Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Bit 08/08/2020

Fogo e sangue: O rastro do reinado Targayen
Fogo e sangue é um extra de cronicas de gelo e fogo de George R.R Martin. Ele nos conta sobre a casa Targayen e sobre alguns reis e rainhas dragões no reinado único de Westeros. No começo da leitura, estava achando bem monótono, pois o ritmo é muito diferente dos livros da série, mas quando você vai lendo e se envolvendo com os personagens, lugares e histórias... Termina sendo bem interessante. São muitos os nomes Targayen e muitos repetidos ao longo da história e isso pode acabar lhe confundindo um pouco, mas a medida que você conhece cada um, fica mais fácil distinguir. Eu recomendo para aqueles que se apaixonaram por todo universo de crônicas de gelo e fogo e ficou com aquele gostinho na boca de quero mais.
George R.R Martin descreve com muitos detalhes o reinado desde Aegon o conquistador (1-37), até Aegon terceiro (131-157). Os relatos são de septões, um bobo e outros que estiveram ou não presentes durante os acontecimentos, então nem sempre são narrados com tamanha exatidão. O reinado dos Targayen é muito longo, e repleto de incríveis ou terríveis feitos, traições, corrupção, doenças, subornos, mortes, dragões, guerra, fogo e sangue. Mas também encontramos em meio ao caos, eras de paz e prosperidade, onde o reino se une e cresce cada vez mais. A sucessão do trono é quase sempre algo muito discutido e é um dos motivos principais de um período terrível, conhecido como a dança dos dragões, onde dragões lutam contra dragões, o que culmina na destruição e extinção destes, um pouco mais tarde. Os governantes a se sentarem no trono de ferro são dos mais diversos, como o período em que permanecem. Mas o destino do reino não cabe exclusivamente a eles, e muitas vezes, a causa de guerras, são por aqueles com quem compartilhavam o poder, na corte, ou até mesmo o povo: senhores, cavaleiros, comerciantes, a plebe.... Qualquer um.
Gostei muito de aprender e conhecer mais sobre o passado de Westeros, esse mundo inteiro, tão ricamente construído, onde a fantasia muitas vezes se encontra com a realidade, e onde reis, rainhas, tiranos, senhores, senhoras, cavaleiros, donzelas, plebeus.... Todos jogam o jogo dos tronos.
Lucas.Gottschall 08/08/2020minha estante
?????????? arrasou na resenha

Bit 08/08/2020minha estante
((: kkkkjl vlw

Gabriel.Chiquito 19/05/2022

"Uma história escrita com fogo e sangue"
Talvez eu seja suspeito pra falar, porque gosto muito das Crônicas de Gelo e Fogo, mas esse livro é maravilhoso. A forma como ele completa o tecido da estória da série de livros, dá o que é necessário pra entender muitas das coisas que aconteceram, e que fizeram chegar na estória principal, me lembra muito a forma como O Silmarillion faz isso, além de não ser nada chato e desinteressante se lido por si só, já que os Targaryen podem ser qualquer coisa, menos chatos.

O que pode ser um ponto ruim pra algumas pessoas (que não me incomodou realmente, mas é o que tira meia estrela) é o livro ser escrito na forma de um livro de história padrão, e não como são escritos os livros da série principal. Isso fez a leitura ser demorada por cansar um pouco, mas alternar com outros livros e ler aos poucos funcionou muito bem pra mim. No geral, amei demais, como todos os outros que li desse universo, e recomento muito.

Felippe Araujo 20/04/2021

Quando os Reis Dragões governavam Westeros
Fogo & Sangue é um livro para aqueles que não se saciam apenas com a história principal. Mas para aqueles fãs que querem conhecer tudo sobre esse mundo que foi criado pelo Martin.
A narrativa é toda feita por testemunhos de meistreis da cidadela, alto septões e em alguns momentos até pelo bobo da corte.
O livro se passa 200 anos antes da história original, quando os Targaryen, fugidos da antiga Valíria, chegam em Westeros. Esse livro é uma grande enciclopédia para conhecermos tudo sobre os reis dragões desde a conquista de Aegon.
Vamos conhecer a história de cada rei dragão, seus filhos, as intrigas políticas, as guerras por sucessão até dança dos dragões, período em que os Targaryen se dividiram e lutaram entre si pela legitimidade ao trono de ferro.
Uma história fantástica que vai se desdobrando a cada página e mostrando esse universo incrível de Westeros.

AllanR 06/03/2024

O livro é bom eu gostei bastante, mas é um livro com poucos diálogos é basicamente um livro de história de família mas vale a leitura.

lara 03/06/2024

Montanha russa
O início do livro contando a conquista de westeros por aegon é emocionante prende o leitor com o desenrolar da construção de um reino e com a guerra dornesa, até chegar no reinado de jaehaerys, não é atoa que o chamam de o conciliador, embora sua esposa alyssane traga toda a emoção do seu reinado, ela não é capaz de suprir o tédio desse período.
Agora falando da dança dos dragões, não tem como parar de ler!!! o desenrolar da guerra com traições pra ambos os lados transforma amor em ódio e vice versa em poucos parágrafos!
Com o fim da guerra o livro virou monótono de novo, apesar da narração das aventuras de lorde velaryon ser importante pra estória não acho que devia ser tão longa!
Por fim, amei o livro! GRRM gênio da escrita.

Taiane.Gaia 20/08/2020

Se você deseja saber mais sobre a família mais conhecida e polêmica dos Sete Reinos esse é o livro certo. Desde que eu assisti GOT me apaixonei por essa família e agr lendo esse livro e me aprofundando em muito mais da história deles, eu fico mais apaixonada.
Super recomendo a todos esse livro ??
Bernardo 20/08/2020minha estante
oi, como e a narrativa do livro, e tipo os livros da série mesmo ou uma história documental igual aquele livro sobre o mundo de Westeros?

Wesley.Rodrigues 09/01/2022

Foi muito interessante saber a história dos Reis Targaryens, como foi a conquista do Aegon, O Conquistador. A melhor parte do livro com certeza foi a Dança dos Dragões, agora estou muito mais ansioso por House Of The Dragon.
André_Tarbi 09/01/2022minha estante
E o Targaryen favorito? Qual é?

Wesley.Rodrigues 09/01/2022minha estante
Com certeza a Rhaenys esposa do Aegon, O conquistador, gostei bastante do Aemond e da Alysanne, quais são os seus?

luinnyss 12/09/2022

sinceramente, comecei a ler e me deu preguiça, pq assim, não tinha interesse nenhum em toooda à história, peguei o livro para ler o que eu iria ver na série e não ficar perdida. achei interessante o jeito q o G escreveu, como um livro de história, mas me da agonia não ter diálogo kkkk porém eu gostei de tudo q li.

Henrique 20/08/2022

Fogo e Sangue
É um bom livro é meu primeiro livro do George Martin e meu primeiro contato com a escrita dele apesar da história ser muito boa e conhecemos a família Targeryan e os conflitos que levaram a famosa dança dos dragões o livro tem capítulos muito grande e ficou cansativo em alguns momentos tive até que ouvir áudiobook pra avançar em algumas partes mais não deixa de ser um livro bom estou com expectativas altas pra série espero que mantenham a qualidade do livro.
Somente Leituras 21/08/2022minha estante
Os outros tbm possuem capítulos gigantes, e a diagramação é apertada, fonte pequena estilo Bíblia. Eu amei todos da série original, mas confesso q tbm ouvi alguns audiobooks

Marlon.Abel 20/02/2022

É absurdo
O nível de complexidade desse livro, de criar uma história tão palpável para um universo fantasioso, é absurdo.
Difícil conceber uma mente com tantas histórias INCRÍVEIS pra contar e ainda deixar a a entender que tem tão mais coisas.
Não deixa nada a dever a ASOIAF, apesar da diferença narrativa.
Esse livro é um absurdo.
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

MariBrandão 03/06/2021

Impressionante
Por diversas vezes durante a leitura tive a sensação de estar lendo um livro de história real, algo que estudamos na escola.

São tantos e tantos detalhes, personagens, lugares, tramas e mais tramas ocorrendo com diversas gerações de uma família. Simplesmente não parece uma história fictícia.

Não foi uma leitura leve, mas valeu cada minuto.

Jhow 12/10/2021

O melhor dele!
Simplesmente adorei esse livro, para mim foi o melhor que ele escreveu até agora, superou até a Dança dos Dragões.
Tem uma narrativa diferente, é como se estivesse lendo um livro de história, mas é genial, bem detalhado e fluido.
Ele consegue te apresentar e fazer você entender as árvores genealógicas de uma forma que não fica tediosa, você consegue ir relacionando os acontecimentos aos nomes e vai ficando facil memorizar.
Explicou muitos acontecimentos famosos que eu conhecia só por citação e muita coisa se encaixou agora, faz mais sentido as coisas, me deixou bem mais contextualizado com tudo.
Vale muito a pena!!

Suzana 03/01/2023

A narrativa é rainha
Esse é um livro impressionante, disso não há dúvidas. A verossimilhança, os detalhes, o modo grandioso como a história é contada, tudo isso contribui para torná-lo assim. Mas devo admitir que essa foi uma leitura custosa para mim especificamente.
Apesar de a escrita do Martin ser muito boa, o tom documental e distanciado impediram que eu me conectasse emocionalmente com a história e os personagens. Provável que promover essa conexão nem estivesse nos planos e esse livro tenha sido desenhado mais como um 'fan service', mas esse distanciamento acaba pesando por ser um livro tão longo. À semelhança de Silmarillion, a abundância de personagens que entram e saem de cena, nascem e morrem constantemente, apesar de admirável pela inventividade, também não contribui para deter o interesse do leitor em personagens específicos e traz a sensação de insignificância do ser. Esse é um livro que se confia e se serve principalmente da narrativa, o que não é errado, só não funciona tanto para prender minha atenção.
Existe uma razão ainda mais pessoal para desgostar de histórias que compreendam um período de tempo tão longo e em que os personagens vem e vão o tempo todo: me sinto pequena e inquieta. Infelizmente a passagem do tempo e a já mencionada insignificância do ser são questões com as quais ainda não fiz paz, e surpreendentemente, apesar de se tratarem de personagens fictícios, me dói um pouco ser confrontada o tempo todo pela noção de que não importa o quanto você tenha feito em vida, o tempo vai passar para você e te superar como a qualquer outro.
Acho que preciso ir à terapia, mesmo.

Marcos.Cabral 06/08/2021

dará uma ótima série
O livro é bem resumido apesar de ter quase 600 páginas. Fiquei surpreso pois nos livros das cronicas de gelo e fogo demora muito pra chegar em algum lugar pela quantidade de detalhes. Estou curioso em como irão fazer na série mas sei que a hbo não vai decepcionar.

So achei o final do livro meio arrastado mas fora isso o grrm cumpriu entregando um livro com uma história cheia de reviravoltas.

Ale Lima 08/11/2022

Poder e mais poder
Descobrir as origens da Dinastia dos Sete Reinos com certeza veio a esclarecer tudo que li e vi das Crônicas de Gelo e Fogo, GOT e agora A Casa do Dragão. Com uma escrita fascinante, o livro se torna um desafio e uma verdadeira viagem por terras, famílias, dragões e muitas, muitas disputas pelo Poder. Mesmo assim essa aventura fantasiosa não deixou margem para o marasmo, tornando-se leitura obrigatória para quem gosta do gênero.