Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Claire Scorzi 07/11/2011

Porque Admiro Este Livro? Eis aqui as razões.
Estive relendo e descobrindo - de novo! - porque gosto tanto deste livro. Vou tentar enumerar algumas das razões.

Primeira: A figura de Drácula é tratada obliquamente, sem excesso de exposição (lição bem aprendida por Elizabeth Kostova, que faz o mesmo em "O Historiador") para manter o suspense, o terror - como se focar demais no príncipe dos vampiros fosse contaminar-se com o Mal que ele representa - e assim não fazer o leitor/leitora perder o medo dessa figura mítica; Drácula deve continuar distante, misterioso, e, assim, assustador.

Segunda: para um romance do século XIX escrito por homem, apresenta uma forte figura feminina - Mina Harker - que luta não com armas ou distribuindo socos, mas à sua maneira: com resistência, inteligência, bom senso, coragem.

Terceira: atrelada à segunda, temos de passagem um vislumbre de um casal que se enfrenta com igualdade: Jonathan e Mina se apoiam um no outro e nota-se ao longo do livro que Jonathan vê a esposa como uma amiga - a sua melhor amiga, verdadeira companheira.

Quarta: detalhes absolutamente memoráveis, como a cena de Jonathan se barbeando no espelho quando o Conde Drácula se aproxima - e não aparece seu reflexo. Cena estupenda!

Quinta: a constante mudança de foco ou pontos de vista; temos o relato através de cartas, diários, memórias, notícias de jornal. Magnífica colagem.

Enfim: um mais do que merecido Clássico.
Baard 14/11/2011minha estante
essa cena do espelho é formidável mesmo... "É um instrumento repugnante e inútil da vaidade humana" Haha, Drácula owns. Muito foda.

Regi 03/02/2020minha estante
É admirável mesmo. Li tão jovem, aos 13 anos, e o quarto detalhe confesso que foi marcante.

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Concordo com todos os pontos que você levantou sobre o livro. Realmente, é uma obra que conseguiu reavivar o gótico inglês.

Ruth 26/01/2022

Que edição incrível
Nossa a darkside tá de parabéns nessa edição viu. A introdução impecável, relacionando contexto histórico com a vida real do autor, falando sobre a época, sobre as inspirações do bram, sobre a fake news da relação do vlad tepes com o drácula fictício, simplesmente incrível.
A história em si eu amei ler. Em alguns pontos eu achei muito arrastado, muito drama, muita enrolação, por isso não consegui dar 5 estrelas fechado.
A edição também coloca o conto extra do o Hóspede do Drácula que foi publicado só depois da morte do Bram e também traz entrevistas do bram e relatos de outras pessoas com a obra.
Também faz um apanhado de todas as adaptações da obra, tanto no teatro quanto no cinema, mostrando fotos e tem até às cartas do próprio Bram mostrando o processo criativo do livro.
Edição impecável demais amei ler, muito bom
Jooy 27/01/2022minha estante
Caraca, não sabia que era esse o material extra :o já curti.

Ruth 27/01/2022minha estante
Essa edição é extremamente completa, juro, simplesmente perfeita

Jooy 27/01/2022minha estante
Eu que já tinha deixado de lado minha vontade de ter, passarei a sofrer novamente... kk

Yas 22/01/2022

Dracula
Olha, bem chatinho?
Entre as páginas 20/50, tava até que legal, mas quando começou com o diario da Mina, ficou muitoo entediante, e eu n sabia o pq de ter que ler sobre a vida fora do castelo.
Decidi então, ler com o audiobook que foi bemm mais fácil, assim, entendi o pq de contar sobre a Mina e Lucy, etc.
o final foi bom, mas definitivamente ?diários? não é meu genero de livro.
Mel 22/01/2022minha estante
N leia as vantagens de ser invisível ent KKKKK

Mel 22/01/2022minha estante
Achei q era legallll :(

Yas 22/01/2022minha estante
KKKKKKKKK

eduxst 21/05/2023

Bom, mas extremamente lento.
Não criei expectativas antes de ler e tive relativamente muito tempo para a leitura. Acredito que essas duas coisas fizeram eu gostar da história, embora ache ela é extremamente lenta, não monótona. Recomendo para quem gosta de livros nessa pegada mais gótica e de clássicos em geral como, por exemplo, O Morro dos Ventos Uivantes e O Retrato de Dorian Gray.

A edição é muito bonita com diversas ilustrações e textos sobre o livro e a recepção que teve na época. Confesso que fiquei com preguiça de ler alguns, mas outros são bem interessantes. As fotos incluídas na obra são muitos bonitas. Só não recomendo que leiam a introdução posta no livro, pois considero que seja um tipo de spoiler principalmente para quem nunca leu. Conta o desenrolar da obra todo, mas mesmo assim não prejudicou a leitura. É bom, mas tem seus defeitos e está longe de ser um dos meus livros favoritos.
Mariana 12/08/2023minha estante
Tô lendo na da capa amarela. Gente, que preguiça. Já tentei tanto e ainda não tive coragem de terminar. Isso pq gosto de gótico. Guerreiro vc.

eduxst 13/08/2023minha estante
Esse é lento, lia um 'capítulo' por dia e dava um sono kkkkkkk

Mariana 13/08/2023minha estante
Tô tentando desde o ano passado... Então, parabéns. Vc leu

pessoabiaah 03/01/2022

A linguagem desse livro simples, muito fácil de se envolver. Perdeu uma Estrela pelo final fraco, ainda continua arrastado. Acho que todo clássico é assim né?
Reginaldo Pereira 03/01/2022minha estante
Acabei de lê-lo também, mas acho que o final parece ?decepcionar? um pouco por conta do pré-conceito que temos diante de tudo o que já ouvimos do Conde! Mas gostei bastante, sim!! A parte do navio para Londres, e o formato da escrita através de Diários, são os destaques desta obra na minha opinião!!
Mas todos clássicos não são assim, não!!! Se permite uma sugestão: tente Dickens!!?

pessoabiaah 04/01/2022minha estante
Li um conto de Natal do Dickens apenas, mas tentarei sim! O que me decepcionou foi a forma em que o Conde morreu. Achei muito simples depois de tanta fuga, sabe? Acho que esperava que ele saísse do caixão ainda pra tentar lutar

Reginaldo Pereira 04/01/2022minha estante
Realmente, você tem razão!!!

A duda 26/04/2023

Confesso que o final me decepcionou..... no geral achei o livro com uma trama boa porém o final ficou sem sal sei lá
morbeck27 26/04/2023minha estante
Achei a mesma coisa! O começo é incrível, na metade do livro começa a ficar maçante e o final foi tão rápido e tão sem graça. . .

A duda 27/04/2023minha estante
Morbeck... SIM MEU DEUS, eu ficava tão ansiosa para as partes de ação pq as vezes parecia que eles iam ficar séculos fazendo nada???

morbeck27 28/04/2023minha estante
Aham askskskskskskks era uma choradeira na metade do livro que quase larguei ele. Mas o início é fantástico

Noronha 02/03/2017

Frustração
Levei um bom tempo para ler este livro (anos na verdade), para tê-lo então foi um martir. Há muitos anos que venho querendo ler essa história e no ultimo mês finalmente tive o prazer (nem tenato) de conseguir esse feito. Comprei um box que vem com três livros, além de Dracula, tem tambem ) médico e o monstro & o Frankstein. A capa é linda, a grafia e a impressão são ótimas, de aparência o livro viveria muito bem. Mas a história...
Vamos lá, vou começar falando da maçante lenga, lenga de coisas bobas que o autor coloca no livro, em varios momentos me eprguntei o por que eu estava lendo aquilo. O autor usou um método de narrativa usando diarios dos personagens e ficou (ao meu ponto de vista) uma bosta. Muita coisa desnecessária que atrasa sua leitura de mais.
Outra coisa que me deixou muito insatisfeito com o livro é a forma que a história se desenrola, muito blá blá blá, na hora da ação mesmo, uma frustração. Já deixo avisado que o final deste livro é decepcionante. A história até começa bem, pois temos um clima de suspense e mistério no ar, quando Jonathan Harker vai até a mansão do conde Dracula com a missão de ajudar o Dracula para ajudar o Dracula a comprar uma propiredade em Londres. Até ai o livro esta muito bom. Pessoas alertando o rapaz de não ir, um caminho macabro até o castelo, as descrições do ambiente realmente AQUI são bons momentos de leitura. Ai de repente o livro para NO SEU MELHOR MOMENTO. Daí começa os malditos diarios. Eu não conseguia terminar o livro, estava chato e finalmente banquei e o terminei.
Sobre o Dracula: Resumindo, birrento, mimado, babão e sensivel. Só
Fernando Lafaiete 02/03/2017minha estante
Eu adoro este livro, mas te entendo. É muito difícil encontrar leitores que gostem de livros epistolares. E sobre a narrativa (a enrolação) era a característica narrativa da época. De fato este livro tem momentos extremamentes cansativos e chatos. Acredito que você terá o mesmo problema quando ler Frankstein, pois além de ser bem filosófico, ele também é lento e meio enrolado em algumas partes. Além de possuir uma narrativa semi-epistolar, assim como Drácula.

Noronha 03/03/2017minha estante
Kra eu comecei no ritimo o livro, depois o livro deu uma parada e começou a ficar muito chato e maçante, ai comecei a ler um pouco antes de dormir. Um livro de 440 paginas eu leio em duas semanas no maximo, Esse levei um mês. Não é ruim, mas é maçante e o final não compensa!

Léo 08/04/2017minha estante
Ainda não o li. Pretendo lê-lo este ano ainda. Mas gostaria de dizer uma coisa, pois li O Médico e o Monstro e Frankenstein (comprei a mesma box): Esse livro é um clássico de 1897. Ele se tornou clássico, pois agradou ao público até nos dias de hoje. Ninguém tem obrigação de gostar só por ser clássico. Eu li O Médio e o Monstro e Frankenstein com um pouco dessa "decepção". Mas o que precisamos entender, é que não estamos lendo um livro atual. Ou lemos com essa mentalidade e talvez conseguimos tirar algo de bom dali, ou é melhor nem ler. Não se lê um livro desses esperando ação, pois não era o que o público procurava. E ação para eles, era muito diferente do que é para nós.

Juju 04/09/2021

Uma tortura
Livro difícil, cansativo, personagens estranhos. Adorei perceber como foi, de fato, um pioneiro para o vampirismo na cultura pop, mas confesso que esperava muito mais. Valeu à pena a experiência, mas é arrastado e eu comemorei demais quando acabei.
Matheus1102 04/09/2021minha estante
nossa, quando eu li, outra edição, tbm fiquei assim, leitura super cansativa, e o pior q pensei que nas outras edições seriam diferentes, mas não ????

Alan.Felipe 04/09/2021minha estante
Que tenso =/ Tava pensando em começar ele, mas acho q vou deixar pra mais tarde

Rodrigo 11/04/2022minha estante
Concordo,pra mim foi um martírio terminar esse livro

Matheus.Andrade 14/05/2020

Stephen King indicou Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro como a tríade clássica do terror. Frankenstein (Mary Shelley) é o meu favorito e o de maior legado. Mas, fato, desses aí, Drácula é o mais assustador.
Apreensão e terror psicológico super apurado na primeira parte, e no restante um horror sangrento.
Algumas conveniências narrativas não atrapalharam, e até dá pra compreendê-las com uma explicação meio vaga deixada no livro...
Van Helsing mostra que provavelmente, pra Bram Stoker, conhecimento é poder - o herói, que tem 20 vezes menos força física do que o Drácula, consegue ficar à sua altura por sua inteligência e "mente aberta".
As figuras femininas demonstram também muita força com Lucy e Mina. Mina que, por sinal, é tratada como heroína.
Um romance epistolar formado por cartas, recortes de jornais e especialmente diários, que fazem da narrativa um relato íntimo dos transtornos causados por um vilão clássico.
Erica 17/05/2020minha estante
Frankenstein também é meu preferido, mas não há no terror heroína mais icônica que Mina Harker que hoje anda de cadeira de rodas por complicações médicas por levar a história nas costas

Matheus.Andrade 17/05/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Porra, mas Van Helsing é MUITO legal também. Só q faz sentido o que tu disse. Eu gosto mt de Lucy tbm

Erica 17/05/2020minha estante
Lucy so serve pra morrer. Mas é carismática mesmo.

Reinaldo.Souza 20/01/2021

UM PAVOROSO EMBATE ENTRE BEM E MAL QUE SEDUZ MILHARES DE LEITORES HÁ MAIS DE UM SÉCULO.
"Fonte de inúmeras adaptações para telas e palco, inspiração para músicos, escritores e artistas de todas as áreas, Drácula é um ícone incontestável e obra-máxima de Bram Stoker.

De um lado o conde Drácula - o mais famoso vampiro da literatura - e sua legião crescente de mortos-vivos. De outro, um grupo unido e decidido a caçá-lo: Jonathan e Mina Harker, o médico holandês Van Helsing e seus amigos."

Não dá pra negar que Drácula é um clássico. Tem filmes, séries e várias referências em vários outros romances. Porém o tão temido Drácula não me convenceu muito não e eu esperava por mais.

Pra começar, achei o vampirão bem qualquer coisa. Não me provocou medo nem interesse e muito menos simpatia. Ele mal aparece também na história e quando aparece, é tudo muito sem graça.

Os outros personagens, nossa... Tive que ignorar muito as atitudes machistas por ser um livro bem antigo, e esse nem foi o maior problema desse pessoal. Nunca vi tanto homem burro por metro quadrado. A mocinha ingênua e clichê consegue ser mais interessante que eles, os "heróis".

A história começou boa sim. Fiquei bastante interessado logo no começo, ela realmente me cativou. Mas lá para o meio já estava bem monótono e eu só queria que acabasse logo e quando acabou, desejei não ter lido, porque achei o final muito sem graça. Assim, a única nota que dou é dó.

Sim, bateu uma decepção aqui.
Mathias 20/01/2021minha estante
Nossa (kkkk) primeira resenha negativa que eu vejo de Dracula. Mas eu gosto assim, quando descem o pau mesmo kkkk

Reinaldo.Souza 20/01/2021minha estante
Então né, eu tbm só tinha lido resenhas positivas. Fui com o hype lá em cima hahaha

Alessandra Neres 27/01/2021minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião. Eu ainda não terminei, mas tá sendo uma luta. Como você mesmo disse, começa muito bom, com o Jonathan Harker no castelo e tudo mais, depois fica muito maçante. Eu não aguentava mais aquela lenga-lenga com a Lucy que não morria nunca, se tivesse que ler mais uma transfusão de sangue eu teria desistido haha
Quando terminar de ler escrevo a minha opinião, mas por enquanto não tá sendo o que eu esperava mesmo.

Amandinha 27/07/2012

Uma leitura boa mas que deixa a desejar.
Meu professor de Literatura indicou esse livro como sendo um dos melhores do Romantismo, o que me deu curiosidade para lê-lo. O ponto mais forte do livro é a personalidade de Drácula, a qual destoa das atuais imagens que são vendidas sobre vampiros que, na maioria das vezes, cumprem as necessidades do público adolescente. O que achei muito estranho é que ele aparece de maneira superficial no livro! Eu esperei todas as páginas para descobrir detalhadamente a história pela qual ele se tornou um não-morto, mas ao fim da leitura tive meu desejo frustrado. Dois pontos negativos podem ser destacados. Primeiro, não existem muitos momentos de ação e os que tem são rápidos e pouco emocionantes, além disso demoram bastante a acontecer, uma vez que os personagens demoram páginas e páginas planejando o que acontecerá, rodeando e rodeando, repetindo pensamentos, pedindo a benção de Deus...Segundo, os personagens são muito parecidos uns com os outros! Qual a diferença entre Lucy Westenra e Mina Harker? A morte de Drácula, um dos momentos mais esperados, foi particularmente sem graça. No geral, a leitura é boa para relaxar, mas não cativa.
Amanda 18/01/2013minha estante
"Qual a diferença entre Lucy Westenra e Mina Harker?"
HUAHSUAHUAHSUHAUHAUHUAHSAUSH

Natally 01/09/2022

Drácula
Um clássico!

Foi um dos pioneiros livros que falavam sobre vampiros, escrito em 1857 por Bram Stoker. O livro é bem gostoso de ler e fluido, é um romance epistolar, de gênero terror gótico, que detalha a história por meio de cartas, diários e recortes de jornais, com diversos pontos de vista dos personagens centrais, mas o destaque vai para a personagem Mina Harker e para o doutor Van Helsing.

O terror dele é muito brando, esperava algo mais terror, EU não senti tanto suspense e tive pouquíssimos momentos de tensão, até entendo por ter sido escrito há anos, mas esperava mais dessa pegada de terror e tensão.

Além disso, o último capítulo foi uma decepção. Muito corrido e pouco desenvolvimento, algumas questões ficaram vagas. Torcia por um embate e isso não ocorreu, esperava ver o Conde em ação e isso foi frustrante.

Mas é isso, achei um livro bom e de fácil leitura, sem palavras rebuscadas e sem muitas firulas.
Vanessa 10/09/2022minha estante
Repensando nossa amizade...

Ju 10/09/2022minha estante
Repense mesmo, rs

Natally 10/09/2022minha estante
Poxa, que pena

Karen398 22/08/2021

Senti falta de acontecimentos surpreendentes.
Essa edição é linda, Darkside foi cirúrgica!
Eu estava muito ansiosa pra ler, por ser um clássico e ter perpetuado ao longo de tantos anos. Mas eu acho que superestimei o livro... de modo geral eu esperava mais; mais terror, mais suspense, mais ação. A narração dos personagens são sempre muito descritivas, mas eu acho que linhas dedicadas à descrever detalhadamente um pôr do sol, por exemplo, poderiam ser empregadas narrando outras ações do Conde que causassem mais medo ao leitor.
Apesar desse e de outros pontos, foi uma boa história, mas não uma história marcante, pra mim.
(essa é só minha opinião, ñ tomem como verdade absoluta.)
moony 22/08/2021minha estante
Amg aconteceu a mesma coisa cmg, me decepcionei bastante

Karen398 22/08/2021minha estante
Sim!! Eu depositei muitas expectativas kkk

moony 22/08/2021minha estante
Exatamente

Robson 11/10/2020

Muito fácil
Gostei bastante do livro, a trama e os pesonagens são muito cativantes, porém o final deixou a desejar. Foi tudo muito fácil, não teve um desafio que deixou o leitor angustiado.
Ingridh.Weingartner 02/11/2020minha estante
Concordo com você, porém também devemos considerar que é um livro do século XVII, um dos primeiros livros de terror, Bram Stoker tinha poucas, se não nenhuma, obra de terror em que pudesse se inspirar, não dava pra esperar algo como Stephen King ou Raphael Montes...

Robson 03/11/2020minha estante
Verdade, mas a parte de terror e o trama foi brilhante, não tenho queixas. A verdade é que eu li com uma expectativa na cabeça de que seria "de tal jeito" mas na verdade a gente não ta acostumado com histórias assim hoje em dia

Ingridh.Weingartner 03/11/2020minha estante
Aa sim, pois é eu li sem fazer ideia do que acontecia no livro, então pra mim foi muito bom, porém dei 4 estrelas igual a você kkkkkk

Fernanda Coelho 11/09/2023

Que obra!
Um classico é um classico ne?!
O Drácula de Bram Stoker foi publicado originalmente em 1897, e sua história é uma das mais conhecidas de todos os tempos.

O advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com o Conde Drácula, figura temida pelos moradores da região. Ao longo dos acontecimentos registrados no diário de Harker, sua passagem ganha um aspecto cada vez mais assustador; e, junto a recortes de jornal e troca de cartas a obra relata a sombria e assustadora essência dos vampiros e com personagens riquíssimos.

O único ponto negativo pra mim, foi a falta do Diário do Drácula, com relato de seu ponto de vista e experiências.

Uma grande obra que vale a pena ser lida! ??

4,5 ??
Pedro 11/09/2023minha estante
É um livro muito bem escrito.

Fabio 12/09/2023minha estante
Incrível né, Fer?

Fernanda Coelho 12/09/2023minha estante
Siiiim! Eu amei demais, Fábio!