Franco 17/08/2021
Sutileza da literatura, mas a carga emocional da novela das oito (e isso é ótimo!)
enredo:
Um crime é cometido, uma acusação é feita, e, a partir daí, os destinos estão selados - à revelia da paixão dos envolvidos e da culpa dos responsáveis. Tendo por cenário a Inglaterra pré e durante Segunda Guerra Mundial, a história acompanha a intempérie a que o trio de protagonistas é submetido a partir daquele crime: desejo, amor, culpa, justiça, arrependimento, sonho, ilusão, e, é claro, reparação.
(possíveis) pontos positivos:
- construção sóbria, sólida e firme da narrativa (dos diálogos aos cenários, nada sobra e tudo se encaixa);
- personagens descritos num leve fluxo de consciência, mas evitando o marasmo tedioso e confuso;
- traz um retrato absurdamente vívido de algumas facetas da guerra;
- todo capítulo é envolvente, é emocional, e de algum jeito reverbera dentro do leitor;
- final memorável, mesmo.
(possíveis) pontos negativos:
- início um pouco lento (primeiro os personagens são apresentados, e só depois, passo a passo, o conflito central vai sendo construído);
- o livro traz duas abruptas mudanças no estilo narrativo, o que pode quebrar um pouco o fluxo da leitura.
o que mais impressionou:
a sutileza do drama e da história de amor contidas no enredo: muito é mostrado, mas pouco é dito, e aí vêm duas ou três linhas para fazer explodir todo um rolê emocional épico. É quase como se o livro tivesse a carga emocional da novela das oito, só que se expressando com a delicadeza de lacunas, reminiscências e subentendidos (ah, literatura, sua linda!). E é um envolvimento tão efetivo do leitor, que mesmo sabendo da história e seu desfecho (caso você tenha assistido ao filme antes do livro...) ainda assim a última página é lida sob intensas impressões.