Factfulness

Factfulness Hans Rosling




Resenhas - Factfulness


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


anoca 25/05/2021

muito bacana. o único defeito do livro é não ter sido escrito por católicos, oq compromete a correta análise dos fatos.
Carlos Patricio 22/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Caio 08/01/2022minha estante
Kkkkkkk


Caio 08/01/2022minha estante
Acho que vc pulou a parte que ele fala no livro sobre dados concretos (o livro todo)




André Belo 26/03/2020

A factualidade é necessária para compreender e melhorar o mundo
A leitura desde livro é uma experiência fascinante e intelectualmente enriquecedora. Acaba por ser uma ótima ferramenta contra a ignorância e um excelente manual para combater preconceitos. Partindo de uma provocação envolvendo chimpanzés, explica porque devemos apurar a verdade por trás dos factos, duvidando dos noticiários convencionais, por exemplo, e ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do nosso espírito crítico em relação ao mundo generalizado, desconsiderando o conhecimento específico. Em suma, FACTFULNESS é uma obra atual e imprescindível, e vai direto para a prateleira dos meus favoritos.

site: https://www.gapminder.org/
Luca 02/04/2020minha estante
Tudo bem? Como é a leitura do livro, densa ou mais leve? Penso nele como um ótimo presente, pelo conteúdo acredito que seria ótimo para expandir a mente de muitas pessoas, mas fico na dúvida se para quem não tem costume de ler poderia ser visto como algo mais maçante.


André Belo 07/04/2020minha estante
Oi Luca. Tem uma linguagem bem acessível, esclarecedora e é um livro muito bem estruturado. Agora, penso que não seria o presente mais indicado para quem não tem o hábito de ler...




Marion 17/11/2020

Se atente aos fatos não à mídia
Eu queria muito saber a opinião do autor sobre os lockdowns dessa pandemia. Infelizmente não será possível. Excelente livro
Caio 08/01/2022minha estante
Qual lockdown? No brasil, nunca teve


Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
ele disse que um dos 5 grandes riscos é alguma pandemia. Olhei a data do livro, 2019. Certeiro hein.




Lorraine 07/02/2023

uma visão mais positiva do mundo
o livro nos apresenta fatos e dados que ajudam a ter uma visão mais positiva do mundo, além de convencer sobre a importância de se apegar aos fatos e evitar um olhar dramático e negativista. um bom livro para os ansiosos, assim como eu, que sentem dificuldade de olhar para a vida de forma mais leve.
Abiane.Streit 07/02/2023minha estante
Vou salvar aqui kkk do nada saio de um mundo lindo e perfeito pra um mundo caótico, vou ler esse!




Roger Ruiz 08/01/2022

Fatos são fatos!
O livro traz uma idéia bem interessante em como extrairmos dados diante de um contexto e analisar fatos com base neles. Parece fácil, mas não é.
Há também os fatos compilados pelo livro, importantes e que podem nos auxiliar em um debate ou mesmo uma discussão em um grupo de amigos. Neste mundo atual guiado por fake news, é uma dose de realidade e surpresa.
Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
E vale. um adendo: ele mencionou sobre o risco de uma pandemia antes de vir a covid-19.




Gildo 11/06/2020

Um bom filme, uma fotografia ruim
Factfulness é uma arte e uma terapia. A prática de ter um distanciamento da realidade nos aproxima dela, tornando-a mais palpável, sem cores artificiais. É uma pintura com tons mais difíceis, pastéis, menos dramáticos. Por isso, arte. E, como a inscrição de capa diz, factfulness é um hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. Por isso, terapia.

O prestigiado pesquisador sueco Hans Rosling, falecido em 2017, nos liberta das versões dramáticas que nos cercam, sem florear ou demonizar a realidade. Aquecimento global é real, mas é preciso lidar com números estatísticos e não apenas com os cenários catastróficos, usados para tornar a questão urgente. Mulheres ganham menos e têm menos acesso à educação, mas a realidade é que a diferença para os homens é quase mínima, um ano a menos de estudo, em média. Um cidadão do Burundi em extrema pobreza tem as mesmas dificuldades que um brasileiro, mesmo com as chamadas diferenças culturais, porque em qualquer parte do mundo, as restrições são parecidas. Então, Hans nos convida a ver as semelhanças com base no rendimento, dividindo nações em níveis econômicos. E aí, o mundo fica menor e mais parecido.

As relações e cruzamento de dados mostrados em Factfulness concluem que o mundo tem um filme muito bom, em que a evolução de indicadores sociais, de saúde, de educação andaram muito bem. Mas a fotografia em muitos países ainda é ruim. Avançou-se muito em todos os sentidos, mas 800 milhões de pessoas no planeta ainda vivem no nível um, de extrema pobreza.

Com críticas sensatas à narrativa dramática promovida por muitos órgãos de comunicação, ativistas e políticos, o livro é otimista ao mostrar que a tendência para os países é, quase sempre, a de melhorar. Bom para ler em tempos de pandemia. (Apesar de um dos 'medos' do autor ser, exatamente, uma gripe global como a covid-19, que assola o mundo em 2020. Foi estranhamente premonitório.)

comentários(0)comente



nalewbs 14/06/2020

Leitura obrigatória pro século XXI
Em tempos de notícias falsas e sensacionalismo, fica muito difícil não se deixar abater pelo fatalismo e pela ansiedade. Ainda mais agora, em plena quarentena, confesso que essas duas coisas têm me afetado com maior frequência. Por isso, fiz questão de ler Factfulness durante esse período.

Os objetivo principal do livro é que a gente adquirira o hábito de pautar nossas opiniões em fatos. Na capa, está escrito "informações como uma forma de terapia" e não tenho como discordar. Hans inicia o livro com um questionário disponível no site da Gapminder, que ele criou com Ola e Anna, sobre economia, saúde, escolaridade de meninas e etc. A ideia é que você teste seus conhecimentos sobre esse assunto. Pasmem: na maioria das questões, os chimpanzés, escolhendo uma das três alternativas aleatoriamente, se saem melhor que nós.

Nossa visão de mundo ainda é pautada em dados muito desatualizados e, com o fluxo de informações que chega até nós diariamente, como fazemos para processar tudo isso? Hans reúne alguns instintos com os quais devemos ter cuidado ao formarmos nossa opinião sobre saúde, cultura, economia, igualdade de gênero, dentre vários outros temas. Tais instintos correspondem aos capítulos de 1 a 10 (foto X), totalizando mais de 200 páginas.

A linguagem é acessível e, no meio de tantos dados e pesquisar, Hans compartilha várias de suas histórias como médico, professor e palestrante. Cada uma dá um tom de pessoalidade ao livro, o que torna a leitura mais leve do que se fossem dados, gráficos e pesquisas somente. Muitas de suas escolhas e vivências foram guiadas por esses instintos então, ao compartilhá-las, fica ainda mais fácil de refletirmos sobre o impacto desses instintos na nossa vida.

O fim do livro conta com uma parte dedicada ao factfulness na prática, suas regras e muitas referências e notas. Muitas mesmo! E com um epílogo emocionante.

Leitura obrigatória em tempos de pandemia, sensacionalismo, notícias falsas, fatalismo e sensacionalismo. Ah, também vale a pena acessarmos os sites da Gapminder e da DollarStreet.


site: https://www.gapminder.org/, https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix
comentários(0)comente



marceloboemeke 31/03/2024

Deveria ser ensinado nas escolas
Se por acaso você está conferindo as resenhas para decidir se deve ou não ler esse livro, por favor, me dê 2 minutos pra te explicar porque lê-lo é a melhor decisão aqui.
Quando eu vi que o tema do livro estava se encaminhando para o final, mas ainda faltavam aproximadamente 100 páginas de leitura, achei esquisito. Imaginem a minha surpresa ao descobrir que as ~80 páginas finais são notas esclarecedoras, incluindo 29 páginas apenas de fontes de dados.
Tem gente que se emociona com poesia, eu me emociono com isso. É triste saber que o Hans faleceu de forma tão trágica em 2017, vivendo o suficiente apenas para finalizar o livro, mas não para vê-lo ganhar o mundo. O trabalho feito por esses três (Hans Rosling, seu filho e sua nora) é incomparável, levando a todos informação séria, fundamentada e de qualidade.
O título do livro e o esquisito subtítulo brasileiro me deixaram um pouco desconfiado quando eu vi ele pela primeira vez... Será mesmo que ele entregaria o que estava vendendo? Ou seria mais um livro de coach tentando provar um posicionamento X ou Y baseado em frases de efeito? Para a minha feliz surpresa, esse livro é tudo que se propõe e muito mais! É uma aula sobre como o mundo não está piorando da maneira como imaginamos, como nossos instintos atrapalham nossas percepções e o tanto que isso prejudica o trabalho naquilo que de fato precisa melhorar.
Se você está cansado de notícias sensacionalistas, de ativismo vazio baseado em medo, do uso desonesto de dados para manipular as pessoas, das falácias e artimanhas de comunicação de políticos e intelectuais públicos... Enfim, se você está cansado dos exageros e imprecisões na leitura do mundo, esse livro é pra você. E se não se sente dessa forma, esse livro definitivamente é para você! Porque deveria se sentir. Somos enganados o tempo todo, de forma consciente e inconsciente, muitas vezes por nós mesmos. Não importa seu alinhamento político, sua filosofia de vida, sua religião ou cultura, esse livro vai abrir os seus olhos. É um treinamento para uma abordagem mais realista e saudável dos dados e do mundo que eles se propõem a explicar.
Realmente acredito que ele deveria ser usado em escolas, desde o ensino fundamental. Como o próprio autor diz: "Acima de tudo, deveríamos estar ensinando às crianças humildade e curiosidade".
comentários(0)comente



Holmes 31/07/2020

Indispensável
Certamente um livro indispensável para 2020. Em conjunto com Sapiens e 21 Lições para o Século XXI de Yuval Harari, Factfulness escrito pela família Rosling seria um livro preparatório para esses outros dois livros fantásticos, moldando a atitude mental do leitor para absorver a essência dos fatos e dados que compõem o nosso mundo. Sem dúvida é uma luz para espantar a escuridão da ignorância humana. Leitura indispensável para os dias atuais!
comentários(0)comente



fabiele :) 08/09/2020

Fatos
Livro ensina como devemos levar em consideração informações para não nos deixar levar pelo achismo. Muito interessante!
comentários(0)comente



Galvis 20/09/2020

Macacos acertam mais sobre fatos do que humanos
Pessoas unidas e bem informadas mudam o mundo e ficam menos ansiosas. Essa parece ser a mensagem final do livro de Hans Rosling, Factfulness. E a primeira meta no caminho de um mundo melhor é a extrema pobreza.

Temos cerca de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. Sem acesso a eletricidade, subnutridas, sem possibilidade de estudar. Melhoramos muito se comparamos a taxa de pobreza atual (20%) com a de 1800 (80%), embora o número absoluto de pessoas em extrema pobreza ainda continue o mesmo.

Confesso que li com bastante desconfiança. A visão extremamente positiva que ele tem do mundo e de como ele tem melhorado me incomodou. Porém, a partir do meio percebi o porquê dessa abordagem. Acredito que pra tentar prender a atenção de gente que o julgaria de comunista.

O argumento central de Hans é o de que precisamos atentar para os dados para focar os esforços nos lugares certos. E ainda não estamos bem antenados aos dados. Chimpanzés acertariam mais (33% respostas certas) sobre fatos do mundo em um quiz do que os próprios humanos (cerca de 17% respostas certas). Isso faz parte de um questionário aplicado pelo Gapmind, instituto fundado por Hans com o intuitos acabar com a ignorância no mundo. Um site que vale a pena visitar.

A ideia do livro é mostrar que as pessoas têm certos instintos que as fazem reafirmar suas crenças em vez de analisarem friamente os fatos, e o quanto isso é perigoso pra o progresso da humanidade e, principalmente, para os países em níveis mais pobres.

A mídia, a publicidade e a internet, além de outras instituições usam esses instintos humanos pra atrair a atenção e, claro, fazem isso muito bem. O problema é que a partir daí as decisões podem ser drasticamente equivocadas e ainda assim defendidas por grandes grupos com ?boas intenções?.

Como falei, o livro repete bastante uma visão positiva do mundo (?as coisas melhoraram?) e isso me incomodou de certa forma. Mas ele apresenta dados que mostram o quanto os países evoluíram em nível de recursos básicos e deixa evidente que ainda há uma parcela do mundo sofrendo com a pobreza e que tirá-los de lá é uma missão que todos deveriam cooperar.

O que eu gostei do livro foi a forma como ele pede pra que prestemos atenção e não generalizemos as observações que fazemos. Ele mostra fotos de países pelo mundo e compara 4 níveis de renda. Em diversos deles, que eu imaginava serem pobres e sem acesso a certos recursos, são bem parecidos. As visões românticas de mexicanos com chapelões e baianas rodando saia criam estereótipos e distorcem a realidade.

Ele alerta, por exemplo, sobre a visão generalizada que temos dos países africanos como paupérrimos. Há problemas e extrema pobreza na África, mas essa visão impede que países se desenvolvam porque as pessoas parecem perder a esperança, o que espanta investimentos. Não se deve falar em ?países africanos? como se todos fossem iguais.

Hans Rosling, o autor, foi médico e atuou em epidemias por diversos países, inclusive foi chamado por Fidel Castro pra resolver problemas de saúde pública em Cuba. Ele viu de perto que soluções inteligentes precisam de análises frias e de dados bem relacionados pra serem resolvidas.

Mais uma vez, um livro pra se ler com bastante cuidado, aplicando os próprios ensinos de Hans. O livro foi publicado pela editora Record, que publica vários livros conservadores, o que já é um alerta a se considerar, mas recomendo.
comentários(0)comente



Carol T.S. 26/09/2020

Interessante
Leitura interessante nos tempos atuais, em que somos bombardeados com informações. Nós alerta sobre como devemos nos manter críticos, e aí mesmo tempo valorizando os avanços da modernidade.
comentários(0)comente



LeandroCastro88 14/10/2020

Gostei
Livro com uma linguagem bem simples, apesar dos inúmeros dados apresentados (em áudio isso cansa), o livro é muito legal. Abre a mente e te faz perceber e confirmar que o mundo não é pior do que era antes. Estamos realmente em constante evolução. O melhor momento é agora!
comentários(0)comente



Karin 16/10/2020

Leitura fascinante para analisarmos o mundo com perspectivas mais reais.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR