A Teia de Charlotte

A Teia de Charlotte E. B. White

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jonathan 06/04/2022

bela história, incrível, radiante e humilde!
wilbur é um porquinho que nasceu menor que os demais, o que, segundo os fazendeiros, quer dizer que suas chances de se sobrevivência são poucas. mas o quadro muda quando fern, uma garotinha sonhadora e gentil, se mostra determinada a provar o contrário. então, com a sua ajuda, aos poucos wilbur consegue crescer, se desenvolver e cativar os leitores com sua inocência e questões comuns a alguém iniciando a vida social e, é claro, ele consegue também o carinho dos animais da fazenda ao seu redor. logo tudo parece ficar bem, mas, de repente sua vida passa a correr perigo, então ele precisa contar com a ajuda dos seus novos amigos para bolar um plano que garanta que ele seja salvo.

confesso que ler esse livro foi uma decisão que tomei ao me lembrar do quanto o filme de 2006 foi importante pra mim na infância. seria uma absurdo eu ter me tornado um leitor nos últimos anos e não ter uma cópia de a teia de charlotte na estante, mas a minha experiência se tornou muito mais do que só uma visita a uma história querida do passado, eu simplesmente redescobri a magia de me encantar por uma história lúdica e infantil. esse livro me fez sentir coisas que eu não sentia desde que era criança, me trouxe vislumbres de lembranças lindas com pessoas especiais pra mim e me fez concluir que nunca vou ser velho demais se me permitir visitar histórias como essa de vez em quando.

a escrita de e. b. white é simples e cativante, com toques muito bem humorados e belas mensagens escondidas nas entrelinhas. a construção das personagens e as suas interações são bem naturais ao longo da história, e a dinâmica que ele cria em volta do cercado onde wilbur vive me fez querer ser um dos animais da fazenda dos zuckermans, sempre ouvindo boas histórias ou bolando planos com wilbur e charlotte.

encerro minha recomendação fazendo menção honrosa à charlotte, que é uma personagem muito especial e pela qual eu nutro um sincero carinho desde a infância. mas preciso reforçar que ela não é apenas uma aranha fofa, ela demonstra de uma forma muito bonita e simples que o amor e boas amizades sempre são sempre o melhor caminho, e que, mesmo que não pareça, sempre há esperança, afinal a primavera sempre volta no ano seguinte.
Eduarda 18/12/2022minha estante
Mas você gostou do livro?

MatthewsVianna 17/06/2023

A leitura fez jus às minhas memórias, o que me deixou extremamente nostálgico. Essa história consegue mostrar a amizade incondicional e a admiração mútua e como esses são sentimentos positivos na vida.

A história é de Wilbor, mas, principalmente, de Charlotte, que esteve ao seu lado até o fim. E, para variar, terminei a leitura em prantos.

Caroline Gurgel 23/03/2022

Maravilhoso! (Lido com meu filho de 6 anos)
A teia de Charlotte, um dos mais aclamados livros da literatura infantil, escrito em 1952, é uma leitura encantadora, daquelas que deixam marcas no leitor mirim.

Tudo começa quando Fern, a filha do Sr. Arable, implora ao pai que não mate um porquinho que nascera raquítico. A menina promete cuidar do animal, a quem chama de Wilbur. No estábulo, Wilbur, cercado de vários animais, conhece Charlotte, uma aranha muito especial, que arrancará lágrimas de adultos e crianças. Ao descobrir que Wilbur será abatido em pouco tempo, Charlotte bola um lindo plano para salvar seu amigo.

É uma linda e emocionante história de amizade e doação. O autor apresenta, com muita delicadeza, a vida e a morte.

Preparem os lenços.

🔹Para leitura em voz alta, recomendo a partir de 5 anos. Para leitura independente, a partir dos 8 anos. O livro tem 200 páginas, capítulos curtos e algumas poucas ilustrações.

site: @historiasdepapel_

Alessandra.Adams 19/07/2023

Um verdadeiro clássico!
Uma leitura encantadora, cheia de emoções, aventura e uma ótima mensagem!
Perfeita para crianças e adultos também.

Goimar 29/05/2020

A potência da palavra em um clássico de leitura deliciosa
Quanta delicadeza em falar sobre amor e amizade; vida e morte; crueldade e violência nas relações de interesse entre humanos e animais;
o tempo, a natureza e seus ciclos. E, claro, a transformação possibilitada por meio da força da escrita, da potência da palavra que, como deixa claro a história, pode salvar vidas. Uma escrita apaixonada, fluida, repleta da força arrebatadora da vida no campo, maravilhosamente descrita por E. B White. Foi inesquecível ser conduzida pelas mãos de personagens encantadores como Wilbur e Charlotte, determinados e observadores como a menina Fern, e até do complexo rato Templeton, que, a despeito de seu temperamento egoísta, contribuiu sempre, e positivamente, para o desenvolvimento da história. Um clássico de leitura deliciosa.
Banner 29/05/2020minha estante
Como faz a leitura não tô conaeguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Oi! Não entendi. Você se refere ao texto do livro? Aqui só tem a resenha mesmo.

Banner 29/05/2020minha estante
Isso como faz pra ler o livro não tô conseguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Você pode pegar emprestado numa biblbioteca ou comprar numa livraria (mas só quando a pandemia terminar, ok?).

Luiza1139 19/03/2023

A amizade é uma das coisas mais gratificantes do mundo
Tava a fim de ler uma história leve e que esquecesse meu coração e foi essa aqui. Que história mais fofa e mesmo sendo feita para crianças tem uma coisa ou outra pra ensinar em relação a amizade e outras lições da vida. Quando eu comecei a ler não tinha ideia de que já tinha visto o filme e dps me toquei, é tão bom quanto. Os personagens são fofos dms também?

Isabella1803 03/12/2023

Quando Wilbur precisa enfrentar o cruel destino de sua espécie, Fern e Charlotte se juntam aos outros animais para bolarem um plano infalível e salvarem esse porquinho muito especial.

Alysson - @alyssonhp 13/12/2023

A teia de Charlotte
é uma historinha encantadora e cativante da amizade entre uma aranha chamada Charlotte e um porco chamado Wilbur. É repleta de ternura e mensagens sobre lealdade e compaixão. No entanto, apesar do encanto geral do livro, pessoalmente, não achei tão bom. Embora seja uma leitura interessante, não consegui me conectar profundamente com a trama, resultando em uma experiência que, para mim, não atingiu o mesmo nível de apreço que para outros leitores.

Jaqueline349 23/05/2023

Eu conheci esse livro por conta do filme que eu gostava muito quando era mais jovem, e ambas as obras tem muito dessa mensagem sobre amizade e o sentimento de que todo mundo tem algo de especial.

Vehalcantara 06/01/2024

A Teia de Charlotte
Mesmo sendo um livro infantil, é uma história incrível sobre amizade, medos, enxergar o outro de verdade.
A amizade Wilbur e Charlotte é tão linda e tão pura que você sente aquele quentinho no coração. Fern também é uma personagem que a gente se apega e quer dar o mundo.
É claro que por ser um livro infantil não terá grandes plots, mas a história é leve e a escrita muito simples de entender. Amei!

Tuyl 09/04/2021

Um belo livro para a infância! Foi o primeiro livro deste porte que lemos para nosso filho e o resultado foi ótimo! Indico fortemente!!!

Mandark 28/11/2023

Clássico!
Uma bela história infantil, como todas deveriam ser, versando sobre amizade, lealdade, justiça, carinho e amor em todas as suas versões. Personagens cativantes, belas lições de vida e maturidade. Uma aventura conhecida por suas adaptações cinematográficas, mas que encanta pela sua narrativa fluida e pelas imagens fascinantes construídas com uma linguagem poética. Favoritíssimo. Para ler pelo menos uma vez por ano, pra renovar a esperança no mundo e entender a beleza da natureza e todas as suas criaturas.
FSouzaPinto 28/11/2023minha estante
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler.
Assim que terminar de ler Alice, lerei esse com a minha filha também ??

Mandark 28/11/2023minha estante
Você e sua filha vão amar Flávia... Eh um livro emocionante. E essa edição é perfeita. As ilustrações são lindíssimas.

Bruce.Costa 23/07/2023

O poder de uma amizade
Fui atrás desse livro devido a memória afetiva do filme A Menina E O Porquinho. Essa edição traz lindas ilustrações, a amizade construída do porquinho Wilbor com a aranha Charlotte é linda e emocionante e nos faz acreditar que verdadeiras amizades podem mudar vidas.

Daniel 11/07/2020

"A Menina e o Porquinho", para quem ainda não associou rs
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/07/a-teia-de-charlotte-charlottes-web-de-e.html
Jorge 11/07/2020minha estante
Apaixonante!