Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Ju 04/04/2021

Os imortalistas
Se nos forçassemos a enxergar a vida constantemente como frágil, ficaríamos loucos. Mas quando se tem uma data final, uma sentença de morte, uma incerteza que fica sussurrando que jamais haverá tempo suficiente... Não há como sessar a busca pelos sonhos, cometer imprudências e muitas vezes abrir mão do bom senso, é válido viver no limite.

A sensação que essa leitura deixa é incomoda, como um dia cinzento, mas ele é mágico, surreal e assustador. Me fez refletir, olhar para os dias com mais cuidado, mas a pergunta sempre estará ali... E se o último dia for hoje?

Aline 11/03/2023

Surpreendente
Foi uma leitura muito gostosa de se fazer, apesar de não acontecer nada de muito inesperado você espera pelo que vai acontecer. Cada pedacinho da vida desses quatro irmãos são pedacinhos das nossas vidas, ou das vidas que queríamos ter, o cotidiano deles, suas brigas, temores, problemas.
A parte da Klara é a minha favorita. E Ruby você tem meu coração ?

Aline @contandoleituras 26/09/2020

Achei a leitura arrastada. Em poucos momentos me empolguei com a historia dos irmãos.

Silvia124 07/04/2023

Lento
Estava com esse livro na estante faz um século e sempre fui adiando pra ler então comecei ele sem grandes expectativas. Achei que era um livro sobre morte mas era sobre a vida e como nossas escolhas definem nosso futuro.
O livro é dividido em partes como nome de cada irmão, a minha história preferida foi a de Simon e a que mais arrastei a leitura foi a última, da Varya.
A proposta do livro é ótima mas em alguns momentos acaba sendo uma experiência cansativa por não acontecer nada no livro além de retratar a vida.

Luhescreve 01/06/2020

Arrebatador
Que livro, senhoras e senhores, que livro! Confesso que foi uma das minhas leituras mais impactantes, não consegui parar de ler, foi completamente diferente de tudo que já tinha lido. A construção dos personagens, os diversos contextos sociais e situações em que o preconceito dá as caras, a ambientalização, produção dos personagens e a forma como interagem com o mundo.... indiscutível tamanho trabalho bem feito. Cada um dos irmãos traz uma bagagem emocional e um contexto diferente, cada um, a seu modo, põe sua marca no mundo, mesmo que já soubessem quando seria seu destino final. É um livro que te faz pensar, seria bom ou ruim saber o dia que vão morrer? E ter conhecimento dessa data... interfere ou não em alguma coisa?

Paloma.Lohane 06/12/2021

É um livro ok, nada além disso
Fiquei muito curiosa quando li a sinopse desse livro e comprei sem ver o que as outras pessoas achavam. O livro não é ruim, adorei o jeito que a autora passa pra gente uma "essência" completamente diferente da personalidade de cada irmão, mas duas coisas me impediram de dar mais estrelas para ele; A primeira é que o Simon e a Klara são incríveis, mas o Daniel achei muito desnecessário, ele só fez UMA coisa útil pra história que poderia facilmente ser colocada de outra maneira em alguma das partes dos outros três irmãos. Por mim se ele não existisse, não faria diferença. Gostei da Varya, mas (acho que pela idade dela) me identifiquei mais com os mais novos. A segunda coisa que eu não gostei foi do final, ficou totalmente em aberto, eu estava esperando algo muito diferente... parecia só o final de um capítulo aleatório, não o final do livro. Pra eu gostar mais precisaria excluir o Daniel e aproveitar mais folhas pra elaborar um final decente. Ele faz sim a gente pensar e refletir, mas eu esperava muuuito mais, partindo dessa premissa tão interessante.

livrosdalooh 02/04/2023

Razoável
Vou ser sincera eu super me deixei levar pela capa do livro, o conteúdo em si é bem meio termo. Existem algumas reflexões bem legais no livro porém elas se torna bem massante, pois a história do livro em si é sem graça. Tanto que não me apeguei a nenhum personagem e estava só esperando todos morrerem. O primeiro capítulo pra mim foi uma atrocidade sem fim, pq ela tava descrevendo umas coisas absurdas q o Simon fazia sendo q ele era de menor, mas enfim l. Todos os irmãos mortos menos a Varya pq o livro terminou e eu não entendi nada do que aconteceu com ela.

thalitamirom 28/11/2022

Li esse livro para uma leitura compartilhada com algumas amigas.

Talvez eu teria abandonado se não fosse por isso pois, o começo foi um pouco arrastado. Depois, eu passei a entender melhor a premissa e me envolvi muito com a história de cada irmão e trazendo algumas partes para minha própria realidade. É um livro mais denso e é preciso apreciar com calma algumas partes.

@sentiroslivros 29/01/2021

Incrível
Os irmãos Gold (Varya, Daniel, Klara e Simon), sendo a mais velha dos quatro com seus treze anos, descobrem que há uma vidente na cidade que diz a data precisa de sua morte e resolvem que querem saber.
Ao saírem do apartamento da vidente assustados, tendo entrado um de cada vez, não conversam sobre o assunto por anos até a morte do pai. Simon o mais novo é o único que não conta a data específica, falando um evasivo ?novo demais?.
Assim Klara o instiga a ir para São Francisco com ela, cidade que em meados de 1970 era considerada a cidade da liberdade, e ele que até então escondia sua homossexualidade resolve ir para se redescobrir. Lá, Simon age de forma irresponsável em relação a isso, e observamos o quanto a data prescrita da vidente o influencia em suas atitudes.
Klara, que se sente culpada por ter levado seu irmão rumo à morte, vive com sentimentos que vão de ódio à vidente a um apego ao que sentiu ao entrar no apartamento dela. Ela que é ligada ao misticismo se sente conectada a mulher o que faz com que esse misto de sentimentos a leve ao lugar mais obscuro da vida, a solidão.
Já Daniel se ressente por ter dado a ideia de ir vê-la, e isso o assombra como uma adaga, e mesmo sem perceber a usa para machucar quem está a sua volta. De todos, o que mais tem vontade de provar o erro da vidente, vive uma semi vida à sombra desta data.
Varya desencadeia sua ansiedade para o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e vira uma cientista que busca a longevidade com experimentos em primatas.

O livro é dividido em quatro partes, contendo a história de cada um dos irmãos com o tempo linear, quando um falece o outro abre seu coração para nós.

Um drama familiar complexo e, como a maioria dessas, resolveria várias delas com um diálogo, mas como temos a escrita de todos os pontos de vista vivemos com eles essa dificuldade, observando que se abrir não é tão simples.

Assumir o erro e pedir perdão são desejos, há muito, guardado pela família Gold.

Bela 16/09/2021

Quanta sensibilidade
É uma história instigante com uma ótima premissa, leitura fluida e calma, capítulos bem distribuídos, capa lindíssima.
Achei a narrativa muito tranquila de acompanhar, pois a morte geralmente é um assunto delicado que deve ser tratado com muita sensibilidade, o que não faltou nesse livro. Principalmente por já começarmos sabendo como a história acaba.
Existe um cuidado especial com a integridade de cada personagem, pois mesmo construindo alguns deles menos simpáticos que outros, torci igualmente para que todos superassem o seu sabido fim.

Nikolas 03/01/2021

É um bom livro, mas podia ter sido um livro fenomenal!
Começando pelo começo... Tive uma relação de amor e ódio com esse livro. Amei toda a carga emotiva da história e o fato do livro brincar com a dúvida filosófica "somos livres ou determinados?". O livro tende ao determinismo, mas não dá um ponto final nessa dúvida. Em alguns pontos achei a leitura meio arrastada, com detalhamento em coisas que não são vitais para a história. Na contramão achei que as partes mais importantes do livro não tem o enfoque que mereciam. O livro se divide em cinco partes, a primeira sendo a introdução e as outras quatro acompanhando os irmãos Gold. Ao meu ver, a última parte, que acompanha a Varya é a melhor, parecendo que a história toda surgiu ao redor desta parte do livro. As partes da Klara e do Simon também são muito boas, carregadas de emoção e sentimento. Já a parte do Daniel me pareceu meio solta. No geral uma leitura, recomendo!

Carla.Vasconcelos 10/06/2023

Premissa maravilhosa!!! Final triste... Acredito que a ideia de saber quando morreremos perturba a todos, assim como imaginar uma escolha diferente para determinada situação de nossas vidas e as consequências dela decorrente... Vale excelentes reflexões, mas merecia um melhor encerramento.

Bethss 06/10/2021

Eu tinha mais expectativas sobre esse livro, na metade imaginei que iria ter um desfecho surpreendente, mas não aconteceu...achei a leitura carregada, já tinha abandonado algumas vezes e tentei dar mais uma chance, consegui finalizar, mas me decepcionou.

Brunakelle 31/10/2021

O livro não foi nada do que esperava, confesso que me vi irritada com as atitudes das personagens, julgo que elas foram ao encontro da profecia. Achei a leitura fácil e percebe-se que a autora fez um trabalho de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
Concluo o livro estranhamente satisfeita, a história não é muito minha vibe, mas teve momento que peguei refletindo minha vida diante das situações e palavras das personagens. E foi essa profundidade que encontrei foi o que me fez elevar essa nota para 4 estrelas.