O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

Fernando 06/06/2022

Um ótimo livro. Uma ótima trilogia
Apesar de o livro ser grande ele não é cansativo. A história vai se desenrolando de um jeito que você precisa saber o que vai acontecer a seguir, não dá pra deixar pra depois. Pra mim pelo tamanho do livro, faltou só trabalhar mais personagens secundários como Wade que tem um potencial incrível. A ideia que a trilogia passa de que o que tem no universo não é amigável, vai muito de encontro com o que penso, temos sempre que está em alerta para o que está lá fora.

Hmen0n 30/09/2023

O fim da sorte
Neste terceiro livro, a humanidade se depara com uma nova interação com os trissolarianos, um avanço na floresta sombria, e devido ao despreparo do governo humano (nada de novo aí), teria de contar com a sorte, como em outras crises nos livros anteriores, e como só duas coisas são infinitas, o Universo e a burrice do governo (com dúvidas sobre o primeiro) essa sorte um dia teria de acabar.
No final as coisas mudaram rápido demais, e ainda assim é bem satisfatório, digno e um pouco tragico(?), sim, mas o melhor possível.

alncardaniel 14/08/2023

Que fim maravilhoso pra essa trilogia incrível. quando eu achei que a história corria o risco de se perder ou ficar ruim, Liu aparecia com uma revelação inimaginável e revigorante.

sem sombras de dúvidas o melhor sci-fi que já li, e me animou muito em me aventurar em outros livros do gênero.

Lucianalg 30/03/2023

O fim de tudo
Ótimo final para essa excelente trilogia. Muito arrastado em muitas partes mas com tudo o que gostamos em uma ficção científica.

Isa Gama 29/04/2024

Desisti em 29%
Antes de falar sobre porque desisti do livro, gostaria de dar uma breve opinião sobre os anteriores:

- O Problema dos Três Corpos - Foi o que mais gostei. O mistério e a história me envolveram e me deixavam sempre curiosa pra saber mais. Os personagens principais não eram muito carismáticos, mas ainda assim são os POVs mais carismáticos que encontramos na série (os outros livros são piores nesse sentido)

- Floresta Sombria - O que me compeliu na leitura foi principalmente a curiosidade de saber como o problema da humanidade seria resolvido. Principalmente no começo, o POV do Luo Ji era sofrível. Meu Deus, detestava ler o POV dele. Você sabe que as coisas vão chegar em algum lugar, porém demora demais e nesse meio tempo as atitudes dele são difíceis de tolerar. Pelo menos, tinha alguns outros POVs mais interessantes no meio o que quebrava um pouco o ritmo. O final do livro é muito bom, então todo o sofrimento vale a pena.

Agora vou falar sobre o que achei de O Fim da Morte e por que desisti da história. O começo do livro é muito desorganizado, você demora um tempo razoável pra se situar nesses novos personagens que nem haviam (eu acho) sido mencionados antes. Depois que você se acostuma, a história flui bem, porém o que acontece em 29% me deixou com muita raiva. Estou preparada pra um monte de marmanjo vir reclamar do que vou falar agora, mas não conseguia suportar o que o autor faz com as personagens femininas. Sério, no primeiro livro, todos os problemas são por causa de uma mulher - você não consegue evitar de pensar "que burra, que emocional e etc...". Aí vem o segundo livro e não tem nenhuma mulher fazendo nada de importante e digno de nota, tem a mulher do Luo Ji com aquele ar inocente e que deve ser protegida. Por fim, no terceiro livro, temos de novo uma mulher fazendo besteira. A história vem com aquele estereótipo da mulher mãe, inocente, romântica. Cara, isso me tirou do sério. Foi quando chegou nesse ponto e quando comecei a perceber pra onde a história estava indo e qual era o possível significado do título, que percebi que não dava conta de ler esse livro. Decidi fazer uma pausa e procurar se mais pessoas nos gringos concordavam com o meu ponto de vista sobre as mulheres (e sim eu achei). Não fui atrás de spoilers, porque eu ainda planejava talvez terminar a história, mas acabei vendo algumas informações como a mulher fazendo besteira de novo e do tom depressivo da história.

Isso foi o suficiente pra me fazer parar de ler. Eu não dou conta de histórias que tratam do fim da humanidade ou do fim da humanidade como ela é hoje (Eu não consegui ler as sequências de Despertar da Octavia Butler, por exemplo). São leituras pesadas e com um ar melancólico e que fogem um pouco do meu interesse. Além disso, como já disse antes, a trilogia sofre com a falta de personagens carismáticos e eu prefiro histórias focadas nos personagens (character-driven) do que apenas no plot.

Observação: Preferi não dar nenhuma nota já que não terminei o livro

JoAo366 30/05/2022

A definição de Hard Sci Fi
Esta é a conclusão da sensacional obra de Cixin Liu sobre a existência. Ele soube usar de forma incrível todo o seu conhecimento e ideias sobre o universo e a física até onde a conhecemos em conjunto com conjecturas muito plausíveis sobre coisas que não sabemos ainda.
Neste livro, se encontra muita, mas muita física e engenharia, em conjunto com problemas sociais e filosofias sobre o comportamento e o futuro da humanidade. Com dilemas impactantes e decisões extremamente delicadas que exigem mentes inteligentes para que se chegue a um bom resultado.

Ver a humanidade tentando evoluir suas armas e equipamentos de destruição para enfrentar os perigos extraterrestres chega a ser infantil quando outras civilizações que se desenvolveram cientificamente usam as leis da física para simplesmente "apagar" seus oponentes.
A ideia de alterações na velocidade da luz, a forma como tudo que compreendemos como existência funcionar com base na velocidade da luz é muito bem implementada.
A implicação sobre o que compõe os buracos negros é sensacional.
Entre tantos outros conceitos de física que fazem essa obra deixar qualquer fã de ciência e ficção apaixonado.

O final deixa um espaço enorme para interpretação de cada leitor. Eu achei espetacular, sem palavras para descrever as emoções.

Único ponto baixo é o desenvolvimento das personagens. A protagonista entra apenas como aquele guia que te leva pela história, sem muito aprofundamento. Os coadjuvantes não são muito diferentes também. Pra mim o grande protagonista aqui é a física.

Se forem encarar essa jornada, vão preparados para muitas aulas de ciência!
E que traz junto uma bela ressaca literária.

samuellima06 01/04/2022

Final decepcionante
Até o meio do livro eu estava gostando muito. Havia muita similaridade com o universo Fundação e o autor apresenta muitas ideias interessantes e reviravoltas.

Do meio pro fim do livro o autor começou a tomar rumos estranhos. Parecia que ele queria "terminar logo" o livro, e até as contas de tempo (para a ocorrência de eventos) e a plausabilidade parecem prejudicadas.

Depois dos excelentes primeiro e segundo livro, fiquei triste com o fim da trilogia. Vale para completar os volumes.

Elaine Messias 11/02/2022

Leitura deliciosa
É como ler Arthur C. Clarke e Asimov. As estudadas previsibilidades de futuros possíveis, a profundidade das análises psicológicas dos indivíduos e das reações de massa, tanto nos momentos de crise quanto nos momentos de prosperidade - com a infantilização da sociedade (parece familiar?).
As questões e reações políticas e acadêmicas, tudo está lá, em uma odisseia encantadora.

Alessandro.Reginato 24/11/2021

Um bom fim da trilogia!
Não é viajem no tempo, mas como me levou por séculos esta leitura?. Grandes pulos no tempo.
Uma pena acabar, mas toda história tem um fim! Grande universo, quem sabe venham outras histórias ambientadas nele?..
Leiam, desfrutem, aproveitem e aguardem novas leituras deste , para mim, novíssimo escritor!
Que imaginação!
Ficção científica hard!
Muitos termos, conceitos novos. extrapolações, muita informação para pesquisar.
Parte aventura, folhetim, documentário, enfim uma visão nova sobre ficção científica!

Leiam!
Grande trilogia!
E agora , o que ler? Vai fazer falta!

Diego 06/09/2021

Um final fantástico para uma obra incrível
Simplesmente uma obra de arte. Um fechamento fantástico para essa trilogia que me encantou desde o primeiro livro. Leitura mais do que recomendada para os amantes de ficção!

Janaina 02/03/2021

Um assombro
O tempo é mesmo a força mais brutal que existe.
Um conto épico que permeou os melhores e os piores aspectos da humanidade. Me trouxe reflexões para muito, muito além da ficção científica, e que vai ficar comigo durante um bom tempo.
Honestamente, não sei dizer qual dos 3 livros dessa trilogia me arrebatou com maior intensidade.

Qnat 26/11/2019

incrível
O livro é incrível. Sem mais.

É mais longo, com muito mais informação, e personagens menos desenvolvidos que os demais.
Mas ainda sim, é um dos melhores livros de ficção científica.

Com certeza vai entrar no rol dos maiores livros do estilo, na história.

etsilvio 09/07/2019

Uma viagem incrível!
Final de uma saga que iniciou já grandiosa com O Problema dos Três Corpos e teve aqui um desfecho digno de autores já bem conhecidos, como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. Falta-me adjetivos suficientes para descrever como esse livro foi incrível, e como encerrou de forma tão digna essa longa viagem.

Só me lembro de ter sentido algo por uma personagem como Cheng Xin quando li a saga de RAMA (de Clarke) e lembro de Nicole des Jardins e tudo que ela presenciou ao ver a civilização que criou as Naves RAMA. Da mesma forma, o que Cheng viu durante essas eras tão distintas desse livro também foram coisas além da compreensão humana. E para mim como leitor, foi uma VIAGEM ALUCINANTE!

Feliz de ver um autor não anglófono tendo sua obra premiada, merecidamente, e sendo apreciada em minha língua-mãe.
Dalton 18/09/2019minha estante
Acho que faz tempo que não tenho tanto ódio de uma personagem por sua capacidade de pisar na bola como tive com a Chen Xi kkkkk. ? um livro espetacular.

Dalton 18/09/2019minha estante
Acho que faz tempo que não tenho tanto ódio de uma personagem devido a sua capacidade de pisar na bola como tive dessa Cheng Xi. Um livro espetacular, sem dúvidas, mas poderíamos ter um futuro melhor sob a liderança de Wade hehehe

etsilvio 21/09/2019minha estante
Eu tb acho viu rsrsrs