Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Michelly28 03/02/2020

Bem legal
O livro é muito bem escrito, faz você se sentir na pele dos personagens e temer pela vida deles, só senti que o final deixou um pouco a desejar
Lucas.Ducati 04/02/2020minha estante
Cadê as 5 estrelas de Drácula

Michelly28 04/02/2020minha estante
Vish me descobriram

Helena 21/09/2020

Uma história de amizade, lealdade e união
Como não gostar de um gótico brilhantemente escrito? Temos diversidade de ambientações dignas de um terror clássico: um castelo sombrio em meio a montanhas inóspitas, tempestades a beira mar, capelas fechadas e empoeiradas, hospital psiquiátrico... e cemitério, é claro!

Não se engane, pois, na essência, o livro me surpreendeu positivamente por ser uma história sobre coragem, amizade e lealdade entre amigos. A obra evolui ensinando que - com determinação, estratégia e trabalho em equipe - conseguimos resolver problemas. A moral é: com amor pelos amigos e união somos capazes até mesmo de vencer a morte e lutar pela vida (do corpo e da alma!). Apesar do famoso vampiro dar título a obra, é uma narrativa com outros personagens principais: cinco homens destemidos e uma mulher astuta. Pitadas de humor são trazidas pelo médico e professor Dr. Van Helsing. Mina Harker é a presença feminina relevante, necessária para o desenrolar, com sua doçura e coragem. Para todos os seis protagonistas, as paixões e as emoções são demonstradas com intensidade pelos personagens: juras de lealdade e amizade ocorrem a todo instante.

O livro é um compilado de diários, notícias de jornais, telegramas, cartas, memorandos, documentos, etc. No começo, há segredos, acontecimentos funestos e pessoas com comportamentos estranhos. Para nós, leitores modernos, é fácil cruzarmos as pistas e termos uma ideia de onde (ou para quem) estão apontando os mistérios. Mas imagino que, para o leitor antigo, o suspense era dezenas de vezes ampliado. Aqui, tente abstrair que você já sabe que o vilão é um vampiro! Após a construção do mistério na primeira metade, a segunda metade é uma caçada ao sobrenatural. E aqui, digo que esse é o tipo de história que quanto menos você souber, melhor! Não estragando surpresas das reviravoltas. Da metade para o final, algumas atitudes pouco inteligentes das personagens na luta contra o conde Drácula começaram a me incomodar. Entretanto, imagino que isso ocorra para mostrar que o poderoso vampiro sempre está um passo à frente em seus atos. Os acontecimentos de perseguição são frenéticos. A gradual caçada leva a um desfecho direto, mais rápido do que imaginei até.

Coloco que há uma ou outra cena lasciva envolvendo vampiros, que na época deve ter sido choque aos leitores (e que, com o passar dos anos, contribuiu ao imaginário popular de vampiros como seres sensuais). Porém, o que normalmente seria sensual, aqui foi descrito de forma horripilante. Além disso, há acontecimentos pouco compreendidos e polêmicos (imagino eu) para o final do século XIX, como transfusões de sangue (zero preocupação com compatibilidade que hoje sabemos que existe!); e transes hipnóticos.

Não é ?só mais uma história de vampiro?. É A! história de vampiro. Aquela responsável por criar toda a mitologia vampiresca. Aquela que influenciou inúmeras adaptações e inspirações ao longo dos séculos. Dê uma chance aos clássicos, mas exercite sua visão para tentar compreendê-los em sua época.

O material extra da edição da Darkside enriquece a experiência, pois traz estudos e textos de pesquisadores que passaram a vida dedicada a desvendar as nuances da obra.
Diego 21/09/2020minha estante
Resenha maravilhosa

Helena 21/09/2020minha estante
Que bom que gostou! Ainda não terminei de ler o conteúdo extra, mas fiquei empolgada em postar.

Annah Oliveira 03/02/2022

Esperava mais
Sei que na época em que esse livro foi escrito a linguagem era mais formal, mas fiquei um pouco incomodada com o quanto formal é este livro, todos os diálogos são formais. É formal de um tanto que chega até a irritar, o que poderia ser falado em poucas palavras, os personagens dão toda uma volta para enfim chegar ao ponto em questão. Isso foi o que mais me incomodou.

As mulheres tratarem os homens como os conhecedores de todas as coisas e agradecer a Deus por os ter na vida delas nem me incomodou tanto quanto a linguagem informal, afinal de contas, a história original foi escrita em 1800 e bolinhas, eram comum na época as mulheres serem submissas aos homens.

Vou falar mais detalhes lá no blog. ?
Leo 06/02/2022minha estante
Caramba, que decepção hein, tava vendo se conseguia ler esse ano pq eu peguei uma edição lindíssima da Darkside e tava doido pra ler esse clássico, mas pelo visto vou demorar diante dessa review e priorizar outros livros kkkkk

Annah Oliveira 06/02/2022minha estante
As vezes a formalidade do livro não te incomode tanto quanto me incomodou. É que eu não estou acostumada a ler clássicos. ?? Depois que vc ler, me co tá o que achou..

Clarinha 20/10/2020

Livro muito bom, com uma leitura envolvente e muito fluída, sinceramente? Muito bom.
Patygoldstars 20/10/2020minha estante
Essa história de Drácula de Bram Stoker é perfeita ?

Clarinha 21/10/2020minha estante
Realmente, muito boa

Giorgia 16/08/2020

Minha primeira experiência com audiolivros.
Um livro maravilhoso em todos os sentidos.
Esse livro foi a minha primeira experiência com audiolivros. O livro é muito bem escrito, os personagens são muito bem trabalhados.
Já a narração do livro foi perfeita, até parecia que os personagens estavam do meu lado
Anaju$ 16/08/2020minha estante
Qual o aplicativo que você usou?

Giorgia 16/08/2020minha estante
O Ubook.

Carol 19/04/2021

De arrepiar!
À princípio, antes de começar a leitura, imaginei que seria deveras uma leitura assustadora e recheada de horrores à qual tive um certo receio, portanto bastou ler a primeira frase do primeiro capítulo para ser envolvida por toda a magia obscura, assustadora e fascinante da escrita de Bram Stoker.

Um ponto a qual me chamou bastante atenção à medida que avançava por entre as páginas foi a de que o contato do leitor com o próprio Drácula se dá através dos diários escritos pelos outros personagens. Portanto, a gente vai conhecendo as facetas do terrível Conde pelos olhos de cada personagem que teve contato com ele, o que me deu a sensação do Conde Drácula ser uma sombra fantasmagórica em torno das personagens tranformando, ainda mais, o cenário em uma esfera sombria de horror.

À medida que a leitura vai chegando próxima ao fim, as surpresas tornam-se constantes, o inesperado é personagem principal e à cada passagem de capítulos é um deleite. Quando cada pedaço solto de um dos diários encontra-se com um pedaço solto de outro diário a historia caminha para um desfecho magnifíco.

Uma leitura que, de longe foi uma das melhores e que muito em breve farei releitura... e meu único desejo acerca dessa obra maravilhosa é que a segunda vez seja tão fascinante quanto a primeira. Uma obra memorável e digna de cinco estrelas se posso e tenho capacidade para avaliar de tal modo
PORTUGAL 19/04/2021minha estante
Ótimo
Ótimo

PORTUGAL 19/04/2021minha estante
??

Mands 09/07/2021

Surpreendente!
Não sei vocês, mas sempre tive aquela ideia de um Drácula "infantilizado", acho que é por causa dos filmes e livros de vampiros que a gente vê por aí (nada contra, até gosto bastante). Mas a verdadeira essência do Drácula de Bram Stoker é a de um ser muito mais sobrenatural do que fantástico, sério! Eu não estava esperando o universo sombrio que o livro me apresentou, e houve diversas cenas esquisitas que falei: ok, isso foi MT estranho!
E olha que eu adoro terror e essas coisas não me afetam com facilidade! Mas preciso dizer que ao longo da leitura eu até sonhei com o livro e não foi nem um pouco engraçado!

É uma leitura densa, daquelas que vc tem que ler sem pressa e despretensiosamente. Mas ao mesmo tempo, é um livro que te cativa tanto que fica impossível largar! A história é toda contada por meio de diários, telegramas e cartas dos personagens, então se vc gosta desse tipo de recurso, vai se deliciar com o livro. Sobre os personagens: são vários! Eu me perdi um pouco no começo, mas depois a gente vai pegando o ritmo. O Bram Stoker vai intercalando algumas histórias, abrindo vários parênteses pra fazer você se perguntar: como isso se relaciona? Mas fique tranquilo, tudo está conectado, afinal, o Drácula está em todos os lugares.

Eu consegui me conectar com todos os personagens, e não achei nenhum deles bobinho, não! Gostei que Bram (mt íntima)  consegue nos fazer conhecer todos eles, mostrando que cada um tem suas peculiaridades e importância na história!

Drácula faz jus ao posto de "clássico", além do fato de ser um livro revolucionário para a época em que foi escrito. Com certeza entrou para os favoritos do ano! Não consigo nem colocar em palavras o quão boa essa leitura foi pra mim, e mesmo agora, quase 1 mês depois de ter terminado, meu coração permanece aquecido pela experiência que foi mergulhar nessa obra!

Então se você, assim como eu, gosta de se aventurar em alguns clássicos, "Drácula" deveria entrar para a sua lista!

Obs: Essa edição da Darkside é simplesmente incrível! Além do livro ser mt bom, essa edição deixou a experiência melhor ainda!
Luiza.Martins 09/07/2021minha estante
Ok, Amanda, sua resenha é perfeita shaudua fiquei com muita vontade de ler agoraa

Mands 09/07/2021minha estante
Luizaaaaaa! Obrigada! Amei seu comentário!!!!! Leia simmmm !

Carol 04/10/2020

Me surpreendeu!
No começo estava receosa, uma vez que o filme do Coppola é um dos meus preferidos. Porém, felizmente, o livro superou minhas expectativas e me surpreendeu positivamente! Superou no meu coração o filme em questão.

Único ponto negativo,todavia desculpável, uma vez que se trata de um romance vitoriano: "... Ela tem o cérebro de um homem.." e coisas desse tipo.

Fora isso... Valeu a pena. ?
Adri 11/10/2020minha estante
meu ponto negativo também... kkkk ficou na minha cabeça essa frase, mas, de fato, desculpável... machismo imperava nessa época.

Carol 27/10/2020minha estante
Somos duas.. Toda vez que a Mina fazia algo de "inteligente" e era muito elogiada no livro essa frase me vinha na cabeça. haha Se fosse atualmente eu largaria com certeza o livro.haha

William LGZ 01/07/2022

"Uma assustadora aventura de tirar o fôlego!"
Nunca pensei que gostaria tanto desse livro, que conseguiu me encantar ao trazer um vilão tão fascinante quanto o que eu vi em Frankenstein e uma assustadora aventura de tirar o fôlego!

A primeira parte desse livro, que se passa principalmente no castelo do vampiro, é fenomenal na construção do terror e foi a que eu mais gostei. Porém os outros arcos não ficam tão atrás, tendo um elenco de personagens maravilhoso.

A construção da narrativa a partir de documentos escritos em primeira pessoa por eles, como diários e relatórios, também é bem legal e trouxe um clima diferenciado à história, curti muito isso.

Acredito que nem preciso dizer que recomendo, não é? É uma obra-prima do horror e apesar de algumas passagens tensas, acho que todo mundo seria capaz de ler.
Grishaverso's version 02/07/2022minha estante
Vou ler só pela resenha ?

William LGZ 02/07/2022minha estante
Obrigado, espero que goste do livro tbm ??

Isabela Polezel 28/10/2020

Nossa eu to completamente apaixonada por esse livro, me envolvi com todos ps personagens, estava sem esperanças de gostar, por ter odiado um clássico que li, mas esse valeu cada linha lida. Que escrita fantástica, que final! Como o Drácula chega a ser assustador, a Mina e a Lucy quero guardar em um potinho de tanto amor, estou órfão de Drácula kkkk, medo até de entrar em uma ressaca literária.
ta.cha 29/10/2020minha estante
Ce gostou dessa edição da zahar?

Isabela Polezel 29/10/2020minha estante
AMEI

Matheus 10/08/2020

Não conseguia parar de ler
Um livro que, em grande parte, é responsável pela noção moderna que temos sobre o mito do vampiro, e nos traz uma história de aventura e suspense marcada pelo horror causado pelo terrível Conde e suas ações macabras.

Escrito em formato epistolar, Drácula traz uma coletânea de cartas e diários dos personagens. Dessa forma, a narrativa é fluida e podemos ver diversos pontos de vista, além de conhecermos a fundo os sentimentos e personalidade de cada um.

Sendo assim, o autor constrói muito bem os personagens, e cada capítulo desenha a grande luta do bem contra o mal de tal forma que é impossível interromper a leitura.

Um grande clássico que continua encantando leitores e se tornou um de meus livros favoritos.
ira_rafael 10/08/2020minha estante
Interessante, colega. Vou colocar na lista, assim que acabar o 10+1

Matheus 10/08/2020minha estante
Boa, colega! Acho que você vai gostar!

g4b5 14/12/2021

gostei desse livro mais do que eu achei que iria gostar, a escrita é bem facil e a narrativa é bem fluida e essa "coisa" de contar a historia por meio de diferentes relatos funcionou muito bem pra mim! foi um dos fatores que me fez gostar muito do livro e da historia.
sobre os personagens, no geral gostei bastante de todos porem parece que faltou ALGUMA coisa mas nem eu sei dizer exatamente o quekkkkkkk e sobre a ambientação da historia, achei boa DEMAIS, acho que Bram Stoker nem se esforçou muito pra isso mas o ar sombrio e misterioso realmente dá um medo (acho que foi um dos poucos livros que eu ja li que realmente me deixou com medo).
uma questão tambem que achei interessante e só reparei quando vi alguns comentarios sobre, é o puritanismo que o autor colocou sobre as personagens mulheres, ou entao a falta dele. enquanto a moça que estava dividida entre vampiro, por 2 rapazes foi perseguida pelo vampiro, a outra moça que estava comprometida somente com um homem (nao me recordo dos nomes kkkkk), em nenhum momento foi incomodada pelo vampiro e serviu como um modo de salvação para a outra. não sei exatamente o que pensar sobre esse aspecto da obra, mas fazendo uma comparação com Carmilla, onde o autor criou personagens femininas fortes, determinadas e sensuais, em Dracula temos o completo oposto disso.
enfim, recomendo bastante a leitura, é interessante e otima pra conhecer melhor o inicio das historias de vampiros e etc
Kah 01/03/2022minha estante
Bem parecido com crepúsculo

g4b5 01/03/2022minha estante
Dracula faz cosplay de Edward Cullen

T.N.T.Rock 18/08/2022

Se arme de crucifixo, alhos e estacas e boa leitura.
Fazer uma sinopse sobre a obra Drácula é meio que “chover no molhado", quantas vezes já vimos seus personagens nas mais diversas mídias, a forte Mina Harker ou o sábio e valente Van Helsing, e paramos aqui para não nos alongar na lista de todos os outros heróis dessa trama.
Me detenho nessas poucas linhas com minha experiência da leitura, por tratar-se de um livro clássico do fim do século XIX imaginei que teria um texto um pouco arrastado ou talvez muito enfeitado, mas muito pelo contrário, mesmo sendo um romance epistolar sua narrativa flui de maneira prazerosa e mesmo sendo montado em fragmentos de diários e cartas de seus personagens, a ordem nos dá total noção de todos os acontecimentos que estão se passando e no volume preciso, além do Bram Stoker conseguir nos passar uma veracidade que em alguns momentos pensamos que tudo isso foi real, talvez isso tenha ajudado no grande fascínio que o romance transmite até hoje.
O tema Vampiro não era uma novidade mesmo naquela época mas, Bram Stoker tornou seu Drácula o principal referencial do tema até hoje, e você leitor que teme uma leitura cansativa, perca seu medo e se arme com um crucifixo, alho e algumas estacas e conheça essa incrível obra da literatura mundial.
Magda Tainy 21/09/2022minha estante
O autor transforma um cenário real em um ambiente de terror incrível e mistura realidade com a imaginação de uma forma tão convicente que todos nós sabemos que o conde Vlad foi sim um vampirão.

T.N.T.Rock 30/09/2022minha estante
Em alguns momentos parce que estamos lendo um documentário de tão verossímil que Bram Stoker nos passa a historia.

Ester Marieta 08/06/2022

Relato de uma leitora inspirada
Gostei demais, o livro me fez mergulhar muito na história de como surgiu todo esse esteriótipo de vampiro, mesmo que em alguns momentos a história demorasse a acontecer, eu gostei demais, recomendo muito a leitura, pra quem tem curiosidade de saber mais sobre a verdadeira história de Drácula.
Alissonlinx 08/06/2022minha estante
Tenho que ler novamente. O livro Drácula é espetacular.

Ester Marieta 16/06/2022minha estante
Top demais ??