O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Sabrina_bibina 17/08/2023

Sherlock Holmes de Jô Soares
Amei cada personagem, eu nunca achei que fosse possível mas pela primeira vez o Holmes não conseguiu desvendar esse caso, logo no Brasil... memorável
Jack o Estr1p4d0r (não sei se pode usar essa palavra,então vai censurado mesmo)
É um plot twist meus amigos, garantido

Juliana 30/07/2023

Divertidíssimo! Leitura deliciosa e ainda consegui me impressionar com a genialidade e repertório de Jô Soares

Marð 16/07/2023

Uma história boa, porém não me agradou muito.
A história é boa e prende bastante a atenção, mas achei ruim a forma de como retrataram Sherlock Holmes, apenas um viciado em cocaina que com o passar do livro se apaixonou pela Cannabis, até aí tudo bem, no livro do Sherlock em si tbm "retrata isso", mas TODAS as deduções de Holmes no livro inteiro estavam erradas, ele não acerta se quer uma. Também não recomendaria o livro para um leitor mais jovem, a não ser que essa pessoa esteja tranquila em ""ver"" coisas um pouco mais pesadas... Não entendi o que o Jô Soares quis retratar neste livro, mas o jeito que ele fez não me agradou...

Gabrielle 16/07/2023

Já imaginou como seria se Sherlock Holmes viesse ao Brasil na época do império?
Foi exatamente o que Jô Soares fez neste livro.

Misturando personagens fictícios já conhecidos com outros novos e personagens que existiram na vida real, o livro traz o mistério de um roubo de um violino de valor e o assassinato de mulheres no Rio de Janeiro.

Não dava vontade de parar de ler!

The_Sad_Escapist 14/07/2023

14/07/23
Ler o livro foi uma experiência e tanto! Eu não sou apta a julgar se essa versão do Holmes é coerente com a sua versão dos livros originais (e também no que se diz a respeito da dinamica da relação entre o Watson e o Holmes), mas uma coisa é certa: ela é extremamente divertida e cheia de uma personalidade única.

A história progride em um ritmo super gostoso de se ler, mesmo que o começo tenha sido um pouco arrastado. E devo dizer que a construção e resolução do mistério desse livro consegue ser, ao menos para mim, muito mais intrigante e nem um pouco óbvia do que os livros de Agatha Christie que eu já li foram pra mim.

Eu não fazia ideia de que o Jô Soares também era autor, então me deparar com a existência desse livro foi uma surpresa e tanto! Mesmo que ele já tenha falecido, o legado que ele deixou é insubstituível! É certo que todos os fãs de mistério e do Jô deveriam ler esse livro.

Carolina2149 07/07/2023

Interessante.
Um bom livro de ficção , fala sobre Sherlock Holmes e sua visita ao Brasil.
Muito bem escrito, trama se desenvolve nas ruas do Rio de janeiro e como era nos anos 1800.
Achei que no final se perdeu um pouco , misturando religião com a investigação, uma coisa que achei nada com nada.
As deduções do tão famoso detetive deixou a desejar.
Não se encaixava nessa trama que o escritor construiu.
Não posso dizer que gostei do final, não vou dar spoiler pra não estragar a leitura daqueles que não leram ainda.
.Juan 07/07/2023minha estante
Akkakakkkk

Leandro423 07/07/2023

Quinto e último livro de Jô, e que baita livro...
Trás personagens históricos mas sempre com uma pitada de humor conta a história de um assassino em série durante o reinado de Pedro segundo, onde o mesmo clama pela ajuda de Cherloc Holmes para investigar.
Não considero o melhor livro do Jô mas concerteza é um dos melhores, vc vai rir e se surpreender com o final.

R.H N'fer 04/07/2023

LEITURA ELEMENTAR
Vale muito a leitura deste livro satírico de Jô Soares. O livro tem uma escrita maravilhosa, a história é bem estruturada e muita ficção histórica. O fato de Sherlock Holmes e Watson investigarem uma sequência de crimes dantescos em nosso país foi um artifício de gênio do autor. Esta idéia o possibilitou a criar sua ficção, mas, ao mesmo tempo, viabilizar críticas à sociedade brasileira do século 20, contudo, que ainda persistem. Durante a trama surgem tiradas cômicas muito boas do autor, como, por exemplo, a origem da ''Caipirinha''; o pontapé dos livros de Sherlock Holmes ou até o aparecimento do termo ''Serial Killer'' - e a consolidação de um criminoso muito conhecido da história mundial. Vale muito a leitura.

Jéssica 27/06/2023

Divertido
A história é bem divertida, mas se você se apegar demais ao mistério pode ser um pouco frustrante, já que o livro é uma paródia dos romances do Sherlock Holmes.

Inara 24/06/2023

Obra Prima
Estava com saudades de ler algo da literatura nacional, quem me indicou esse livro foi meu professor em 2018 e só esse ano fui ler.
Jô Soares era muito inteligente, esse livro é uma obra prima, como ele conseguiu juntar o Brasil imperial com Cherloc Holmes (isso mesmo, com C, bem brasileiro) e criar um terror que mistura comédia e crítica social.
Ele conseguiu transmitir toda atmosfera daquele século, descrições bem detalhadas, mas nada cansativo.
Foi um dos melhores livros que li esse ano, o final então foi maravilhoso, que sacada genial!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro e com certeza eu colocaria O Xangô de Baker Street ao lado dos livros de Edgar Allan Poe e Agatha Christie na minha estante, todos com a mesma qualidade, isso é, se esse livro não é melhor

ju_pinho 18/06/2023

Fanfic da fanfic
O livro inteiro parece ser escrito por algm de 12 anos que descobriu sherlock e shitpost e resolveu juntar tudo. A leitura ja prometia ser bem vergonha alheia, mas não esperava que fosse maçante. Achei a esposa do dom pedro uma lacradora, a unica coisa boa do livro. Não recomendo, wattpad tem mais qualidade.

Tati.Lima 03/06/2023

Fui pela curiosidade de ser um livro do Jô Soares...masss...
Li esse livro e o Pagador de Promessas a pouco a tempo, e acabei esquecendo de fazer histórico deles, pra ver como ficou bem longe de ser o q eu esperava. Achei q até começou bem, mas foi perdendo o fôlego, e na minha humilde opinião, só consegui fechar a leitura na força do ódio. Sabe aquela leitura q te deixa com uma enorme frustração, porq sendo um livro do Jô Soares, eu fui com a expectativa lá em cima, mas infelizmente não me fisgou. Talvez, a falha seja minha, e não esteja em um bom momento para qualquer gênero de leitura. Realmente, estou querendo leituras mais leves e q não me causem ressaca, mas esse, não correspondeu nem de longe ao q eu esperava, infelizmente.
ketyziinhaa 03/06/2023minha estante
Eu tenho esse em casa! Ainda não li, mas pretendo ler este mês.

Roger Santos 31/05/2023

Mix de personagens conhecidos
Gostei muito do mix de personagens conhecidos que o autor fez ao longo da obra, é muito divertido ver esses personagens conversarem entre si.