Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Rocky Noboa 08/01/2022

É bom, mas poderia ser melhor
A história prende. É rápida e gostosinha de ler...
Algumas coisas me irritaram um pouco durante a leitura, principalmente a super inteligência da Naomi que é uma adolescente comum capaz de hackear um robô da NASA!!! E também várias coincidências no enredo que surgem para facilitar a vida dos mocinhos. Por exemplo: (Dar um choque em um robô faz com que ele desligue durante uns 5 minutos pra reiniciar e 'de quebra' ainda apaga a memória dele dos últimos 3 minutos em que ele esteve ligado, convenientemente para ele não se lembrar do que aconteceu kkk).
Além de achar que faltou mais ação, mais profundidade dos personagens, mais tempo de treinamento (1 mês para treinarem 6 adolescentes para uma viagem espacial e colonizarem um novo planeta sozinhos??).
A idéia é interessante, mas acho que poderia ter sido melhor explorada e aprofundada. É um livro simples com uma história simples que cumpre com o que se propõe, ser uma ficção científica para jovens. Vou ler a sequência pois fiquei curioso com esse final (me surpreendeu), e espero que o próximo livro seja melhor.
Nota: 3.0 (Bom).
Joao.Merola 08/01/2022minha estante
Eita, não sabia que tinha continuação..rs. Li ano passado, acho. Lembro que gostei, mas concordo com seus pontos. Agora que sei que continua, um dia vou ler também. ;)

Rafa 04/08/2020

As grandes cidades do mundo estão debaixo dágua. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Espacial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. 24 adolescentes brilhantes disputam as 6 vagas da equipe da missão. Entre eles estão Leo, um exímio nadador, e Naomi, um gênio da ciência. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um, a relação dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas!!

É sempre bom intercalar leituras mais leves com os thrillers que eu gosto de ler. Esse foi o caso de Os Seis Finalistas. É inovadora? Não! Tem clichês? Alguns! É previsível em alguns momentos? Sim! Mas a escritora Alexandra Monir supera isso com uma narrativa fluída e uma história convincente, com bom uso de suspense, romance na dose certa e reviravoltas inesperadas!!

Os conflitos pessoais pelos quais passam os protagonistas são bem desenvolvidos, fazendo deles personagens bem interessantes. As cenas dos treinamentos são descritas com um primor técnico enorme. Puxando a sardinha pro meu lado, a utilização de conceitos de microbiologia para explicar o principal mistério do livro foi genial!!

Apesar do final aberto, o gancho deixado me faz querer ler a continuação! Se você conhece um adolescente que gosta de ciências e ficção científica, Os Seis Finalistas é uma boa pedida!!
meumundinhodoslivr 30/05/2021minha estante
A CONTINUAÇÃO CONSEGUE SER MELHOR

Rafa 30/05/2021minha estante
Bom saber!!!!!

Jotape 01/07/2021

promissor, mas cagou no desenvolvimento
O livro começa tão bom, a narrativa é bem boa e tranquila, mas quando as coisas importantes começam a acontecer vêm uma corrente de acaso e sorte para que a protagonista consiga completar os planos dela. No final houveram revelações óbvias, mas teve algo que me surpreendeu (para logo em seguida ter mais um acaso, e uma resolução tirada do cu). Três estrelas por ser bem gostosinho e fácil de ler, dificilmente lerei a continuação.

Laís Anulino 04/06/2021

Saí da minha zona de conforto e foi uma experiência interessante
Logo de cara o livro me prendeu. Achei muito interessante como as coisas estavam acontecendo, desde a escolha dos jovens até a sua apresentação ao público que me lembrou um pouco Jogos Vorazes e a A seleção.
Após isso vemos como é feito o treinamento dos astronautas e que tem muito mais coisas em jogo do que eles estão deixando transparecer.

Eu não estou acostumada a ler ficção científica, então achei esse livro ótimo para mim, que sou iniciante. Ele explica o que está acontecendo sem complicar demais, e mesmo tendo muitas siglas, a gente consegue entender bem a história. Mas, através de algumas resenhas que li, vi que talvez, se você for um leitor experiente nesse assunto, possa sentir falta de um maior aprofundamento dessa história.

O livro tem capítulos intercalados entre dois pontos de vista, o que achei legal, pois dá para balancear bem os sentimentos, já que os dois personagens são bem extremos, enquanto Naomi é muito pessimista, Leo é mega otimista.

A escrita da autora é muito fluida, o que me fez ler esse livro bem rápido.
Só senti falta de mais acontecimentos, já que praticamente o livro todo se passa no centro de treinamento. E também têm momentos em que a história está mais focada no romance do que na missão. Assim, ficaram algumas pontas soltas para sua continuação. Que aliás, ainda bem que já está entre nós. Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer no espaço!

site: https://www.instagram.com/p/CPtDZfMDskz/

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 03/07/2020

Empolgante, cruel e um pouco realista
Eu, como grande fã de astronomia, adorei conhecer a história de Léo e Naomi. Foi emocionante do início ao fim, principalmente os momentos iniciais e finais da história, com toda a tensão do que aconteceria em seguida.
Vale também um adendo ao cenário futuro quase apocalíptico criado pela autora.

Realmente muito distópico, mas igualmente realista e possivelmente o nosso futuro. A única coisa dessa parte que me incomodou é ver os humanos acharem que a natureza está se voltando contra eles (ou nós) apenas porque quer, e não porque nós, seres humanos, estamos acabando com o planeta primeiro.

Ambos os protagonistas são carismáticos e bem desenvolvidos, porém, não tem como comparar Naomi com Léo. Enquanto ela é inteligente, tem planos brilhantes, é destemida e sabe se virar, o Léo soa mais como um adolescente real, o que não faz sentido lógico, já que ele deveria ser extraordinário para ter sido um dos 24 selecionados.

A falta de realismo em alguns aspectos da história me incomodaram bastante, como o processo acelerado para enviarem os finalistas ao espaço sem o mínimo de treinamento especial real, sem preparação para viver em espaços enclausurados e nem mesmo treinamentos militares mais pesados, já que eles se tornaram militares.

O livro é complexo e profundo em alguns momentos, citando argumentos científicos e até mesmo exemplificando cientistas reais, mas em outros momentos peca ao querer ser muito simplório e corrido, deixando de lado a realidade.

De qualquer forma, estou curioso para conhecer mais sobre Europa e o futuro da missão!

João 11/08/2020

Me desafiei a voltar meu hábito de leitura durante a quarentena e Os Seis Finalistas foi o primeiro livro que li nesse período e me prendeu bastante. Pra começar, o planeta não é mais como conhecemos. Os humanos seguiram irresponsáveis na exploração dos recursos naturais da Terra, o que agravou as mudanças climáticas, uma série de tsunamis, furacões e desastres naturais de igual magnitude assolaram todos os continentes, fazendo com que o planeta se tornasse hostil com seus habitantes, ou melhor dizendo, inabitável. A única saída é colonizar um novo planeta, mais precisamente uma lua de Jupiter, chamada Europa. A única salvação da humanidade é colocada na mão de jovens adolescentes, os mais inteligentes de todo planeta. 24 jovens de todas as partes da terra são selecionados para o treinamento que os permitirá sobreviver no novo planeta, mas apenas 6 embarcarão numa nave rumo a Europa. A história se desenvolve nessa premissa pós apocalíptica, e não traz muita novidade, mas apresenta algumas reviravoltas (principalmente nos últimos capítulos) que prende o leitor. A pergunta que fica é: será que esse novo planeta é realmente seguro para receber humanos? Em resumo, é uma leitura simples e instigante, os personagens são carismáticos, então você consegue se prender a história para descobrir o que vai acontecer com eles. Espero que o segundo livro venha cheio de emoção e com mais ação, ficaram muitas perguntas e a curiosidade deste simples leitor é gigante.

Matheus Luís 05/08/2020

Uma história que surpreendeu! Que me prendeu a cada capítulo, deixando a curiosidade para saber o que aconteceria com os personagens e quem seriam os seis finalistas. No aguardo da sequência para ver o que vai acontecer com eles durante a viagem e quando chegarem a Europa!

William108 03/09/2020

Livro incrível!
Estou até sem palavras pra esse livro. Apesar de ter me interessado já de cara pela sinopse, comecei a lê-lo despretensiosamente, um achado no Prime Reading.

Achei a história tão bem escrita e tão envolvente que já me prendi a esse livro logo na primeira página. Foi uma leitura muito boa e fácil de ler.

Tenho um hábito de sempre que leio um livro que gosto muito fico torcendo pra que vire um filme, apesar de que muitas adaptações acabam sendo um pouco decepcionantes.
Minha surpresa veio quando estava lendo os agradecimentos da autora e ela conta que o livro irá sim ter uma adaptação.

Espero que não demore muito para sair a continuação, já virou um dos meus livros favoritos.
ramslaymer 03/09/2020minha estante
Valeu pela dica do Prime Reading! Realmente também já me encantei pela sinopse e peguei ele lá!

William108 03/09/2020minha estante
Vá em frente amigo! A leitura é muito boa e fluida

Erick Santos 17/02/2022

Bem tranquilo
Leitura tranquila e rápida, não tem muita enrolação, vai direto ao ponto sem muito arrodeios, tão direto ao ponto que o povo só tem 1 mês pra treinar pra poder fazer uma super viagem para o espaço, em 1 mês eu não aprendo nem uma matéria da faculdade hahaha.

A facilidade que a Naomi tem para fazer as coisas me deixou bastante chateado, no livro simplesmente ela não erra em nada, tudo oque ela tenta fazer, da certo, nem 1 errinho, acho que isso deixa o livro não tão realista na hora de ler... Afinal, todo mundo erra né?

O livro também não separa nem 1 capítulo para se aprofundar mais nós personagens secundários, Suki, Asher e Lark, tanto que quando acontece a fatalidade com Suki da uma pena dela, mas a gente sabe tão pouco sobre ela que passa bem rápido, mesma coisa do Asher, fiquei triste com oque aconteceu mas tbm é só virar a página que já esqueci, já vi que tem continuação, não vejo a hora de ler.

Bellaarsego 20/04/2022

OS SEIS FINALISTAS
Amo livros que se passam no futuro, simplesmente acho incrível. Não consigo imaginar mas eu amo os cenários kkkk. Os personagens super legais, envolventes e divertidos. Vou ler o segundo livro agora.
LuaTeresa 21/05/2022minha estante
Gostou? Na duologia tem gatilhos? Pode me falar quais sao? Tem romance? Tem hot?(não gosto)

Fabi 06/05/2020

O livro é o início para uma boa história
Após vários desastres, como terremotos e tsunamis, muitas cidades do planeta estão inabitáveis, debaixo das águas.
Uma esperança é Europa, uma lua de Júpiter. Vinte e quatro jovens de diferentes países são selecionados para treinamentos e ao final, seis deles serão selecionados para a missão de colonizar Europa.
A narrativa é dividida entre Leo e Naomi, dois jovens com histórias e objetivos diferentes. Mas, ambos começam a desconfiar que essa viagem não é tão simples e encantadora como é divulgada.
Quando li a sinopse do livro, imaginei a viagem em si, a exploração na lua, mas nesse primeiro livro a história fica voltada para a seleção dos seis. Talvez por isso, não me agradou tanto, mas a leitura é fácil e o final reserva surpresas que cria expectativas para uma continuação melhor e mais envolvente.

Bea 17/08/2020

Nessa ficção científica, devido à poluição e o descaso do ser humano com o meio ambiente, a Terra se torna inabitável. Cidades do mundo inteiro estão debaixo d'água, muitas pessoas morreram e as que sobreviveram estão lutando por comida e espaço. Por isso, é criada uma Missão Especial com o objetivo de obter um novo lar para a humanidade.

24 adolescentes com diversas habilidades são recrutados para um treinamento, onde apenas seis irão cumprir a missão e deixar a Terra. Com isso, somos apresentados aos protagonistas Léo, um nadador profissional que perdeu sua família, e Naomi, a menina gênio que desde criança estuda em busca de uma cura para seu irmão doente.

Os dois possuem objetivos opostos, enquanto Léo quer passar nos testes e se tornar um dos seis finalistas, Naomi só quer voltar para casa e ficar com sua família. Porém, o recrutamento é obrigatório e a jovem americana tem que permanecer no Centro de Treinamento, onde acaba descobrindo que não estão contando toda a verdade para eles. Por que aplicam injeções nos jovens? Por que a última missão deu errado?

Mari 11/09/2021

Bem mais ou menos..
O livro tem uma premissa interessante e, sinceramente, a capa linda me convidou a compra-lo. Lendo a resenha, a impressão q tive não foi cumprida pelo livro em si... Esperava q contasse sobre a viagem dos astronautas até Europa e, talvez, sua vida lá, mas isso não acontece, a história é toda sobre o treinamento e é o típico enredo espacial sem final.
A personagem da Naomi é uma sabe tudo q acha que pode fazer oq bem entender e o Léo (a autora diz q o personagem é baseado no filho dela) é um absoluto santo que nunca faz nada que não seja bom e sempre quer agradar a Naomi. Os dois e os outros personagens da trama não tem profundidade e fazem o que vc espera deles.
Queria um final mais bem desenvolvido e por mais que o livro prenda, não recomendo.