Aprendizados

Aprendizados Gisele Bündchen

Resenhas - Aprendizados

Grailson 23/09/2023

Um livro qualquer de autoajuda.
Comecei e terminei a leitura, motivado somente pela curiosidade e interesse que tenho em diferentes biografias, mas de modo geral, achei tudo muito raso.
Em muitos aspectos, parece mais um livro de autoajuda que uma biografia. O excesso de frases prontas me incomodou muito, além dos discursos good vibes, muito fora da realidade de qualquer pessoa que não seja da mesma realidade econômica que a Gisele.
Um ponto muito negativo é o discurso dela logo no segundo capítulo falando sobre ter jogado fora os remédios pra ansiedade e usado ioga para tratar isso, sinceramente, um completo desserviço.
Mencionando os pontos positivos, achei interessante o modo como ela é ligada a família e focada nos próprios objetivos, embora isso seja falado muito brevemente, sem grandes aprofundamentos em nada tanto da vida pessoal como da carreira.
Não é um livro que traga grandes curiosidades sobre o mundo da moda nem sobre a vida da modelo, também não é um que você termine boquiaberto por ter descoberto algo inimaginável sobre uma celebridade, se não fosse pelo nome Gisele Bündchen, seria facilmente um livro qualquer de autoajuda, sinceramente não entendi o fascínio todo da maioria com ensinamentos tão rasos.

Thais Takeuchi 08/06/2022

Comecei a ler achando que de fato, seria uma autobiografia; a história de vida da super topmodel contada pela própria. Mas na verdade, são ensinamentos vividos por ela e os conceitos em que acredita e coloca em prática. Realmente, tirei muitas passagens que me tocaram e despertaram alguns sentimentos. Ainda que ache ser um estilo de vida que apenas determinadas pessoas conseguem levar, esse livro foi bom pra abrir horizontes e pensamentos.

anaalimap 10/06/2021

Livro muito bom, fala de pautas importantes e de forma leve. A escrita é bem fluida e me surpreendeu, pois é um gênero que não costumo ler muito.
A única parte que não gostei, foi quando focou na alimentação, porém foi algo que pra mim não fluiu, mas não deixa de ser importante.
Algumas frases e ensinamentos vou levar comigo, com certeza acresceu muito em minha vida.

Liliane 24/04/2021

Uma biografia onde Gisele compartilha o estilo leve com que vive. Além de conhecer o ícone da moda, a celebridade intencionalmente conhecida, o leitor tem a oportunidade de ter uma noção de como é o dia a dia da mãe, esposa , empreendedora.
Ao mesmo tempo, é transmitida uma maneira leve e simples de buscar equilíbrio mental, contribuindo com o bem estar social e ambiental.
Se pelo lado biográfico, quem lê o livro irá conhecer um pouco da trajetória de vida profissional e familiar da famosa Gisele. Pelo ângulo psicológico, o leitor poderá pegar idéias simples e práticas, de indicações de como autoconhecer-se para manter uma mente sã, ao passo que, consequentemente, acabará por optar por um estilo de vida que trará também benefícios ao corpo e aos relacionamentos.
Todo o livro tem uma linguagem leve, simples e direta, que de maneira geral, flui como uma biografia, o que vamos assimilando como conhecimento e aprendizagem psicológica é consequência natural da forma como a mensagem de Gisele é transmitida, como já dito acima, sem pretensão de ditar o quê e como fazer. Mas tão somente compartilhar o que funcionou para ela, em dado momento de sua vida, e serviu para nortear outras escolhas e como um molde para implantar um novo estilo de vida.
Leitura maravilhosa, curta e repleta de reflexões pertinentes, super indico.

Érika 01/04/2022

Uma grata surpresa!
A narrativa de Gisele nesse livro é diferente de tudo aquilo que eu imaginava. Foi, assim como o próprio título diz, uma leitura de grandes Aprendizados.
Jhonathan 01/04/2022minha estante
Eu amo essa bio dela ??

~ni 28/06/2021

boss bitch
mãe eu quero ser ela quando eu crescer

rainha determinada que pode fazer o que quiser comigo, me deu um tapa na cara que doi só de lembrar

Judainese 30/09/2021

que livro maravilhoso ?
Nossa sem palavras??? Amei demais!

Nesse livro a Gisele conta sobre os aprendizados que teve em sua vida, tanto no meio de trabalho quanto nos relacionamentos, espiritualidade e alimentação.
É um livro realmente emocionante e que me fez sentir muitas coisas. Leitura super fluida e amei a forma como ela escreve como se estivesse conversando com um amigo, me senti próxima dela.
Recomendo muuuito! Livro favoritado??

Nicole Gonsales 26/07/2021

Muito bom!
Acredito que a Gisele conseguiu transmitir paz, leveza e uma essência maravilhosa nesse livro, com certeza são coisas que levarei pra vida. Amei o livro e indico, leitura leve e boa demais.

Brenda 13/06/2020

Adorei a experiência
A experiência de conhecer esse livro pelo audiobook foi maravilhosa!
Nunca tinha experimentado e gostei muito.

Como vocês já sabem, não costumo ler biografias ou autobiografias, por isso que achei que ouvindo a chance de eu gostar seria maior, por isso posso dizer que eu acertei em cheio rs.

Nesse livro conhecemos a Gisele por trás da modelo, como ela mesma diz no livro, ela é uma pessoa e a modelo é outra, como uma personagem que ela criou para representá-la.

Consegui chorar quando ela demonstrava sua tristeza com a perda de alguém muito importante pra ela, consegui sentir a agonia ou aflição que ela sentia quando era convidada por exemplo para falar para uma multidão.

Achei muito importante ela expor também o glamour que não existe nos bastidores. As meninas que são vistas somente como objetos, como são desvalorizadas. Quando ela tem que desfilar, por exemplo, sem a parte de cima da roupa sem nem ao menos ser avisada com antecedência e o quanto isso é desconfortável e até humilhante.

_
Nada é mais estranho do que ser o objeto das projeções de outras pessoas.

Ela diz que não foi a carreira que sonhou, mas ela soube abraçar cada oportunidade que lhe foi dada e seu objetivo era dar o seu melhor seja como modelo ou com qualquer outra coisa que fosse fazer na vida.

_
Tudo que vivemos, as coisas boas e as ruins tem um significado, mesmo quando não conseguimos entender imediatamente qual é.

Gostei de ver a forma com que ela lida com a raiva e como cria os filhos.
Esse tipo de livro é ótimo para fazer os nossos olhos se abrirem para a vida do outro, as dificuldades e conquistas de uma outra pessoa.

Recomendo muito esse livro para vocês, cada uma das mensagens contidas na simples história dela são muito válidas.

@aceita.cafe

Pâmela 27/07/2020

Gisele desfila amorosidade
Quem muito já viu e ouviu falar de "Ela" (como a própria Gisele se refere ao falar de sua identidade como modelo) não imagina o ser humano altruísta e cheio de Luz que é Gisele Bündchen. Ao longo de oito capítulos, você, leitor, descobrirá aprendizados que Gisele aplicou ao longo de sua vida e o porquê dela considerá-los muito importantes para cultivar uma vida com mais significado. Um livro além das aparências!

Ellen - @anotacoesliterarias 22/01/2021

Inspiração
Aprendizados é um daqueles livros que quando você termina, se pergunta porque não leu antes.

Não chega a ser uma autobiografia, mas nele, Gisele expõe toda sua vulnerabilidade, dos 14 anos ao ser descoberta por um olheiro até ganhar as passarelas do mundo.

São 8 aprendizados, alguns ela já carregava consigo desde a infância, outros ela aprendeu após ataques de pânico e nesse livro ela compartilha todos com o mundo, numa narrativa fluída, é como se ela estivesse tendo uma conversa com o leitor, contando suas experiências de vida.

Gisele é um ser iluminado e evoluído. Uma inspiração.

Uma leitura reflexiva que te faz olhar para si e pro mundo ao redor com novos olhos.

Marcela.Freitas 09/01/2022

Uma história de evolução pessoal
?Aprendizados ? Minha caminhada para uma vida com mais significado?, da Gisele Bundchen, é uma autobiografia que, como o próprio título sugere, retrata a evolução espiritual da modelo e o seu despertar para uma nova consciência. Nele, Gisele conta um pouco da sua infância, da educação que recebeu dos pais, mas principalmente sua experiência como modelo e como suas raízes e valores foram importantes para que ela tomasse as decisões corretas para chegar aonde chegou.
Dos livros que li este ano, esse foi o que menos gostei. Não porque os aprendizados de Gisele não sejam relevantes, mas porque são muito particulares e vistos sob uma ótica muito sulista, sem espaço para erros e sem maleabilidade.
Ela mesma diz isso várias vezes no livro: o quanto é exigente consigo mesma! Não que isso seja um defeito. Aliás, acho até que nos motiva a ir mais longe, mas como alguém que está tentando se desapegar dessa cobrança excessiva, ler a ?receita? de Gisele para o sucesso me incomodou um pouco. Afinal, esse excesso foi o que me levou ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Indicaria o livro para aspirantes a modelo. O mundo da moda é muito mais cruel que glamoroso, digo isso por experiência própria! Além do que, a competitividade é quase que inerente a esse espaço. E, pelo menos para mim (e pra Gisele também), é muito difícil ser vista apenas como um cabide que é ou não bonita o suficiente e magra o suficiente. Ninguém liga se você é uma boa pessoa, se tem caráter, se é inteligente, se está ou não passando bem.
Enfim... Gisele é um ser humano maravilhoso, que batalhou muito e que merece chegar aonde chegou! Ela, que já pensou em tirar a própria vida (e compartilhou isso no livro de uma forma muito sutil), conta como conseguiu se livrar da tormenta do pânico e da ansiedade adotando novos hábitos e crenças.
Ela me orgulha enquanto brasileira, mulher e amante da natureza!

Loli.carol 31/03/2023

UAU!
Eu sempre senti muita simpatia pela Gisele, apesar de obviamente não conhecê-la, mas eu simplesmente não sabia porquê. Agora eu entendi!
Ela escreve de forma muito franca sobre os altos e baixos da sua vida, não apenas por fazê-lo, mas para compartilhar lições que ela mesma aprendeu pelo caminho e é confortante saber que uma pessoa tão bem-sucedida como ela também vive seus momentos de incertezas.
Descobri através desse livro que ela é uma inspiração para mim, por conseguir colocar em prática tantos propósitos de vida dos quais compartilho interesse. E, de certa forma, posso dizer que me identifiquei com ela em muitos momentos da leitura.
Achei super interessante o fato de ela abordar assuntos que já li anteriormente em outros livros, porém de forma prática e complementar entre eles. A impressão que eu tive é que ela já leu todos esses livros dos quais me refiro, como "Mude seus horários, mude sua vida", "A voz na sua cabeça", "A vida não é útil", "Amor pelas coisas imperfeitas", "Wabi Sabi" e por aí vai...
Enfim, simplesmente amei conhecer um pouco mais sobre sua trajetória! Acredito que todo brasileiro deveria conhecer mais sobre a história de uma das personalidades mais relevantes da nosso país, porque ela é muito mais do que uma modelo.

????

Ângelo Von Clemente 24/01/2023

"Na verdade, nunca me tornei modelo; eu atuava como modelo."
"Finja até se tornar verdade. Isso funciona mesmo!"

---

Trata-se de uma leitura leve, intimista e bem elucidativa acerca da trajetória pessoal de Bündchen. Apesar das máximas de Gisele pertencerem a uma espécie de senso comum, isso não desqualifica a leitura, tampouco a mensagem que a autora deseja transmitir.

A linguagem é fluída e acessível, e a temática do livro não se apega tanto assim a clichês inerentes as especificidades do mundo da moda.

-----

"Eu me inspiro em outras pessoas, mas isso não significa que me compare com elas. Esse tipo de comparação é inútil. Se você perde tempo se comparando com outra pessoa, a única coisa que está fazendo é abrindo espaço para a frustração e para o fracasso. Você nunca vai se sentir bom o suficiente."