Querido mundo

Querido mundo Bana Alabed

Resenhas - Querido mundo

Rafaela Beank 13/02/2024

A gente precisa falar sobre isso
Falamos muito sobre os horrores da 2GM e da Ditadura Militar no Brasil (e está certo, devemos continuar falando), mas sinto que muitas vezes esquecemos que tem conflitos horríveis acontecendo enquanto estamos vivendo nossas vidas. A guerra na Síria vem ocorrendo desde 2011, sem previsão de acabar, totalizando mais de meio milhão de óbitos, e a gente não fala sobre isso!!! O assunto deveria ser levantado nas escolas para dizer o mínimo. Deveríamos nos preocupar mais com a situação terrível na qual alguns países do Oriente Médio se encontram, é assustador que haja uma guerra acontecendo em pleno 2024 (não apenas uma, mas figurativamente falando) e nós estejamos muitas vezes nos esquecendo do quão absurdo isso é. Talvez não exista nada que possamos fazer na prática para ajudar as pessoas que se encontram nessa situação, ou talvez haja, vai saber, mas se nunca falarmos sobre o assunto, nunca iremos descobrir.

Stephanie214 01/10/2023

Mais uma triste história sobre a guerra.
Mais uma obra que retrata o drama da guerra na Síria no ponto de vista de mais uma criança que teve sua infância afetada pelo medo, fome, desespero, morte, desesperança, bombardeios, tiros e ter que ver sua cidade, seu país, sua rua e até sua casa em destroços.
Bana Alabed escreve esse que é seu primeiro livro contando um pouco do que ela e sua família passaram no período da guerra na Síria, em Aleppo, em como as coisas estavam tranquilas até que a guerra chegou assustando a todos e como foram inocentes em pensar que logo aquilo acabaria.
A tensão e o medo constates afetam a todos, principalmente as crianças que muitas vezes não entendem o que está acontecendo e perguntam coisas como: " Porque estão jogando bombas em nós?", " Nós vamos morrer?", " O que sentimos quando morremos?". Todo o sofrimento de várias famílias que perderam seus entes queridos seja nos bombardeios, soterrados em destroços, baleados pelo regime ou nas travessias pelo deserto ou pelo mar.
O mais triste é que metade da população de 4,6 milhões foi forçada a deixar suas casas pelo conflito e 1,7 milhões agora estão vivendo em tendas e campos de refugiados. E ninguém toma uma providência para ajudar a Síria e sua população, os países não aceitam e nem acolhem os refugiados que estão assustados e tentando sobreviver.
Temos que ter um olhar mais empático com os refugiados e todas as nações deveriam se unir em prol da paz e do fim da guerra, para que nenhuma família tenha que passar pelo que o povo sírio passou.
Esse é um livro para se refletir, sentir e pensar se esse é o futuro que desejamos para a nossa geração e as futuras gerações.

Gabi 23/09/2023

Querido mundo,
"Querido Mundo" é um livro que relata a experiência de Bana, uma garota da Síria, em uma guerra. O livro mostra as condições surpreendentes que as pessoas tiveram que passar, e como elas viviam constantemente com medo. A minha experiência com o livro não foi tãooo boa porque eu tive que ler por conta da escola, mas mesmo assim eu gostei bastante. Eu acredito que eu teria gostado ainda mais se eu tivesse lido por livre e espontânea vontade. Mas tudo bem. O livro é bem triste, como é de se esperar de um relato de uma guerra.

Maluludourado 27/06/2023

#10
Eu li esse livro porque a escola pediu,eu não costumo gostar de livros que a escola passa,porém esse me surpreendeu mas eu AMEI

A forma que retrata realmente a realidade da vida de Bana uma criança em meio a guerra me admira,mas eu fiquei apaixonada muito perfeito

Eu.amands 24/03/2023

Nem parece os livros q a escola me recomenda
(AVISO GATILHO!!!) Bana é uma menina q cresceu vendo a morte e o fim do mundo,casas sendo destruídas,vizinhos e amigos morrendo,bombas fortes q podiam acabar com qualquer um...
Esse livro fala da guerra da Síria e a dificuldade de sobrevivência de bana com apenas 7 anos de idade, e q hoje em dia teve a condição de escrever esse livro,contando a sua história.

brept 11/01/2023

Bana?
Outro livro que li pela escola
O livro é interessante, fala da vida da menina que viveu o início da guerra em sua cidade, suas perdas?

Lari :) 04/12/2022

Amo!
Esse livro é perfeito, acho muito interessante um livro mostrar a realidade de uma criança passou por coisas horríveis.
Bana você é muito forte!
Li em uma semana, é curto e bem interessante.

JonBugDuarte 23/11/2022

um livro que me gerou impacto
Eu havia esquecido de adicionar esse livro nos meus lidos, mas lendo Valentes me recordei dele, afinal ambos retratam sobre a Primavera Árabe, mesmo que não seja o foco do segundo. O que mais me impactou nesse livro foi ter a perspectiva de perto da guerra, afinal muitas vezes nos livros escolares retratam apenas números de mortos, enquanto neste livro você percebe que são pessoas, não números, gerando a reflexão que poderia ser um familiar ou até mesmo você.

Tatah 16/11/2022

"Quando a guerra foi embora, tivemos Esperança. Esperança é quando você sente que o mundo é lindo e você pode fazer qualquer coisa. Você sente que pode suportar qualquer coisa ruim que aconteça, porque as coisas logo ficaram boas de novo. Assim se você tem esperança, você ainda pode ser um pouco feliz mesmo que as coisas das quais você gosta não esteja acontecendo porque você sabe que elas ficaram melhores ."

Sou grata pela vida da Bana por dar a mim a todos os leitores a oportunidade de conhecer a sua realidade dolorosa e sua visão de mundo.?
Um livro que eu peguei pela capa mas valeu super a pena pelo conteúdo.
Constantemente via na tv reportagens sobre as guerras da Síria. Mas, jamais ouvido alguém que viveu a guerra na pele.
Fora os relatos da bana oq me chamou a atenção neste livro são os relatos emocionantes de sua mãe, que narra Boa parte do livro.

"E foi assim que, até mesmo naquele momento, na minha hora mais sombria, pude reunir razões para viver, que foram principalmente vocês, meus filhos. E também para que eu pudesse ajudar os outros. Você e eu tínhamos nos Tornado uma voz para o povo da Síria, não podiamos desapontar as pessoas".? -Fatemah Alabed

Pude sentir cada sentimento aqui descrito e não consigo imaginar nem de longe o que é ter vivido tudo o que aqui foi descrito.
Acho de extrema importância para nós que estavamos de fora ler sobre essas pessoas e para que de algum modo elas nunca possam ser esquecidas e possamos aprender com elas.

Mari 20/10/2022

Li na aula de literatura, me apaixonei pela maneira que a bana fala sobre o dia a dia dela, com certeza é um dos melhores livros de diário de guerra que eu li.

Lu 23/08/2022

Querido mundo é o relato de uma menina de 7 anos vivendo os horrores da guerra na Síria. Um livro comovente que nos faz abrir os olhos para a realidade monstruosa de uma guerra que vemos pela televisão e que ignoramos por acreditarmos ser mais uma guerra no oriente. A leitura é rápida e fluída apesar de imensamente dolorosa.

Alexandre.Lima 07/03/2022

Bana, uma simples garota que salvou o seu querido mundo!!
Bana nos mostrou o quanto a amizade significa em todos os momentos da nossa vida!!

A perca da sua grande amiga nos comoveu de uma forma inexplicável... Obrigado Bana por cada relato, por não ter desistido e sim prevalecido.

Desculpas por ter vivido e sobrevivido tudo que presenciou....

#Queridomundo!!

Agradeço a minha amiga Hortência Maria, por ter me indicado e emprestado o livro...?

Hortência Maria 30/05/2021

Bana, a menina corajosa!
Bana, você é uma menina incrível que conseguiu passar por algo que nem todos teria a sua coragem. A história de Bana, é um reflexo de regime ditador, que oprime a população e põe em risco a vida, segurança, posição política e tudo que compõe nossa vida. Uma criança que mostra sua vida na guerra, sua posição e coragem.
Que livro!
ritita 01/01/2023minha estante
Bana lembrou-me Malala. Duas meninas corajosas e fortes.

lu_magnolia 13/02/2021

A história de guerra de uma menina em busca da paz
"Uma história de amor e coragem em meio à brutalidade e ao horror, este é o testemunho de uma criança que suportou o inimaginável". Essas são as palavras que J.K. Rowling usa para descrever Querido Mundo. O livro conta a história de Bana Alabed, uma menina síria de apenas 7 anos que foi obrigada a crescer em meio a guerra. Face a face com os horrores que aconteceram - e ainda acontecem - em seu país, ela começa a escrever no Twitter sobre o cotidiano em Alepo. Aqui encontramos um conflito narrado de forma diferente do que estamos acostumados a ver nos jornais. É um relato angustiante dos horrores da guerra e óptica inocente de Bana sobre tudo que acontece é de partir o coração de qualquer um, mas, ao mesmo tempo, o modo como a garotinha reage a tudo nos dá esperança de um futuro melhor. Esse é o tipo de livro que te faz refletir sobre o ser humano, sobre as nossas ações. É aquela leitura que impacta do início ao fim e te mostra o melhor e o pior lado das pessoas. São 155 páginas que contam não só a história da família Alabed, mas sim de todas as famílias sírias que foram assoladas pela guerra. Uma lição de fé, resiliência e esperança.