A Garota Desaparecida

A Garota Desaparecida Lisa Gardner

Resenhas - A Garota Desaparecida

B.Bhlue 01/03/2024

Forte, quase intragável
Excelente livro. Tenso, difícil e angustiante.
Não foi uma leitura fácil. Confesso que eu precisava de algum tempo pra digerir alguns acontecimentos, por vezes tive vontade de chorar.
Enquanto li tive vários ?socos no estômago? e vontade de chorar.
Acho que merecia um título melhor e mais valorização.

Eduardo721 20/02/2024

Depois do resgate, tudo volta a ser como antes?
Quando pensamos no término de um sequestro, com a libertação da vítima, só conseguimos pensar na felicidade do reencontro familiar. Tudo parece estar resolvido, os problemas solucionados e a possibilidade de se resgatar a vida de antes. Entretanto, será que é exatamente isso o que acontece? É difícil imaginar todo o transtorno causado a essas vítimas. Em A Garota Desaparecida, de Lisa Gardner, publicado pela editora Gutenberg, conhecemos as dificuldades e ostraumas da nova vida de Flora, uma jovem que, após ser sequestrada e torturada por 472 dias, busca se reencontrar.

Cinco anos após ser libertada, Flora ainda tenta levar uma vida normal, mas simplesmente não consegue. Ela já não retribui da mesma forma o amor da mãe, o seu irmão foi embora e ela está obcecada por outras jovens sequestradas. No período em que ficou sob o poder do sequestrador, Flora foi violentada de diversas formas, de abuso sexual a ser trancafiada em uma caixa. Mas, sobre o período, pouco fala. O que será que ela foi capaz de fazer para sobreviver?

Agora, em meio a outros casos de jovens sequestradas, Flora é capturada mais uma vez. Para a polícia, o seu desaparecimento pode estar ligado a outros sumiços, e desvendar o passado de Flora é fundamental para resolver este mistério.

A narrativa de A Garota Desaparecida mescla passado e presente, fazendo o leitor acompanhar quase que simultaneamente o desenrolar dos primeiro e segundo sequestros de Flora. Isso acaba dando uma certa agilidade na leitura, prendendo o público logo no começo. Apesar disso, confesso que os personagens bem desenvolvidos foram o que mais me cativou no livro, principalmente a intrigante Flora.

Ver a perspectiva da sequestrada dentro do cativeiro é uma das principais qualidades de A Garota Desaparecida. Outro destaque é a abordagem sobre o trabalho do apoio às vítimas de sequestro. Particularmente, já li inúmeros suspenses, mas nunca tinha me deparado com a figura deste profissional.

Apesar de as passagens mais introspectivas, narradas por Flora em cativeiro, serem as mais interessantes, na ação final, as reflexões da protagonista quebram um momento de agilidade do texto. Perdeu um pouco o ritmo! As reviravoltas também não causaram tanto impacto e, de certa forma, o desfecho não me arrebatou. Esperava um pouco mais.

A Garota Desaparecida é um suspense que prende pela grande capacidade da autora de mergulhar na mente da Flora. Um relato bem descritivo em que é possível entender um pouco do sofrimento de pessoas que passaram por um sequestro. A conclusão pode não ter me pegado de jeito, mas o livro provocou uma boa reflexão sobre a vida destas pessoas, após passarem por esta violência.

?? Resenha por Daniel Lanhas ??

Asunción 14/01/2024

A Garota Desaparecida
Flora Dane sobreviveu a 472 dias de sequestro, em que grande parte de seus dias vivia trancafiada em um caixão de madeira, privada de suprimentos e onde se via obrigada pela natureza a fazer suas necessidades fisiológicas. 5 anos depois de seu resgate, Flora não é mais a mesma pessoa e, apesar de tentar levar uma vida normal, Flora se vê envolvida com outras histórias e famílias de vítimas de sequestro, e tenta buscar a sua própria justiça.

sabrinagoncalvessab 10/01/2024

INCRÍVEL!
Esse é um dos livros de investigação criminal mais incrível que eu já li! Não me arrependo de nenhuma página lida. Conseguiu me surpreender muito em muitos sentidos! Chorei, me arrepiei, me assustei, me estressei e me empolguei em vários capítulos. É um livro bem pesado, detalha muitos acontecimentos, mas apesar de tudo, mostra como a realidade é! Sobreviventes fazem o que sobreviventes precisam fazer para sobreviver. Florence Dane é a mulher mais forte já lida por mim. Recomendo demais.

Cleitao 08/01/2024

Mais um Ótimo Livro do Club Skoob
Mais um livro muito bom que veio nas caixas do Club Skoob esse é um suspense psicológico muito bom. Você começa a ler e não quer mais parar de ler até descobrir o que está acontecendo não conhecia essa escritora vou ler outros livros dela. Gostei muito da forma que ela escreveu essa história. Quem ainda não leu.. Leia eu recomendo. Como todo o livro que lemos além do nos divertimos aprendemos várias coisas que não sabíamos.

manuzitw 05/01/2024

Não é famosinho mas foi um dos melhores livros criminais que eu já li, é agonizante, do tipo de livro que você tem que fechar e respirar

Leo Rosas 12/12/2023

Quem sou eu?
Excelente história de suspense, com várias reviravoltas e três narrativas diferentes. A desaparecida vai aos poucos revelando o que aconteceu com ela durante o sequestro.
Afinal o sequestrador está morto?

Pâm 09/12/2023

Ótimo pra passar o tempo
Depois de ler tanto assunto da faculdade precisava dar um tempo na leitura técnica e ler algo pra descontrair. E nada melhor do que um livro de uma autora que eu amo!

Sobre a história em si, ela é muito boa. Intercala entre as protagonistas detetive D.D e a vítima Flora. Cheia de reviravoltas, o livro faz você criar várias teorias, e te arranca várias horas de sono. Kkkk

Como sempre, já percebi que isso é característica da autora. Ela gosta muito da cor azul, escolhe essa cor pra descrever quase toda vez que precisa dizer a cor de alguma coisa. kkkkk e outra ponto: muuuuuitos detalhes as vezes desnecessários que faz com que eu vou pulando algumas partes. Não que eu ache que não precisa dizer como o personagem tá se sentindo, ou descrever o ambiente, mas as vezes ela colocava demais! E daí, agonia como sou, quero logo saber quem é o suspeito, e descobrir a história toda. Então tem algumas partes que eu considero um pouco inútil e daí vou só lendo por cima.

Mas assim, o livro é muito bom, não é o melhor dela, mas mesmo assim vale muito a pena ler.

Maiara.Nannini 27/11/2023

Sentimento de tristeza
Me senti muito triste lendo este livro
Ela sobreviveu, ela conseguiu voltar pra casa, mas tudo o que ela viveu foi muito triste, você se coloca no lugar da protagonista diversas vezes, é agoniante.
A trama tem alguns problemas e tal, achei umas partes muito fantásticas, mas eu gostei muito do livro, achei diferente a premissa.
O livro soube passar muito bem todos os sentimentos

Jubisjuli 16/11/2023

Tentando absorver.
Que livro bom, eu não tava dando nada para ele mas ele me intrigou demais! Estou completamente em choque, a história foi muito bem desenvolvida e eu realmente amei o final, eu realmente entrei na leitura, por mais que demorei. O desenvolvimento foi muito bem trabalhado, eu odiava a detetive mas com o tempo aprendi a ama-lá e a me identificar com ela kkkkk. Ele com certeza entrou nas minha melhores leituras do ano. Pretendo ler mais livros dele mais pra frente, eu amei a escrita de Lisa Gardner. Eu me envolvi muito com as personagens e não esperava que uma mulher pudesse ter cometido atos tão cruéis, seguindo os passos de seu próprio pai abusador. Ainda bem que os dois morreu?

KelenDZ 11/11/2023

Muito bom...
Aqui temos D.D. novamente desvendado mais desaparecimentos, estando parcialmente fora das ruas.
Muitos plots, fiz muitas suposições e errei todas ?

Marta.Gomes 05/11/2023

O livro te prende do início ao fim, sempre surpreendendo com uma informação nova, com certeza irei procurar outros livros da autora.

Eriiket 30/07/2023

Uma grata surpresa
Achei esse livro por acaso. Como gosto de suspense policial, esse livro foi uma surpresa.

É muita história bem contada, que acaba prendendo a gente. Achei umas partes da Flora um pouco cansativas no início do livro, mas depois ele se desenvolve.

Do meio pro fim você já consegue identificar o que vai acontecer, mas mesmo assim achei super interessante. Recomendo!

Léo 28/07/2023

O início é um soco no estômago
Como disse antes, o início é um soco no estômago, te deixa sem ar e te coloca direto na situação em que ela enfrenta, dentro de um caixão. O livro tem um ritmo rápido e é difícil soltar as páginas. O final deixa um pouco a desejar, mas vale muito a pena a leitura.
Mais um livro da Lisa Garner e que te prende com suspense.