Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Wania Cris 25/10/2022

Algumas situações são irreparáveis...
Leitura conjunta de um grupo, iniciei a leitura desse livro sem nenhuma expectativa, mas, com alegria por finalmente conhecer a escrita de Ian McEwan, autor que há muito me despertava curiosidade. Fui sem buscar muita informações sobre a obra, querendo ser surpreendida. E fui.

O livro é dividido em três partes. A primeira é bem mais arrastada, não pela escrita ruim, mas pela decisão do autor de ambientar e descrever todas as personagens. Praticamente todas estão nessa primeira parte e a forma como ele usa nessa discrição, pelos olhos da narradora Briony, dá leveza e sinceridade nas percepções, afinal uma criança observadora vê o que muitos adultos ignora e foi isso que aconteceu. A primeira parte termina de uma forma devastadora.

A segunda parte foi a que mais me agradou, mantendo o foco na discrição tanto ambiental quando dos sentimentos dos envolvidos. Ver a mesma situação sendo contada por diferentes ponto de vista é uma coisa muito agradável, a gente fica meio que se sentindo uma bola de pingue-pongue, morrendo de vontade de gritar pra personagem narrativa que não foi bem assim. A segunda parte termina de forma angustiante.

A terceira parte é mais conclusiva e fecha algumas arestas da primeira parte. A coisa vai fluindo pra um desfecho agradável e, do nada, ploft, tudo muda de lugar... e eu ainda estou tentando me equilibrar diante dessas revelações.

Traduzido por Paulo Henriques Britto, a leitura é acessível e poética, com boas escolhas de palavras e expressões.

A vontade de ler tudo o que McEwan já escreveu só aumentou...

Susan.Kelle 23/10/2022

Há muito tempo eu queria ler este livro, por ter visto o filme e ter gostado muito. E caramba Ian não decepcionou na escrita. Lendo a respeito de Briony, senti as mesmas coisas de quando a assisti anos atrás: um sentimento de irritação por ela concluir tudo com aquela certeza absoluta e julgadora. Confesso que no final perdi um pouco do foco na leitura quando Briony começa a narrar a terceira parte e seus dias no hospital, acho que criei um certo desdém por ela e seus pensamentos. Por outro lado, me surpreendi com a conpleta diferença tanto de narrativa quanto de foco entre a parte 1 e a parte 2. E caramba Ian conseguiu me fazer chorar com a simples descrição de um Robbie mentalmente confuso sobre os locais nos quais queria voltar. Me senti vendo o filme denovo. E foi lindo denovo.

Bianca 09/10/2022

Afinal, é possível reparar um crime?
A história desse livro gira em torno de uma família abastada, os Tallis. O foco dela recai sobre Briony Tallis: uma menina de 13 anos, altamente sonhadora, fantasiosa, que deseja um dia ser escritora e faz dos acontecimentos ao redor um pretexto para uma possível história. As atitudes dela, muitas vezes impensadas, fazem com que o leitor fique sempre atento ao que pode acontecer. E é justamente em uma ação impulsiva que Briony comete um crime, comprometendo a vida de toda sua família e também o decorrer da história do livro.

Aqui, o leitor é surpreendido por um envolvente romance com início nos anos 30, que precisa enfrentar um crime, a injustiça e a guerra para sobreviver. O livro é dividido em partes, que passeiam pela perspectiva tanto de Briony, quanto de Cecília e Robbie: um casal apaixonado e os grandes afetados pela confusão causada. O pano de fundo de boa parte da história é marcado pelo cenário belicoso da 2ª Guerra Mundial - na qual o autor faz jus as barbaridades ocorridas, mas eu confesso que, para mim, a leitura foi mais arrastada nessas passagens.

De longe, eis o livro que eu mais criei expectativas dos últimos tempos e, apesar de ter ficado meio arrastada ali pelo miolo, com certeza é uma história digna de um clássico e ficará marcada na minha memória! As palavras de Ian são precisas e cortantes. O desejo de reparação fica nítido tanto nos personagens, quanto no leitor. O final marca o grande plot twist da história, um dos melhores que já li até hoje! Peguei-me com o coração apertado, aflita, indignada e surpresa. No fim das contas, essa ficção mostra o quão forte são nossas atitudes e palavras; o quanto elas são capazes de mudar a vida de alguém e o quanto pode ser difícil perdoar e ser perdoado.

O livro tem adaptação para o cinema com o nome "Desejo e Reparação" e, dentre as que eu já vi até hoje, essa foi a mais fiel de todas! É possível ver mínimos detalhes que aparecem no livro e isso é raríssimo nas adaptações de um modo geral. Acredito que a escrita em terceira pessoa e a alternância de perspectiva contribuiu para a fidelidade no cinema. Vale a pena assistir, principalmente depois de ler o livro! ?

Beth 18/09/2022

Livro muito bom, daqueles que quando acaba ainda ficamos um tempo pensando. Como algo, aparentemente bobo como uma "mentirinha de criança" pode determinar o rumo da história de muita gente.

Ju 13/09/2022

O melhor do ano
“Uma palavra encerrava tudo o que ele sentia e explicava por que recordaria com insistência aquele momento depois. Liberdade. “

Eu me apeguei a essa história como talvez não tenha me apegado a nenhuma outra. Grifei, escrevi nas páginas, e no fim como recompensa ganhei uma mente inquieta e um coração partido.

Conversei muito com os personagens, me infiltrei naquela casa, na guerra e nos sentimentos expostos de forma tão intima e inquieta, e agora tudo o que leio parece ridículo diante de uma obra como essa. A forma como ele brinca com as palavras é hipnótica, atiça a curiosidade do leitor e entrega mais sentimentos do que qualquer pessoa espera. Anseio por mais livros de Ian McEwan.

Eu não posso deixar aqui um breve resumo da história, pois minha mente se perturbaria pensando nos “ses” de todas as questões expostas nela. Todas as escolhas erradas, as conclusões fantasiosas, a culpa avassaladora e o amor prematuramente impedido, criaram uma atmosfera peculiar e imersiva, eu não sei como ele faz isso, mas deu muito certo.

Com toda a certeza Reparação já pode ser considerado um clássico.

Carol Bazanini 08/09/2022

Faz tempo que eu não tenho vontade de escrever sobre uma leitura, mas esse livro me instigou.

Foi o melhor e ao mesmo tempo o pior que ja li. Odeio o modo como ele faz eu me sentir, angustiada e desesperada, mas tem a estória mais arrebatadora e avassaladoramente profunda de que me lembro. Gosto dele porque retrata pessoas palpáveis, resoluções irremediáveis e não um conto de fadas idílico e irreal. É sobre o poder de nossas falas e como ter uma percepção errada sobre um acontecimento pode destruir a vida das pessoas ao redor, e como algumas atitudes não podem ser perdoadas. Retrata como nossas ações estão pautadas em segundas intenções, como nunca fazemos algo esperando apenas a retratação de um erro, mas sim buscando autocomiseração e perdão. É um mergulho psicológico do mais alto nível, horrível e brutalmente real.

Não acho que seja um livro perfeito, entendo a necessidade de todas as cenas e não mudaria nada nesse sentido, mas o final não me pareceu muito crível e por isso tirei meia estrela. Porém, isso de modo algum tira a grandiosidade dessa leitura e sua beleza. Adoro a adaptação cinematográfica dele e o livro mostrou-se melhor ainda, vale muito a pena a leitura.

Ju 07/09/2022

É possível reparar um crime?
Briony é uma menina inteligente, geniosa, e principalmente muito fantasiosa, o tempo inteiro criando narrativas paralelas que tornariam sua vida um pouco mais interessante.
Ela era muito jovem pra entender as investidas de Robbie e a relação dele com Cecília, e acabou interpretando tudo da pior forma, o que a levou a cometer um crime terrível.
Nós sabemos que Robbie é inocente desde o início, e vemos como a Briony começa a perceber o que fez, e se arrepende.
Não acho que ela tinha maldade quando fez a acusação, ela certamente não tinha real noção da dimensão de tudo aquilo na época, parecia algo meio distante, apenas uma história.
Uma história que ela não verá ser publicada, e que aos pouco sumirá de sua mente junto com todo o resto.
Talvez isso mostre que não é possível reparar um crime, o que foi feito não pode ser mudado, mas algumas pessoas podem pensar em punição divina, carma, mas nada muda o que foi feito.

Tatiane 23/08/2022

arrebatador!! trabalho narrativo primoroso, são várias as camadas de texto e a angústia deixada no leitor é difícil de repetir. recomendo muitíssimo, grande obra.

Carolina.Gomes 08/08/2022minha estante
Música triste do Naruto para Ian ????

Alê | @alexandrejjr 09/08/2022minha estante
Eita!! Eu amo o filme e o meu medo é justamente esse: achar o livro ruim.

Eliza.Beth 09/08/2022minha estante
Kkkkkkkkk Carollllll

Eliza.Beth 09/08/2022minha estante
Alê, mas dê uma chance. Talvez vc goste da escrita

Carolina.Gomes 09/08/2022minha estante
Achei q Alê tinha lido.

Jamile.Almeida 15/08/2022minha estante
eu amooo esse livro. hehehe

Jamile.Almeida 15/08/2022minha estante
eu amooo esse livro. heheh.. a casa é muito descritiva pq --- contem spoiler---
foi realmente a historia que eles viveram, achei que a descrição combinou demais com a ideia que o autor quer passar, casou em tudo... o resto ela teve q usar sua criatividade de escritora aprendiz... funcionou super comigo. e a segunda parte é sofrida.. pq foi uma guerra q ela nao viveu.. so imaginou...
Já a Briony esta justamente na fase que muda infancia a adolescencia.. inteligente e cheia de si.. acredita q ja tem maturidade para interpretar o q vê.. e a verdade é que nao.. o sofrimento e a amargura dela, a tentativa frustrada de reparação me convenceram, virei cadelinha do livro! kkkk
Mas é isso mesmo, ainda bem que a diversidade de livros existe para que todos possam ser contemplados! e tem livros q nao vao funcionar conosco e vida que segue! heheh, depois da uma olhada, se te interessar, a resenha da tati feltrin, tive insights muito parecidos com os dela.

Eliza.Beth 15/08/2022minha estante
Jamile, eu te entendo. Quando vejo alguém q não gosta do meu livro favorito, me sinto pessoalmente atingida kkkkkk
Acredito q eu não me conectei com a escrita do Ian e, na minha experiência de leitura, a escrita é a coisa que mais chama minha atenção.
Mas achei muito legal suas percepções e ver o quanto esse livro é especial para você. Obrigada pelo comentário. Estamos aqui para isso mesmo: trocar experiências ?

Bia 06/06/2023minha estante
Eu ri com algumas descrições que você fez, e está certíssima.
Demorei 11 meses pra ler esse livro.
Não achei a escrita dele tudo isso que falam.
Cansativo demais.

arthur966 31/07/2022

não era só o mal e as tramóias que tornavam as pessoas infelizes; era a confusão, eram os mal-entendidos; acima de tudo, era a incapacidade de apreender a verdade simples de que as outras pessoas são tão reais quanto nós.

Lia 24/07/2022

Leia
É muito bem escrito e vc se sente em todos os ambientes, todos os sentimentos (felizes,tristes e a aflição do desejo de consertar um erro), todas as sensações ( o frio, o calor e os cheiros ...). Enfim, amei o livro e com certeza lerei mais McEwan.

Bruna 19/07/2022

Um dos melhores livros que li na vida
Não tenho palavras pra descrever essa obra. Ian McEwan é simplesmente genial. Eu queria mais 5 mil páginas e leria com a mesma vontade e o mesmo interesse com que li a primeira. Estou emocionada em presenciar a mente humana trabalhando de uma forma tão brilhante. Apenas leiam. Leiam não, saboreiem.

dieipi 08/07/2022

o que eu chamaria de imperdível
mas o que significava a culpa naqueles tempos? era uma coisa barata. todo mundo era culpado, e ninguém era. (...) também as testemunhas eram culpadas. passamos o dia inteiro um testemunhando os crimes do outro. (...) a gente dorme e a coisa passa, briony.

não posso colocar minha citação favorita porque daria spoiler, então vai essa mesmo

Ellen Rayane 26/06/2022

Minha segunda tentativa de ler esse livro....
No começo ele não te prende... As coisas começam a acontecer nessa trama depois da metade... E nesse momento a leitura flui mais fácil e tudo é mais interessante... Gostei do livro...