Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

KAssya9 21/07/2023

Pra quem é fã
Esse livro começa sim de forma tão inebriante que prende o leitor, mas da metade para o fim, começa a ser repetitivo em muitas partes, infelizmente, o que realmente salva é que tem pontos muito importantes da história da casa Targaryen, e vale muito a pena, porém a repetição de acontecimentos e uma certa enrolação cansam o leitor. Lê mesmo quem é fã da casa Targaryen, ou quem tem muita vontade hahah, mas vale muito a pena de certa forma.
leopr 21/07/2023minha estante
Eu amei esse livro, principalmente o reinado de Jaehaerys I

KAssya9 21/07/2023minha estante
eu tambémm, mas nada ganha a conquista, apesar do Aegon I ser o maioral, Jaehaerys I é um dos meus favoritos

Lana 21/11/2022

"nosso coração é feito de sangue e fogo"
fogo e sangue nos mostra o começo do reinado targaryen desde aegon o conquistador até aegon terceiro. o livro também nos conta "a dança do dragão" período que originou a série "a casa do dragão".é um livro muito bom, mas pra ler ele é bom estar habituado ao universo de gelo e fogo (as séries ou livros) porque do contrário, o livro pode se torna chato pra quem não conhece nada do universo.

ps: visenya, rhaenyra e daenerys as minhas targaryens favoritas, amo muito as queens

Aelita Lear 22/02/2021

Achei que seria diferente...
Já fiquei levemente frustrada ao notar que a edição da suma é menor do que os outros, mas não foi apenas isso. Achei que seria um prequel, e não um compilado de contos. Até que gostei desses contos, e as ilustrações de dentro são todas muito lindas... Mas meio que eu queria outro tipo de livro rsrs.
Zorobabel 13/10/2021minha estante
Ao meu ver cumpriu ao que ele se propôs, um relato detalhado dos reis Targaryen, não era uma saga nova, o que você acha que poderia ou deveria ter sido diferente?

Marlos 09/11/2022

Neste livro, temos contato com relatos históricos de Westeros desde a chegada dos Targaryen, contadas em paralelo por um meistre e por um bobo da corte.

Ademais, apesar de ser prioritariamente um compilado histórico, está longe de ser monótono, pois em diversas situações temos contato com acontecimentos empolgantes e perturbadores que definiram a história não só de Westeros, como da ascensão e queda da casa Targaryen.

O autor consegue transmitir as emoções dos personagens com sucesso, fazendo com que se sinta afeição por alguns, comprando a briga deles, e repulsa por outros, o que ajuda muito na imersão.

Concluindo, por ser um livro extenso, fiquei com receio da leitura ser mais arrastada e monótona, mas me surpreendi, apesar de demorada, foi uma leitura que me entreteve bastante.

geovana miranda 28/12/2022

começou bem, mas depois quis morrer
comprei esse livro tanto na intenção de saber o fatídico final (ou não) de house of the dragon da hbo, além de ter ficado, por algumas semanas, fissurada assistindo house of the dragon e game of thrones. o livro chegou e com tanta informação que eu estava consumindo desse universo, obviamente em algum momento eu iria enjoar. por isso demorei mais de dois meses nessa leitura e abandonei por algum tempo game of thrones rs (e a louca já tava querendo comprar os 5 livros rs).

esse é o tipo de livro que você tem que estar com muuuita vontade de ler para que ele dê certo (e mesmo assim vai ser chato kkkkkrying). Na minha opinião, o livro foi extremamente bom e viciante até a parte Rhaenyra x Alicent. Depois disso foi só ladeira abaixo. O final, com o começo do reinado do aegon III voltou a ficar instigante, mas aí acabou o livro.

Obviamente que a HBO quis focar na dança dos dragões, mas na minha humilde opinião o que tem antes disso tudo é muito mais interessante. Desde o começo eu já sabia que seria um livro "historiográfico" que decorre por muuuuitos anos, então para mim esse não foi o problema (não vejo outra alternativa se não essa para a narração desse tipo de linha do tempo - até pq o autor já é um senhor de idade e não tem tempo para duas séries gigantes, mal ta dando conta de uma), a história só fica muito enrolada/chata no final e acho que isso ocorre por parar de aparecer personagens icônicos e que fazem uma diferença na narrativa.

recomendo sim a leitura, acho muito foda a capacidade que esse autor tem de trazer tanta informação assim em um livro, com tantas casas, tantas linhagens e conseguir entrelaçar todas elas ao longo dos anos passados pelo livro é muito foda. mas só vai ser interessante se você quiser muito :)

Jackie! 13/09/2022

Fofoca? Aceito.
"Palavras são como o vento, mas o vento pode alimentar o fogo. Nós combateremos palavras com palavras, e apagaremos o fogo antes que ele cresça". Aqui acompanhamos os triunfos e tragédias da família Targaryen, inciando com a chegada de Aegon Targaryen, o Conquistador, em Westeros.
Esse livro é narrado, de maneira cronológica, por diferentes pontos de vistas, não muito confiáveis, de pessoas que observaram de perto todos os eventos históricos que marcaram a trajetória dos Targaryen. E é essa escolha de narrativa que se tornou o ponto mais forte do livro para mim, pois até mesmo os acontecimentos menos cativantes, conseguem se tornar muito mais interessantes com a contrapartida de poder comparar os diferentes relatos de cada uma das testemunhas.
Num geral e sem spoilers, posso dizer que achei a escrita é fluida, bem detalhada e construída. Que contém cenas de violência barbarias e que te faz questionar se existe vilões e mocinhos.
luquescunha 23/09/2022minha estante
Aceito.

Oliver9 24/08/2022

Excelente
Foi o meu primeiro livro do autor, sempre tive curiosidade para ler esse apesar de ter abandonado o livro um da saga de a guerra dos tronos.
Confesso ter sido uma leitura muito rápida, apesar de o vocabulário ser bem extenso em alguns momentos e tão cheio de detalhes que chegavam a me deixar bem enjoado. Foi necessário leves pausas e momentos para se servir um café, pois qualquer leve desvio de atenção aqui você já se perde na leitura. Então é preciso muitíssimo foco. Por via das dúvidas, foi excelente.

MellNavarro 30/05/2022

Se havia alguma dúvida de que o George Martin é um excelente contador de histórias, não há mais
Nessa longa narrativa com pouquíssimos diálogos, no voz e pena de um meistre, somos levados a Westeros 300 anos antes dos acontecimentos da Guerra dos Tronos e o protagonismo dos Targaryen e seus dragoes.
A narrativa é incrivelmente fluida e riquíssima de detalhes, com momentos cômicos com a narrativa do bobo Cogumelo
É um livro incrível para todo fã desse universo!

Pereira134 16/04/2024minha estante
Esse livro é muito bom ??

Jasmini.Gomes 16/04/2024minha estante
Na série eu não aceito o final

Goulart 19/08/2022

vamos lá...
fiquei lendo esse livro por 11 dias, achei que ia ser uma leitura fluída, porém não foi. O livro é como se fosse contado por relatos e uma linha do tempo bem certinha, mostrando desde a conquista até o começo do reinado do último targaryen que tinha dragão, por quase não ter diálogo é um livro denso e lento, você não consegue ler de um dia para o outro, provavelmente ficaria cansado da leitura. Tive que dar algumas pausas, a história é muito boa, achei que iriam ter mais detalhes da dança dos dragões (li por causa da nova série da HBO), mas essa parte da história é bem rápida. Eu gostei, mas achei arrastado.
Jeny Tiago 19/08/2022minha estante
eu achei o final extremamente arrastado depois da dança dos dragões, o George tentou meter uns plot ali no final que era evidente q iria acontecer

Thiago.Moreira 16/11/2022

QUEIMA TUDO NESSA P*****!!!
Não consegui esperar as outras temporadas de HOTD pra saber o que acontece na dança dos dragões, então decidi ler Fogo e Sangue e achei incrível! A história é muito boa e os comentários do cogumelo chegam a ser engraçados de tão absurdos kkkkkk. A obra está entre minhas melhores leituras do ano e até me animei a ler as crônicas de gelo e fogo.

Dany 10/09/2022

Tá pegando fogo, bicho! Literalmente!
Para mais resenhas e conteúdos literários conheça meu canal no youtube (Vontade de Ler) e minha página no insta (@vontade.deler)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escrito como uma espécie de livro oficial de registros do Arquimeistre Gyldayn, da Cidadela de Vilavelha, alguém que teria vivido em Westeros 100 anos antes da Guerra dos Tronos, Fogo e Sangue é o livro que retoma a saga daquela que um dia foi a Casa mais poderosa dos Sete Reinos: a Família Targaryen, que unificou e governou o continente por cerca de 300 anos.
Começando com uma pequena introdução sobre a queda da Antiga Valíria, terra-natal dos Targaryen, passando pelas batalhas da Conquista de Aegon I que, ao lado de suas duas irmãs-esposas, Visenya e Rhaenys, e seus dragões Balerion, Vhagar e Meraxes, foram os primeiros Targaryen coroados em solo westerosi.
A seguir, conhecemos Aenys I e Maegor, o Cruel, e o relacionamento trágico entre esses irmãos que marcaram a história do continente com as primeiras “tretas” entre membros da família, resultando em muitas traições, mortes e, estranhamente, casamentos. O próximo reinado seria longo e pacífico, nas mãos de Jaehaerys I, o Conciliador e sua esposa, a Boa Rainha Alyssane.
Apesar de ter tido nove filhos, o casal não deixou nenhum herdeiro direto capaz de subir ao Trono de Ferro e, assim, após o famoso Conselho de Harrenhal, ou Conselho de 101, teve início o período conhecido como Dança dos Dragões, momento em que, mais uma vez, os Targaryen se dividiram e guerrearam entre si. Os verdes, liderados por Otto e Alicent Hightower, e os pretos, com Rhaenyra e Daemon Targaryen, e grande auxílio da Casa Velaryon, travaram batalhas por céu, terra e mar, dividindo o reino em dois.
O final dessa história é, também, o final do livro – ou, pelo menos, da primeira parte, a única lançada até agora – que culmina no período em que o reino foi governado por conselheiros e regentes até chegada a maioridade de Aegon III, o Azarado.
Com uma linguagem que imita livros históricos, George Martin explora o rico universo que criou em sua série As Crônicas de Gelo e Fogo dando novos detalhes sobre o passado de Westeros e apresentando novos e carismáticos personagens. Frases fortes, dragões poderosos, castelos amaldiçoados, festas, banquetes, torneios e batalhas; tudo que os fãs de Game of Thrones apreciaram na série, de livros e da TV, mas dessa vez com muito, mas muito, fogo e sangue!

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/
Gabriela 03/10/2022minha estante
Tá pegando fogo bicho KKKKKKKKKK morri

Gabriela 03/10/2022minha estante
Obrigada pelos vídeos, me deram ânimo pra recomeçar essa lleitura

Dany 05/10/2022minha estante
hahahah, fico feliz... agora preciso terminar de gravar pq foi tanta treta que precisei de mais tempo do que o esperado!

João 21/12/2022

Livro um pouco diferente do que o autor costuma fazer, é como se fosse um livro histórico de Westeros. Se esse livro acabasse com o fim da dança dos dragões (desgraça atrás de desgraça) seria ainda melhor. Depois disso se torna uma chatice sem fim.

13marcioricardo 31/01/2022

A Conquista de Westeros e A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões

Fogo e Sangue relata o primeiro período do domínio da Casa Targaryen sobre o reino de Westeros, que vai desde Aegon I o Conquistador até Aegon III, com o ápice para a Dança dos Dragões, que nada mais é que a divisão da familía, dos dragões e do reino que leva a uma guerra civil que quase acaba na extinção quer dos Targaryen quer dos dragões.

E esta Dança dos Dragões que este ano chega à Tv como House of the Dragon prepara-se para discutir ferozmente com Senhor dos Anéis – Os Anéis de Poder os prêmios de televisão dos próximos anos. Tem tudo para dar certo e até superar Game of Thrones, pois a estória já está toda escrita, já há a experiência de GoT e além disso vão haver muitos mais dragões. A única coisa que me dá algum receio são os diálogos, que eram um dos pontos fortes de GoT e que são quase inexistentes neste livro.

O livro em si é uma lição de concisão para escritores. Muito e bem resumido, cheio de conteúdo. E, claro está, é o universo de GoT, logo haverão muitas mortes, muitas traições, muita luxúria, estratagemas e personagens ardilosos. Espero que retratem fielmente os muitos dragões na série com suas cores e que consigam incluir magistralmente o bobo cogumelo. Vai dar um grande personagem.

Confesso que pelos vídeos que ia vendo sobre a série e os comentários estava muito inclinado a torcer pela Rhaenyra, mas depois de ler o livro fiquei na dúvida. Não por ela ser mulher, mas por estar bem claro que os filhos dela eram bastardos e segundo as próprias palavras dela isso seria traição. Esse é um pormaior que não vi ninguém discutir, apesar de todo o mundo ter bastardos e mais tarde ela ter filhos com Daemon. Isso coloca em causa a sua legitimidade, mas vou esperar pela série pra tomar uma opinião mais definitiva, embora todo o mundo já esteja a fazer dos pretos os bons e dos verdes os maus. Mas na verdade, ninguém é inocente.

Em algumas partes do livro esperava mais inteligência dos personagens. Nesse sentido, Aemond foi uma desilusão, espero que o façam melhor personagem, porque é outro que tem tudo pra dar um grande vilão. Mas de forma geral, o livro traz muito fogo e muito sangue. E Fogo e Sangue era tudo o que pedia.