O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

alncardaniel 14/08/2023

Que fim maravilhoso pra essa trilogia incrível. quando eu achei que a história corria o risco de se perder ou ficar ruim, Liu aparecia com uma revelação inimaginável e revigorante.

sem sombras de dúvidas o melhor sci-fi que já li, e me animou muito em me aventurar em outros livros do gênero.

Lucianalg 30/03/2023

O fim de tudo
Ótimo final para essa excelente trilogia. Muito arrastado em muitas partes mas com tudo o que gostamos em uma ficção científica.

Fernando 06/06/2022

Um ótimo livro. Uma ótima trilogia
Apesar de o livro ser grande ele não é cansativo. A história vai se desenrolando de um jeito que você precisa saber o que vai acontecer a seguir, não dá pra deixar pra depois. Pra mim pelo tamanho do livro, faltou só trabalhar mais personagens secundários como Wade que tem um potencial incrível. A ideia que a trilogia passa de que o que tem no universo não é amigável, vai muito de encontro com o que penso, temos sempre que está em alerta para o que está lá fora.

JoAo366 30/05/2022

A definição de Hard Sci Fi
Esta é a conclusão da sensacional obra de Cixin Liu sobre a existência. Ele soube usar de forma incrível todo o seu conhecimento e ideias sobre o universo e a física até onde a conhecemos em conjunto com conjecturas muito plausíveis sobre coisas que não sabemos ainda.
Neste livro, se encontra muita, mas muita física e engenharia, em conjunto com problemas sociais e filosofias sobre o comportamento e o futuro da humanidade. Com dilemas impactantes e decisões extremamente delicadas que exigem mentes inteligentes para que se chegue a um bom resultado.

Ver a humanidade tentando evoluir suas armas e equipamentos de destruição para enfrentar os perigos extraterrestres chega a ser infantil quando outras civilizações que se desenvolveram cientificamente usam as leis da física para simplesmente "apagar" seus oponentes.
A ideia de alterações na velocidade da luz, a forma como tudo que compreendemos como existência funcionar com base na velocidade da luz é muito bem implementada.
A implicação sobre o que compõe os buracos negros é sensacional.
Entre tantos outros conceitos de física que fazem essa obra deixar qualquer fã de ciência e ficção apaixonado.

O final deixa um espaço enorme para interpretação de cada leitor. Eu achei espetacular, sem palavras para descrever as emoções.

Único ponto baixo é o desenvolvimento das personagens. A protagonista entra apenas como aquele guia que te leva pela história, sem muito aprofundamento. Os coadjuvantes não são muito diferentes também. Pra mim o grande protagonista aqui é a física.

Se forem encarar essa jornada, vão preparados para muitas aulas de ciência!
E que traz junto uma bela ressaca literária.

Professor Eddie 20/12/2021

Cara, que triologia
Uma das minhas propostas neste ano foi ler autores de ficção científica fora do eixo Estados Unidos / Europa. Achei essa triologia do Cixin Liu, que inicia com O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS, passando pela FLORESTA SOMBRIA e terminando com O FIM DA MORTE.
Cada livro, cada História, possui personagens inesquecíveis que marcaram essa trilogia de várias maneiras.

Que final.

Que livro.

Que perspectiva doa humanos no espaço diferente do que tinha lido, ficção única entre várias.

Tô apaixonado por esse autor chinês cara.

Gianfrancesco.Gera 16/05/2024minha estante
Eu literalmente tô sonhando com o sol entrando em bidimensional idade tem duas semanas..
Achei que era só eu hahaha

Arthur 09/12/2021

Niilismo esperançoso??
Após tudo que aconteceu nos últimos livros a humanidade consegue ter um futuro porém, querendo mostrar a existência de algo maior o livro insiste em mostrar que o final é sempre o mesmo porém ele ainda sim lida com isso como se isso fosse algo bom, realmente gostei muito de ler essa série porém não sei se gostei realmente do final mas realmente gostei da Jornada

Joezer.Moreira 08/04/2024

Que saga fantástica e grandiosa! Luo Ji, Cheng Xin, Wade, Yun Tianming, Sófon, são personagens que nunca mais esquecerei. Que jornada!

"O destino final de todos os seres inteligentes sempre foi tornar-se grandiosos como seus pensamentos."

Radamila 30/10/2021

Muito bom. É uma historia bastante sensata, sem reviravoltas mirabolantes. Na verdade, acontecem muitas coisas, mas o ritmo da leitura mostra que todos os fatos são consequência de decisões dos humanos.
Não esperava esse final, mas gostei.

Eder.Machado 24/09/2021

O fim de um jornada...
Este é o último capítulo de uma saga muito interessante. Com o passar dos volumes a história vai ganhando corpo e os personagens vão se completando. E a conclusão da saga em si é muito bem elaborada, com elementos ricos e alguns até familiares para os fãs de ficção científica, mas todos muito bem combinados e alcançando o seu objetivo. Essa história vai deixar saudade...

Emanuel 17/07/2022

encerramento satisfatório para a trilogia
Dos 3 livros esse foi o meu preferido e o que tive a melhor experiência de leitura. Alguns problemas dos livros passados se repetiram aqui, como a falta de técnica do autor. Existem obras que a história nem é boa, mas compensa pela forma que é contada (como a maioria dos livros do King). Esse livro, ao contrário, tem uma escrita fraca, mas compensa pela história que é fantástica. Tudo o que acontece nesse livro é cinematográfico e acredito que se o projeto de adaptação da trilogia for pra frente, teremos uma das melhores séries de ficção científica da história. O final é lento e entendo porque algumas pessoas o consideram anticlimático e decepcionante. Na minha opinião, a história acabou 150 páginas antes. O resto é bem vindo, mas desnecessário. Senti que abriu muito a historia para várias direções, e o encerramento não seguiu nenhuma delas. O autor se agarrou a um conceito difícil de ser compreendido e trabalhou essas 150 últimas páginas com ele. Não vejo como defeito, mas é um excesso. Um trabalho de edição poderia ter cortado essas últimas páginas e colocando o encerremento de alguns arcos antes do "final" da história.

Esse livro concorreu ao prêmio Hugo no ano que "O Céu de Pedra" da N K Jemesin, que venceu pela terceira vez. Apesar a escrita inferior, esse livro deveria ter levado o prêmio. Está a anos-luz do campeão.

Junior.Dias 06/06/2024

Um fim digno.
Nessa conclusão da saga o autor parece que perdeu um pouco o ritmo e nos apresenta uma protagonista mais fraca, que não tem seu arco de crescimento bem desenvolvido.
Creio que o terceiro livro sofre com a maldição do número 3, uma vez que o segundo foi primoroso.
Um fim digno à história.

Lucas.Ferrari 03/01/2020

A Melhor Trilogia que já Li
Maravilhosa essa trilogia! O segundo é o melhor, mas esse não decepciona. Ansioso pela adaptação da Amazon!!