O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Gabi Saraiva 21/11/2022

O conto da Aia
Estou lendo pela segunda vez, também decidi assistir novamente à série. Impressionante como cada vez essa história me impacta de maneiras diferentes. At Wood é a rainha dos detalhes, você sente como se estivesse ali, assistindo ao vivo, do topo da cena, como se fosse uma câmera que não perde nenhum detalhe. Esse livro representa todos os meus medos como mulher! Simplesmente leiam.

Nado 08/02/2020

Impactante
Leitura forte e impactante que permeia pelos nossos pensamentos por muito tempo. Mesmo sendo um futuro distópico é assustador imaginar que isso não é tão absurdo de acontecer um dia. Leitura envolvente que prende do começo ao fim.

Paola.Palliano 14/09/2021

Recomendo ler antes de assistir a série
O livro é ótimo, mas confesso que em alguns momentos achei a leitura arrastada, pois nada acontecia, mas entendi que de fato no contexto da história realmente a vida da personagem é monótona, com exceção das "obrigações" impostas a ela. Estou assistindo a série que também é otima. Uma história triste e difícil de engolir, que assusta se pararmos pra pensar no quão próxima da realidade ela está.
Thai 14/09/2021minha estante
Siim, a leitura em alguns momentos fica pesada, mas a história é maravilhosa!!!

Barbara1444 04/06/2020

Reflexão
Este livro nos leva a refletir muito sobre nossa condição humana ...eu recomendo muito !!!

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Inusitado e diferente
Quando lemos muitos livros distópicos começamos ver muito do mesmo, mas essa leitura, mesmo que vaga e confusa (como ela teve que ser) inova com algo não tão novo assim, a objetificação velada da mulher.

Os "Estados Unidos" vira Gilead, o governo slavador volta a ser um grande patriarcado (quando deixou de ser mesmo?), as mulheres não podem ler, trabalhar, ter dinheiro, ter independência, ter liberdade: mas elas tem funções.

Partindo daí conhecemos Offred, seu dia-a-dia, sua função, as pessoas que cruzam por seu caminho e seus desejos mais profundos.
Thiago 24/06/2020minha estante
Gostei mais da série viu. Estou com os testamentos, criando coragem pra iniciar hehe

Jéssica | @jehbreda 24/06/2020minha estante
A leitura de Os Testamentos está muito mais fluída!

Thiago 25/06/2020minha estante
A legal. Estou postergando aqui, mas vou iniciar. Obrigado!

Anninha 02/12/2021

Surpreendente
Sabe aquele tipo de livro que a gente lê e fica o tempo todo pensando como alguém teve aquela ideia? É esse aqui.
A autora é extremamente inteligente, consegue embalar pensamentos antigos numa distopia futurística de um jeito que é um tapa na nossa cara.
A quantidade de metáfora que tem nesse livro é impressionante e consegue nos colocar numa reflexão profunda. Cada vez que entendemos mais Gilliard, questionamos mais o mundo como está agora.
A personagem principal é alguém com quem conseguimos entender completamente, nos momentos de fraqueza e de coragem, na nostalgia e na tristeza.
A narrativa é bem descritiva e algumas partes são um pouco difíceis de prender a atenção mas são partes importantes pra que o leitor entenda exatamente o que está acontecendo.
Milla 02/12/2021minha estante
Adorei esta leitura!

Eduardo.Duarte 02/12/2021minha estante
Que resenha maravilhosa, desepertou vontade de ler !

Marta 21/09/2020

Extraordinário!
Apesar de ser uma distopia, a obra provoca reflexões sobre temas absolutamente reais e relevantes, como a discussão a respeito da opressão à mulher, impactos ambientais e como a religiosidade pode afetar tudo isso. Recomendo a todos que desejam ser pessoas mais conscientes.
Bianca1931 21/09/2020minha estante
Depois do seu comentário já vou colocar como próxima leitura. ?

Marta 21/09/2020minha estante
Não vai se arrepender, Bia! ?

Gabrielle.n 04/04/2024

Devastador
"Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja da sua irm?, e disse a Jacó: Dá-me filhos, ou senão eu morro.

Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?

E ela lhe disse: Eis aqui a minha serva, Bilha; Entra nela para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu, assim, receba filhos por ela."
GÊNESIS, 30:1-3

o conto da aia é um livro distópico, em que, ocorre uma queda da natalidade e então, o governo decide usar as mulheres que não são inférteis para procriar, essas mulheres são separadas de suas famílias e começam a ser de propriedade do governo, podendo se tornar "não mulheres" caso não atendam o que eles dizem ser regra (inférteis, homossexuais, viúvas, adúlteras e feministas).
O quanto é doloroso ler tudo que elas passam, o machismo, os estupros, tudo é muito pesado. As mulheres são vistas como nada até para outras mulheres, os que têm dinheiro se fazem de fanáticos religiosos para comandar e fazer que com que as aias e as marthas sigam tudo isso também. O final me fez querer ler o segundo livro imediatamente, me deixou intrigada.
Fernanda.Trindade 04/04/2024minha estante
Amooo esse livro!!!

Gabrielle.n 04/04/2024minha estante
eu amei muito tambémm

VitOria_ 23/08/2020

Então gente esse livro fala sobre uma revolução,teocrática,que aconteceu e mudou vida de muitas pessoas principalmente mulheres.Na visão dessa nova sociedade as mulheres são divididas em grupos que são as tias(as que fazem lavagem cerebral nas aias);Marthas(que são mulheres inférteis);Aias(que são mulheres férteis).O livro passa sendo narrado pela Offred(uma aia,que sua "função"nada mais é que procriar para uma família de um comandante,tendo então o filho ela passa para outra casa de um outro comandante.)uma mulher que já viveu sua antiga vida e que agora perdeu tudo inclusive sua liberdade,ela fala um pouco sobre o seu passado comparando o seu presente,fala sobre desejos e como sobreviver nesse mundo.Offred de longe e de perto é uma mulher forte,é uma mulher com desejos,medo e perda, é uma leitura que realmente vale muito a pena,uma distopia e experiência incrível,que todo mundo deveria ter conato pele menos 01 na vida.No decorrer da leitura você sente milhares de emoções da mais baixa ao pico do monte everest.Ele mostra a sociedade numa visão teocrática que é absurda de ridícula,faz você ter medo e querer aproveitar cada segundo que tu tem com as pessoas que você ama.É um livro perfeito,é uma distopia perfeita que vale muito o tempo de leitura.
Não sei como NÃO li antes, eu recomendo esse livro pra todos,gente,leia.
*deixar bem claro que ele não é uma fonte de felicidades,mas me proporcionou emoções fortes e ensinamentos

Renato Paniagua 17/07/2020

Em resumo, O Conto da Aia é uma estória contada pela jovem Offred, tendo como pano de fundo uma sociedade distópica dos EUA que acabou de passar por uma revolução teocrática e agora é controlada por poucos, além de uma completa submissão de todo resto.

O livro é completamente bem escrito, cada detalhe é contado para criar essa nova sociedade retrógrada e conservadora. O medo faz parte da rotina diária. Qualquer transgressão ao atual regime é passível de punição estupidamente severa. Em quem se pode confiar?

No que se refere à personagem principal, facilmente criamos uma empatia instantânea. Todo tipo de sentimento é despertado. A gente acaba torcendo por ela em meio à vida desgraçada que agora é obrigada a viver. Dá pena de ver no que reduziram ela.

Ademais, merece destaque as passagens do livro que a personagem conta um pouco da vida que levava antes da revolução, lembranças estas que são bastante oportunas pois pretendem revelar o que culminou para que chegasse no tempo da narrativa.

É válido ressaltar que talvez alguns leitores achem que o livro tem um ritmo demasiadamente lento no começo, mas como outros clássicos distópicos, o livro pretende primeiro criar uma atmosfera para que então a narrativa se desenrole com maiores camadas.

É absolutamente fácil levantar muitas reflexões sobre a sociedade descrita: papel da mulher na sociedade, questões de gênero, feminismo, relação entre política e sexo, regimes totalitários, e por aí vai.

Por fim, o livro é basicamente um ensaio sobre uma possível consequência do tipo de sociedade que vivemos agora.
Gabriela.Melo 17/07/2020minha estante
Sua resenha só ratificou meu desejo em ler o livro!

Renato Paniagua 17/07/2020minha estante
Bom ler isso! Ja to na missão de recomendar pra todo mundo esse livrão?

anna carolina 20/07/2020minha estante
Tenho o livro encalhado na estante aqui e depois de ler sua resenha com certeza será uma das minhas próximas leituras!!!

Renato Paniagua 20/07/2020minha estante
Anna, faça isso! É um excelente livro, sem dúvida! Alias, pra vocês mulheres a experiência certamente é 10x mais agoniante do que pra mim foi. Espero tua análise futuramente

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

A República De Gilead
?Alguns livros assombram o leitor. Outros assombram o autor. O Conto de Aia consegue fazer os dois."

É dessa maneira que a canadense Margaret Atwood se refere ao seu sexto livro, considerado um clássico da literatura contemporânea. Publicado em 1985, também é um sucesso de vendas que já virou ópera, filme, seriado e até conseguiu a proeza de ser banido de algumas escolas norte-americanas por conta de sua visão distópica e atemorizante do futuro, baseada numa miscelânea de correntes ideológicas que fazem parte de nosso dia a dia.

Em linhas gerais, "O Conto da Aia" trata-se de uma ficção especulativa e não deve ser taxado de ficção científica. Em sua narrativa não há monstros, naves espaciais ou coisas que ainda não podemos fazer; mas aquilo que temos à mão de uma forma jamais reunida.

Retratando uma época não muito distante, seu cenário é a República de Gilead, localizada no estado de Massachussetts e fundada por fundamentalistas religiosos após o assassinato do Presidente dos Estados Unidos e de todo o Congresso, num atentado terrorista atribuído a um grupo terrorista islâmico.

Esta região, poluída por substâncias tóxicas, apresenta uma taxa de natalidade reduzida a um nível alarmante. Para contornar o problema, algumas mulheres saudáveis e em idade reprodutiva, passaram a ser recrutadas pelo Governo com o propósito de gerar bebês perfeitos para uma elite rica e sem filhos. Chamadas de Aias, elas são afastadas de suas famílias e encaradas como um objeto a serviço de uma sociedade cada vez mais distante da ciência e da igualdade de direitos. Se bem sucedidas, no final da missão, elas são destinadas aos serviços domésticos, as Martas, todavia, se falharem, o destino reservado é a morte.

Quem narra essa história é uma Aia nomeada Offred (de Fred, nome de seu Comandante). Ela relata sua experiência neste novo papel, pois nasceu e foi criada antes da instalação de Gilead. Separada do marido e da filha, sua tenacidade e esperança de reencontrá-los são comoventes. Também é impactante a maneira como Atwood apresenta um mundo caótico em reconstrução em que a corrupção, o mercado negro e as forças inimigas ainda conseguem se infiltrar apesar do rígido controle.

Com um desfecho bem tramado, demorei para ler "O Conto da Aia", pois sua história ao mesmo tempo que me atraía, também incomodava. Precisei pausar algumas vezes, no entanto sua leitura é essencial para refletir sobre o mundo que vivemos e aquele que estamos engendrando. Densa, triste e cruel, a narrativa não poupa o leitor.

Encerro com uma mensagem de desobediência e resistência deixada por uma aia: "Nolite te bastardes carborundum", isto é, "Não permita que os bastardos reduzam você a cinzas".

Ana Karina 22/04/2022

O conto da aia
Ouvi tantas pessoas falarem da série que fui ler esse livro com as expectativas altas e no fim não foram supridas.... foi um livro bom, mas só foi isso. Fiquei chocada com as coisas que as mulheres sofreram e pensar que pra isso acontecer realmente é um pulo, mas depois de terminar o livro, fui ver a série, e ela é muito melhor. Tem uma dinâmica muito melhor. Essa é uma das raras vezes que a série está sendo melhor que o livro, rsrsrs.
Léia Dilkin 22/04/2022minha estante
Ana ainda não li os livros, mas a série é realmente ótima. :)

Ana Karina 22/04/2022minha estante
Estou assistindo e gostando bastante também.

marihoschette 23/03/2021

Intenso, irreverente e um tanto quanto incômodo. Ao meu ver a leitura incomoda principalmente mulheres, são situações que provocam os sentimentos mais sórdidos de repulsa. Uma sociedade inóspita para qualquer mulher.
Me provocou bastante, pude perceber o quanto progredimos até aqui com as lutas feministas, infelizmente o livro não retrata apenas esse ponto, em várias partes me vi relacionando a realidade com a história narrada por Offred.
"Lamento que haja tanto sofrimento nesta história. Lamento que esteja em fragmentos, como um corpo apanhado num fogo cruzado ou desfeito em pedaços à força. Mas não há nada que eu possa fazer para mudá-la."

Palomasm 01/03/2020

O Conto da Aia
É uma história pesada, que apresenta mulheres sendo submetidas a situações absurdas, por um novo estado proclamado "religioso" e repleto de preconceitos, demonstra pelos olhos da personagens principal como é viver em uma sociedade opressora e que a mesma é tratada como se fosse apenas um objeto para procriação! Para quem gosta de distopias como eu, vai amar este livro.

Cynthia 10/04/2021

Misoginia, homofobia, teocracia, totalitarismo, punitivismo. Gilead é um prenúncio do que nos aguarda? Quanto mais leio distopias, mais temo pelo nosso futuro.
Julia Agnes | @pontoparagrafoo 10/04/2021minha estante
Cynthia, se ainda não leu Fahrenheit 451, recomendo muito. Tema mais atual impossível