Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Sara 18/05/2024

Terra arrasada!
"Fogo e Sangue" - primeiro volume - é o livro de George R.R Martin focado na ascensão da Casa Targaryen ao Trono de Westeros.

A espessura, inicialmente, pode assustar ao leitor que nunca leu as famosas "Crônicas de Gelo e Fogo", livros também conhecidos por serem um camalhaço. Eu nunca tinha lido nada de George Martin, mas a primeira temporada de "A Casa do Dragão" despertou essa vontade de finalmente entrar em contato com a literatura dele.

Fiquei surpresa com a facilidade da leitura, que tem uma fluidez excelente. Os parágrafos e frases são curtos e objetivos. O que mais chama atenção, obviamente, são os personagens, a linhagem Targaryen e suas figuras, ora cruéis em excesso, ora amáveis.

Os capítulos iniciais são deslumbrantes, repleto de dragões, aventuras, ousadias e muita crueldade. Destaque também para as personagens femininas, Visenya e Rhaenys. Duas mulheres que desafiaram o status quo e exerceram grande influência na política e no reinado de seu marido Aegon. Isso, por só, em relação a época retratada, é de se destacar. E não foi pouco o que elas fizeram.

Linhagem após linhagem, seria redundante dizer que Maegor, o Cruel, não fez jus ao seu nome. Foram momentos assombrosos e detalhadamente vívidos.

O que faz falta nesse primeiro contato com a família Targaryen recém-chegada ao Trono de Ferro, no entanto, são mais detalhes e aprofundamento. Afinal, são personagens muito sombrios e complexos. É traição atrás de traição, complôs, assassinatos, guerras, irmãos contra irmãos, em resumo, só desgraça para os que almejam sentar no trono de ferro. O próprio trono tem sua maneira única de castigar, como vemos mais para frente durante o curto reinado de Rhaenyra Targaryen.

É importante destacar que "Fogo e Sangue" não é um romance tradicional. Nas palavras do próprio George R.R Martin, ele é uma "história imaginada", escrita pelo historiador do seu universo fictício, o arquimeistre Gyldayn, da Cidadela de Vilavelha.

Esse ponto de vista é interessante, principalmente, por ser baseado nos relatos de septões, que conviviam com os regentes e registravam tudo oficialmente; mas também nos registros de bobos da corte e/ou outras figuras pouco confiáveis. Logo, estamos diante de fatos que nunca teremos certeza da veracidade - é a metalinguagem dentro da metalinguagem rsrs. Como tudo nesse universo é baseado no desejo de ascensão, qualquer registro é passível de dúvida. Mesmo os septões, essas figuras da fé, traíam e planejavam derrubadas.

Contudo, Gyldayn traz neste registro um olhar influenciado tanto pelo oficial, quanto pelo duvidoso, cabendo a nós, leitores, decidir em qual acreditar. É um recurso notável poder ter acesso, em alguns capítulos, a duas visões sobre uma mesma história - ainda que Gyldayn deixe claro qual dos relatos ele considere o mais palpável. E alguns desenlaces jamais saberemos.

Voltando para a narrativa em si, eu estava ansiosa para chegar aos eventos retratados pela série "A Casa do Dragão". Inclusive, é a partir desse ponto que o livro parece se debruçar, com todos os detalhes, sobre tudo que gira em torno dos pretos e dos verdes, de Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower. Não espere por grandes diálogos ou destaque para figuras que, por suas fortes características, sejam boas ou ruins, achamos que mereciam tal feitio. Cito como exemplo Daemon Targaryen, irmão do rei Viserys I e marido de Rhaenyra. Apesar dessa vontade por mais, acredito que temos acesso ao suficiente.

Nesse ponto da história, é difícil não tomarmos partido. Sou 100% a favor dos pretos rsrs. Fica claro o desejo do rei em tornar Rhaenyra, sua filha mais velha e do primeiro casamento, sua sucessora oficial, ainda que tal decisão bata de frente com a regra de que o filho homem mais velho é o herdeiro direto. Muitas Casas apoiaram sua decisão na época. Além disso, não podemos ignorar o fato de que Otto Hightower, mão do rei Viserys, é ambicioso e um grande estrategista. Ele queria outro herdeiro no trono - um com sangue da sua Casa -, logo, tudo já estava planejado a partir da aproximação de sua filha Alicent do rei Viserys.

É claro que ninguém é inocente nessa história. Nesse sentido, "Fogo e Sangue" é uma mistura de sentimentos. Crianças nobres precisam assumir seu dever como reis e príncipes desde cedo em meio a tramoias de seus séquitos. E todos eles são moldados pela guerra, seja do passado ou do futuro. É uma geração de pais e filhos assombrados pela carnificina e desejo de poder.

E em meio a tudo isso ainda temos os dragões. Como vimos, não há defesa contra esses seres. Quando não são usados como armas letais, eles são utilizados como demonstração de poder e ameaça. Apenas Targaryen contra Targaryen, montador de dragão contra montador de dragão, poderia provocar um destino ainda mais trágico neste reinado Targaryen manchado por fogo e sangue. E a temível Dança dos Dragões foi o resultado de tudo isso. Um rastro de destruição e morte.

O comportamento de Aegon III, o Rei Arrasado, é compreensível e talvez dialogue com os sentimentos mais íntimos dos leitores que se envolveram nessa trama. Entre inúmeros altos e baixos, e poucos momentos de felicidade e paz, "Fogo e Sangue" nos mostra o resultado de reinados lamuriosos e arrasados. Uma terra arrasada realmente.

P.S. 1:
Não se apeguem aos Targaryen rsrs.

P.S. 2:
Ansiosa pela parte 2!
emiliaverissimo 19/05/2024minha estante
Adorei sua resenha! Me deu vontade de ler antes da estreia da segunda temporada da série.

Sara 19/05/2024minha estante
Obrigadaa ? super recomendo a leitura! Tô curiosa pra ver até aonde a segunda temporada vai chegar

Kaue sousa 17/05/2024

Os cara não consegue ver irmão perto de irmão que quer casar os dois,rhaenyra rainha, ninguém percebeu que o aegon era muito perturbado pra ser rei ?

Lívia Gomes 17/05/2024

Finalmente! Pensei que nunca fosse conseguir terminar de ler esse livro!
Gostei bastante da leitura. Não se compara às "Crônicas de Gelo e Fogo", nem de longe. É um estilo diferente que o Martin encontrou para contar histórias. É um bom livro que tem uma narrativa bastante curiosa e interessante. Pra ser bem resumida e direta: a história da dinastia Targaryen é narrada como se fosse uma grande fofoca! Os relatos são fragmentados em diversas fontes diferentes que muitas vezes divergem, portanto em muitos momentos não existe um consenso de que o que está sendo relatado seja realmente um fato. Em outros momentos são apresentadas também versões e pontos de vista diferentes de uma mesma situação. Pode parecer confuso, mas não é! A única parte que achei que pode deixar a leitura meio cansativa é porque tem muitos personagens e vários deles tem o nome igual ou parecido. Esse foi o único aspecto negativo que consegui salientar em toooda a obra.
Eu amei a história dos Targaryen! Eles são muito interessantes. Alguns a gente admira e se apaixona, outros a gente não quer ver nem pintado de ouro! Por mais que vejamos os personagens através dos olhos do narrados e às vezes até mesmo de outras fontes, achei que eles foram bem construídos, com personalidades distintas, características marcantes e com profundidade.
O final do livro é um cliffhanger que me deixou inconformada. Mas eu amei!
Acho a leitura válida principalmente pra quem já leu as outras obras do George Martin sobre westeros e se sente ainda meio órfão das "Crônicas de Gelo e Fogo".

Fau 12/05/2024

Fogo e Sangue
Crônica sensacional do período pré-Robert Baratheon e a Guerra dos Tronos? o início da conquista de Westeros é muito interessante, bem como o reinado de Jaeherys, e por fim, a Dança dos Dragões propriamente dita.
Admito que depois disso ficou um pouco maçante, mas ainda assim, muito bom.
Acho sensacional a forma como tantos personagens são conectados perfeitamente.

Amanda3913 12/05/2024

Esse livro é muito bom. Bem diferente das crônicas de gelo e fogo. Esse da a sensação de que alguém está te contando uma história mesmo e é muito gostoso de ler. O Martin tem uma escrita muito boa e a construção de mundo é incrível em riqueza de detalhes. O início e o final são um pouco parados mas ainda assim consegue te prender.

daenerysthinker 10/05/2024

OK, VAMOS LA. Tenho muitasss coisas para falar desse livro, primeiramente nem acredito que finalmente terminei eleKKKKKK alyssa, rhaenyra, baela, visenya >>>>>
eu sou TB, porém, devo dizer que o TG é f0da pra k7 !! Que rivalidade deliciosa, espero que coloquem mais destaque pro aegon na série e PRINCIPALMENTE A RIVALIDADE DELE COM A IRMÃ ! Eu amei esse livro do começo ao fim (apesar de que eu estava quase morrendo por não aguentar mais o reinado do jaehaerys) a escrita do George, não tem nem oq falar, simplesmente perfeita !! Amei ler demais sobre a conquista, mas meu deus, não aguentava mais tanto Aegon KKKKKK mas resumidamente, eu amei esse livro demais !!

vicmartns 09/05/2024

Casa Targaryen
Que livro bom!!!! A história é impecável, como tudo se encaixa e como o personagem mais simples faz diferença em toda a trajetória da narrativa! No entanto, isso também foi um problema porque essa riqueza de detalhes deixa a leitura beeem cansativa e arrastada! Mas o Martin é genial!

maria6048 08/05/2024

Targaryen é igualmente sinônimo de poder e de tragédia, principalmente se a Targaryen em questão for uma mulher.

DITO ISSO, EU E MINHA CASA SERVIMOS A RAINHA RHAENYRA TARGARYEN ??

biialobato 06/05/2024

Impecável
Fogo e Sangue narra uma história que eu sempre fui louca para saber, desde 2012 quando comecei a assistir Game of Thrones: qual é a história dos 7 reinos e dos Targaryens antes da linha narrativa da série? O livro traz a sucessão do trono de ferro desde Aegon, o Conquistador, até Aegon III. Muitas idas e vindas, mortes e reviravoltas, o estilo que consagrou essa franquia. Livro gigante, mas gostoso de ler. Me conectei demais com os personagens, principalmente o Rei Jaehaerys I e a família Targaryen. Sinto falta de ter agora uma história que conte sobre a antiga valíria, os primeiros homens, ândalos e demais mitologias de Westeros e as cidades livres.

Andre Yuichi 05/05/2024

Para quem quer saber mais sobre o universo de GoT
A leitura flui muito bem, apesar de ser diferente do estilo dos livros das crônicas de gelo e fogo, nos quais existem vários pontos de vista. Aqui, a história é baseada no relato de algumas pessoas, mas são transcritos por uma pessoa apenas, o que dá um ar de dúvida sobre o que realmente aconteceu, ao mesmo tempo que isso se assemelha com a forma como nós estudamos história. Gostaria que o livro fosse até mais longo do que as 632 páginas, pois fiquei curioso para saber sobre os reinados posteriores ao de Aegon III.

Recomendo fortemente para aqueles que são fãs das crônicas de gelo e fogo e da série de GoT e HotD

Paulo Victor 05/05/2024

Dança dos Dragões
Como o título sugere, li apenas o recorte da história que me interessava e foi extremamente empolgante, não vejo a hora de assistir tudo aquilo na série da HBO. A escrita do Martin é ótima, mas a diagramação quase sem espaço para respiro da SUMA cansa qualquer um e causa uma horrível sensação de estagnação. Foi uma baita leitura e uma guerra cheia de reviravoltas, valeu muito a pena. Sobre o resto, não tenho o que opinar, pois não li, uma vez que o meu único interesse era de acordo com o que a série iria adaptar, mas acabei me interessando em saber sobre o reinado de Aegon III em diante, talvez, em algum momento, retome a leitura.

Ariel.Romeiro 01/05/2024

O primeiro cinco estrelas do ano e acho que não poderia ser diferente.

é o primeiro livro do universo de GoT que eu leio, mesmo já tendo assistido as séries, e to surpresa em não ter sido uma leitura pesada pra mim, foi até bem fluida mesmo que eu tenha demorado.

amei cada detalhe e to ansiosa pra adaptação e pro próximo livro da dinastia Targaryen!

Isadora 29/04/2024

?????
Ótimo, adorei conhecer a história da conquista e tudo que se sussedeu, bem escrito, você não vê o tempo passar ao ler

Pam 26/04/2024

Achei que eu demoraria muito mais tempo pra ler mas algumas das histórias são tão incríveis que nem vi o tempo passar. Não curti tanto a história da conquista, falam tanto que eu esperava um pouco mais.

Agora, Jaehaerys e Alysanne meus favoritos de longe. Não tiveram muitas guerras no reinado deles mas compensaram com fofocas hahaha
Cada hora era um filho diferente causando, muito bom. E Alysanne com certeza é minha personagem favorita, que mulher incrível. Preferia ver uma série deles do que da conquista, mas tudo bem.

A dança dos dragões me decepcionou um pouquinho, apesar de já saber a história inteira antes de ler, não foi o que eu esperava. Talvez por esse motivo mesmo, por já ler sabendo. Só que depois disso, ficou bem chatinho com a história dos regentes.

Mas o livro valeu muito a pena, é incrível como o George conta a história como se fosse um livro de história da vida real, você lê acreditando que tudo aconteceu realmente. A escrita é impecável e agora eu não crítico mais a demora pra sair os livros pois entendi o trabalho absurdo que deve ser escrever tudo isso.

Literaturaemreels 23/04/2024

Para quem é fã da série esse livro é como se fosse um estudo. Amei conhecer mais da minha casa favorita. Decepcionada por saber como uma casa tão grandiosa dessa acabou por causa de ganância. Os dragões morrendo partiram meu coração.