A Teia de Charlotte

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruce.Costa 23/07/2023

O poder de uma amizade
Fui atrás desse livro devido a memória afetiva do filme A Menina E O Porquinho. Essa edição traz lindas ilustrações, a amizade construída do porquinho Wilbor com a aranha Charlotte é linda e emocionante e nos faz acreditar que verdadeiras amizades podem mudar vidas.

Rafael.Tadeu 23/04/2024

Mais um bom livro para se apresentar a uma criança.

Pela lembrança afetiva do filme eu esperava que o livro fosse me emocionar um pouco mais,mas no fim das contas é para o público infantil mesmo,eu que esperei muito.

Jess 04/04/2023

Lindo lindo lindo & triste
"A menina e o porquinho" era meu filme favorito na infância. Eu me lembro muito bem de amar e me apegar a Wilbur e Charlotte (e de chorar muito com a morte dela). Depois de tantos anos, essa história ainda me toca igual e nos mesmos lugares. E sim, eu chorei novamente com a morte de uma aranha.

Esse é um livro sobre superação, amizade e morte. É um clássico infantil que fala muito mais do que o que está escrito, desde que você assista/leia com sensibilidade. Precisa ser realmente bom para expressar um oceano de sentimentos a partir de uma pequena onda de palavras, e o autor fez isso com maestria.

Eu amei esse livro de todo o coração. A mensagem que ele passa é muito tocante.

Algumas das frases que eu marquei:

"- Ah, não ligue para mim - disse Charlotte - É que eu já não tenho forças. Acho que estou triste porque nunca verei meus filhos."

"Das centenas de pessoas que tinham visitado a feira, ninguém soube que uma aranha cinzenta tinha desempenhado o papel mais importante de todos. Ninguém estava com Charlotte quando ela morreu."

"Fern não vinha mais ao estábulo regularmente. Ela estava crescendo e evitava coisas de criança, como sentar num banquinho de ordenha perto do chiqueiro."

"Não é sempre que encontramos alguém que sabe ser amigo de verdade e escrever bem. Charlotte sabia as duas coisas."

Beatriz3345 18/11/2022

Lindo
Fiz a leitura conjunta com meus filhos na hora de dormir.
É emocionante ver a linda amizade entre Wilbur e Charlotte.
Charlotte é uma amiga fiel, que dá sem esperar nada em troca.
É uma história linda sobre amizade.
Super recomendo!

Barbara.Goes 31/01/2024

Wilbur
História incrível de um porquinho que nasceu menor do que seus irmãos e foi vendido para outra fazendo para morrer, mas lá ele conhece Chatlotte uma aranha fofa que salva ele.

Isabela Zocolaro 31/03/2024

Que história doce!

Uma bela narrativa sobre amizade, lealdade e diferenças.

Ao contrário do filme nomeado no brasil de "a menina e o porquinho" (assisti há mt tempo, morri de chorar nunca mais quis ver de novo) a menina da história tem pouquíssimas interferência (embora tenha salvo o porco no início e sem ela nada acontecesse) e toda a história gira em torno do porquinho e da amizade inesperada que ele encontra na aranha Charlotte.

O porquinho representa uma pura inocência, enquanto Charlotte é dona de uma sabedoria, sinceridade e lealdade sem igual.

A parte mais bonita é quando ela se apresenta ao porquinho, contando realmente quem é (capturadora de moscas e insetos), deixando que o potencial amigo seja capaz de gostar dela pelo que ela de fato é, sem esconder seus defeitos.

"- Bom - pensou - eu tenho uma nova amiga, tudo bem. Mas que aposta esse negócio de amizade é! Charlotte é feroz, brutal, intrigante, sedenta de sangue, tudo o que eu não gosto. Como ppsso aprender a gostar dela, mesmo sendo bonita e, claro, esperta?

Wilbur apenas sofria com as dúvidas e medos que muitas vezes acompanha a descoberta de um novo amigo. Com o tempo ele descobriria que estava enganado com relação a Charlotte. Por baixo do exterior bastante ousado e cruel, ela tinha um coração bondoso e se mostraria leal até o fim."

Enfim, a história é basicamente Charlotte ajudando o Wilbur a se livrar de virar comida. Os planos acabam envolvendo vários animais do celeiro e compondo uma história fofa e divertida, altamente recomendável para qualquer criança ?? (de 0 a 80)

Ps: essa edição é linda demais! As ilustrações são incríveis.

Hiária 20/01/2024

Desde criança eu quis muito ler esse clássico!

Voltei no tempo, ao lembrar do filme! ??

É um livro de literatura infantil, mas cabe ao adultos ler e acolher sua criança interior! ?

Renata 27/07/2023

Wilbur é um porquinho de muita sorte.
Salvo duas vezes de um destino terrível graças ao amor e dedicação de suas amigas.
Charlotte é uma aranha muito especial, inteligente e fiel.
Esse livro é encantador, delícia de leitura.

Mayara945 14/07/2023

Leitura em família
Li com minhas filhas de 4 e 7 anos. Achamos a história muito linda. Wilbur é um porquinho nanico que ganha a proteção de uma garotinha chamada Fern e uma aranha esperta chamada Charlotte.
Para um livro infantil, achei a linguagem um pouco difícil para compreensão das crianças. Não sei se é por conta da tradução. Mesmo assim, gostamos muito da história.

Recomendo! Leia com seus filhos ?

fabio.orlandini 30/10/2021

Inocência
Num mundo tão confuso e ansioso como o que vivemos, ler livros como esse nos faz pensar no que vale a pena. Delicado, bonito, só traz bons sentimentos ao nosso coração.

Ily_sofis 24/08/2023

O livro fala de amizade, afeição e proteção, aventura e milagre, vida e morte, confiança e traição, prazer e dor,além da passagem do tempo. É uma obra de arte perfeita, de escrita mágica.

Nanda 18/01/2021

Quanta doçura e delicadeza
Eu sempre fui fã da menina e o porquinho e ter a oportunidade de fazer a leitura do livro que inspirou o filme foi reviver a minha infância e voltar a me encantar com a história de amizade entre um porquinho e uma aranha. Impossível não se emocionar.

Lara 08/01/2021

Me surpreendi
No início notei que este livro era bem infantil, ótimo para a idade de 6 a 8 anos, acredito. No meio dele, estava achando bem fofinho e engraçadinho. E quando chegou no final, fiquei muito surpresa pelos temas que são abordados, como morte, amadurecimento, ciclo da vida e passagem do tempo. Apesar dos temas sérios, eles são tratados com delicadeza e uma maestria genial. Fiquei até com vontade de conhecer Stuart Little, do mesmo autor.

Um outro ponto que gostaria de comentar é sobre a menina, Fern. Estava crente de que ela teria um papel maior na história, mas na verdade ela se torna quase irrelevante depois de salvar e cuidar de Wilbur nos seus primeiros dias de vida. A tradução brasileira ?A Menina e o Porquinho? seria mais adequada se substituída por ?O Porquinho e a Aranha?. Ademais, achei extremamente estranho o fato de que ela passa tanto tempo no celeiro, escuta e entende tudo que os animais falam (ficamos sabendo disso quando ela conta para a mãe), mas nunca participa das conversas, ela é uma espectadora quase tão passiva quanto o próprio leitor. Se alguém souber a explicação para isso, eu gostaria muito de saber.

Erikacristn 23/01/2024

Amizades sem humanos
A amizade de Wilbur e Charlotte é comovente e ponto central do livro. É simplesmente de uma delicadeza que dói. Ah, mas que sentimento enebriado! É como se aquela alteridade e empatia com os animais fosse evocada de uma forma tão... doce. Amei mais ainda que o foco deixa de ser na menina Fern, que teve seu papel importante no começo na história, mas essa história não é sobre humanos e não humanos. Essa história é não humana. Emocionante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6