A Garota Desaparecida

A Garota Desaparecida Lisa Gardner

Resenhas - A Garota Desaparecida

Silvana 14/03/2019

Um ano atrás a detetive sargento D. D. Warren chefiava uma equipe na unidade de homicídios da BPD e sua alegria era viver para as investigações de assassinatos. Mas então durante uma ocorrência ela caiu em uma escada e fraturou o braço esquerdo, impedindo ela de levantar sua própria arma e seu filho pequeno. Depois de muito repouso e fisioterapia D. D. pôde voltar para o trabalho, mas agora sob regime restrito, o que significa ficar atrás de uma mesa, o que ela odeia. Mas de vez em quando ela dá umas escapadas. E é isso que ela está fazendo na garagem dos Goulding, onde sua ex equipe está investigando um crime. Só foi encontrado os restos carbonizados da vitima, ou será do criminoso?

Quem chamou a policia foram os vizinhos e junto ao corpo estava uma garota nua, toda machucada e com os pulsos amarrados. Para surpresa de todos, a garota é Florence Dane, uma antiga conhecida da policia, já que sete anos atrás ela esteve em todos os noticiários por ter sido sequestrada e mantida dentro de um caixão por 472 dias onde viveu um pesadelo sem tamanho, enquanto seu sequestrador viajava com o caixão escondido atrás da cabine de seu caminhão por todo o país e ainda provocava sua família enviando cartões postais, mensagens e até vídeos. Será Flora tão azarada assim que foi pega novamente por outro sádico? Mas ao conversar com Flora, D. D. percebe que ela não é tão vítima assim, e sabia bem o que estava fazendo.

A policia conseguiu libertar Flora e matar seu sequestrador, mas somente depois que ele quebrou Flora e tirou toda sua humanidade. A garota que voltou não era a mesma que sua família e amigos conheciam. Ela fez aulas de defesa pessoal e se especializou em comportamento criminoso. E essa já e a quarta vez que ela se envolve com criminosos com o mesmo perfil de seu sequestrador e, consegue escapar deles entregando os para a policia. Mas sua sorte não dura muito. Flora é pega e dessa vez por alguém muito mais esperto que ela. Nem todo seu conhecimento e treinamento vai ajudar. Mas D. D. não vai descansar enquanto não encontrar Flora, e ela vai ter a ajuda do Dr. Samuel Keynes, um especialista em vítimas que foi a única pessoa para quem Flora contou o que aconteceu durante seu primeiro cativeiro.

"Mas humanos são interessantes. Nossa capacidade de adaptação é realmente impressionante. Nossa fúria contra o próprio sofrimento. Nossa necessidade incansável de encontrar uma saída, de fazer alguma coisa, qualquer coisa, para seguir em frente com a vida."

Esse é o quarto livro que leio da autora, e o terceiro com a detetive D. D. Warren. E cada vez me surpreendo mais com a escrita dela. Mas antes de mais nada tenho que falar que a autora aborda assuntos fortes, perturbadores mesmo, por isso já leia preparado, pois, tem algumas cenas que chegam a embrulhar o estômago. Mas nada que a gente não esteja vendo nos noticiários dia e noite ultimamente. Com a narração dividida entre a detetive e a vítima, a história ganha um ritmo alucinante, no qual só conseguimos largar o livro quando vemos o final dele. Os capítulos com a D. D. Warren são em terceira pessoa, e os com a Flora em primeira, e ainda vamos acompanhar Flora em seu primeiro cativeiro e nos dias atuais.

Já tinha lido livros com sequestros antes, mas é a primeira vez que acompanho em primeira pessoa alguém que não apenas foi sequestrado, mas que foi sendo quebrada dia após dia para se esquecer de quem é e se tornar quem o sequestrador quer que ela seja. Foi de arrepiar ler as cenas, e de ver como ela foi se moldando e o tempo todo eu me imaginava ali no lugar dela. É fácil a gente falar e questionar vendo de fora, mas já imaginou ficar trancada dia e noite em um caixão, só sendo retirada dali para ser abusada física e psicologicamente e depois ganhar algumas migalhas de comida e um pouco de água apenas para que a garota sobreviva. Meses nessa situação transforma qualquer um. Por isso não julguei suas atitudes quando finalmente ela foi resgatada.

Se não tivesse esses capítulos onde acompanhamos Flora em seu cativeiro, eu poderia ter pensado como a detetive, e ter questionado como alguém que passou por tudo aquilo se coloca novamente em perigo, sem falar na família dela que pode ter que passar por tudo novamente. Mas depois de ler esses capítulos, eu entendo a Flora. É de cortar o coração, é de perder a fé na humanidade. É de se pensar como o ser humano chega a tal ponto de fazer tanta barbaridade e ainda achar que "eu faço isso porque sou doente, eu não consigo controlar". É depois de ler coisas como essa que eu super concordo com pena de morte. Assim como a detetive, eu também queria matar aquele escroto com minhas próprias mãos.

E para quebrar o clima sombrio e perturbador, temos os capítulos onde acompanhamos as investigações lideradas pela D. D. Nele temos mais ação e também para quem gosta de livros do gênero, é a parte onde quebramos nossa cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. As pistas vão sendo soltas e cabe a nós leitores juntarmos elas e montarmos o quebra cabeça. Mas por mais que eu tentasse, nunca que eu ia chegar no final proposto pela autora. Eu desconfiei de todo mundo. Desde a mãe da Flora, e até ela mesma foi minha suspeita durante boa parte do livro. Desconfiei de algumas pessoas só para depois poder me enganar dizendo: "mas eu pensei nessa pessoa". Só que o final foi completamente diferente de tudo o que pensei. E ainda ficou aquela sensação de "como que não enxerguei isso se estava tão na cara".

Como vocês viram lá no começo da resenha, esse livro faz parte de uma série. Mas é série porque temos a mesma detetive em todos livros, as histórias são independentes. O problema é que se lidos fora de ordem perdemos a cronologia da vida dela. Aqui mesmo, ela já está casada e tem um filho, enquanto nos outros livros dela que eu li, ela ainda era solteira. Mas isso são detalhes que não interferem na história. Não vou falar mais sobre os personagens para não soltar spoilers, mas é um livro que recomendo sem sombra de duvida para quem é fã do gênero. Quanto a edição, eu achei essa capa muito bem feita pois remete a situação vivida pela protagonista. Quanto a diagramação, um detalhe é que temos aspas no lugar do travessão, mas a história é tão envolvente que só me dei conta disso quando já estava terminando o livro.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/03/resenha-garota-desaparecida-lisa-gardner.html
Autora.S.M.Navarro 30/03/2019minha estante
Esse ainda não li. Amo os livros dela. Já adicionei na minha lista

Silvana 30/03/2019minha estante
É tão bom ou até melhor que os outros que li dela.

Autora.S.M.Navarro 30/03/2019minha estante
Sério? Amei o sangue na neve. Se for melhor, vai ir para lista dos preferidos. ??

Autora.S.M.Navarro 06/04/2019minha estante
Comecei a ler ontem, que livro incrível.

Simone de Cássia 19/04/2019

Gosto muito da autora, gostei muito do livro. Tem suspense, tem bons personagens, tem credibilidade nos meios e nos fatos. É realmente empolgante, daqueles que a gente quer logo ver como vai terminar. E o melhor: não decepciona. Muito bom!
Kah 19/04/2019minha estante
Simine, li um livro dela bem falado chamado "bem atrás de você" acho que é isso, enfim...foi uma leitura super lenta sabe, achei enfadonha...não tinha muita ação, era mta mesmice...mas acho que mesmo assim vou dar uma chance pra esse!

Kah 19/04/2019minha estante
Ops, Simone*

Simone de Cássia 19/04/2019minha estante
Pois é, Karina, gosto é assim mesmo... Mas eu, no geral, gosto muito dessa autora. Além desse livro já li outros 3 dela, e se fosse classificar por ordem do que mais gostei seria: Sangue na neve, Esconda-se e o que vc leu.

Kah 25/04/2019minha estante
Sangue na neve eu tenho o livro, talvez tente novamente!

Ronaldo 03/04/2019

A história fala de Flora, uma jovem sequestrada por um caminhoneiro e que, por um longo período é mantida dentro de um caixão, saindo de lá apenas para ser abusada. Porém, o enredo não é apelativo no sentido de apenas explorar a violência que ela sofre. Conhecemos sim sua rotina de estupros, castigos, fome e todo o tipo de privações, mas o foco não é esse. A abordagem é muito mais psicológica, tratando da Síndrome de Estocolmo. Acompanhamos o processo em que Flora, já sem esperanças de recuperar sua liberdade, começa a perder a própria identidade. E conforme seu mundo lá fora começa a deixar de existir e sua vida passa a ser apenas aquele confinamento é que ela passa por uma transformação. É impressionante como a autora descreve bem os sentimentos de Flora, narrando de maneira visceral suas turbulentas emoções, o medo que sentia pelo sequestrador dando lugar à dependência, apego e até ciúme, a maneira como ela sufocava cada vislumbre de seu passado. No aspecto policial, a narrativa também não deixa nada a desejar. A investigação é chefiada pela superintendente D.D Warren, protagonista recorrente na obra da autora. Não é das minhas detetives preferidas, mas nesse volume ela se mostrou um pouco mais agradável. Apesar de seu temperamento ácido, não há como negar sua competência no campo profissional, sempre muito incisiva ao lidar com os suspeitos. Nesse livro ela está mais fragilizada, devido a questões do trabalho e gostei de ver esse seu lado mais humano. Somente as cenas de Flora ambientadas no presente é que são um pouco cansativas. Ela passa a maior parte do livro sem interagir com ninguém e por isso sua participação na trama consiste praticamente em longos monólogos. Por outro lado esses momentos são bastante interessantes quando dão a entender que há episódios nebulosos em seu passado. O livro tem bastante ritmo, a autora é muito eficiente em trabalhar o suspense, terminando os capítulos com ganchos, lançando a todo instante revelações inesperadas e nos fazendo suspeitar de vários personagens. Sem falar no texto de Lisa que é seguro, ágil e muito bem embasado. Adoro escritores bem preparados e ela é uma delas. A editora Gutenberg merece os parabéns pelo excelente trabalho com suas séries policiais e espero que continue assim.
Drica 03/04/2019minha estante
Mais uma ótima resenha!

Deja 04/04/2019minha estante
Parabéns pela resenha maravilhosa!!

Ronaldo 04/04/2019minha estante
Obrigado

Vann.Deodato 12/07/2019

A premissa é legal, mas...
Eu fui com muita expectativa, com muita sede ao pote e me decepcionei. A premissa é muito boa, mesmo. Mas no decorrer do livro, a coisa fica chata, repetitiva. Cheguei até a abandonar.
No começo, o que a protagonista faz já me dá nos nervos. Que p*ta ideia de jerico, viu.
Os detalhes da história são a parte forte do livro. As cenas são aterrorizantes. Mas só.
Foi tão decepcionante, pra mim, que eu nem tenho mais palavras. :(
Isabel.Vilela 12/07/2019minha estante
Eita caraio, espero que eu goste

Vann.Deodato 12/07/2019minha estante
Espero que vc goste, migle

Isabel.Vilela 12/07/2019minha estante

Jéssica | @jehbreda 15/03/2023

Surpresas e mais surpresas
Aquele bom suspense que do acaba quando acaba. Inclusive, pesado. Algumas partes são? enfim.

As personagens por serem bem complexas te fazem refletir ao longo da leitura o que você faria naquela situação. Inclusive, há vários momentos que o objetivo é te confundir quem é quem.

DD pela primeira vez menos arrogante. O filho ou o ombro amoleceu ela?

Não ando lendo os livro da autora pela ordem, e sim por curiosidade mas não tem afetado muito no rumo dos enredos.
Gleidson 15/03/2023minha estante
Só li um livro dela, que é Viva para Contar. Gostei. Vou buscar esse aí.

Jéssica | @jehbreda 15/03/2023minha estante
Também comecei por esse aí, minha segunda leitura e curti. Agora vou em busca dos outros. Pena que no Brasil não tem todos traduzidos.

Gleidson 16/03/2023minha estante
Eu curti também. Vc sabe se tem uma sequência?

Isadora 16/06/2019

Recomendado!
A garota desaparecida é um livro de suspense policial que será contada pelas duas partes principais de uma história dessas, a visão da detetive e da vítima. Lisa Gardner escreve tanto a história no presente quanto flashbacks do passado dando um "quê" a mais à trama.
Flora é uma personagem muito forte e bem fascinante, te prende do início ao fim, quanto mais se descobre sobre sua vida mais você quer saber. Já D.D (não há explicações sobre essas abreviações) é uma workaholic, ou seja, não deixa para depois o que pode ser feito hoje, além de bem desconfiada, não aliviando nem para suas vítimas.

O legal desse suspense é ver o por trás das cenas da vida de um sobrevivente de um sequestro. Desmistificar o "felizes para sempre" do pós trauma, além de mostrar as várias sequelas que uma situações dessas pode deixar em uma pessoa que sofreu desse processo. O sentimento de culpa, de dependência perante ao agressor e os pensamentos de cumplicidade nas atrocidades vividas.
O mais impactante é entender que a verdadeira guerra de um pós sequestro começa depois do retorno, no momento em que é necessário se encontrar de novo.

@uma_almaliteraria
Vann.Deodato 12/07/2019minha estante
Recomendado e vc só deu 2 estrelas?

Markarroni 13/07/2019minha estante
Kkkkkk amei, duas estrelas. Tá aprendendo com o Geek Freak

Isadora 16/07/2019minha estante
Sim! Esse negócio das estrelas é algo relativo. É uma leitura boa, mas não é um livro fantástico. Serve pra você passar o tempo. Pra mim, só dou mais estrelas se ele me surpreender muito

May 18/03/2021

Uma leitura instigante que conta a vida de Flora, que foi sequestrada e ficou presa em uma caixa por mais de um ano, a narrativa é intercalada o passando enquanto ela ainda estava sequestrada, o presente onde, depois de cinco anos, ela ainda tenta se recuperar, e as tentativas da polícia de resolver outros sequestros. Quando o leitor percebe que tudo está relacionado a leitura começa a ficar interessante, embora não tenha um plot twist, porque conforme a história da Flora enquanto estava sequestrada é contada e as coisas são reveladas começa a ficar fácil descobrir o que está acontecendo no presente. Os sentimentos em relação à Flora são conflituosos porque é inevitável sentir a dor dela, entender porque ela é fria depois de passar por tudo que ela passou, mas ao mesmo tempo dela ela tem alguns pensamentos que deixam o leitor irritado, pensamentos de uma pessoa por vezes egoísta, já que a história no presente não envolve só ela, mas é conflituoso porque as descrições das atrocidades que ela viveu são muito doídas, até porque é difícil não imaginar uma mulher real passando por isso. O final do livro ficou um pouco corrido para dar um esfecho fechado para a história, mas tirando isso a leitura é envolvente e causa muitas sensações.

"Voce precisa entender: se existem coisas doentias demais para sequer pensarmos a respeito, é exatamente com elas que eles estarão fantasiando. Os caras maus por aí... Negação não vai ajudar. O silêncio não te salvará."

⚠️ Gatilho: tortura, estupro, abuso psicológico e cárcere.

site: https://www.instagram.com/p/CMiMJMEjWUP/
Mylena.Moraes 18/03/2021minha estante
Aiiii eu não tenho foco suficiente pra ver uma avaliação dessa, ter o livro na estante e não passar ele na frente dos 16 que restam da tbr de encalhados! ?????

May 20/03/2021minha estante
Amo hahaha espero que tu goste

Carola Shimoki 08/04/2019

Fraco...
(SEM SPOILER)
Sinopse: uma garota mantida em cativeiro por 472 dias consegue ser salva e sai em busca de outras pessoas desaparecidas.
Avaliação: 2/5
O livro começa empolgante e tive a sensação de que seria uma história sensacional. A cada página, ia redesenhando os possíveis finais várias vezes em minha cabeça e ficando cada vez mais ansiosa e eu adoro isso, porque todo mundo se torna suspeito de tudo e vc já não sabe nem quem vc é e nem como o seu cérebro funciona mais, rs.
Praticamente devorei as 100 primeiras páginas e pensei que terminaria em no máximo mais 2 horas de leitura e então o livro foi se tornando morno...chato...cansativo...repetitivo. A narrativa começou a ficar desgastada, as informações começaram a ser completamente dispensáveis. Acho massa quando a autora consegue confundir a gente, mas sem os elementos adequados, ela mesma acabou tornando a história confusa. Parecia que estava ?enchendo linguiça? em diversos pontos e as informações jogadas aleatoriamente. Os personagens, bem como o livro, ao invés de evoluírem, pareceram sucumbir. Todos eles começaram bem engajados em seus papeis e cumprindo suas devidas funções e foram ficando minúsculos, perdendo a serventia de um excelente complemento na história da Flora (personagem principal). Esta, então, iniciou sua trajetória como uma mulher forte e decidida, dona da zona toda e eu faço e aconteço e vou matar geral e pegar todos os bandidos do mundo e...nada! Fica apática, parecendo que suas decisões são tomadas pelo acaso do destino e não pela premissa MARAVILHOSA que ela tinha no começo. Ah! E e tem também alguns fatos de personagens citados no começo do livro que são ocultados para depois surgirem no momento propício para a autora (repito, para a autora) para terminar o livro com estes fatos ?novos?...e pera, não é assim, o suspense para ser bem escrito tem que te dar todas as pistas reais e, ou vc adivinhar e ser aquilo mesmo, ou então vc dizer ?olha aí, tava na minha cara e não vi?. E neste livro vi um monte de informações sendo jogada nos capítulos finais para ornar com a conclusão. Não gosto disso. Parece que a autora cansou de encher linguiça, apontou para o número de páginas e pensou ?opa, já dá um livro com bastante páginas, tá na hora do final?, aí aparece um fulano não sei de onde mata todo mundo e acabou o livro. Por favor, escritores, NÃO FAÇAM ISSO! NÃO É LEGAL!
Enfim, galerinha, essa é a MINHA opinião. Quem gostou, beleza, comentem as coisas legais que eu vou adorar ver essa história de outro ponto de vista. Quem não gostou, bora falar mais, rsrsrs
Vann.Deodato 12/07/2019minha estante
Amei sua resenha. Parece até que fui eu que fiz. Kkkk eu senti exatamente o mesmo.

Carola Shimoki 12/07/2019minha estante
Não é menina? Conheço outras pessoas que sentiram o mesmo.

Leitor Oculto 26/02/2020

Muito bom!
A narrativa prende em um misto de repulsa e ódio pelo sequestrador da personagem principal.

As cenas narradas são bem fortes e, em alguns momentos, geraram em mim um desconforto extremo. Ao mesmo tempo você torce pela recuperação e vingança da personagem e isso te prende a leitura.

Após a metade do livro achei que já tinha entendido tudo e fui surpreendido com algumas revelações inimagináveis.

Enfim, um bom livro com uma excelente narrativa.
JAlia.Campos 23/03/2020minha estante
Como faço para começar a ler o livro? Será que tem como vc me ajudar por favor. Eu instalei ontem o aplicativo, queria ler e estou tentando até agora

Leitor Oculto 23/03/2020minha estante
Claro que posso ajudar! Nesse App você não consegue ler o livro, apenas registra seu histórico de leitura.

Larissa @laridallabrida 09/07/2019

Que leitura incrível
Recebi esse livro na caixinha do @clubeskoob e na hora ele me chamou a atenção.
Sequestro, investigação, detetive e mistérios. Tudo isso é o compõe essa obra de Lisa Gardner, e que obra incrível.
472 dias foi o que Flora viveu nas mãos de seu sequestrador, mas ela sobreviveu, conseguiu voltar para casa. Mas será que Flora continua sendo a mesma menina de antes?
E a vontade de fazer justiça com as próprias mãos? A vontade de procurar e de vingar as varias mulheres que são sequestradas todos os dias? Flora não é mais a mesma, o cativeiro a destruiu.
A narração é perfeita, prende o leitor de todos os jeitos possíveis. Não tem como parar de ler até saber o desfecho de tudo, até atender o que está acontecendo e o que acontecerá com a nova Flora.
Leitura maravilhosa.
Super recomendo ???.
#livro #livros #book #books #agarotadesaparecida #lisagardner #clubeskoob #skoob #leitora #leitura #livraria #literatura
Daniel 21/07/2019minha estante
O q vc achou, é bom mesmo? Acabei de comprar ele kkkk

Larissa @laridallabrida 27/07/2019minha estante
Gostei mesmo dele. ?tima história

bru 17/05/2021

Eletrizante
Primeiro contato com a autora.
Descobri o livro através da atualização do histórico de leitura de um colega, e, posso confessar que fui curiosa a ponto de correr para começar, pois, foi algo que me deixou muito intrigada.

Lisa é de uma perspicácia e sua escrita foi algo ímpar, ainda não havia tido experiência com um livro tão eletrizante. Nas primeiras páginas você já toma um tapa na cara e segue assim até o termino.

Para quem possui algum tipo de gatilho com abuso (de qualquer tipo) ou estupro, não recomendo.

É uma leitura densa, perturbadora e em alguns momentos, sufocantes.

É rico de detalhes, você se sente de fato naquele ambiente, inclusive, sente a tensão e agonia.

Não imaginaria que pudesse ter um plot twist então, fui pega de surpresa.

Super recomendo.
Fabí 15/04/2022minha estante
Se já estava com vontade de ler esse livro, depois do seu relato, fiquei muito mais entusiasmada.
Muito obrigada!

bru 17/04/2022minha estante
Espero que curta como curti, Fabi. Foi uma ótima aventura

Denise 08/04/2019

A Garota Desaparecida
Eu gosto muito das histórias da Lisa. Mas sempre tenho a impressão que ?perdi? algo, dando uma olhada no Goodreads vi que é uma série de casos dessa detetive DD e que por aqui foram publicados o 2,4,5 e 8 agora entendo o motivo de ficar boiando sobre a vida pessoal da detetive. Uma pena.
Aisla 22/04/2019minha estante
Não entendo porque a editora faz isso? Poxa, é só lançar na ordem!!!

Susana Santos 20/09/2020

Recomendo.
Com certeza um livro cheio de detalhes, alguns exigem do leitor "estômago". Ao longo da leitura consigo viver cada palavra, entrar na história. É assustador que pessoas como Jacob buscam prazer em causar sofrimento ao outro, e mais assustador as consequências físicas e emocionais causadas nas vítimas.

É uma ficção, mas no mundo existem outros Jacob e Flora.

Ser uma sobrevivente pode parecer poético, mas não é nada fácil.
Dai 20/09/2020minha estante
Terminei ele ontem, e amei!! Mas é pesado mesmo, cheio de gatilho!

Dessa 19/08/2020

Bom...
Achei uma leitura, que teve seus altos e baixos em relação a me prender.
As partes narradas pela Flora, são muito bem escritas e angustiantes. Foram os pontos fortes do Livro para mim.
Porém a parte da Investigação Policial, e da D.D., eu achei chatas e que não me prenderam.

Ter descoberto após o início da Leitura, que se trata de uma série policial sobre a D.D., talvez ler na ordem te traga uma maior carga emocional com a Sargento Detetive.

Achei o Livro Bom, mas poderia ser melhor. Darei outras chances para a Autora.
fabiola.natelde 02/12/2020minha estante
Concordo com vc. Ainda estou lendo o livro, mas quando chega na parte da D.D. fico desanimada, quero ler logo para chegar na parte da Flora.

Guynaciria 26/06/2019

Imaginem a seguinte cena, uma investigadora é chamada para averiguar a cena de um crime, onde a suposta vítima (uma mulher jovem, de baixa estatura) conseguiu dominar e atear fogo em seu sequestrador/ predador sexual, um homem alto e musculoso.

D.D. Waren, fica incomodada com algo, mas não sabe explicar o motivo, ela começa a questionar a vítima, ao ponto do leitor antipatizar com a policial que quer força a barra, transformando a vítima em criminosa, pelo simples fato dessa ter conhecimentos suficientes que garantiram a sua sobrevivência.

Claro que o fato de descobrir que Flora tem algumas passagens na polícia por situações similares, só aumenta a vontade de Waren de incriminar a moça por algo.

Mas temos que levar em conta que Flora é uma sobrevivente, ela passou por uma situação de sequestro anterior que durou nada menos do que 472 dias, onde ela foi exposta a todo tipo de violência física e psicológica.

O ponto alto desse livro é a forma como o transtorno do sobrevivente é trabalhado, e como a vida deste e da família é transformada de forma irremediável, mesmo quando o sequestro tem um final feliz.

O ponto fraco é a antipatia que criamos pelos policiais da trama, que são despreparados e tem a tendência de criar situações com o intuito de embaraçar a vítima e seus familiares. Além é claro de alguns pontos que não foram devidamente trabalhados no final do livro, deixando em aberto o futuro da protagonista.
Monica Monte 19/07/2019minha estante
Sério? Li outros livros da série D. D. Warren e gostei de todas, mas peguei birra dessa criatura porque ela sempre age culpando a vítima.