Tempo Estranho

Tempo Estranho Joe Hill

Resenhas - Tempo Estranho

Taka 16/03/2022

Coisa de louco!!
Merece 5, mas tirei meia estrela por ter problemas pessoais com o pai do autor. Nada demais, só imaturidade de uma leitora que recentemente perdeu mais um personagem favorito u.u.

Enfim, vamos ao livro heuaheua
Muito bom de fato, gostei de todos os contos, um é mais fumado que o outro, mas por alguma razão acabei gostando de todos e favoritando o último.

Recomendo a leitura, mas aviso que o Joe Hill é tão sem filtro quanto o pai.

Lilian.Cava 16/07/2021

Mais uma surpresa boa com Joe Hill
Eu não canso de falar o quanto ele é criativo!

Adorei demais esse livro de contos/novelas. Acho que o autor se desenvolve muito com nesse estilo de escrita. Me surpreendi!

Destaque especial pro segundo conto: Carregado. E pro último: Chuva. Genial!

Aquelas baitas ideias com um toque de crítica a problemas da sociedade...

livrosepixels 14/12/2022

Contos ácidos, porém, interessantes
No começo do ano me propus a ler algumas histórias diferentes do meu habitual, introduzindo mais terror, horror e outros gêneros que não tenho muito contato. Assim, Tempo Estranho me pareceu bem coerente com a minha vontade hehe.

O primeiro conto (Instantâneo) é narrado por um homem mais velho, que relembra de um episódio estranho de sua juventude, quando conheceu um homem estranho com uma polaroid. Porém, a polaroid tinha um segredo, e cada vez que algueḿ era exposto a ela, começa a ficar mentalmente instável. O bacana desse conto é que ele trata de alguns temas como a perda da inocência na infância, o envelhecimento e a perda de memória e como isso compromete a nossa personalidade.

Nas Alturas narra o evento estranho envolvendo alguns amigos que ao pular de paraquedas de um avião, caem em uma “nuvem dura”. Não fosse isso apenas estranho, outras coisas começam a acontecer na tal “nuvem” que deixa a situação ainda mais estranha. Apesar de a trama começar a tomar um lado scifi, o desenvolvimento achei bem cansativo e acabei não gostando tanto dessa trama.

Chuva tem uma narrativa distópica/apocalíptica. Do nada em um belo dia começa a chover “pregos” e outros objetos afiados e pontiagudos do céu. O caos é completo, muita gente morre, é uma personagem em questão vai tentar atravessar algumas cidades em busca de respostas e ajuda. Em meio a esse caminho, ela vê mortes, sofrimento, e um monte de outras atrocidades.

Carregado é ácido, seco, porém, traz à tona diversos temas importantes. Nele são discutidos o porte de arma, racismo, fake news, negligência policial, su1c1dio, entre outros assuntos bem fortes e perturbadores. Além disso, o final é amargo, cruel, porém quebra com aquela ideia geral de um “todos ficam felizes para sempre e tudo se resolve”.

Apesar de ter gostado de duas das quatro histórias, foi uma leitura super lenta e demorei quase um mês todo para concluir. Mesmo assim, ainda tenho interesse em ler outros livros do Joe, como Nosferatu e O Telefone Preto (esse inclusive acabou de ser adaptado nos cinemas com Ethan Hawke no elenco).

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Edu 30/12/2020

Um pouco variado
Histórias muito boas, algumas muito mais pancada do que outras, com níveis de violência e descrição que podem deixar o leitor incomodado. Porém os contos são muito bons, ótimos personagens, cada uma das histórias tem um pano de fundo mundano, com que você pode se identificar com algum personagem naquela história, até que algumas coisas começam a indicar que tem algo a mais acontecendo ali também.
Ótima leitura.

mere 06/12/2022

Não curto muito livros de contos ou com várias histórias. Mas sempre existe uma exceção e essa foi uma delas.
O livro tem quatro histórias duas eu gostei muito e outras duas são bem razoáveis. Agora cabe a vc ler e descobrir quais são as histórias boas.?

Marselle Urman 11/08/2022

Quatro romances curtos dignos de serem lidos.

Começamos com "Instantâneo", que é uma estória que poderia ter sido escrita pelo pai dele - me lembrou o conto "o cão da Polaroid" do King. Bom conto, tocante, minha única crítica foi ter se estendido além do ponto necessário.

"Nas alturas" foi meu menos favorito. A premissa de ficção científica da nuvem alienígena é até boa e nova, mas a "estrovenga" em si, sua origem e poderes não são o centro da estória, e sim o patético (em sentido de doce) amor platônico do protagonista por sua colega de banda. Não agrega muito.

"Chuva" já me fez lembrar do jogo The Last of Us 2, pra quem tem a referência. Há o drama e há a ação, um cenário apocalíptico também com uma premissa nova - até melhor descrito e guiado do que no livro dos incêndios lá do Hill - a garota sobrevivente durona em sua missão. É bem bom.

Mas o melhor pra mim foi "Carregado". Uma atmosfera cheia de tensão e sem nada de sobrenatural, mas conta uma estória que pode estar acontecendo em qualquer lugar do mundo, agora. Um sujeito "white trash", com uma relação abusiva com a esposa e o filho, jogando roleta russa com a própria vida e a dos demais. Todos os fracassos em sua vida não são culpa sua, mas das políticas de cotas para minorias. Racista e xenófobo, e, sendo americano, com fácil e amplo acesso a armas. Um barril de pólvora, que explode. O final do conto me chocou. Quando ele diz a frase "Viu, esse final poderia ter sido diferente se você tivesse uma arma", achei brilhante porque o que está sendo dito é o exato oposto. Nada daquilo teria acontecido se não houvesse tão amplo e fácil acesso a armas. Achei excelente.

Guarapari ES, 08/08/22.

João Luiz Ramos 06/04/2020

NAS ALTURAS do céu CARREGADO de nuvens, há um CHUVA que causa um efeito INSTANTÂNEO: a morte.
Falar de Joe Hill é sempre imparcial pra mim. Não é segredo pra ninguém que ele é o meu autor favorito. Esse livro me provocou um misto de sensações: medo, angústia, empatia, raiva, risos... Bom, vamos falar um pouco das minhas opiniões sobre os romances curtos.

INSTANTÂNEO: um bom conto, mas com um final que deixa a desejar. O conto em si me prendeu, mas ele meio que se soluciona bem antes dos últimos dois capítulos finais, que me passou a sensação de: "poxa, mas é só isso?"

CARREGADO: o melhor conto do livro, disparado (perdão pelo trocadilho). O conto tem um ritmo bem bacana, sem nenhuma parte que enrola. O final é de tirar o fôlego e a última frase... Meu Deus!!

NAS ALTURAS: achei muito interessante a ideia. Esse conto ele e bem peculiar: ele me prendeu mais pelos flash-backs do que pelo o conflito do personagem em si. Achei criativa a ideia, mas a conclusão dele... Eu ainda não aceitei muito bem.

CHUVA: outro conto que tem uma ideia bacana, mas que tem uma solução meio que WTF?? Mas no geral, gostei bastante.

No geral, achei um bom livro de contos / novelas. O autor sabe conduzir muito bem suas histórias (mas peca um pouco ao finalizá-las). Recomendo demais!!
Gabriel 04/07/2020minha estante
Realmente a última frase de Carregado é densa. Pqp!

Eder Ribeiro 12/04/2021

Massa
Gosto do estilo literário de Joe Hill, e lê-lo é como mergulhar em águas profundas sem respiradouro, pois o oxigênio está em cada linha da sua narrativa. É viciante lê-lo, pois você é "abduzido" para a história e freneticamente quer chegar ao final de uma vez. Recomendo.

VAtor.Fontana 03/05/2022

Um livro mediano eu diria
Tempo Estranho é um livro que permite ao leitor mergulhar em quatro contos diferentes sem ligação direta, sendo possível ler na ordem em que quiser. Dos 4 contos, os que mais me agradaram foram Instantâneo e Carregado. Achei a leitura deste livro um tanto enjoativa, muitas vezes o conto começa a enrolar muito e não desenvolve nada de importante. Os personagens são muito "sem sal", nenhum realmente me agradou, principalmente o protagonista do 3° conto, Nas Nuvens, onde o personagem não faz nada de interessante e tudo que ele faz é por um motivo banal. O tipo de escrita do livro é boa, é uma escrita fluída e não complexa.
Os principais pontos que eu senti que deixaram a desejar nesse livro foram a enrolação para começar a acontecer as coisas no livro, e essa enrolação não agregou em nada na história, a falta de carisma nos personagens, e um tipo de linguagem muito provocativa, onde muitas vezes o autor colocou cenas ou linguagens de teor sexual, simplesmente porque sim, sem o menor motivo aparente, única e exclusivamente colocar por colocar.
Não foi uma leitura ruim, foi um livro interessante e diferente, porém acho que é um livro para se ler no intervalo entre um livro e outro (fiquei intercalando os contos com alguns outros livros). Recomendo a leitura, pode ser que te agrade, isso tudo é apenas a minha opinião.

Camijuv 25/03/2021

Uma ótima coletânea de romance curtos.

Totalizando 4 romances, muito bem construídos.
E na minha simpática opinião todos são bons.( É um milagre) Recomendo a leitura.

Campos 02/06/2021

Muito Legal
São quatro contos, sendo o último meu favorito, talvez porque tenha gostado de Mestre das Chamas. O conto sobre armas é muito bom, os outros dois são ok, o primeiro é interessante já o da nuvem é meio parado

Racestari 22/04/2020

Adorei
O Joe é totalmente imprevisível! Não espere finais felizes...nem tristes...o cara escreve e pronto. E como escreve bem!

Wania Cris 05/12/2020

Filho do pai...
Presente de aninatal desse ano acabou passando na frente de outros tantos como uma tentativa desesperada de sair de uma ressaca. Custou, mas, consegui terminá-lo. Não que o livro seja ruim ou difícil de ler, mas, eu tava bem enrolada na leitura mesmo...

Tempo Estranho é composto de quatro novelas: Instantâneo, Carregado, Nas Alturas e Chuva.

Instantâneo é magistral! Começa de uma forma juvenil, tanto quanto o protagonista e evoluí pra uma narrativa adulta, assustadora, estranha. Tem um desenrolar aquém da qualidade da premissa, o que pode ter comprometido a nota geral do livro, mas, ainda assim, uma excelente novela.

Carregado é a novela que justifica o livro. Que tema difícil! A conclusão parece fácil e lógica até que seja apresentada em forma de pergunta e daí você fica num dilema profundo. Eu fiquei, porque a conclusão me levou bem longe de minhas considerações... foi realmente impactante.

Nas Alturas foi o mais gostosinho de se ler e o que me entregou tudo o que eu esperava. Eu realmente me apeguei ao Aubrey e torci muito pra que ele se libertasse de suas dependências emocionais. Acredito piamente que ele conseguiu.

Chuva é quase uma novela de terror de tão assustadora, claustrofóbica, dilacerante... Personagens estranhos e assustadores e os que não o são dão mais medo ainda. Por mais fantástico que seja em algumas passagens me agradou totalmente, do inicio ao final, sem saídas fáceis e finais agradáveis. É realmente um texto bem coerente com tudo o que é narrado.

Joe Hill consolida uma carreira de sucesso na minha opinião com esse livro maravilhoso. Mostra que ele tem estilo próprio, o que é bem complicado tendo o pai que ele tem e, por si só, já é mérito suficiente, mas, ele ainda tem uma escrita de qualidade, umas ideias doidas que só, um talento próprio mesmo! Já é um dos meus autores favoritos.

Thay 30/12/2020

Um Horror Mais Real que Fictício
Tempo Estranho (Joe Hill) 4/5
“Uma câmera peculiar. Um tiroteio em massa. Uma nuvem que não é exatamente o que parece. Uma chuva de agulhas. Quatro histórias conectadas apenas por uma sensação de horror e desespero.”

Quatro histórias que têm a duração breve de um conto e a profundidade de um romance, essa é a proposta desse livro que admito ter sido o que menos gostei do Joe Hill. Porque? Porque a verdade dói.
Você começa a história se prendendo aos poucos, vagamente convencido do que está lendo e de onde aquilo vai dar. E termina ela gritando querendo mandar um e-mail pro autor pedindo explicações e um final maior.

A temática da escrita do Hill mudou desde a eleição do Trump, as histórias dele passaram a atacar o estilo de vida estúpido americano e mentalidade conflituosa da sociedade atual, faz sentido, porém dói saber que esse horror é mais real que fictício.

Tem que ter estômago pras histórias dele, não exatamente no sentido visceral mas no psicológico, aguentar o que acontece é foda. Contudo, é gratificante sair da zona de conforto e acessar outras bolhas, por mais que imaginariamente, e é extremamente gostoso ter mais quatro cenários do Hill criados e guardados na minha mente.

Instantâneo: cogitei não ler mais o livro depois de ser destruída por essa aqui, sei lá, a forma que ele parte meu coração é diferente

Carregado: vtnc esse final tá travado na minha garganta até agora

Nas alturas: dude wtf?

Chuva: perfeito, this is Joe Hill. That’s my baby right here in every single word!