Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Nado 18/10/2020

A história é famigerada e todos, ou a grande maioria, conhecem um pouco dela, então resumirei aqui o que eu senti com a leitura.
Ler Drácula foi divertido e agradável, foi uma verdadeira nostalgia para mim. Eu cresci vendo com meu irmão todo conteúdo possível de vampiros, lobisomens e todo esse universo. Lembro até hoje das economias para assistir ao "novo filme de vampiro" que iria estrear no cinema ou as férias escolares para ver esses filmes na TV.
Fazer a leitura do fundamento e da base de onde originou todo esse universo, e descobrir mais sobre ele, foi extremamente agradável. Só senti um pouco a falta do Drácula em si, imaginei que ele estaria mais presente como personagem, mesmo que toda a trama gire ao redor dele e de seus atos.
Recomendo a leitura.
Thaci 18/10/2020minha estante
Eu comecei mas abandonei a leitura, também achava que Drácula iria estar mais presente :(

Thaci 18/10/2020minha estante
Minha versão do livro é uma de 1800 e umas quebradas e tem a letra miudinha, aí já é difícil de ler ainda não tem tanto o drácula...

Thaci 18/10/2020minha estante
Quero muito terminar mas me falta incentivo

JonasLupus 19/10/2020minha estante
Awn! ?

alice 06/03/2021minha estante
Eu tbm tenha a mesma opinião que vc Reginaldo. Comprei esse livro imaginando que seria bem mais monstruoso, por ser um clássico. Me decepcionou um pouco

Fábio 20/05/2020

Clássico que merece ser conhecido
Gostei muito do livro e é bastante envolvente mesmo se já sabemos como é a história. Me fez querer mais livros de terror
Laine Balbino 20/05/2020minha estante
Já leu "Deixa ela entrar"? Claro que Drácula é o maior, mas esse é muito bom também :)

Fábio 20/05/2020minha estante
É um livro? Eu sabia do filme, que tbm não vi

Laine Balbino 20/05/2020minha estante
Sim, o filme foi baseado no livro de John Ajvide Lindqvist. Eu até gostei dos filmes (o sueco é bem mais próximo à história original), mas o livro é MUITO bom! Aborda assuntos pesados, mas com uma escrita envolvente.

Fábio 20/05/2020minha estante
Interessante! Vi que o livro é bem extenso. Talvez este e Carmella, do Le Fanu, sejam os próximos na minha lista

Laine Balbino 20/05/2020minha estante
Le Fanu ainda não li... Boa ideia! Vou ver se consigo colocar ele nas próximas leituras (história bem interessante). Obrigada pela dica inconsciente rs

Luci Eclipsada 23/06/2011

Não é só mais um livro sobre vampiros
Drácula, de Bram Stoker (Martin Claret, 438 p.) não se trata somente de mais um livro sobre vampiros, pois é, antes de tudo, um clássico da literatura que revolucionou o mito sobre estes enigmáticos seres das trevas, isso, é claro, no século XIX quando foi publicado, o que causou, não imediatamente como era de se pensar, certo furor entre os leitores da época, já que até então a literatura voltada para o terror não era tão bem explorada em relação a outros tipos de histórias com temas mais romantizados e mais semelhantes à realidade do que a fantasia, como o mito do vampiro. É claro que o vampiro de Stoker não foi o primeiro a existir na literatura_ afinal, John Polidori e Sheridan Le Fanu foram os primeiros a tratarem do tema_ mas é inegável que foi o único a ganhar notoriedade e o “único” que serviu de “base” para a complementação do mito nos séculos seguintes, seja por meio da brilhante releitura de Anne Rice e suas Crônicas Vampirescas, onde destaca-se o vampiro Lestat ou, porque não dizer, a nova visão sobre vampiros da escritora americana Stephenie Meyer.
O fato é que Drácula se consolidou e, muito embora o mito do vampiro atual tenha mudado para adequar-se ao mundo em que vivemos atualmente, não pode ser visto apenas como mais uma história sobre vampiros.
Basicamente, a trama de Stoker tem início quando o jovem advogado Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula localizado na Transilvânia. A visita feita a Transilvânia e tudo o que de estranho acontece após o encontro do advogado com o misterioso e excêntrico Conde Drácula é narrado em seu diário, no entanto, partes da história também são contadas através dos diários de Mina (primeiramente a noiva e, logo depois, esposa do jovem Harker), do Dr. Jonh Seward, médico psiquiatra e amigo do Dr. Van Helsing, que é o primeiro a decifrar a misteriosa doença de Lucy Westenra (prima de Mina) que acaba sendo convertida em vampira no decorrer da trama. Ainda podemos visualizar na obra de Stoker, o diário de bordo encontrado a bordo do navio Deméter, que misteriosamente atraca no porto de Whitbay, além de partes do diário Lucy, bem como a gravação fônica de Van Helsing no diário (chamado de Relatos Cotidianos) do Dr. Seward.
O mais interessante em toda a obra de Stoker não é o mistério que envolve toda a trama, mas a própria ambiguidade do personagem central da narrativa (Conde Drácula) que nos é apresentado não só como exótico e excêntrico, anteriormente citado, mas como uma figura extremamente forte (muito embora não goste de dar demonstração de sua força em público), violento, muita embora essa postura possa ser justificada pela necessidade de conseguir alimento, extremamente envolvente e sensual, com a capacidade de transmutação (já que ora aparece como um morcego, ora como um cão, ora como um velho, ora como um homem jovem, além de poder assumir a forma de uma névoa), além de, e talvez o mais impressionante, o fato de ser o personagem que, ao contrário do que vemos nos filmes, não demonstra preferência sexual, pois, logo no início do livro, Drácula aparentemente sente por Jonathan Harker uma espécie de amor platônico, já que proíbe as três vampiras que moram com ele em seu castelo de se aproximarem do jovem advogado e por isso acaba sendo questionado por uma delas que lhe chama a atenção sobre o fato de ele mesmo nunca ter amado (ver página 56 do livro).
Drácula ainda pode ser considerado, ironicamente devido a sua condição de vampiro, o personagem mais humano da trama, pois apresenta uma conduta dúbia que tanto o aproxima do mal, como quando ele mata para alimentar-se, como do bem; quando ele, ao final da trama, apresenta uma expressão de paz e serenidade por, quem sabe, finalmente ter conseguido a libertação de sua alma.
Em vista de todas essas considerações sobre o romance de Bram Stoker, não podemos classificá-lo meramente com algo midiático, pelo contrário, devemos considerá-lo como uma grande obra que soube explorar muito bem o mito do vampiro de modo a modernizá-lo, mesmo tendo sido escrito no século XIX, e fazê-lo servir de base para o atual mito do vampiro do século XXI.
Bill 31/03/2011minha estante
Oi, Lu! Mandou bem, como sempre. Você é bem detalhista e ainda acrescenta informações que enriquecem o livro. Excelente resenha, parabéns!

Luci Eclipsada 31/03/2011minha estante
Mais uma vez: valeu Bill !!!!

Aline 21/11/2013minha estante
Foi um dos primeiro classicos da literatura mundial que li. Gostei.

b1ktwpas 15/04/2014minha estante
Muito interessante o trecho que você fala do possível amor platônico por Jonathan. Eu me lembro bem de ter lido essa parte com muita atenção (e tensão) mas admito que não "me toquei" nesse detalhe quando uma das vampiras disse isso! É realmente algo a se questionar.
Outra característica humana do Drácula era o seu amor à leitura e à cultura inglesa. Já li comentários de que o Drácula teria planejado ir à Inglaterra por lá haver gente "pura" o suficiente para que pudessem ser suas vítimas ou fonte de alimento, porém, não vejo sua viagem à Inglaterra apenas para esse fim, afinal, se fosse apenas por "comida", ele não passaria parte de sua vida estudando o idioma inglês e lendo sobre a cultura do país em que tanto sonhou, não apenas conhecer, mas sim morar. Fica-se evidente o seu amor pela Inglaterra!

Luci Eclipsada 05/08/2014minha estante
Olá Victor, que bom que você curtiu a resernha. Muito pertinente seus comentários e quanto ao amor platônico pelo Harker, creio que se deva ao fato de Dácula não demonstrar preferência sexual. Talvez ele tenha sentido algo por Harker por ele, de repente, ter visto nele algo do refinamento inglês. Enfim, algo a se discutir!!!!
Até mais :)

Vick senpai 22/09/2021minha estante
Está gostando ?

alexandra165 22/09/2021minha estante
gostei :)

Vick senpai 22/09/2021minha estante
So n li a resenha pq tem spoiler kkk to para ler tbm

alexandra165 22/09/2021minha estante
é assim, eu não falo de nenhum grande acontecimento, só de uns pormenores q incomodaram um bocadinho kkkkk. porém se realmente não gostar de spoiler então não leia.

Dhewyd 06/02/2022minha estante
Esse é muito bom... compensa ver a adaptação pro cinema ... de 1992, com keanu Reeves, Antony Hopkins e direção de Copola

Carol 30/10/2021minha estante
Então não vale tanto a pena ler amg? Pq eu tinha vontade

Ana Tereza 03/11/2021minha estante
Não sei te dizer se valeria a pena pra ti, nvdd não sei nem dizer por mim se valeu a pena, mas acredito que sim. É que quando comecei a ler, esperava uma coisa e ao logo da leitura, fui descobrindo que não era bem o que eu esperava. Só acho que se tu for ler, é bom ir sabendo de alguns pontos que a gente acaba presumindo por ser a porra do Drácula. É um nome de peso e as expectativas são muito altas.

Mas quanto a história do livro, o que acontece é que tudo começa muito bem, a construção do terror é bem desenvolvida, é muito interessante de ler, mas chega uma hora que ela fica estagnada e acaba por aí, até mesmo na conclusão, que em tese deveria ser o momento mais foda do livro.

Mas eu gostei kkkk parece mentira, mas gostei sim. Sei la não consigo explicar.

Carol 03/11/2021minha estante
Então é bom, mas com um final bosta? KKKKKK
Pelo menos se eu for ler já vou sem expectativas kk

Ana Tereza 04/11/2021minha estante
É tipo isso kkkkkk mas pode ser que o final estrague tudo que tu leu antes não sei explicar muito bem sem dar spoiler pra ti
Fica o mistério no ar

Carol 05/11/2021minha estante
Ao msm tempo q c fala pra mim ler, vc esculacha o livro e desmotiva KKKKKKKK

FalaLud 28/04/2021

Começou bem, mas...
Sempre que pego um clássico pra ler, tento não criar muitas expectativas e manter a mente aberta pra o tipo de escrita que eu possa encontrar.
A sensação que esse livro deixou foi que acontece bastante coisa no começo e depois ficou enrolando.

A primeira parte foca mais no Conde Drácula e suas atitudes, com uma atmosfera de mistério. Já a segunda parte se concentra nos personagens que vão caçá-lo e em como vão fazê-lo, o que pra mim tornou a leitura muito cansativa e sem graça.

Vejo muitas gente colocando Drácula no mesmo patamar de Frankenstein, o que pra mim só faz sentido por existirem ?monstros? nas duas histórias; o que cada uma comunica é totalmente diferente, na minha opinião.
Rodrigo Pausen 28/04/2021minha estante
Esse é um dos raros casos em que, apesar de o livro ser muito bom, o final deixa um pouco a desejar e que no cinema acabou sendo bem melhor...

FalaLud 28/04/2021minha estante
Eu nunca vi um filme do Drácula, só vi aquele antigão do Nosferatu. Vou ver se tem em alguma plataforma de streaming, valeu a dica

Rodrigo Pausen 29/04/2021minha estante
Procura pelo de 1992 com as atuações incríveis de Gary Oldman, Anthony Hopkins e Keanu Reeves.

Rodrigo Pausen 29/04/2021minha estante
Este filme, com suas licenças é claro, seguiu muito bem o livro, porém fez suas adaptações de maneira fenomenal conseguindo ser bem melhor que o livro em muitos pontos, inclusive no desfecho.

FalaLud 29/04/2021minha estante
Obrigada, vou procurar!

Nathalye 22/09/2020

Início de leitura dos clássicos
Na quarentena me peguei apreensiva: quero ler tudo o que eu gostaria e nunca o fiz.
Fiquei apaixonada por essa versão de Drácula: o livro é uma obra de arte.
Amo filmes e séries de suspense e terror: pronto. Foi o início.
Enfim terminei de me deliciar com essas história incrível e com um livro repleto de tantos detalhes sobre a obra e o autor, que fiquei mais encanta ainda com o gênero literário. Quero mais.
Um compilado de cartas, diários e memórias escritas que nos revelam um horripilante aventura.
Amei encontrar Van Helsing. Amei saber mais afundo sobre a original história do Conde Drácula. ???
Ronaldo Pereira 22/09/2020minha estante
Já tinha lido e tinha uma edição, mais quen

Ronaldo Pereira 22/09/2020minha estante
Mas quando vi essa edição da Darkside, tive que comprar e não me arrependo, é uma das mais linda da minha estante!

Alan kleber 22/09/2020minha estante
Esse também foi o primeiro de terror que li. Leia depois Frankenstein e O Médico e o Monstro, dois clássicos absolutos.

Nathalye 22/09/2020minha estante
Essa edição da Darkside é perfeita. Um dos livros mais lindos que eu tenho tbm. Sou encantada com cada detalhe.

N.I.X. 08/07/2023

Edição deixa a desejar
Tem vários erros na edição (o livro em si, a história, é perfeita). A pandorga se preocupou muito com a beleza e pouco com o conteúdo. Vou dar nota alta porque realmente amo esse livro mas a edição da dark é bem melhor. No entanto, a linguagem usada nessa edição é mais fluída (caso alguém não goste de uma linguagem tão rebuscada quanto a da pandorga).
Yulee Zin 08/07/2023minha estante
Tirei uma estrela por conta da edição, mas Drácula segue sendo meu livro favorito da vida!

N.I.X. 08/07/2023minha estante
Eu fiquei com dó de tirar uma estrela kkkkk afinal a culpa não é do Bram

Yulee Zin 08/07/2023minha estante
Não resisti, aumentei uma estrela kkkkk agora que você falou, percebi a injustiça com o titio Stoker

N.I.X. 08/07/2023minha estante
Recomendo ler a da dark se tiver oportunidade... a dark costuma ser fiel na construção e tradução (embora algumas pessoas reclamem que a escrita pesou - eu adorei)

Duana Rocha 22/06/2021

Edição IMPECÁVEL. DarkSide ??
Tenho nem o que falar... é um clássico justificadissimo! Se tiver dúvida em relação a qual edição comprar recomendo fortemente essa Dark Edition, tem cartas, entrevistas, resenhas e ainda um conto de Dracula publicado pela esposa de Bram após sua morte. Completa demais essa edição, os textos de apoios são excelentes.
Dayana.Trajano 26/06/2021minha estante
Tá na minha estante me esperando. Esperando a hora de ler ele

Duana Rocha 26/06/2021minha estante
O meu passou quase 1 anos na estante, só tirei após ler "Depois" o novo de King, é cheio de referencia aí fiquei curiosa rs

Dayana.Trajano 26/06/2021minha estante
Sempre ouço falar de king. Esse ?depois? foi bom?

Duana Rocha 26/06/2021minha estante
Eu adorei! Mas pra começar king recomendo Escuridão total, Sem estrela ou Misery.
Sou MT fã dele rs.

briana 30/03/2021

drácula ?
fiquei meio (!!!?) com o final, não esperava morte desse personagem, mas fiquei feliz por saber a história desse clássico bem típico :)
spoiler poxaaaaaaa

lotfi 01/04/2021minha estante
tava vendo as resenhas para ver se valia a pena ler o livro, coloque o sinal de spoiler pfv

briana 01/04/2021minha estante
perdão ? mas eu deixei em aberto a resenha, juro, nao era minha intenção da spoiler mas está bem em aberto sobre a morte

fica tranquilaa kkk :33

leosilva 15/01/2015

Questão de escolha
Parece que toda vez que alguém critica um clássico é porque não entendeu a história ou só gosta de ler porcarias. Tenho esta sensação estranha: você não pode simplesmente não ter se identificado. Um clássico não pode ser chato ou ruim. Mas, como a resenha é minha e fui eu quem sofreu lendo isso (em parte por vontade própria, parte por questão de honra), acho que tenho o direito de dizer o que penso. Drácula começa bem, é um texto inteligente e muito bem escrito mas, ao longo dos capítulos, tive a sensação de que a história não andava de forma alguma. É monótono do meio para o fim, e por vezes eu parava e me perguntava se estava lendo sobre um vampiro ou um emaranhado de coisas que não precisavam ser ditas – mas que o autor insistia em dizer. O ritmo do texto é arrastado, as personagens femininas praticamente não tem diferenças entre si e o caráter epistolar não ajuda muito, pois o autor não muda sua narrativa mesmo quando passa de um personagem para outro. Tudo soa igual, repetitivo, maçante. Demorei um ano para terminar a leitura. E aquele final terrível? Enfim, pelo começo é possível garantir três estrelas, o que o deixa na média. Não mais.
Amisterdan 11/11/2016minha estante
Estava até pensando em fazer um crítica, mas depois de ler a sua, sei que não preciso mais, pois você já falou tudo que eu tinha para falar.

leosilva 12/01/2017minha estante
Tamo junto, Amisterdan.

Carolina 16/01/2017minha estante
Tive a mesma impressão que você! É difícil encontrar gente que não babe o ovo de clássicos só por serem clássicos. Ele merece seu lugar, foi inovador, mas a leitura é extremamente arrastada e tem muitas partes desnecessárias. Se tirasse umas 150 páginas o livro levaria minhas 5 estrelas.

leosilva 08/02/2017minha estante
Verdade Carolina!

Jaq 23/12/2022

De fato um clássico
Esse livro é ótimo mesmo, estava insegura porque não gostei de Frankstein, que é a mesma pegada, mas o Drácula é surreal de bom. E a série da Netflix até certo ponto é bem fiel ao livro!
Mariana Santos 27/12/2022minha estante
Jaquee, eu adoro Frankstein, e acredita que tentei ler esse e não consegui terminar? Agora deu vontade de tentar de novo kkkk

Kha 27/12/2022minha estante
Lê Carmilla! Foi ela que inspirou a história do Drácula ?

Jaq 27/12/2022minha estante
Amiga eu odiei Frankstein kkkkk mas vou tentar ler de novo

Jaq 27/12/2022minha estante
Vou tentar ler esseee, nunca ouvi falar!!

Ed.Costa 30/10/2023

Um clássico Gótico
O livro 'Drácula' de Bram Stoker é uma obra-prima do gênero gótico e um dos mais influentes romances de vampiros já escritos.

A trama se desenrola por meio de cartas, diários e relatos de diversos personagens, criando uma narrativa intrigante e repleta de mistério.

O Conde Drácula, um vampiro sedutor e ameaçador, deixa sua terra natal na Transilvânia para espalhar o terror na Inglaterra vitoriana.

A história é repleta de elementos sombrios, como o confronto entre o bem e o mal, a luta pela sobrevivência e a busca pelo amor verdadeiro.

'Drácula' não apenas estabeleceu muitos dos estereótipos modernos dos vampiros, mas também explorou temas profundos, como a tensão entre a racionalidade e o sobrenatural.

Uma leitura obrigatória para os amantes do horror e da literatura clássica.

O icônico personagem Drácula, criado por Bram Stoker, tem raízes na lenda de Vlad Tepes (Vlad III), nascido em 1431, que governou grande parte do território que hoje corresponde à Romênia.

Vlad Tepes, um nobre cristão, destacou-se como defensor de seu país e recebeu elogios do Papa por suas campanhas contra os turcos.

Nesse período, o medo assolava a cristandade, já que Constantinopla, a Roma do Oriente, havia caído nas mãos dos turcos.

A crueldade de Vlad para com seus inimigos muçulmanos e cristãos tornou-se lendária, especialmente pelo método de empalação, um suplício que prolongava o sofrimento da vítima por vários dias.

Após uma batalha, sob o comando de Vlad, milhares de soldados turcos foram empalados.

Foi a partir da lenda de Vlad que Bram Stoker concebeu seu personagem Drácula.

Embarque nessa jornada literária e mergulhe nas páginas desta história que marcou época. Seja envolvido pela intriga, pelo mistério e pelo terror.

Leve Drácula para as sombras da noite, onde a imortalidade espreita.

Leia agora e sucumba à tentação desse clássico atemporal!
MaywormIsa 30/10/2023minha estante
Resenha muito bem escrita! Drácula tá na minha lista!!!

Ed.Costa 30/10/2023minha estante
Obrigada! ??

Book Girl 31/10/2023minha estante
A linguagem dele é arcaica? Ou é fluida?

Ed.Costa 31/10/2023minha estante
Muito fluida!