O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Andrei 17/12/2022

Este livro é muito interessante porque conta fantasticamente a história do primeiro serial killer do Brasil

Brandes 14/12/2022

Uma utilização desnecessária
? O XANGÔ DA BAKER STREET ?
|AUTOR| Jô Soares
|AVALIAÇÃO| 2,5?

O livro começa com a apresentação de um misterioso crime, ocorrido logo depois da chegada de uma renomada bailarina no Brasil, envolvendo jovens mortas, orelhas cortadas e um violino desaparecido.

O violino, é claro, não pode pertencer a qualquer um, ele foi dado a Maria Luísa Catarina de Albuquerque por Dom Pedro, e a revelação de um presente tão valioso à mídia apenas acalentaria as fofocas sobre a relação entre os dois.

Pensando nisso, o imperador fala com seu amigo inglês em visita ao país, Sherlock Holmes (e seu inseparável dr. Watson).

No decorrer da história, várias figuras caricatas da história brasileira, especialmente da arte, nos são apresentadas como peças da investigação: Chiquinha Ginzaga, Guimarães Passos, Coelho Neto, Paula Nei, Agostini, Aluísio Azevedo, Salomão Calif, o marquês de Salles, José do Patrocínio e Albertinho Fazélli.

Mas o que Jô Soares quis com tudo isso? Bem, na ficção histórica ele consegue retratar várias facetas da sociedade da época, trazendo a tona assuntos desde a supervalorização do estrangeiro ao cannabis, por meio de sátiras e ironias.

O livro pode ser descrito, acima de tudo, como cômico.

Porém, a participação, e quase protagonismo, de Holmes no livro foi feita de maneira errônea. Houve uma descaracterização completa do personagem, comentários e cenas ironicas sobre os vícios e o comportamento característico do personagem. O mesmo com o dr. Watson. De forma geral, pode-se tratar a escrita de "o xangô da baker street" como uma forma equivocada de uso de um personagem tão importante e querido na literatura mundial, desnecessário para a crítica que o autor pretendia fazer.

De resto, Jô fala muito bem da história do Brasil e torna envolvente e engraçada a trama que cerca aata sociedade do século XIX.
Não é um livro que eu indicaria para representar a literatura brasileira, muito menos as críticas satírica, mas fica a dica, para quem gosta do estilo.

Rodrigo Fernandes 05/12/2022

Sherlock no Rio!
Terminei o livro a alguns dias e já estou sentindo falta de Sherlock e suas aventuras no Rio de Janeiro! Ainda bem que não me deixei influenciar por algumas resenhas que li aqui. O livro é divertido, sacana, sátiro, inusitado. Ótima leitura! Vou procurar mais títulos do Jô!

Jordão. 01/12/2022

Gostei, mas não leria outra vez
Gostei da estória, mas não gostei das versões que o Jô Soares fez do Sherlock Holmes e do Dr. Watson (das personalidades que ele inventou), prefiro os personagens originais do Sir Conan Doyle. Vale a pena pela interessante trama.

Caioflc_ 29/11/2022

Primeiro livro brasileiro que eu li, achei interessante trazer o Sherlock pro Brasil e nessa época de império ainda. Além disso, mostra muito sobre a cultura, tradições e etc...achei tudo

Pe. Jeferson 21/11/2022

Coletânea de esquetes do Viva o Gordo
Sempre gostei muito do Jô Soares, desde os programas humorísticos nos 80's, por isso nutria grande expectativa por ler o seu primeiro romance, mas a verdade é que não gostei muito da obra.
Apesar do tema, assassinatos brutais cometidos em série, a leitura é leve e descontraída. Não faltam momentos de humor típicos do autor, porém, imagino que devido à sua maior familiaridade com a TV, esses momentos parecem mais esquetes do "Viva o Gordo" do que literatura. Me dá a impressão que o livro já foi escrito pensando em uma adaptação cinematográfica, que de fato aconteceu.
Outra coisa que me incomodou foram as referências a pessoas, fatos e costumes do Brasil Imperial. Não exatamente pela quantidade, mas principalmente pelas explicações dadas que me pareceram mais com uma tentativa do autor de mostrar sua cultura e erudição. As referências me pareceram muito artificiais.

Paulo Augusto 14/11/2022

Para que levar os heróis a sério
Esse livro serve para trazer um pouco de humor sobre um personagem infalível, pois não retrata o grande detetive. Mas retrata um pouco a época do império, o jeito malandro do povo e a figura de um monarca, Pedro II.

Elementar 14/11/2022

Xangô de Baker Street
Uma sátira bem escrita, isso resume muito O Xangô de Baker Street. Jô conseguiu satirizar um dos maiores detetives já criados pela humanidade de uma maneira leve e agradável. Porém o livro é inteligente em não focar em satirizar somente o personagem de Conan Doyle. É uma sátira também da própria sociedade brasileira da época em que se passa e também da sociedade brasileira atual. Devido aos "maus hábitos" que insistem em perdurar em nossa sociedade, este livro é tão atual quanto qualquer um lançado neste ano. O uso de figuras intelectuais históricas brasileiras foi inteligente por parte de Jô, demonstrando que nem mesmo os mais inteligentes e informados fogem dos preconceitos e das loucuras enraizadas na nossa sociedade. O Mistério é um mera embalagem bonita para o verdadeiro propósito do livro que é satirizar e de certo ponto de vista condenar os "mais hábitos" inseridos em nossa sociedade, as vezes por nós mesmos, as vezes por influências de povos externos, mostrando que a miscigenação do Brasil não traz somente partes boas. Apesar de uma mera cortina o mistério é arritmico, demorando a engrenar, porém quando engrena prende muito bem nossa atenção até os capítulos finais. Infelizmente se o conteúdo do livro é bom, não se pode dizer o mesmo da maneira com a qual ele é abordado. Jô deslancha o mistério e o desenvolvimento dos personagens de maneira irregular, ao evitar focar demais em um ou dois ou um nicho específico ele acabou por não desenvolver por completo nenhum deles, tornando as atitudes de alguns deles completamente irregulares e estranhas. O Xangô de Baker Street é uma boa estréia de Jô na literatura Cômico-Policial, um livro bom, porem com alguns detalhes que deixam a leitura um tanto quanto entediante, porém não a ponto de largar o livro.

Nota: 7.0

Ray Cunha 14/11/2022

Gostam de sátira?
Se gosta de sátira, esse é um livro muito indicado.

Já havia lido outros livros do autor e gosto da forma fluida e divertida em que escreve, mesmo em um suspense. Dele, O Xangô se tornou meu favorito.

Um roubo no Brasil Imperial trás o mais famoso detetive londrino às terras brasileiras. Sherlock Holmes não será retratado como o gênio que todos conhecemos.

Entre personagens e situações icônicas, muito do tal jeitinho brasileiro e tudo sem romantizar grandes problemas sofridos naquele período.

A leitura é leve e gostosa e uma ótima distração. Só não espere muito realismo histórico ou de personagens. Isso pode acabar gerando decepção.

site: https://www.instagram.com/p/Ci237pQrPzY/

Lais da Mata 13/11/2022

Achei a escrita um poico difícil, tinha que parar de ler pra pesquisar algumas expressões, e isso me incomodou um pouco. A história é interessante e engraçada.

Leo Leu 07/11/2022

Um passeio ao Rio
Pontuo o valor histórico empregado ao livro e seu cuidado aos detalhes ao apresentar o Rio e a época em si. O desenvolvimento da história é uma reunião de vários bailes e jantares, nunca li Sherlock Holmes, mas acredito fielmente que ele tenha um potencial mais aguçado do que nessa narrativa em que ele não faz nada de relevante para ajudar na até então resolução, mesmo entendendo pelo fim, poderia ao menos ter chego perto de algo, enfim. Talvez valha aos que gostam de YA.

Parênteses a identidade do grandioso Jô, visto no francês, no humor e na elegância.

Lethycia Dias 25/10/2022

O melhor dos romances de Jô Soares
Entre os romances de Jô Soares, esse era o único que eu ainda não tinha lido, então eu tinha curiosidade não só pelo enredo, mas também por causa disso.
Durante a leitura, foi interessante observar que algumas das características de seus outros romances policiais já estavam presentes em "O Xangô de Baker Street": a veia cômica; a mistura de figuras históricas com personagens fictícios; a existência de um assassino cujo modus operandi reflete questões sexuais; uma espécie de jogo para ser desvendado por quem investiga. Vi nesses aspectos muitas semelhanças com "As Esganadas", por exemplo, mas a meu ver, este é o MELHOR dos romances de Jô.
Quanto à participação de Sherlock Holmes, é simplesmente HILÁRIA! Eu resolvi encarar esse livro como uma fanfic em universo alternativo, e por causa disso, adorei como Jô brinca com as características de Sherlock, enfatizando algumas e subvertendo outras ao fazê-lo investigar o roubo do violino e os assassinatos de mulheres no Rio de Janeiro. A cena de Watson "inventando" sem querer a caipirinha é IMPAGÁVEL!
Deixo as 4 estrelas apenas pelo incômodo com algumas brincadeiras que Jô fazia, que sempre me incomodaram. Fora isso, foi uma ótima leitura.

site: https://www.amazon.com.br/xang%C3%B4-Baker-Street-J%C3%B4-Soares/dp/8535920102?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2LZRE90G1HG5Q&keywords=o+xang%C3%B4+de+baker+street&qid=1666705293&qu=eyJxc2MiOiIxLjczIiwicXNhIjoiMS4yMyIsInFzcCI6IjAuODAifQ%3D%

Maria 11/10/2022

tem o watson de chapéu de cangaceiro
Gostei bastante de o Xangô de Baker Street! É um livro leve, engraçado e com uma escrita muito boa: ao mesmo tempo fluida e envolvente.

Em relação aos personagens, gostei da mistura de personagens reais e fictícios! Acho que deixou a história ainda mais interessante. Além disso, por mais que tenha visto algumas boas críticas sobre isso, eu gostei de ver uma versão não genial do Sherlock. Não acho que o mistério seja o que realmente nos prende na história, então não vi necessidade de termos todos os dotes cerebrais do nosso amigo Holmes.

Já a resolução do crime não foi muito surpreendente para mim. Consegui desvendar logo nas primeiras 100 páginas, mas não vejo isso como algo ruim.

Bom, leiam e imaginem John Watson com um chapéu de cangaceiro!!

Ana Luísa 06/10/2022

Legal, mas estranho
A construção dos personagens é bem diferente daquilo que estamos acostumados, principalmente os mais importantes.
Isso deixa o livro mais leve e divertido. Entretanto, a quantidade de personagens de personagens acaba atrapalhando um pouco.

Sâmya Mesquita 28/09/2022

Muito melhor do que eu lembrava
Reli o romance mais de 15 anos depois e a percepção é totalmente diferente. Assuntos mais maduros se tornam mais nítidos e até mais engraçados, a crítica se torna mais ácida e até a comédia, mais boboca. Notoriamente, continua sendo um dos meus favoritos da vida. E influência na minha própria escrita.