O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Everton.Paulo 20/01/2024

Engraçado e surpreendente
Segundo Jô que leio. O primeiro foi "As esganadas" e na época gostei muito. Esse é o seu maior sucesso e foi adaptado para o cinema.
Na histórias, jovens moças são assassinadas por um homem misterioso que corta suas orelhas e deixa uma corda de violino de forma bem peculiar na cena do crime.
É bem interessante a interação entre personagens reais e fictícios na obra, inclusive alguns consagrados, como o detetive inglês Sherlock Holmes e seu assistente Watson.
Além da trama principal marcada pelo suspense, o livro traz momentos cômicos. Duas cenas são bastante interessantes: a criação do termo "serial killer" e a cena da pinga no bar que vira uma caipirinha.
E o final realmente nos traz algo diferente no gênero, quebrando expectativas.
Agora, a diagramação, que pecado. Letras pequenas e muito espremidas. A Cia das Letras pisou na bola e isso atrapalha um pouco a experiência, princupalmente de quem gosta de ler à noite, como eu.

ketyziinhaa 18/01/2024

ACHEI QUE ERA RUIM, MAS É HORRÍVEL
Fiquei um ano pra ler esse livro horrível, eu tentava e tentava, e a droga da leitura não fluia 🤬 #$%!& , achei a idéia do livro sensasional, super interessante, mas a escrita parece que era cortada...

pires37 16/01/2024

Não sei oque fala, não tenho conhecimento suficiente para leitura nacional(pelo menos não essa) oque eu posso dizer? não tem com oque fazer resenhakkkkkk em algum momento de surto eu tentei ler esse livro e passei quase 1 semana tentando sai das primeiras páginas

Karen581 11/01/2024

Sherlock Holmes + Brasil
Incrível.
Ri, me diverti, tentei desvendar o mistério, errei e me surpreendi.
Esse livro é uma pérola que todo mundo deveria ler.
Literatura brasileira é a melhor do mundo!

Lu 27/12/2023

Achei que seria melhor
Eu esperava mais não achei que me prendeu tanto mas boa leitura, achei meio tiração do personagem principal do resto tem pessoa que fazem parte da nossa história real interessante.

Lalawene 21/12/2023

O Xangô de Baker Street
Livro muito bom que além de sido divertido ainda fez um marco no meu relacionamento ?

É uma sátira do Sherlock totalmente diferente do esperado e com um um final divertido e inimaginável.

Foi uma leitura divertida e cativante

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2023

Neste livro hilariante, Jô Soares alia uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida no Rio de Janeiro do Segundo Reinado à sua inventividade sem fronteiras. Romance “cômico-policial”, O Xangô de Baker Street constitui uma engraçada mistura de cenário muito preciso do passado - a capital do país por ocasião da primeira visita da legendária atriz francesa Sarah Bernhardt -, figuras conhecidas da história política e cultural do país - como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, d. Pedro II -, e personagens de ficção - Sherlock Holmes e o indefectível dr. Watson, importados para desvendar o desaparecimento inconveniente de um violino Stradivarius que deixara o imperador em sérios apuros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571644829

Jean.Guimaraes 03/12/2023

Ótimo, leve e divertido.
Essa paródia produzida pelo Jô é uma das leituras mais divertidas e leves que fiz neste ano. Sem compromisso e divertida do início ao fim. Gostei muito. Muitos amigos leram quando estavam iniciando sua jornada na literatura, eu não. Não sei pq, mas nunca me interessei antes. Lendo agora, depois de velho, valeu muito a pena.

Edden 02/12/2023

Ver o sr. Holmes se envolvendo em uma série de confusões no RJ imperial foi fantástico. Já conhecia o filme, mas só esse ano consegui enfim ler o livro. Gostei demais.

Aline.Colarusso 27/11/2023

Um bom recomeço pra rotina de leitura
Decidi voltar a ler por muitas questões, e "O Xangô de Baker Street" fez parte da geração dos meus pais, passando pelas mãos deles e da minha tia. Dos três ouvia a mesma coisa: "Esse livro é muito bom, você precisa ler!"

E ainda bem que o fiz.

Adorei conhecer um novo lado do famoso detetive inglês, adorei ver o Brasil Império como pano de fundo, e acima de tudo adorei as surpresas do final, mesmo que esse fim seja melancólico.

Vale a pena a leitura, com certeza!

Marcelo.Oscaberry 27/11/2023

Um livro divertido
O xangô de Baker Street conta mais uma história de Sherlock Holmes, entretanto dessa vez se passando no Brasil!

A história é lotada de ótimas piadas que me renderam legítimas gargalhadas durante a leitura, entretanto sua história não é apenas "engraçadinha", na realidade ela também é lotada de cultura brasileira.

Se passando em 1886 durante o reinado de Dom Pedro II, tudo é muito bem descrito e contextualizado sendo uma verdadeira aula de história sobre a época.

Por fim como crítica senti apenas que o tom do seu final não combinou muito com o resto de sua história, sendo em minha opinião, não muito satisfatório.

lauusucodelaranja 24/11/2023

Surpreendentemente divertido
O livro é bem humorado obviamente por ter sido escrito por Jô Soares, a história se passa no Rio de Janeiro na época do império, e ver Sherlock Holmes e mais personagens icônicos da literatura brasileira no mesmo ambiente é bem anormal mas engraçado, o final me decepcionou um pouco pois senti falta de mistério nele mas não me entediei durante a leitura.