Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Carla 18/02/2022

Delícia de Leitura!
Que narrativa envolvente! Em muitos momentos não conseguia parar de ler. A dor de viver com as consequências de nossos erros, a forma que encontramos de tentar reparar. Recomendadíssimo!

Vanderni 01/02/2022

Incômodo.
Demorei muito tempo para ler esse livro. O autor se esmerou no texto, mas quase o abandonei na primeira parte, porque a injustiça flagrante incomodou-me a ponto de me fazer pausar a leitura. O livro, contudo, merece ser lido. É luminoso e comovente, preciso nas palavras, incômodo, tocante. Recomendo!

kma 31/01/2022

É possível reparar uma injustiça?
Esse é um dos poucos casos em que o filme é tão bom quanto o livro. A forma sutil em que as verdades são reveladas. A dor e solidão que uma injustiça é capaz de provocar e danificar a vida das pessoas envolvidas ( pelo menos daquelas que tem sentimento e responsabilidade). Tudo isso em conjunto com a perplexidade que o final nos evoca contribui para a grandeza dessa obra!

oiamandah 16/01/2022

Complexo...complexo
Ainda estou tentando digerir o fim...não que seja trágico ou algo do tipo, mas a angústia me abraçou durante toda a leitura...ficou ainda mais forte nas últimas páginas.

Iniciei o livro sem esperar nada, fui surpreendida pelo desenrolar da história e vários sentimentos me acompanharam nisso. Briony é complexa, enorme, presente e, ao mesmo tempo, esvaziada. Uma narrativa que tenta descrever as inúmeras questões que perpassam uma família frágil e(na minha opiniao) egoísta (cada um ao seu modo).

Ensaiei essas linhas 300x e não consigo descrever o livro. Talvez as outras resenhas deem conta de captar. Indico que leiam e tentem entender por si só.

tatilitata 14/01/2022

Não vejo a hora de ler de novo
O romance é dividido em 3 partes e um epílogo e, de maneira bastante resumida, narra como os atos de uma criança entrando na adolescência moldam o resto da vida daqueles aonseu redor. Vários temas são discutidos na obra, guerra, relações de classe, casamento, mas os principais, e que permeia toda a narrativa, é a culpa e a busca por algum tipo de redenção.
A escrita de McEwan é bem simples de acompanhar, ele equilibra a interliga os fluxos de consciência com descrições detalhistas, mas não exaustivas, dos acontecimentos e paisagens em que os personagens se encontram.
Gostei muito da distinção que existe entre as três partes, a primeiro ocorre de maneira mais rápida e é de longe a mais divertida de acompanhar, o jeito q ele costura os diferentes pontos de vista dos personagens sem nada parecer repetitivo é incrível, a segunda é bastante cansativa e angustiante, o que é completamente de acordo com o que está sendo narrado, a terceira começa lenta e de acordo com a urgência sentida pela protagonista a narrativa vai acelerando.
O epílogo é a minha parte preferida, foi muito gostoso saber toda a significância que a historia tem para quem a escreve, por mais trágicas que todas as circunstâncias fossem.

Joyce429 22/12/2021

Reparação
Essa história nos faz refletir sobre como atos que parecem inofensivos podem impactar profundamente a vida de outra pessoa, e de como alguns danos caudados podem ser irreparáveis.

Guilherme.Silva 16/12/2021

Ian McEwan foi genial neste livro. Digo isto porque quando iniciei a leitura estava com um preconceito com o autor. Tinha lido Amsterdã e fiquei decepcionado, principalmente pela alta expectativa que criei antes desse leitura, mas Reparação é fantástico.

Na primeira parte do livro, um crime acontece e desencadeia uma crise familiar.
Na segunda parte, é na Segunda Guerra Mundial, fuga pra Dunkirk.
Na terceira parte, é a recepção pela equipe de enfermeiras desses soldados evacuados.
Na quarta parte, 1999, a vida de escritora.

A narrativa relata os sentimentos mais intimos de cada personagem, conforme vamos evoluindo na história conseguimos entender porque cada um age ou reage de um jeito.

Aqui tem drama familiar, falsas acusações, cena de sexo muito bem escrita (a melhor) Segunda Guerra Mundial, vida de escritor e um final absurdamente genial.

Renata 15/12/2021

Gostei do livro em todos os aspectos: a narrativa, os personagens, a história que muda de rumo e de cenário, o começo, meio e fim.

As técnicas que o autor utiliza para dar tudo ao leitor e depois tirar, colocando-nos numa montanha russa de emoções.

E mesmo depois do que a princípio assimilamos, nos pegamos a pensar se o autor não pregou alguma peça que passou batido? afinal, o escritor é um deus onisciente e onipotente, capaz de realizar qualquer coisa.

Juliana.Savi 07/12/2021

Eu confesso que li esse livro porque me apaixonei pelo filme, mas o surpreendente é que o livro é diferente! O filme realmente foi inspirado no livro, mas aqui a obra traz perspectivas que talvez não fossem tão "comerciais" para um filme. Briony é uma menina curiosa e muito ativa que vê sua irmã entrar em uma fonte no quinta de casa apenas com suas roupas íntimas, sob os olhares de Robbie, o filho de um funcionário. Sua mente criativa fantasia o que pode ter acontecido, o que leva a inúmeros equívocos com consequências desastrosas. Foi triste terminar esse livro! Amei cada linha! E como é diferente do filme foi absolutamente surpreendente.

_helenabss 28/10/2021

Tem que ler no momento certo
Esse tipo de livro é lento. Cheio de descrições demoradas sobre as coisas, eu não acho isso me necessariamente ruim, mas é seguindo o modelo dos romances clássicos ingleses. Dito isso, tem que ler no momento certo. Se você não gostar desse tipo de livro provavelmente vai abandonar.

A história é incrível, simplesmente uma das minhas favoritas, já o livro... Não li no momento certo!

Recomendo o filme se você não tiver paciência com o livro, a história é super fiel.

Evy Sena 22/10/2021

Apesar de ter gostado bastante do livro não fui surpreendida...

O filme é muito parecido com o livro, então a medida que ia lendo via as cenas do filme e já sabia todo o desfecho da história.

Mesmo sabendo como tudo ia acontecer gostei bastante. A forma como é escrito, os pensamentos das personagens, a narrativa. Tudo é muito bom.

Recomendo que leia o livro antes de assistir ao filme, assim você terá uma experiência mais completa.

Karina Q. Belin 01/10/2021

Esse livro foi indicação da minha sobrinha! Comecei a ler com certa preguiça, mas aos poucos fui gostando! Não entrou na lista dos meus preferidos, mas foi um livro que me fez refletir bastante! Uma menina mimada, com uma mãe depressiva e um pai ausente, acusa uma pessoa inocente e só mais velha e que consegue ver as consequências de seus atos. Será que foi possível uma reparação? Para quem gosta de livros de época, eu recomendo!