O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Fritis 16/11/2020

Genial
Após várias reviravoltas, idas e vindas, erros e acertos da raça humana, um final surpreendente e intrigante. Prefeito!

MarcosQz 24/02/2021

"O tempo é a força mais cruel de todas." MAJESTOSO
A crise trissolariana abalou a economia, religiões, política e cultura até que a Terra e trissolaris entraram em acordo, graças aos esforços de Luo Ji, e agora essa guerra chega ao final no terceiro livro da série.
Luo Ji é o portador da espada, a mão que guia o mundo, mantendo uma certa paz entre os dois mundos, mas Luo Ji está velho e um novo portador precisa ser escolhido. É aqui que Cheng Xin entra na história e tudo muda, o planeta Terra entra em verdadeiro caos, os trissolarianos tomaram conta do planeta e o fim se aproxima cada vez mais e Cheng Xin faz o que acha certo, o que acaba levando a mais caos.
Reviravoltas acontecem e a galáxia está em perigo, tudo se torna incerto, a Terra não está mais protegida e as tecnologias parecem não ser o suficiente para salvar os humanos.
O universo inteiro está prestando atenção.

Uma trilogia complexa, não muito fácil de ser lida, já que possui muitos termos científicos e físicos que a gente acaba se perdendo, mas o que rende algumas pesquisas. Personagens complexos, apaixonantes e muitas vezes perdidos em suas próprias vidas mas ao mesmo tempo fortes, com vigor e esperança.
Uma trilogia que nos faz pensar na imensidão do universo, como não estamos sozinhos e como desconhecemos 99% das coisas, vivemos em nossa bolha Terra.
Me fez pensar muito em mim mesmo e na imensidão de vidas existentes no universo, como somos uma gota no oceano do universo, como somos arrogantes e ignorantes diante do desconhecido, e de como o tempo é poderoso.

luhaze 28/08/2021

Uma das grandes histórias do nosso tempo
O primeiro volume é ficção científica hard mas é impossível não continuar - e aí vem floresta sombria com uma das conclusões e desfechos mais interessantes possível.
O fim da morte e o fim da trilogia vem com mais uma chuva de conceitos, teorias e reviravoltas, o que traz Cixin Liu constantemente pro lado dos suspenses policiais da mais alta qualidade. O livro é muito bonito (não sabia que física e astronomia podiam ser tão bonitos) e ele é muito feliz em escrever uma obra tão incrível com conceitos modernos, dando uma boa renovada no gênero sci-fi e no que espero daqui pra frente em outras obras. Em resumo, genial! Mas vá preparado, o livro, o autor, o universo: tudo é complexo e lindo demais
Cassio Kendi 28/08/2021minha estante
Li os dois primeiros ano passado, sua resenha me deu vontade agora de ler o terceiro

luhaze 02/09/2021minha estante
Leia!!! É incrível. Uma das coisas mais belas e fodas que já li ??

Campos 09/05/2023

Impressionante
Com uma escrita que mescla ciência real e ficção-científica, o livro é espetacular. O autor faz previsões que com certeza tem possibilidade de acontecer, não tem como ler e não sentir um certo pavor do universo, sabendo o quão pequenos somos diante dele. A história não é simples, porém a cada novo acontecimento entramos em um novo enredo com personagens interessantes e humanos. Não sintam raiva da protagonista, ela é apenas humana demais

Leila171 27/01/2024

Perfeito!
Acho difícil um livro de Ficção-científica superar o que a trilogia O Problena dos Três Corpos entregou. Com certeza, meus livros favoritos do gênero e também da vida.
Não é uma leitura fácil, muitas vezes fiquei perdida com a parte mais científica, fundamental para o andamento da narrativa, mas voltava alguns parágrafos e as peças se encaixavam. Muitas vezes, a violência e a crueldade humanas eram explicitadas de forma tão bem postas que foi difícil supor que agiríamos de forma diferente. Talvez a provocação do autor seja mostrar que a humanidade é, ela mesma, seu maior inimigo.

A trilogia é muito bem escrita! Não tem nenhuma ponta solta, as várias histórias e personagens estão conectados e cada um dos eventos do enredo tem sua razão de ser. Cixin Liu sabia o que queria entregar ao seu leitor e faz isso de forma brilhante.

#oproblemadostrêscorpos #ofimdamorte #literaturadescifi #editorasumadeletras #cixinliu #desafiodeleitura #lidosem2024

Vanderson.Gomes 22/10/2023

O fim da trilogia.
Gostei do livro 3, mas achei a leitura mais pesada de todos, complexo, algumas vezes muito detalhista nos temas científicos, final melancólico e triste.

Mandy 03/05/2024

O fim da morte
Dos 3, esse foi o o livro que mais gostei!

Gostei dos saltos temporais, das cidades futurísticas e as questões da sociedade como um todo.

Foi uma leitura caótica, confusa e gostosa ao mesmo tempo porque fiquei curiosa com todas as informações dadas.

Pode ser uma comparação estranha, mas parece muito O guia do mochileiro das galáxias, só que com tudoooo muito bem explicado e embasado.

Confesso que, por todo o livro ser tão bem explicado o final me pegou um pouco. Acabou e fiquei "?????". Tem um gancho que daria pra mais um livro curto, ao meu ver.

De modo geral foi muito bom ?

Vagner.Castro 03/10/2022minha estante
Cheng Xin é a pior personagem que eu tive o desprazer de conhecer na literatura, vence até da Galadriel da Amazon.
Tudo que essa dona fez foi ferrar com a vida de bilhões na primeira vez, e de milhões na segunda.
Ela merecia uma morte terrível.

Nicole 22/02/2024

Perfeito
Falo com tranquilidade que essa foi uma das melhores histórias de ficção científica que vou ler na minha vida. Fazia ANOS que um livro me causava tantas emoções.
Vou recomendar pra todo mundo, mal posso esperar pela série

Gian.Calixto 07/02/2024

Agora eu entendi o título do livro
Eu nem sei por onde eu começo pra falar sobre esse livro. Na verdade sobre a trilogia como um todo. Bem desafiador como os anteriores, talvez até um pouco mais, aqui nós vemos a conclusão da história , com uma nova protagonista e participação especial do protagonista anterior. Foi um surto muito fluído e muito rápido do começo até uns 67-70% da leitura total. Entretanto, a partir desse ponto as coisas ficaram um pouco mais devagar("devagar" contém um sarcasmo/ironia/ uma piada pronta que chega a ser risível dado os acontecimentos, descobertas e planos dessa parte em específico na história do livro). Não sei se pelas explicações terem ficado mais complicadas ou pelo rumo q a história estava chegando. Só que a coisa foi tomando uma grandiosidade, uma escala, que não dava pra adivinhar o que iria acontecer. Achei isso um mérito do autor pois foram poucas as coisas que dava pra sacar antes dos devidos acontecimentos. Só não dei a nota máxima do aplicativo pois algumas coisas não tiveram uma explicação. Mesmo. Como certo personagem estava em tal lugar, como o mesmo conseguiu "presentear" outra personagem, além do final que não gostei tanto... apesar disso, não foram problemas o suficiente pra desconsiderar esse como um dos melhores livros de ficção científica que já tive a oportunidade de ler até hoje.

Kardec 06/02/2024

Muito bom, mas muito longo.
Poderia ser menor, mas gostei bastante, exceto pela protagonista. De forma geral os conceitos e reflexões são muito bem colocados e aposto que muitas das coisas citadas aqui prenunciam tecnologias que a humanidade terá futuramente.

Elaine Messias 11/02/2022

Leitura deliciosa
É como ler Arthur C. Clarke e Asimov. As estudadas previsibilidades de futuros possíveis, a profundidade das análises psicológicas dos indivíduos e das reações de massa, tanto nos momentos de crise quanto nos momentos de prosperidade - com a infantilização da sociedade (parece familiar?).
As questões e reações políticas e acadêmicas, tudo está lá, em uma odisseia encantadora.

Hmen0n 30/09/2023

O fim da sorte
Neste terceiro livro, a humanidade se depara com uma nova interação com os trissolarianos, um avanço na floresta sombria, e devido ao despreparo do governo humano (nada de novo aí), teria de contar com a sorte, como em outras crises nos livros anteriores, e como só duas coisas são infinitas, o Universo e a burrice do governo (com dúvidas sobre o primeiro) essa sorte um dia teria de acabar.
No final as coisas mudaram rápido demais, e ainda assim é bem satisfatório, digno e um pouco tragico(?), sim, mas o melhor possível.