O fim da morte [e-book]

O fim da morte [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

LUNII 01/04/2022

Uma das coisas que gosto nessa história é ver como somos pequenos grãos de areia em comparação ao universo, nada é realmente mutável em uma larga escala, por que as coisas são frias e cruéis, não escolhe lado, apenas acontece. Esse é o tipo de realidade trabalhado aqui. Não tem bem e mal.
Eu sou apaixonada pela primeiro livro dessa trilogia, é uma história que chega a ser quadrada de tão boa. Mas no 2 e nesse 3, as coisas ficaram diferente. Eu gosto muito do personagem do livro 2, mas eu não entendo muitas coisas que aconteceram por que parece ser completamente desnecessário quando junta todos os acontecimentos e sinto que esse livro aqui arrastou isso ao extremo. 790 páginas e pode tirar muitas coisas. Cheio de termos científicos, algumas vezes vinha pesquisar pra entender e eu adorava isso, mas tem hora que fica chato pra krl. Diferente do Luo Ji, a Cheng Xin é muito decepcionante, depois de todas coisas que aconteceram aparecer uma personagem desse jeito é muito zzZZzzZZ, e sim é tudo culpa dela msm, principalmente na parte das maquinas de curvatura.
Mas, eu gosto. Tem uma resenha aqui nesse site sobre esse msm livro e o título é ''É ruim mas é bom'' e ele soube perfeitamente resumir esse livro, pq é realmente muito bom, mas as vezes é completamente desnecessário, o que chega a ser ruim.
Na minha opinião seria muito mais interessante o narrador ser uma personagem observando todos esses acontecimento, eu não sei pq o autor achou que a Cheng Xin ia ser boa protagonista pra esse final, ela é irreal, parece uma personagem que saiu de um livro de alta fantasia.

Caio.Victor 28/04/2024

Que livro maravilhoso!
Achei que a história não tinha mais como continuar de maneira lógica... mas "O fim da morte" superou todas as expectativas. Livro absurdo.

A história "mexe" profundamente com o leitor, impressionante. É triste em vários aspectos, apenas por constatar a natureza humana e a dureza da vida.

Muito, muito bom. É um clássico da literatura hard sci-fi!

Renata_ Pandora 09/06/2023

Início de um novo universo:
Cheng Xin no final da trilogia se vê com a possibilidade de vir a conhecer um novo universo, não devastado pela guerra, renascido das cinzas deste universo atual. O esplendor imaginado do que deveria ser essa nova realidade é algo que o cristão conhece, pois anseia por novos céus e nova terra onde habita justiça.

Arthur.Borel 09/04/2024

O Fim da Morte e o nascimento de um épico
Já li, assisti e joguei várias ficções científicas na minha vida, mas nenhuma sequer chegou aos pés da magnitude que foi essa trilogia.

Cixin Liu é simplesmente um gênio, não tem como descrever esse homem de maneira melhor. A enorme complexidade e criatividade existentes nesse livro é de deixar qualquer um de queixo caído.

Acredito que num futuro essa obra chegue aos mesmos patamares de referência no âmbito da ficção científica que Fundação ou Duna tem atualmente, e a recente série da Netflix vai contribuir muito para isso.

Erwinnph 08/09/2023

O fim da morte?
Sim! Este livro consegue ser melhor que os dois primeiros, filosofia a rodo, morte e mato, amor e e tristeza a rodo! Em resumo; o início tu fica meio perdido no tempo, mas logo se encontra e vida que segue, nossa personagem principal, sofre horrores, por decisões mal tomadas, por medo e inexperiência, eu culpei ela umas pá de vez, mas os personagens nos fazem ver com outros olhos os problemas? conceitos atuais são colocados em prática o possíveis futuros, o que é bom e lindo a logo prazo não é bom e o que ruim a longo prazo pode ser bom? ou seja tudo tem que ter uma medida certa ? to sem palavras? queria poder falar mais ? Mas se falar e SPOILEEEERRRE? o livro leva em consideração abordagens científicas sobre o inico e fim do universo que te faz pensar ?, será que isso é possível ? você se sente pequeno diante da vastidão do universo ? não que eu seja algo, mas me senti um NADAAAAA? nem tudo pode ser bonitinho como agente imagina, final fiquei tipo O QUEEEEEEEEEE? WTF? rsrsrs pra quem gosta de teorias universais, buracos negros, velocidade da luz e é apaixonado por física e ciência um pouquinho , vai amar ?

Luiz.Machado 16/11/2023

Na minha humilde opinião é o melhor livro da trilogia, nele o autor conseguiu despertar em mim diversas emoções a cada página que eu lia, mr dava mais vontade de ir para a próxima, além de trazer muitos conceitos de física e filosóficos.

Flávia HBS 03/10/2020

Sem palavras
Nada do que eu possa dizer fará jus a essa trilogia!! Ainda não inventaram palavras que possa traduzir o quão ela é boa. Só leiam!! Não tem como não amar!! Vou reler

Douglas 25/08/2023

Não sei o que estou sentindo... crise existencial talvez?
Bem, gostei muito da escrita do autor, apesar das minhas críticas aos nomes difíceis (a tradução podia ser aplicada neles também kkk)...

Toda a história é muito boa. O primeiro livro é meio chatinho até os 70%, a partir daí a história fica bem interessante e os próximos livros se superam.

Estou divido em relação ao final desse livro. Achei um final interessante, bem elaborado e que faz sentido, no entanto, fiquei decepcionado pois queria um fechamento diferente, dado que os livros são consideravelmente grandes kkkkk... resolvi das 4.5

luhaze 28/08/2021

Uma das grandes histórias do nosso tempo
O primeiro volume é ficção científica hard mas é impossível não continuar - e aí vem floresta sombria com uma das conclusões e desfechos mais interessantes possível.
O fim da morte e o fim da trilogia vem com mais uma chuva de conceitos, teorias e reviravoltas, o que traz Cixin Liu constantemente pro lado dos suspenses policiais da mais alta qualidade. O livro é muito bonito (não sabia que física e astronomia podiam ser tão bonitos) e ele é muito feliz em escrever uma obra tão incrível com conceitos modernos, dando uma boa renovada no gênero sci-fi e no que espero daqui pra frente em outras obras. Em resumo, genial! Mas vá preparado, o livro, o autor, o universo: tudo é complexo e lindo demais
Cassio Kendi 28/08/2021minha estante
Li os dois primeiros ano passado, sua resenha me deu vontade agora de ler o terceiro

luhaze 02/09/2021minha estante
Leia!!! É incrível. Uma das coisas mais belas e fodas que já li ??

Fritis 16/11/2020

Genial
Após várias reviravoltas, idas e vindas, erros e acertos da raça humana, um final surpreendente e intrigante. Prefeito!

Alessandro 13/06/2020

Um livro que encerra essa história épica, rica em ficção científica e momentos de ação! Uma grande história porém o autor se perde no final na minha opinião... Poderia focar mais nos personagens e colocar a ficção científica no pano de fundo.... enfim um Bom livro para quem gosta de ficção científica bruta!!!

Nicole 22/02/2024

Perfeito
Falo com tranquilidade que essa foi uma das melhores histórias de ficção científica que vou ler na minha vida. Fazia ANOS que um livro me causava tantas emoções.
Vou recomendar pra todo mundo, mal posso esperar pela série

Dalton 18/09/2019

Uma jóia espetacular
Um livro tremendamente bem escrito, bem amarrado, que te prende às páginas como uma série de televisão de qualidade é capaz de prender o público em maratonas. Apresenta uma série de discussões que seriam tabu se não fossem tão bem apresentadas, como a questão do excesso de força na mão do Estado, a redução da individualidade, o risco de uma cultura que desconsidere que mesmo aspectos como a agressividade humana possuem razão de ser e função para a sobrevivência da civilização. Também crítica a violência de fundo ideológico, o pacifismo como valor em si mesmo, defende a democracia ao mesmo tempo que mostra como ela não é uma questão indiscutível dependendo do contexto, uma vez que o movimento de massa dos indivíduos não necessariamente favorece os próprios indivíduos, levanta a questão do direito da humanidade a seu lugar no universo e como apesar dos percalços, ainda é uma só e só unida poderá enfrentar a natureza de entropia insensível da realidade. Por fim, valoriza a humanidade como cultura diversa, dinâmica e de índole potencialmente mais positiva do que negativa, capaz de sacrifícios e escolhas que não têm apenas a lógica e a razão como fundamento.

Se o universo é uma caixa de jóias infinita, essa obra é uma jóia a ser apreciada nas prateleiras de todos aqueles que apreciem ficção científica de qualidade.

Leila171 27/01/2024

Perfeito!
Acho difícil um livro de Ficção-científica superar o que a trilogia O Problena dos Três Corpos entregou. Com certeza, meus livros favoritos do gênero e também da vida.
Não é uma leitura fácil, muitas vezes fiquei perdida com a parte mais científica, fundamental para o andamento da narrativa, mas voltava alguns parágrafos e as peças se encaixavam. Muitas vezes, a violência e a crueldade humanas eram explicitadas de forma tão bem postas que foi difícil supor que agiríamos de forma diferente. Talvez a provocação do autor seja mostrar que a humanidade é, ela mesma, seu maior inimigo.

A trilogia é muito bem escrita! Não tem nenhuma ponta solta, as várias histórias e personagens estão conectados e cada um dos eventos do enredo tem sua razão de ser. Cixin Liu sabia o que queria entregar ao seu leitor e faz isso de forma brilhante.

#oproblemadostrêscorpos #ofimdamorte #literaturadescifi #editorasumadeletras #cixinliu #desafiodeleitura #lidosem2024

JCarlos 28/07/2019

Uma FC da China! E surpreendentemente fantástica!
O FIM DA MORTE, de Cixin Liu
Remembrance of Earth?s Past #03

Sinopse:
Meio século se passou desde a Batalha do Fim do Mundo, e a Terra conquistou um frágil acordo para manter os invasores trissolarianos encurralados. Com ele, uma nova era de paz e prosperidade tem início, e Luo Ji ? o homem que elaborou o acordo, agora conhecido como Portador da Espada ? tem que carregar nas costas a vida de duas civilizações. Enquanto isso, Cheng Xin, uma engenheira aeroespacial do início do século XXI, desperta da hibernação nessa nova época. Luo Ji está velho, e um novo Portador da Espada deve tomar seu lugar. Será que Cheng Xin é capaz de suportar a responsabilidade de manter a Terra em segurança? E por que um antigo projeto, da época da Crise Trissolariana, não sai de sua mente? O destino da humanidade está em jogo ? estará nosso destino nas estrelas, ou permaneceremos no berço de nossa civilização até o fim?

Impressões:
Em O Problema dos Três Corpos a humanidade descobre não se encontrar sozinha no Universo.

?Quando a humanidade enfim descobriu que o universo era uma floresta sombria onde todos cassavam uns aos outros, a criança que antigamente gritava junto à fogueira em busca de contato apagou o fogo e ficou tremendo na escuridão. Até uma faísca a apavorava.? - p. 103

Em A Floresta Sombria todas as forças são reunidas para combater a invasão e domínio da Terra pelos habitantes de Trissolaris.

?O universo todo é escuro, mas continuamos iluminados. Somos um pequeno pássaro preso a um galho na floresta sombria, iluminado por um holofote.? - p. 267

E agora, na épica conclusão O Fim da Morte, Cixin Liu apresenta um desfecho de perfeição astronômica e de uma construção narrativa ímpar. Sua abordagem cósmica o faz digno de se assentar ao lado dos grandes romancistas de ficção-científica.

?O destino final de todos os seres inteligentes sempre foi tornar-se grandiosos como seus pensamentos.? - p. 576

Quem iniciou a trilogia já se acostumou com a linguagem técnica. Devo dizer que nesse terceiro livro só aumenta. E muito. Alguns podem achar cansativo até. E às vezes é. Mas não desencanta. Ao contrário, só aumenta a sensação de maravilhamento.
Sem spoillers, posso dizer que o autor oferece uma conclusão longe de ser esticada ou desnecessária, onde somos brindados com dilemas políticos e filosóficos, bem como conceitos cosmológicos e astrofísicos e sociais futurísticos.

?A criança que era a civilização humana abrira a porta de casa e olhara para fora. A noite sem fim a deixara tão apavorada que ela tremeu diante da vasta e profunda escuridão e fechou a porta com força.? - p. 393

Dividido em eras (Comum, Crise, Disuasão, Transmissão, Casamata, Galáxia e Domínio Negro), o enredo traz temas como universos tetradimensionais, bidimensionais, buracos negros, hibernação, progressos tecnológicos e apresentação de camadas de sociedades e suas mudanças entre gerações, naves de ciclagens, genocídio de raça, perpetuação da espécie, nascimento e fim de universos, vida e morte de nosso sistema, êxodo planetário...
De fato, não é pouca coisa. Tanto o é que esse final da trilogia até poderia se desdobrar em uma pluralidade de novos livros, novas obras tal o conjunto de linhas narrativas abordadas. Contudo, tal como uma grande tapeçaria, onde a partir de um fio se forma uma peça final perfeita e intrincada, a ficção de Liu nos envolve em perplexidade e imprevisibilidade, tornando difícil imaginar para onde a história nos conduzirá. Mas, como um exímio xadrezista, ele sabe utilizar cada peça e situação para lá na frente nos surpreender em um capítulo onde, muitas das vezes, a passagem do tempo poderá se encontrar séculos infinitamente adiante.
Um dos melhores livros de FC que li em minha vida, isso posso dizer hoje.

?A morte é o único farol que não se apaga. Aonde quer que a gente vá, no fim, sempre vamos acabar indo na direção dela. Tudo no mundo desaparece, mas a morte persiste.? - p. 364