Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Amanda Fidelis 18/04/2021

Os 4 irmãos visitam uma mulher misteriosa que é capaz de dizer a data exata do dia da morte de alguém. Cada um conversa com a mulher sozinho e a cada um é dado uma data. No decorrer do livro, vemos como essa visita influenciou a vida de cada irmão. Sendo o livro dividido em 4 partes, uma para cada, primeiro temos a história do jovem e apaixonado Simon, depois a da fantasiosa Klara, na terceira parte nos deparamos com a historia de Daniel que aborda um pouco mais sobre quem é a mulher misteriosa e, por último, conhecemos um pouco mais sobre a vida de Varya que ao buscar a longevidade da vida, acabou esquecendo de vivê-la. Por fim, compreendemos que Simon, Klara, Daniel e Varya na busca pelo futuro, se aproximaram das profecias da vidente.

Sil | @uma_dama_dos_livros 27/11/2021

~"Se você soubesse a data de sua morte, como seria a sua vida?"
??
#damareading ? #osimortalistas ? #theimmortalists ? @chloekbenjamin ? @harpercollinsbrasil ? @nazarians ? 327 ? #2018 ? 3,5/5?.
??
Em 1969 os irmãos Gold ouviram falar sobre algo que nenhum deles acreditava mais. A curiosidade sempre foi maior e assim eles desistiram de ver com seus próprios olhos a vidente da qual a chegada que estava sendo bastante falada ali em Nova York.
??

Um belo dia, eles escaparam sorrateiramente para descobrir sua sorte. Ao chegar lá com pouco dinheiro não acharam que conseguiriam entrar, mas ela aceitou ver um de cada vez.
??

Daniel, Varya, Simon e Klara foram atendidos e cada recebeu as datas que mudariam as suas vidas para sempre: a data de suas mortes.
??

Daniel não quis acreditar e assim, pegou seus irmãos e foi embora, porém mesmo não desejando acreditar naquela mulher ele nunca esqueceria essa data, assim como seus irmãos.
??

Daquele dia em diante a vida de cada um acaba tomando um rumo diferente. Simon e Klara decidem viver a sua vida, algo que se eles ficassem em Nova York nunca iria acontecer, pois cada um tem seu sonho para realizar antes do dia fatídico de suas vidas.
??

Os anos vão se passando, mas eles nunca vão esquecer o que foi profetizado para suas vidas. Na noite da morte do seu pai eles acabaram falando sobre aquela noite e falando um pro outro qual foi a idade de suas mortes, mas Simon não contou para eles, só disse que morreria novo se a profecia fosse verdadeira.
??

Simon vive feliz em San Francisco, anos se passam, ele encontra o amor e vive uma vida muito boa, mas ao longo dos anos a cada ano que passa a sua data se aproxima e isso lhe deixa transtornado, pois ele sente que sempre foi verdade a profecia da Vidente.
??

- Foi uma leitura boa, mas em algumas partes muito maçante. A autora colocou muitos detalhes desnecessários e assim ficaram longas partes que poderiam ser mais curtas. Mas é um ótimo drama que envolve relacionamento familiar, os conflitos da vida e suas escolhas para o futuro.

Delma 25/12/2022

Muitas reflexões
Livro que traz muitas reflexões, inclusive, fiz muitas marcações.
Pena que a narrativa, por vezes, é bem arrastada, mas recomendo mesmo assim.

Keila 18/04/2023

O que fazer quando sabemos o dia exato de nossa morte?
Os irmãos Gold, de família judia, ficam sabendo sobre uma cigana que revela o futuro das pessoas, e que está morando próximo a eles.
Com a curiosidade que só crianças e adolescentes possuem, juntam suas economias e toda coragem para se consultar com ela.
Nesse dia fatídico, um por um entram em seu apartamento e recebem a data exata de sua morte.
E o que acompanhamos nesse livro, é o que esses 4 irmãos fazem com essa informação e como decidem levar suas vidas.
Acreditando em seus destinos ou não, Simon, Klara, Daniel e Varya Gold, cada um com suas personalidades, individualidades e particularidades, crescem, se separam, e o que vai acontecendo com cada um, deixa uma reflexão para o leitor.
Simon com sua liberdade conquistada, Klara seguindo seu sonho peculiar, Daniel com sua responsabilidade e Varya com sua vulnerabilidade e coragem mostram o que poderia ter em qualquer uma das famílias que convivemos, mas principalmente nos faz pensar mais sobre o luto, a morte, na verdade, sobre o que fazemos da vida até que a morte, inevitável, chegue.
O quanto eu busco realizar? O quanto eu sou quem quero ser? O quanto estou disposto a entender o outro e perdoar? O quanto me perdoo?
E principalmente, o que fazemos com as informações que recebemos do universo?

Passando pelo ?boom? e descoberta da AIDS até os dias atuais, estamos diante de uma leitura sensível, um pouco triste, mas de grande valia.

Nikolas 03/01/2021

É um bom livro, mas podia ter sido um livro fenomenal!
Começando pelo começo... Tive uma relação de amor e ódio com esse livro. Amei toda a carga emotiva da história e o fato do livro brincar com a dúvida filosófica "somos livres ou determinados?". O livro tende ao determinismo, mas não dá um ponto final nessa dúvida. Em alguns pontos achei a leitura meio arrastada, com detalhamento em coisas que não são vitais para a história. Na contramão achei que as partes mais importantes do livro não tem o enfoque que mereciam. O livro se divide em cinco partes, a primeira sendo a introdução e as outras quatro acompanhando os irmãos Gold. Ao meu ver, a última parte, que acompanha a Varya é a melhor, parecendo que a história toda surgiu ao redor desta parte do livro. As partes da Klara e do Simon também são muito boas, carregadas de emoção e sentimento. Já a parte do Daniel me pareceu meio solta. No geral uma leitura, recomendo!

Suka 04/09/2020

Respondendo a perguntar rs, sobre o q eu faria.
Sinceramente nao sei. Nao sei se viveria na urgência mas ao mesmo tempo na plenitude dos seus atos q nem Simon, ou na prudencia e não viveria q nem a Varya. Dois extremos, um morreu mtoo jovem e viveu melhor do q a irmã mais velha q nda aproveitou so quase do final.
Confesso q tenho mta curiosade de saber mas tenho receio da importancia dessa informação.
Mas enfin, um livro bem interessante, com uma leitura rápida apesar dos capítulos serem um pouco longos e poucos cansativos como o Varya. Aliás a historia dela foi a mais chata, nao sei pq ela no viveu de verdade né.
Só não gostei mtoo da forma como foi tratado o final. A ultima parte foi mostrado a Ruby, acho q teria sido melhor trabalhado se fosse um epílogo dela, falando algo da tia.
Mas num todo é um bon livro, q te levar a refletir.

Brunakelle 31/10/2021

O livro não foi nada do que esperava, confesso que me vi irritada com as atitudes das personagens, julgo que elas foram ao encontro da profecia. Achei a leitura fácil e percebe-se que a autora fez um trabalho de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
Concluo o livro estranhamente satisfeita, a história não é muito minha vibe, mas teve momento que peguei refletindo minha vida diante das situações e palavras das personagens. E foi essa profundidade que encontrei foi o que me fez elevar essa nota para 4 estrelas.

@sentiroslivros 29/01/2021

Incrível
Os irmãos Gold (Varya, Daniel, Klara e Simon), sendo a mais velha dos quatro com seus treze anos, descobrem que há uma vidente na cidade que diz a data precisa de sua morte e resolvem que querem saber.
Ao saírem do apartamento da vidente assustados, tendo entrado um de cada vez, não conversam sobre o assunto por anos até a morte do pai. Simon o mais novo é o único que não conta a data específica, falando um evasivo ?novo demais?.
Assim Klara o instiga a ir para São Francisco com ela, cidade que em meados de 1970 era considerada a cidade da liberdade, e ele que até então escondia sua homossexualidade resolve ir para se redescobrir. Lá, Simon age de forma irresponsável em relação a isso, e observamos o quanto a data prescrita da vidente o influencia em suas atitudes.
Klara, que se sente culpada por ter levado seu irmão rumo à morte, vive com sentimentos que vão de ódio à vidente a um apego ao que sentiu ao entrar no apartamento dela. Ela que é ligada ao misticismo se sente conectada a mulher o que faz com que esse misto de sentimentos a leve ao lugar mais obscuro da vida, a solidão.
Já Daniel se ressente por ter dado a ideia de ir vê-la, e isso o assombra como uma adaga, e mesmo sem perceber a usa para machucar quem está a sua volta. De todos, o que mais tem vontade de provar o erro da vidente, vive uma semi vida à sombra desta data.
Varya desencadeia sua ansiedade para o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e vira uma cientista que busca a longevidade com experimentos em primatas.

O livro é dividido em quatro partes, contendo a história de cada um dos irmãos com o tempo linear, quando um falece o outro abre seu coração para nós.

Um drama familiar complexo e, como a maioria dessas, resolveria várias delas com um diálogo, mas como temos a escrita de todos os pontos de vista vivemos com eles essa dificuldade, observando que se abrir não é tão simples.

Assumir o erro e pedir perdão são desejos, há muito, guardado pela família Gold.

Aline @contandoleituras 26/09/2020

Achei a leitura arrastada. Em poucos momentos me empolguei com a historia dos irmãos.

Bia 13/10/2020

Um bom livro
Um livro interessante que nos faz pensar em como lidamos com nossas vidas com as informações que nos sãos dadas, sejam elas verdadeiras ou não. Gostei bastante!

Bia Eloah 30/08/2020

Escolhas baseadas na data de morte?
Quatro irmãos procuram uma vidente instigados por nada mais do que a curiosidade em saber a data precisa de sua morte. Simon, Klara, Daniel e Varya têm suas vidas transformadas a partir de então.
Os imortalistas é um livro de pesares. Fala de como a vida é preciosa, curta e cheia de escolhas e que o medo da morte pode ser transformador. A cada perda, o coração aperta e resta aquela dúvida: será que eles traçaram seus caminhos baseando-se na data de sua morte ou baseando-se nas suas ambições?
Confesso que essa história tem muito gatilho e me fez derramar lágrimas (sem parar) nas últimas 50 páginas.
A única razão de dar 3,5 estrelas foi que não concordei com as atitudes dos protagonistas, embora entenda que a vida deles não foi fácil e que o sentimento de culpa e luto podem ser arrasadores.
Se você pudesse saber a data da sua morte, você iria mesmo querer saber? Eu preferiria ficar no escuro e viver um dia de cada vez.

Amanda.Rech 25/01/2022

que livro incrível, cara.

a escriva é fantástica tanto que eu sabia que todos os irmãos iriam morrer e mesmo assim chorei na morte deles, principalmente na do Simon e da Klara que foram meus preferidos.

os personagens são super bem desenvolvidos e o livro debate questões bem importantes de uma maneira leve e flúida.

eu amei muito a leitura e super recomendo.

e definitivamente não quero saber a data da minha morte hahaha

Juliete.Lourenco 16/08/2020

Li porque achei a premissa do livro interessante, porém o livro não é, pra mim ele falhou várias vezes em trabalhar no que ele propõe. Dos 4 irmãos a vida mais interessante é a do Simon.

vivi 30/04/2022

pretencioso
Péssimo, horrível. Tive que fazer leitura dinâmica pra conseguir riscar essa leitura da minha lista.
Achei que seria um livro lírico e delicado sobre vida e morte, mas na real é só mais um contemporâneo genérico bobo. Não poderia me importar menos com os personagens desse livro e suas vidas entendiantes.

NOTA DÓ