A Teia de Charlotte

A Teia de Charlotte E. B. White




Resenhas -


89 encontrados | exibindo 76 a 89
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Ariana 22/12/2023

Segundo o autor "a vida da imaginação também existe", tenho que concordar, pois desde criança minha imaginação foi muito fértil, e um dos estímulos para tanta criatividade foi o filme que se originou deste livro, que considero incrível e cativante. Quando descobri que o filme veio do livro, fiquei decidida a comprar pra poder revisitar minhas memórias de infância. Acho que foi a melhor aquisição do ano, pois me deixou com o coração quentinho e nostálgico. Excelente livro pra introduzir crianças a leitura. Charlotte sempre será inesquecível pra mim ???.
comentários(0)comente



Bit 10/03/2011

Na teia de Charlotte, bem lá no alto do estábulo, apareciam palavras escritas. A teia falava de seus sentimentos por um porquinho chamado Wilbur, bem como dos sentimentos de uma garotinha chamada Fern, que também adorava Wilbur. Esta é a história que inspirou o filme 'A menina e o porquinho'.
comentários(0)comente



Rafaella 16/01/2023

Acho q esse é um dos livros mais tristes que eu já li!
Esse livro tem os personagens mais fofos que eu já vi, além de ter várias lições de vida...
comentários(0)comente



Rafa 07/08/2014

A aranha e o porquinho
Bem, certo dia estava assistindo ao filme "A menina e o Porquinho", era a cena específica em que a aranha Charlotte dizia ao porquinho Wilbur que estava no fim de seus dias e que havia colocado seus 514 ovos num saquinho. Eu comentei esse cena, que foi bastante comovente, com amigos. Uma amiga se lembrou disso e me presenteou com o livro "A teia de Charlotte" de onde o filme foi baseado. Já havia visto em algum lugar que havia um livro, mas acabei esquecendo. Fiquei muito feliz com o presente e logo comecei a ler o livro.
É um livro infantil e muito bonito, que me remete imediatamente a obras como "As crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis e "Mestre Gil de Ham" e "Roverandom", de Tolkien. O autor de "A teia de Charlotte" é o mesmo de "Stuart Little" que deu origem ao famoso filme do ratinho.
O livro, como já nos antecede na contracapa, fala de amizade. Uma forma muito bonita e sincera de amizade e lealdade, que na verdade não é a da menina com o porquinho, mas da aranha Charlotte e o porquinho Wilbur. Com uma linguagem bastante simples e ao mesmo tempo muito informativo, que inclui anatomia de aranhas e outros animais, significado de palavras, descrições de estações do ano...
Também podemos ver a mudança humana, como com a garotinha Fern, que no começo da história só se importa com seu porquinho e com os amigos animais e no finalzinho está totalmente interessada em um garoto e não frequenta mais o estábulo, onde se passa a maior parte do enredo.
Esse é um livro que me fez chorar, mas não por que é triste, mas por que é delicado e te faz se apegar aos personagens.

site: http://dear-never-let-me-go.tumblr.com/post/94086771050/a-aranha-e-o-porquinho
comentários(0)comente



vasilisamorozko 10/01/2023

O Porco Aranha Ainda É O Porco Mais Carismático Que Conheço
"Ela era especial. Não é sempre que encontramos alguém que sabe ser amigo de verdade e escrever bem. Charlotte sabia as duas coisas."

*


"Das centenas de pessoas que tinham visitado a Feira, ninguém soube que uma aranha cinzenta tinha desempenhado o papel mais importante de todos. Ninguém estava com Charlotte quando ela morreu."



*

"Você foi meu amigo – replicou Charlotte. – Isso é uma coisa maravilhosa. Teci minhas teias para você porque o amo. Afinal, o que é a vida? Nós nascemos, vivemos um pouco, morremos. A vida de uma aranha sempre envolve um pouco de confusão, com todas estas armadilhas e esta comilança de moscas. Ao ajudar você, talvez eu estivesse tentando dar um pouco mais de sentido à minha vida. Só Deus sabe que a vida de todo o mundo precisa de um pouco de sentido."



#8 - Acho que nunca vi a Menina e o Porquinho, na verdade só a chamada desse filme na sessão da tarde me deixa irritada - e só Deus vai saber porque, eu era uma criança tão esquisita - mas por alguma razão inexplicável sempre quis ler A Teia de Charlotte.

E mesmo tendo ele em sua versão original nunca tive vontade de ler em inglês, não sei, livros infantis tem mais magia se lidos em meu próprio idioma então foram longos anos até encontrá-lo em português e finalmente poder ler. - o que é uma lástima em certo ponto.


O começo desse livro é bem gostosinho, Wilbur é um porquinho engraçadinho e muito atrapalhado e não ajuda em nada os outros animais darem "péssimos" conselhos pra ele (aquela gansa Jesus kkkk o bichinho era um "bebe" não sabia que era melhor fugir mesmo) mas é só depois que Charlotte aparece que as coisas começam a desandar pra mim.
Veja, o início realmente tem toda a história de Fern salvando Wilbur e cuidado dele mas depois disso é só sobre ele e Charlotte - o que não faz sentido nenhum pro título br, eu entendo que era pra chamar atenção das crianças mas isso leva a um ponto que vou falar logo mais.

Charlotte é uma personagem incrível, engraçada e muito bondosa, e agora eu entendo porque o livro leva o nome dela, acho que esse é o único ponto em que ela leva algum crédito, já que ela fica em segundo plano no final - ou na história inteira.

Charlotte se esforçou e se deu muito pra ajudar e salvar Wilbur , o que é muito ao ponto de não conseguir gostar do porquinho depois da metade do livro, ele foi um personagem incrivelmente egoísta.

Sim, ele era pequeno no início do livro mas ele vai crescendo ao longo do livro e para lá da metade quando ele já era um "jovem" ele continua da mesma forma... "ai Sal mas ele ia morre, ele estava com medo de virar bacon e etc" até deveria ser aceitável como desculpa mas não me desceu. Ainda mais no final, quando ela diz que está cansada e precisa botar seus ovos, Wilbur ainda pensa em si e em sua própria salvação, não sei onde ficou o dar e receber na troca do valor da amizade entre eles, porque o livro é sobre isso, a amizade entre eles, certo? Mas eu só vi isso de forma verdadeira de um lado.
Sem contar que depois que os filhos de Charlotte nascem e vão pro mundo a primeira preocupação dele não é "céus eles são filhotes, como vão se cuidar nesse mundo cruel?" não, ele pergunta quem vai ficar com ele e se seu amigo (ou coisa do tipo).



"– Mas onde? – perguntou Wilbur.
– No lugar aonde o vento nos levar. Vamos embora ao sabor da brisa.
– Todas vão embora? – perguntou Wilbur. – Não podem ir todas embora. Eu ficaria sozinho, sem amigos. Tenho certeza de que sua mãe não haveria de querer isso."

Que meu filho???? Pra mim ele foi egoísta do início ao fim e nada mais...

Claro que tudo pode ser só chatice minha e eu esteja totalmente errada e o livro é isso mesmo, a salvação do porco pra não virar assado no natal e de uma amizade dada sem nada em troca além da vontade de ser fazer o bem, porque afinal, eu já sou adulta e devia parar de ficar procurando pelo em ovo em livro em infantil.

Tudo o que sei é que no final da leitura continuo me questionando porque ninguém ficou impressionando por uma aranha saber escrever já que o porco não fez nada de "milagroso" além de ser mencionado em teias finas. Charlotte ficou de escanteio em tudo, no livro, no título do filme e em tudo o que é possível mesmo sendo uma personagem que merecia mais.

Mas enfim, acho que se tivesse lido esse livro quando pequena teria amado mais e talvez em uma releitura eu consiga ver Wilbur com outros olhos, gostei do livro e da simplicidade e calmaria que ele passa mas não é um livro que me tenha ganhando o coração como Nárnia ou coisa do tipo.





Ps: The fox and the hound quem sabe um dia eu leia você mesmo em inglês.


PP.S: Não gostei dos sinônimos da palavra egoísta por isso ela aparece várias vezes, em minha cabeça era melhor ser repetitiva do que drasticamente cruel.
comentários(0)comente



Maggie 09/11/2015

Uma história maravilhosa
Mesmo sendo triste é mito bom, e essa história me chocou bastante ótimo para adultos e crianças.
A teia de Charlotte. Que nome lindo! Kkkkk
comentários(0)comente



alxnny 04/01/2023

se você quiser chorar que nem criança com história infantil (nem elas choram tanto assim), esse é o livro
comentários(0)comente



emiS2 12/12/2022

Mais uma primavera
Muito fofo!
A Charlotte simplesmente dona desse livro, linda linda linda. Também amei o Templeton, não sei por quê, nossa esse rato me deu uma raivinha, mas foi uma raivinha boa.
comentários(0)comente



Ambrs 30/12/2017

Amar é se doar!
Ameeei! Acabei de terminar de ler. A escrita do E.B White é muito agradável de se ler. As ilustrações do Gart Williams são de encher os olhos. Essa edição da Martins Fontes tambem é muito confortável. E a trama em si é carismática. Como não amar o porquinho Wilder? Sem falar da reafirmação de que amar é se doar. Um excelente livro que fala sobre amizade e doação.
Ambrs 30/12/2017minha estante
Porquinho Wilbur*




Alice.dbm 25/11/2022

Teia de Charlote
O livro é legalzinho, fala de amizade mas eu sinceramente não gostei tanto. Por fim posso dizer que não é um dos meus favoritos porém é um bom livro, vale a pena ler.
comentários(0)comente



Tori 17/09/2021

Esse livro é bem interessante e o local escolhido para o desenvolvimento da história é chamativo e traz uma visão incrível dos acontecimentos. Eu gostei bastante e recomendo muito.
comentários(0)comente



deh 28/11/2020

Amizade verdadeira
Uma linda história de amizade entre uma aranha e um porquinho... Apesar de ser um clássico da literatura infanto-juvenil , esta história me trouxe muitas reflexões, especialmente sobre o poder da amizade, amor verdadeiro, tempo, ações, etc... Recomendo muitíssimo!
comentários(0)comente



none 07/11/2018

Lembra do desenho A menina e o porquinho que passava na sessão da tarde há alguns anos?
Pois então, A teia de Charlotte de E B White foi a história que deu origem tanto a esse desenho quanto ao filme. O desenho é de longe muito melhor que o filme. O livro...passados alguns anos continua emocionando com sua história de amizade entre uma aranha e um porquinho. Templeton, o rato é o coadjuvante mais destacado com seu jeito debochado, mas sempre ajudando a dupla. Avery, o irmão da menina é muito engraçado, chato, esperto, está sempre em cena perturbando ou enriquecendo a história com sua graça espontânea. Fern, a menina, tem a importância narrativa de ser a observadora de tudo o que se sucede no estábulo. A mãe dela acha que a filha enlouqueceu por escutar conversas de animais. Tanto que procura conselho de um médico. A cena não consta nem no desenho nem no filme mas é sem dúvida uma das melhores deste livro. Pensei na hora no Robin Williams num filme improvável. Wilbur, o porquinho e Charlotte, a aranha formam um caso a parte. Deixo para quem lê a história ver a real razão do livro ter sido escrito. O que destoa um pouco a beleza do livro é a capa com a ilustração de outro porco, o Tio que participa da competição na feira com Wilbur. Mas Charlotte está presente também e é o que importa.
comentários(0)comente



89 encontrados | exibindo 76 a 89
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR