou a medicina na prática avaliando os fatos.

Realidade que para mim são incompreensíveis até que se avalia e estuda os fatos, ótimo poder eu avaliar esses fatos e desconstruir verdades ocultas que estão no meu consciente e subconsciente.

Nós vivemos melhor que ontem, nós vivemos melhor que nossos pais, nós vivemos melhor que nossos ancestrais.

O mundo está em evolução, porém viver em Gratidão é para poucos.

Falar Gratidão a todo tempo é fácil reconhecer o mundo abundante que vivemos hoje e Agradecer esse reconhecimento é para poucos.

nina430 17/03/2022

Esse livro é extremamente necessário para os dias atuais em que vivemos, com as fake news ganhando cada vez mais um espaço indesejado em nossas vidas. Incrível, cirúrgico, direto ao ponto e fácil de entender!

anoca 25/05/2021

muito bacana. o único defeito do livro é não ter sido escrito por católicos, oq compromete a correta análise dos fatos.
Carlos Patricio 22/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caio 08/01/2022minha estante
Kkkkkkk

Caio 08/01/2022minha estante
Acho que vc pulou a parte que ele fala no livro sobre dados concretos (o livro todo)

Iga1.diass 23/09/2022

Um livro que te faz enxergar o mundo com maior lucidez!!
Esse livro é simplesmente INCRÍVEL!! Não é atoa que ele está na cabeceira de grandes sábios. Acredito que este seja o melhor livro que já li! E digo isso não por gosto pessoal, mas sim porque este livro é de caráter universal, capaz de te fazer enxergar o mundo com maior lucidez, independente da sua escolaridade, profissão ou visão política.

Um livro tão recente (2017), mas que ganhou uma fama tão rapidamente, apesar de Hans ter morrido antes mesmo de termina-lo. Me dói saber que o mundo perdeu uma pessoa tão incrível como o Hans Rosling, uma figura tão importante mundialmente... Se ele estivesse vivo sem dúvida iria muito mais longe...

Re Vitorino 31/08/2020

Leitura obrigatória
Ricamente ilustrado, com linguagem moderna e cativante o livro cumpre o que se propõe: fornecer ferramentas para questionar de forma inteligente qualquer informação recebida, com coerência e criticidade.

Paloma 01/02/2022

O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
O livro me ganhou pela capa com essa frase, esperava que falasse alguma coisa sobre fake news, mas não, me surpreendi com o livro e com o mundo positivamente. Gostaria que existisse uma versão mais atual, para 2021, mesmo que só para os gráficos on-line. Uma pena que em menos de 5 anos um dos cinco riscos globais que preocupavam o autor tenha se concretizado ?

marceloboemeke 31/03/2024

Deveria ser ensinado nas escolas
Se por acaso você está conferindo as resenhas para decidir se deve ou não ler esse livro, por favor, me dê 2 minutos pra te explicar porque lê-lo é a melhor decisão aqui.
Quando eu vi que o tema do livro estava se encaminhando para o final, mas ainda faltavam aproximadamente 100 páginas de leitura, achei esquisito. Imaginem a minha surpresa ao descobrir que as ~80 páginas finais são notas esclarecedoras, incluindo 29 páginas apenas de fontes de dados.
Tem gente que se emociona com poesia, eu me emociono com isso. É triste saber que o Hans faleceu de forma tão trágica em 2017, vivendo o suficiente apenas para finalizar o livro, mas não para vê-lo ganhar o mundo. O trabalho feito por esses três (Hans Rosling, seu filho e sua nora) é incomparável, levando a todos informação séria, fundamentada e de qualidade.
O título do livro e o esquisito subtítulo brasileiro me deixaram um pouco desconfiado quando eu vi ele pela primeira vez... Será mesmo que ele entregaria o que estava vendendo? Ou seria mais um livro de coach tentando provar um posicionamento X ou Y baseado em frases de efeito? Para a minha feliz surpresa, esse livro é tudo que se propõe e muito mais! É uma aula sobre como o mundo não está piorando da maneira como imaginamos, como nossos instintos atrapalham nossas percepções e o tanto que isso prejudica o trabalho naquilo que de fato precisa melhorar.
Se você está cansado de notícias sensacionalistas, de ativismo vazio baseado em medo, do uso desonesto de dados para manipular as pessoas, das falácias e artimanhas de comunicação de políticos e intelectuais públicos... Enfim, se você está cansado dos exageros e imprecisões na leitura do mundo, esse livro é pra você. E se não se sente dessa forma, esse livro definitivamente é para você! Porque deveria se sentir. Somos enganados o tempo todo, de forma consciente e inconsciente, muitas vezes por nós mesmos. Não importa seu alinhamento político, sua filosofia de vida, sua religião ou cultura, esse livro vai abrir os seus olhos. É um treinamento para uma abordagem mais realista e saudável dos dados e do mundo que eles se propõem a explicar.
Realmente acredito que ele deveria ser usado em escolas, desde o ensino fundamental. Como o próprio autor diz: "Acima de tudo, deveríamos estar ensinando às crianças humildade e curiosidade".