Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Neila.Villas-Bôas 14/06/2022

Apesar de já conhecer a história por já ter visto o filme antes, sem saber q se tratava desse livro, a experiência continuou sendo muito boa. O autor escreve de uma forma muito fluída e coerente, ligando os pontos de vista e os detalhes q fazem a grande diferença na história. Tem algumas pequenas digressões e muito fluxo de consciência, mas isso não me fez achar a leitura entediante e nem chata em nenhum momento. O final é maravilhoso, triste, emocionante e não nos deixa com a sensação de q faltou algo. Foi minha primeira experiência com o autor e já quero conhecer suas outras obras pra saber até onde vai sua genialidade criativa.

nathaliart 13/06/2022

Interessante, mas um pouco parado
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com esta leitura. Somente na minha segunda tentativa a coisa resolveu fluir um pouco, mas que custo foi terminar o livro! Achei a narrativa um pouco parada, e os momentos mais interessantes ficam concentrados em poucas partes, especialmente no fim da primeira.

Em resumo, acompanhamos a vida da jovem Briony, aspirante à escritora, que em um dia de verão vê sua infância dar seus suspiros finais após presenciar uma série de eventos do complexo mundo adulto. Fantasiosa, Briony faz julgamentos totalmente equivocados a respeito de tudo o que vê, e acaba cometendo um crime que acaba com a vida de pessoas ao seu redor. Logo após, vamos acompanhando o desenrolar de cada um desses personagens e a busca de Briony pela reparação de seu erro.

Creio que o maior trunfo do autor esteja em como ele concebe o livro. Por isso, o grande plot twist está, de fato, no último capítulo, que traz revelações importantes. Além disso, percebe-se uma diferença de voz narrativa entre as duas primeiras partes e a última, o que, a meu ver, é algo extremamente positivo. Apesar disso, não consegui me envolver muito com a história. Achei um pouco enfadonha e demorei muito tempo para finalizar a leitura, pois não me sentia instigada a seguir em frente. Fiquei chateada, pois realmente achei que fosse um livro que me agradaria! Mas daria uma segunda chance para o autor...

Carolina Del Puppo 03/06/2022

É a escrita perfeita
Meu Deus que livro foi esse, eu sei que eu o devorei, eu nem conseguia parar de ler. Posso dizer que ler este livro foi uma ótima experiência, eu amei amei amei.

Lucas.Barbosa 19/05/2022

Indiscutivelmente um clássico
Confesso que demorei algum tempo para me apegar a esse livro. Senti dificuldade com a fluidez da leitura nos primeiros capítulos, até que as coisas começam a se encaixar e você percebe que algo claramente vai dar errado.
O autor descreve, pouco a pouco, como a situação acabará e que as implicações daquele dia de 1935 se prolongarão no tempo. No momento em que percebi que Robbie seria indevidamente responsabilizado, parecia sentir a dor do personagem e nesse ponto a leitura passa a valer muito a pena, é a partir daí que o livro fica perfeito.
Acredito que o que o torna um clássico é sua complexidade no desenvolvimento da personagem principal. Você sente em cada página como Briony está crescendo, em como ela passa a sentir o peso dos seus erros e como aquilo molda toda a sua vida.
As páginas finais são um espetáculo à parte, um show de uma reflexão sincera com um final real, já que, assim como em nossas vidas, Briony percebe que não será capaz de reparar seus erros. Ao menos não dá maneira que ela desejaria. Independentemente do que faça, o fardo será sempre dela e nem tudo dá certo no final.

Books_duds 06/05/2022

Eu já conhecia a história, mas mesmo assim era surpreendida a cada página. Que história triste de injustiça e tentativa de Reparação.

Jamile.Almeida 28/04/2022

O limiar da inocência
Ensaiei muito para escrever essa resenha, porque esse foi um livro que mexeu comigo, não pela história da reparação, mas pela complexidade e densidade psicológica dos seus personagens. Ian Mcwean disseca o cérebro deles, te apresenta por dentro, no mais íntimo escondido de suas mentes, com sentimentos e pensamentos que jamais seriam revelados publicamente.

Lógico que não são todos os personagens que nos são apresentados assim, mas os principais, a Briony... o que falar dela? O autor conhecia demais ela, muito mais do que os outros e fiquei me questionando o quanto a Briony era aquela menina ou um reflexo algo autobriográfico do autor do livro. Ele conhecia ela por inteiro e profundamente demais para não serem fundidos na mesma pessoas. Fiquei intrigada com isso durante toda a leitura da primeira e terceira parte... e por fim entendi o porque disso ter me chamado tanta atenção.

O livro não tem ponto sem nó... tudo que é descrito tem um porque, cada movimento dos personagens tem muito apelo visual, descobri depois que ele é roteirista de várias filmes e fez todo sentido. Como alguém consegue descrever um dia completo, de 24h de duração em metade do livro sem que você perceba que os dias não mudaram? Brilhante.

A segunda parte do livro é mais monótona, maçante.. é a guerra, não tem como ser diferente... é um purgatório injusto... penoso. E mais uma vez, para mim isso foi maestral do autor.

A terceira parte, poderia ser dividida em Briony adulta e idosa, na sua luta incessante de reparação pelo seu erro, não vou contar para vocês se ela conseguiu ou não, leia e seja perspicaz, quem ler correndo pode se perder e tirar uma conclusão errada. Quem conhece o autor sabe que ele gosta de criar crianças malvadas e macabras. Mas tenho para mim que Briony foi inocente porem inconsequente. Não acredito que o que ela fez tenha tido maldade, acredito que a transformação da vida infantil para adulta embaçou seus pensamentos e seus olhos. E quando ela notou o que fez, as consequências já eram grandes demais para conseguir voltar atrás.

O autor esbanja conhecimento literário e põe diversas referências ao longo do livro. Virou um dos meus livros preferidos da vida, bem escrito, bem amarrado, limpo, perfeito, só tenho elogios.
almeidalewis 28/04/2022minha estante
Parabéns ??? pela resenha jamili ???

Jamile.Almeida 28/04/2022minha estante
Amei esse livro!

almeidalewis 28/04/2022minha estante
Deu pra notar, ??????

Nathani 10/04/2022

Briony é uma menina de treze anos aspirante à escritora. Ao não entender uma cena vista pela janela entre sua irmã mais velha Cecilia e Robbie, filho da arrumadeira da família, ela decide criar sua própria interpretação como se fosse uma de suas histórias. Interpretação esta que mudará o destino de toda sua família e que ela passará uma vida tentando reparar.

O livro é dividido em três partes com grandes saltos temporais: A inocência e a estranheza da infância ao tentar compreender o mundo dos adultos; as consequências causadas pela Guerra e pelas escolhas aparentemente inocentes de outras pessoas em nosso destino; e a busca pela reparação quase impossível de nossos eus passados que nos persegue até o fim da vida.

Digo “nossos” porque apesar do relato de um acontecimento específico na vida da família Tallis as reflexões e questionamentos cabem na vida de qualquer ser humano. A eterna busca pela paz entre passado, presente e futuro. A eterna procura pela aceitação dos outros e de nós mesmos pelos nossos erros.

“O mundo, o mundo social, era insuportavelmente complicado, dois bilhões de vozes, os pensamentos de todo mundo a se debater, todos com igual importância, investindo tanto na vida quanto os outros, cada um se achando o único, quando ninguém era único. Era possível afogar-se naquele mar de irrelevância.”

A escrita é belíssima, recomendo muito esse clássico e aceito recomendação de outros livros do autor.

site: instagram.com/livrosparaviver

Steph.Mostav 09/04/2022

"Não há reparação possível para Deus nem para os romancistas"
É meu primeiro contato com a obra do McEwan e enfim entendi toda a fama que ele tem como escritor. Reparação é muito bem descrito, principalmente nos trechos descritivos: McEwan gosta de destrinchar cada detalhe sensorial que compõe os cenários, os personagens, a atmosfera, para que o leitor sinta, veja e ouça o mesmo que seus personagens. E toda a primeira parte do livro, que toma metade da extensão dele, depende muito dessa proximidade com estes personagens, porque o conflito nasce de interpretações errôneas causadas pela mudança de pontos de vista. O que a protagonista interpreta dos pequenos intervalos de cenas que ela vê são distorcidos por sua imaturidade e visão maniqueísta das coisas. E, o que seria apenas um erro infantil toma proporções muito maiores do que uma criança poderia lidar, apesar de ser a única culpada por esse erro.
As consequências desse erro são exploradas mais adiante, nas partes dois e três do romance. Não só elas, como os horrores da guerra, mais uma vez sob mais de um ponto de vista: o de quem luta (e foge) e o de quem cuida dos que sobreviveram. Uma das forças de "Reparação" está nessa divergência de perspectivas, tanto de pessoas diferentes quanto de uma mesma pessoa conforme ela cresce e percebe que sua concepção de mundo era muito limitada. Outro mérito é a abordagem sobre arrependimento e culpa, sobre a tentativa de se redimir de seus erros mesmo que o perdão nunca seja alcançado, apenas pela vontade de fazer o que é certo.
Porém, para mim, onde o livro brilha mesmo é em sua parte final, no qual vários temas do início são abordados novamente, como se fosse um ciclo (um dos meus temas preferidos na literatura). Além disso, as revelações e reflexões das últimas páginas são emocionantes e belíssimas. Uma leitura incrível.

Damiris 07/04/2022

Ô livro bem escrito
Fluxo de consciência, descrições e mais descrições.

É uma história muito bem contada, eu gostei da experiência de amargar esta leitura, uma leitura que não foi fácil, nem agradável. Vou pensar nessa estória por dias.

O autor me transportou para uma casa no interior da Inglaterra em 1935, para a França e para Londres de 1940, para o dia a dia de uma batalha, de um hospital, de um país em guerra, para o íntimo de Rob, Cee e Bryone.

Livraço!

Renato.Antunes 05/04/2022

Lamentavelmente emocionante
Não quero dar spoiler, mas achei "lamentavelmente" emocionante porque não terminou da forma que eu gostaria... O "final" de algumas personagens foi muito duro, muito cruel...
Méritos do imprevisível Ian McEwan.
Você já leu algum livro do Khaled Hosseini? Já leu 'A Cidade do Sol'? Então... pos é... é disso que estou falando.

Arthécia 25/03/2022

Cruel mas incrivelmente bem escrito
Ainda anseio por justiça e por uma reparação como o título do livro. Nem sei se tenho palavras para descrever como foi a leitura, os momentos de intensa irritação mas também de emoção. É um livro cruel demais mas também incrivelmente bem trabalhado e desenvolvido.
Renato.Antunes 05/04/2022minha estante
"Cruel"... também usei esse adjetivo para descrever o que senti ao ler.

TatianaTati 14/03/2022

Desejando uma releitura muito em breve
"Você o viu com seus próprios olhos."
"Vi, sim. Eu vi. Eu vi."

Que história envolvente! Terminei já com vontade de reler. Adorei a forma como a narrativa foi construída, com pequenas deixas sobre o que aconteceria adiante. Não lembro de ter sofrido por um casal como me doí por Cecilia e Robbie... eu não esperava por uma certa passagem na história que me deixou de queixo caído – e foi neste ponto que tudo se encaixou e me deixou ainda mais surpresa com a construção da narrativa. O livro merece os elogios que recebe, e a adaptação para o cinema não deixa a desejar!
Alê | @alexandrejjr 23/03/2022minha estante
Ei, ó spoiler aí Manu (eu vi o filme)! ?

cardanswrath 12/03/2022

"VOU ESPERAR POR VOCÊ. VOLTE."
?????????????????
nossa fml que livro bom!!!!!!!!!!
eu leria 82828292929 vezes
uma obra prima

@bibliotecadedramas 22/02/2022

Que história!!! Eu ainda estou absorvendo esse livro, comecei a ler sem esperar muita coisa, me baseei mais nas poucas resenhas e indicações que o livro tem. Briony é uma personagem inteligente e complexa que vive no seu próprio mundo de contos de fadas e após presenciar uma cena seu “despertar” para a vida adulta – ou como ela supõe ser, começa a acontecer. Depois disso uma série pequenos impactos vão influenciando pequenas coisas e assim mudando a percepção que uma pessoa pode ter da outra. Briony – que ainda é uma criança e comete o maior erro de sua vida após achar que viu algo acontecer, um erro esse terá consequências terríveis pra todos a sua volta, inclusive à ela mesma.

Ver com os próprios olhos é de fato aquilo que está acontecendo?
É possível reparar uma injustiça?

Ian McEwan descreve neste livro diversas questões que percorre uma família fragilizada e ausente, uma mente imaginativa mas errônea e um crime que mudou a vida de todos, você passa por uma montanha russa de emoções e diversos conflitos – “Reparação” na verdade, não se trata de uma história sobre uma verdade absoluta e sim sobre as versões de um mesmo fato. Alguns momentos pra mim foram estarrecedores – o maior deles pra mim foi Robbie na Guerra a caminho de Dunquerque, é um livro incrível

site: https://shejulis.com/livro-reparacao/
Juliete 22/02/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro mas o filme já acabou comigo então morro de medo do livro skskskskks