Reparação

William.Camargo 12/09/2021

Leitura de 2018?????
"Significado da palavra reparação:
s.f. (substantivo feminino)
Ato ou efeito de reparar; restauração, conserto: reparação de uma ponte..." Como o significado da palavra diz, reparação é o ato de restaurar, consertar. Obviamente, o conserto é sobre alguma coisa que foi estragada ou danificada. No livro nos é apresentado uma garota de 13 anos de idade, aspirante a escritora, seu nome é Briony Tallis e ela vive com sua família na Inglaterra de 1935. A história vai nos mostrar essa menina que está passando por uma transição da fase infantil para sua adolescência e juventude, porém, ela terá de lidar com questões adultas muito cedo por ser curiosa e intrometida, o que trará conseqüências para a vida de algumas pessoas que a cercam. Cecília Tallis, sua irmã mais velha, vive uma relação conturbada com o filho da empregada, Robbie Turner. Os dois cresceram juntos e mantinham uma relação amistosa entre eles, mas nos últimos tempos algo mudou e os fez se distaciarem um do outro. Justo quando descobrem o amor mútuo entre eles, Robbie e Cecília são separados por um crime cometido, pela prisão e pela guerra.
O autor descreve com maestria todos os fatos e nos ambienta nos diversos cenários dessa história dramática. A narrativa possui diferentes pontos de vista de algumas situações que ocorrem na história. Arrisco dizer que essa foi uma das melhores obras que pude apreciar.

Existem coisas que, com o passar do tempo, se tornam difíceis de ser reparadas. Muitas vezes o amor e a esperança devem estar vivos para que a reparação plena possa acontecer.

Lilian.Ladeira 29/08/2021

Incrível!
Projeto "100 melhores livros do seculo XXI"

Uma menina ingénua com uma mente incrivelmente fantasiosa que acha que viu, mas não tem certeza, consegue pela sua imaturidade alterar o destino de muitas pessoas. Poderia haver alguma reparação?
Um casal apaixonado, uma guerra iminente, arrependimentos.

Eu ja tinha amado "Toda Luz que não Podemos Ver", que tem o mesmo estilo e é uma das minhas obras prediletas deste género, Reparação conseguiu superar todas as minhas expectativas.

O filme com certeza não expressou toda a profundidade do livro.

Uma leitura incrível, sensível e tocante.

Juliana 24/08/2021

Existe reparação?
Gostei bastante do início do livro até o meio,achei bem chata a segunda parte , mas no final começa a retomar o ritmo para construir o final.
Apesar de não ser um livro com reviravoltas e surpresas,acho que o saldo que fica é se de fato não ter reparação já seria reparação suficiente ?
Juliana 24/08/2021minha estante
Ahn e continuo com raiva da briony

Franco 17/08/2021

Sutileza da literatura, mas a carga emocional da novela das oito (e isso é ótimo!)
enredo:

Um crime é cometido, uma acusação é feita, e, a partir daí, os destinos estão selados - à revelia da paixão dos envolvidos e da culpa dos responsáveis. Tendo por cenário a Inglaterra pré e durante Segunda Guerra Mundial, a história acompanha a intempérie a que o trio de protagonistas é submetido a partir daquele crime: desejo, amor, culpa, justiça, arrependimento, sonho, ilusão, e, é claro, reparação.

(possíveis) pontos positivos:

- construção sóbria, sólida e firme da narrativa (dos diálogos aos cenários, nada sobra e tudo se encaixa);
- personagens descritos num leve fluxo de consciência, mas evitando o marasmo tedioso e confuso;
- traz um retrato absurdamente vívido de algumas facetas da guerra;
- todo capítulo é envolvente, é emocional, e de algum jeito reverbera dentro do leitor;
- final memorável, mesmo.

(possíveis) pontos negativos:

- início um pouco lento (primeiro os personagens são apresentados, e só depois, passo a passo, o conflito central vai sendo construído);
- o livro traz duas abruptas mudanças no estilo narrativo, o que pode quebrar um pouco o fluxo da leitura.

o que mais impressionou:

a sutileza do drama e da história de amor contidas no enredo: muito é mostrado, mas pouco é dito, e aí vêm duas ou três linhas para fazer explodir todo um rolê emocional épico. É quase como se o livro tivesse a carga emocional da novela das oito, só que se expressando com a delicadeza de lacunas, reminiscências e subentendidos (ah, literatura, sua linda!). E é um envolvimento tão efetivo do leitor, que mesmo sabendo da história e seu desfecho (caso você tenha assistido ao filme antes do livro...) ainda assim a última página é lida sob intensas impressões.

claris 08/08/2021

fiquei sem palavras
não sei muito bem como descrever esse livro pq é muito foda, tive que ler as últimas 50 páginas três vezes para ter certeza que eu tinha entendido tudo
autor fodido d+, as descrições do livro são simplesmente impecáveis parece que você ta dentro da cabeça dos personagens
e eu também adorei a construção do livro, o modo que a mesma situação é repassada pelos diferentes pontos de vista

Gabriela 05/08/2021

Uma reflexão sobre culpa, história e justiça
Fugi da minha lista de leituras de 2021 para conhecer essa obra e foi uma grata surpresa. 'Reparação' entrou para o meu grupo de livros favoritos da vida. É uma reflexão excelente sobre amadurecimento, perdão (e a ausência dele), culpa, história e justiça. Há tanto para falar sobre Reparação e, no futuro, espero ter a oportunidade de fazer uma resenha mais completa. Recomendo demais!

Ely Varella - terapias que iluminam 02/08/2021

Adorei a leitura! sensível, te transporta completamente para dentro da história. Embora muitas vezes a riqueza dos detalhes seja excessiva, não tem como você não querer avançar e saber o destino de toda a trama. Uma pré adolescente no centro da história errou ou foi levada ao erro? carente de atenção? prepotente? ingênua? Tem como perdoar? Difícil viver quando temos sempre um único ponto de vista para avaliar uma questão e por conta disso muitos desencontros estão fadados a acontecer. Um livro que te faz refletir mas evite julgar! Eu lembro de ter assistido o filme, mas o livro como sempre, é muito superior. Vale a pena a leitura.

Carol 24/07/2021

Admito que ler Reparação depois de já ter visto o filme não foi nada fácil. Esse livro deve estar, no mínimo, há sete anos na minha estante e demorei todo esse tempo para juntar coragem e encarar as mais de 270 páginas que compõe essa obra.

Briony é uma garota de 13 anos que vive em um mundo de fantasias e acaba cometendo um crime (como ela mesma chama) terrível por deixar sua mente viajar demais e criar histórias mirabolantes para coisas que são somente atos simples.

O final desse livro me destrói de tantas maneiras que eu não consigo nem descrever. Apesar das primeiras páginas serem chatissímas e se tratarem dos devaneios de Briony e sua mania de ficar criando teorias sobre até os dedos, acho que a partir da página 50 a história vai ganhando um ritmo que você só consegue parar ao ler a última página. E é ela que destrói.

Um vaso uma vez quebrado, pode ser reparado da mesma maneira que antes?

Luana.Vendemiatti 23/07/2021

Me encontro perdida! O livro te dá tanto sobre o que pensar, principalmente no final. Todo erro é reparável? Há tempo pra qualquer reparação? Quem foi o culpado pelo crime?
A narrativa é ótima, mas por ser bem descritiva fica um pouco pesada em algumas horas. Mesmo assim fiquei com vontade de saber oq ocorreu até o final. A Briony pra mim rouba toda a história pra ela, só pra gente conseguir entender oq ela tava pensando, seu final também é muito bem escrito. Gostei bastante e acho que ainda preciso pensar mais sobre ele

gi 20/07/2021

como reparar um erro que compromete uma vida inteira?
eu terminei a leitura desse livro já faz alguns dias, mas ainda não me sentia pronta pra fazer uma resenha ou dar uma nota pra ele. precisei absorver a história e principalmente (!!!) esse final.
Briony comete um erro terrível, e a busca por uma reparação enquanto descobrimos o desenrolar das consequências me fez refletir sobre o quanto os nossos atos, palavras, preconceitos, achismos podem influenciar a vida da outra pessoa. alguns danos são irreparáveis, e a culpa pelo erro na prática pode não adiantar nada.
o livro é envolvente, a leitura fluiu de uma forma incrível, o autor consegue equilibrar uma escrita direta e poética. perfeito.
o final é arrebatador, precisei de uns dez minutos pra digerir as duas últimas páginas, SENSACIONAL!
o filme é muito fiel ao livro, tão bom quanto, assisti-lo fez com que a mensagem da história ficasse mais importante pra mim. 'Reparação' é com certeza um favorito da vida.

Tiago600 06/07/2021

Palavras Lavradas

O livro é um verdadeiro "tour de force".
Um vaso da dinastia Ming, talhado com a mais preciosa cerâmica que foi refinada por alquimistas ao longo dos séculos, quando quebrado pode ser reparado? Eis a questão.
Robbie e Cecilia, são como pares tempestuosos ao som de Vivaldi entre olhos verdes alaranjados, água, pedra e luz. Em numerologia, 28 (2+8 = 10, não conta o zero) = 1, ou seja, unidade perfeita para esse casal mesmo diante de um incêndio.

Mabi 01/07/2021

Nota 5
Desgraçou a minha vida, chorei igual uma condenada