Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Lucas1806 27/09/2022

A história da família Targaryen
Muitos podem estar em dúvida sobre ler o livro que deu origem a House of the Dragon, série spin-off de Game of Thrones. É um livro excelente, pra quem realmente se interessa pela mitologia construída pelo autor. Aqui acompanhamos a história da família Targaryen desde a conquista de Westeros por Aegon I, o Conquistador, ancestral longínquo de Daenerys Targaryen. Muitos dragões aparecem na história, incluíndo o maior de todos os que já existiram: Balerion, o Terror Negro.
A trama, por abranger tantas gerações, apresenta um ritmo bem rápido e resumido, abrangendo mesmo um tempo de vida inteiro em um único capítulo. A narrativa também é impessoal, sendo difícil se apegar emocionalmente a um personagem, como nos apegamos com a Rhaenyra da série. Tudo é descrito de maneira praticamente histórica, como lemos sobre governantes de nações do mundo em livros de história da vida real.
O estilo de narrativa pode não agradar a todos, poucas partes são detalhadas e descritas como nos livros convencionais. Boa parte do livro segue um estilo narrativo similar a O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, embora nem tão complexo. O formato é planejado pra ser como um livro de história do universo fictício, de autoria creditada a um Meistre (classe de personagens que, na obra, desempenham funções de cientista, historiador, médico, entre outras). Como se tivéssemos em mãos um livro saído direto de uma biblioteca de Westeros.
A edição da editora Suma é um charme a parte. A capa, além da linda ilustração do dragão, possui uma textura aveludada muito agradável ao toque. O papel é confortável ao manuseio, também com uma textura agradável e um cheiro maravilhoso, que todo leitor ávido de livros físicos conhece. As ilustrações dão o toque final, várias delas, desenhadas de maneira realista.

Amanda3913 12/05/2024

Esse livro é muito bom. Bem diferente das crônicas de gelo e fogo. Esse da a sensação de que alguém está te contando uma história mesmo e é muito gostoso de ler. O Martin tem uma escrita muito boa e a construção de mundo é incrível em riqueza de detalhes. O início e o final são um pouco parados mas ainda assim consegue te prender.

Bec4 20/08/2022

"Nós voltaremos e da próxima vez traremos fogo e sangue."
Um aviso, essa não é uma leitura fluída, e alguns capítulos são extremamente cansativos. Mas é um livro que eu estava muito curiosa e queria muito ler, e a série me deu esse empurrão.
A História é narrada desde a chegada dos conquistadores Aegon, Visenya e Rhaenys Targaryen a Westeros. E se encerra no fim da regência e início do reinado de Aegon III.
E pra finalizar, morte aos verdes, se você apoia eles se cure por favor.
Team pretos até o fim!

Isa 31/05/2023

Fogo e sangue
Esse livro traz a trajetória de sucessão dos Targaryen em Westeros, desde a conquista, com Aegon I. Temos muitas guerras e jogos de poder, como não poderia ser diferente. O curto reinado de Maegor I, o Cruel e a disputa pelo trono de ferro por Aegon II e sua meia irmã Rhaenyra, que ficou conhecido como Dança dos Dragões, são histórias incríveis para quem ama as crônicas de Gelo e Fogo. O livro vai até 157 depois da conquista (DC), com o rei Aegon III, mas no final ainda tem umas páginas descrevendo os nomes dos próximos reis Targaryen até o evento que nós, leitores das crônicas já conhecemos, que é o assassinato do rei Aerys II e de seu herdeiro Rhaegar Targaryen pelas mãos de Robert Baratheon.

Victor.Ferrao 01/07/2021

Como não amar uma estória aonde existem dragões ?
A maestria na escrita e a enorme riqueza de detalhes ao relatar acontecimentos passa a perfeita impressão de que estamos lendo relatos de uma estória factual com personagens tirados de uma enorme pesquisa histórica.

Meu primeiro livro lido do gênio e criativo George RR Martin. A partir de agora quero muito mais de Westeros.

Lola 06/10/2022

Grande clássico de George Martin
OK - Dragões
OK - Tretas familiares
OK - Personagens que são 🤬 #$%!&
OK - Personagens que são promissores e morrem do nada
OK - Personagens que simplesmente morrem do nada
OK - Tanta discórdia que você nem lembra mais quem tá brigado com quem, apenas continua lendo na fé de uma hora alguém morrer
OK - Ausência de conclusão, mas a premissa de que vai ter outro livro e você precisa aguardar a boa vontade autoral para saber do resto do rolê
@raqueldreger 06/10/2022minha estante
Exatamente isso ??

Barbosa 04/11/2020

O livro é cansativo em algumas partes com pessoas que nascem, casam e morrem a todo tempo que você se perde.

Mas tirando isso o livro é muito bom, principalmente o lomgo reinado de Jaehaerys e Alysanne.

Leticia.Goveia 11/02/2023

Foi uma leitura bem difícil e demorada, mas em geral gostei do livro! A história é incrível, super inteligente e muito bem detalhada ( talvez muitos detalhes pro meu gosto ?). Eu particularmente prefiro história com mais diálogos e que podemos ler os pensamentos e emoções dos personagens, mas essa história é contada por pessoas que não tem como saber exatamente o que aconteceu em boa parte da história. Me senti lendo um livro de história pela forma como foi escrita, mas realmente o George é um gênio, ele realmente criou um mundo completo e muito bem pensado!

Tati Freitas 17/11/2020

Épico
Uma viagem no tempo, desde a conquista dos sete reinos por Aegon o conquistador e suas irmãs, até a morte do último dragão.
Simplemente incrível como George Martin criou um mundo com uma história tão crivel, que me vi acreditando que tudo aquilo realmente aconteceu.

Adriazita 08/10/2022

É praticamente um livro de história
É isso ai, um livro de história. Para quem gosta dos Targaryens e Westeros, vale muito a pena ler e entender mais sobre essa casa.

Lígia 20/09/2022

Leitura feita por causa de House of the Dragon
O livro é muito bom para quem gosta da série Game of Thrones ou como eu veio ler por causa de House of the Dragon. Ele nos conta através de inúmeros relatos desde a conquista do rei Aegon I até o que aconteceu após a Dança dos Dragões, com o rei Aegon III, ficando a critério do leitor decidir em qual das muitas versões apresentadas ele vai acreditar. Para quem quer ver se o que vão reproduzir na série vai ser condizente com o livro veio ao lugar certo, porém, se a pessoa não quer receber spoiler da série é melhor ler só após a série acabar. Para finalizar devo dizer que sou totalmente do time preto e a favor do Girl Power da Rhaenyra.

Deise 23/01/2023

Quando a curiosidade é maior
Esse livro traz uma narrativa bem diferente da que se vê nas Crônicas de Gelo e Fogo. Ele é escrito como se fosse um registro histórico muito antigo, baseado em fontes que nem sempre são as mais verossimilhantes, mas que são as únicas às quais o autor (nesse caso, um personagem também) pôde recorrer. Por esse motivo, ele chega a ser até um pouco chato em alguns momentos. Mas nada que impeça a leitura que se inicia pela curiosidade a respeito da trajetória dos Targarien nos Sete Reinos.
Aliás, apesar de breves, são particularmente curiosas, as partes que remetem a antes disso... A Valíria.
No mais, é uma boa distração enquanto a segunda temporada de A Casa do Dragão não vem.

Dea 09/07/2023

Uma escrita maravilhosa, a narrativa bem diferente dos outros livros, foi uma leitura até mais fácil e rápida.