O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Felipe 21/05/2024

Simplesmente insuperável
Um final épico para uma trilogia que com certeza entrou para as minhas melhores leituras da vida.

A forma como Cixin Liu conseguiu criar um universo cada vez maior, com reviravoltas impossíveis de prever, é algo que não me lembro de ter lido recentemente. A cada livro da trilogia, o mundo que ele constrói se expande de maneiras surpreendentes, sempre desafiando as expectativas do leitor. Desde o primeiro livro, "O Problema dos Três Corpos", até o último, "O Fim da Morte", somos levados a uma jornada que atravessa não apenas o tempo e o espaço, mas também as fronteiras do pensamento humano e da ciência.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre a trama porque recomendo que você mergulhe nesse universo sem saber de muitos detalhes, assim como eu fiz. Isso vai aumentando sua curiosidade e deixando a leitura ainda mais empolgante. Cada descoberta e revelação é mais impactante quando você não sabe o que esperar. O mistério que cerca a trama, desde o contato inicial com uma civilização alienígena até as complexas intrigas políticas e científicas que se desenrolam, é fascinante e envolvente.

Apesar de ser uma ficção científica, o livro me fez refletir sobre várias questões do nosso cotidiano. A forma como Liu aborda temas como a humanidade, a moralidade, a sobrevivência e o futuro da nossa espécie é profunda e provocativa. Ele nos faz pensar sobre o nosso lugar no universo e sobre as consequências das nossas ações, tanto no presente quanto no futuro. Definitivamente foi uma leitura que mudou minha vida.

Sim, as partes em que Liu começa a divagar sobre teorias da física são realmente complicadas, e talvez isso afaste algumas pessoas desses livros. Mas confia em mim: mesmo sem entender toda a teoria, você consegue captar o que está acontecendo e onde a trama quer chegar. Ele consegue transformar conceitos complexos em elementos essenciais da narrativa, e mesmo que alguns detalhes técnicos passem despercebidos, a essência da história permanece clara e envolvente. Então não desista da leitura, garanto que a recompensa vale muito a pena.

Enfim, é uma história que vou continuar pensando por muito tempo, e sempre irei recomendar. A profundidade dos personagens, a complexidade da trama e a grandiosidade do universo criado por Liu fazem dessa trilogia uma experiência literária inesquecível. Se você está procurando uma leitura que vai te desafiar e te fazer pensar, essa trilogia é uma escolha perfeita.

Lucs 31/03/2022

Fascinante
Dessa trilogia, o Fim da Morte foi o melhor dos três, com o primeiro em segundo lugar e o segundo livro mais fraco de todos.

Achei tudo maior e mais majestoso, mais criativo e mais instigante. No inici5 fiquei reticente pois eu achei que estava lendo outra enrolação sem sentido como vi no livro dois. Ledo engano, tudo tinha um propósito bem maquinado. Fiquei com raiva da protagonista por duas vezes e quem leu o livro sabe bem quais foram essas situações. Ela parece fraca e demais para a função destinada. Assim como Luo Ji do segundo livro é difícil engolir o motivo dessa escolha.  O desfecho foi épico, porém triste e bem diferente do que imaginei. O capítulo final fugiu demais do que se esperava de uma redenção para a protagonista e vai para outro rumo. Nada que estrague o livro.

Falando da trilogia como um todo há trechos fracos outros que considero desnecessário mas foi uma das ficções científicas mais surpreendentes que li.

Filipe 31/05/2023

Creio que a genialidade de Cixin Liu pode ser resumida pela sua capacidade de transmitir uma história ao mesmo tempo super complexa e super simples. Ainda assim, não chegaria perto de descrever a grandiosidade da trilogia dos três corpos.

Neste final eletrizante, deprimente e profundo, a trilogia é concluída de uma modo menos acelerado, porém grandioso. Uma leitura imperdível para quem quer consumir ficção científica sem clichês e previsibilidades.

Andre 02/10/2023

A trilogia dos três corpos é um épico de ficção científica grandioso, absurdamente ambicioso que gera expectativas altíssimas no leitor e consegue a proeza de superar cada uma delas.

O Fim da Morte é o meu livro favorito da trilogia. Ele traz novos personagens cativantes, consequências inimagináveis para ações iniciadas nos outros dois volumes, expansão da mitologia deste universo a escalas inacreditáveis e uma conclusão digna do tamanho dessa história (apesar de uma pequena frustração, que acho até que foi colocada de propósito pra mostrar que o universo não está nem aí pra nossas vontades).

A série de Cixin Liu já se tornou um clássico da ficção científica e, no meu humilde julgamento, está no mesmo patamar de obras como Duna e Fundação.

Rodrigo Digão 30/04/2020

Sem duvida o livro mais difícil e complicado da trilogia, cheio de conceitos e descrições e com muita gordura para queimar. Poderia subtrair vários capítulos. Vale a pena ler somente para saber o desfecho da trama, porém o livro mais fraco da coleção.

Nath Mel 31/03/2020

Fascinante e melancólico
É difícil definir com poucas palavras todos os acontecimentos nesse livro. Ele é grande e tem taantas informações empolgantes que em nenhum momento sentimos fadiga. A mensagem mais forte que percebi no livro, foi a efemeridade da vida. Tudo no Universo está dentro de um ciclo, a espécie humana, o planeta, o sistema solar e inclusive o próprio Universo: nascimento, desenvolvimento e morte. E por mais que nós, seres inteligentes queremos distanciar desse ciclo e "viver" para sempre, percebe-se, com a incrível escrita de Liu, que não é possível. A floresta sombria nada mais é que a luta contra o esquecimento. Creio que todos precisam ler esse livro para perceber a imensidão do Universo, e como nossa e todas as espécies espalhadas pelo cosmos lutam para não serem esquecidos, e que essa guerra vai pertencer em todas as vidas. Apesar de melancólico, o livro traz uma imensidão que nunca foi explorada por nós.

Silvia Sousa 12/11/2023

Acabei o último livro da trilogia e eu estou a meia hora pensando no que eu estou sentindo sobre o final de toda essa história. No caso desse último livro eu realmente não me apeguei a nenhum personagem, para dizer assim, ai eu tô torcendo por esse ou por aquele. Mas falando de toda a trilogia, é uma história fantástica é uma viagem muito louca, os dois primeiros livros para mim foram os melhores a quem diga que esse último é o melhor de todos mas na minha humilde opinião eu daria para ele um 6/10 nos dois primeiros eu daria 9/10. E é isso eu recomendo muito essa leitura.

Ana Ramos 30/05/2019

Melhor da Vida
Maravilhoso, Liu Cixin é incrível! Ninguém nunca adivinharia esse desfecho. Esse livro deve ser o melhor livro de FC que uma pessoa pode ler na vida, nao tenho esperanças de achar material melhor no futuro. Acabei de ler e ainda estou impactada com essa leitura incrível. Só posso agradecer ao autor que é uma mente unica, Obrigada!!!
Amadeu.Paes 12/12/2019minha estante
Oi Ana, eu estou na página 250 e estou com a mesma sensação que você.
Não quero que a história acabe!

Rafael.Gomes 18/05/2024

A era da magia começou?
Incrível a capacidade imensa de se reinventar e criar histórias, alternativas, novos mundos e novas soluções.

Senti falta de uma explicação para o ?gigante? sem proporções da história dos contos entre outros elementos. O final acabou sendo um pouco ?corrido?, poderia ser um pouco melhor diante da magnitude da trilogia, mas foi muito bom mesmo assim. Valeria um quarto livro para fechar melhor a trama? rsrs

Trechos:

Não quero passar o resto da vida no Reino sem histórias.

A criança que era a civilização humana abrira a porta da casa e olhará para fora. A noite sem fim a deixará tão apavorada que ela tremeu diante da vasta e profunda escuridão e fechou a porta com força.

Não há nenhuma mesa intacta no banquete, e nenhuma virgem intacta no universo.

Fraqueza e ignorância não são barreiras para a sobrevivência, mas a arrogância é.

As leis universais da física são as armas mais assustadoras, e também as defesas mais eficazes.

Passei a vida toda subindo os degraus de uma escada feita de responsabilidade.

Marcelo.Castro 05/10/2023

Outro nível de ficção
Último livro da trilogia de ficção que se iniciou com O Problema dos Três Corpos e se desenvolveu em A Floresta Sombria, o Fim da Morte vem para consolidar o que considero um outro nível de ficção científica. Como nos livros anteriores, principalmente no segundo, os conceitos e teorias científicas são incorporados de forma orgânica na narrativa contribuindo para seu fantástico desenvolvimento. E embora tenhamos um maior destaque aos conceitos da física e astronomia, também é possível ver a aplicação de conceitos da área de biologia, filosofia e sociologia. A evolução tecnólogica da humanidade sempre vem com um contraponto reflexivo dos desafios éticos e morais introduzidos pelas novas organizações sociais surgidas. E no fim (?) de tudo somos levados a questionar os próprios limites do tempo, do espaço e do universo. Para aqueles que gostam de narrativas estruturadas de forma razoavelmente linear, e buscam sempre uma conclusão ou desfecho dos acontecimentos, o encerramento proposto para a obra pode ser um pouco frustrante. Mas, mais uma vez, estamos diante de um convite a reflexão e ao questionamento dos próprios limites que entendemos como seguros e imutáveis. Se a morte é o fim da vida, o fim da morte poderia ser considerado o alcance da vida eterna? Se a natureza é cíclica, o fim é apenas um novo começo e a vida sempre existirá, em outros planos, dimensões ou universos. Uma trilogia fantástica, extremamente recomendada.

Tainá 22/02/2024

Perplexidade, arrebatamento...
Com certeza, um final épico para uma trilogia tão fantástica que, de longe, é uma das melhores histórias de ficção científica da atualidade. Assim como várias partes desse livro, é difícil encontrar palavras, imagens ou conceitos para descrever as quase inimagináveis jornadas que acontecem nesse livro. É quase assustador, uma sensação de terror cósmico, mas pior, porque não precisa de nenhuma criatura ou entidade mística para isso, basta parar para pensar nas possibilidades que a ideias do livro traçam.

Incomparável.

Ismael 14/11/2023

Incrível e frustrante ao mesmo tempo
O Fim da Morte é com certeza o livro mais complexo da trilogia, e em questões técnicas o livro é incrível. As ideias, reviravoltas, desconstrução dos nossos conceitos de realidade movem o livro pra frente, porém os personagens e principalmente a protagonista jogam um balde de água fria na animação que o leitor pudesse ter. Às vezes parece que o autor tenta a todo custo fazer com que leitor odeie ela, e isso acontece de fato. Todo esforço da humanidade é barrado por causa da fraqueza e falta de inteligência da protagonista, dando uma sensação broxante de esforços que não levam a lugar algum. Ainda mais se compararmos com os protagonistas anteriores, que eram geniais.

Arthur.Borel 09/04/2024

O Fim da Morte e o nascimento de um épico
Já li, assisti e joguei várias ficções científicas na minha vida, mas nenhuma sequer chegou aos pés da magnitude que foi essa trilogia.

Cixin Liu é simplesmente um gênio, não tem como descrever esse homem de maneira melhor. A enorme complexidade e criatividade existentes nesse livro é de deixar qualquer um de queixo caído.

Acredito que num futuro essa obra chegue aos mesmos patamares de referência no âmbito da ficção científica que Fundação ou Duna tem atualmente, e a recente série da Netflix vai contribuir muito para isso.

LUNII 01/04/2022

Uma das coisas que gosto nessa história é ver como somos pequenos grãos de areia em comparação ao universo, nada é realmente mutável em uma larga escala, por que as coisas são frias e cruéis, não escolhe lado, apenas acontece. Esse é o tipo de realidade trabalhado aqui. Não tem bem e mal.
Eu sou apaixonada pela primeiro livro dessa trilogia, é uma história que chega a ser quadrada de tão boa. Mas no 2 e nesse 3, as coisas ficaram diferente. Eu gosto muito do personagem do livro 2, mas eu não entendo muitas coisas que aconteceram por que parece ser completamente desnecessário quando junta todos os acontecimentos e sinto que esse livro aqui arrastou isso ao extremo. 790 páginas e pode tirar muitas coisas. Cheio de termos científicos, algumas vezes vinha pesquisar pra entender e eu adorava isso, mas tem hora que fica chato pra krl. Diferente do Luo Ji, a Cheng Xin é muito decepcionante, depois de todas coisas que aconteceram aparecer uma personagem desse jeito é muito zzZZzzZZ, e sim é tudo culpa dela msm, principalmente na parte das maquinas de curvatura.
Mas, eu gosto. Tem uma resenha aqui nesse site sobre esse msm livro e o título é ''É ruim mas é bom'' e ele soube perfeitamente resumir esse livro, pq é realmente muito bom, mas as vezes é completamente desnecessário, o que chega a ser ruim.
Na minha opinião seria muito mais interessante o narrador ser uma personagem observando todos esses acontecimento, eu não sei pq o autor achou que a Cheng Xin ia ser boa protagonista pra esse final, ela é irreal, parece uma personagem que saiu de um livro de alta fantasia.