Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Wagner_GRUNGE_1994 28/03/2021

Pouco recomendado para MAIORES de 18
Se eu pudesse definir este livro em uma única palavra eu o chamaria de "medíocre". Todavia, não me entenda mal, eu não quero diminuir a qualidade da obra com esse adjetivo, pois se trata de um elogio. Sim! Um elogio! Obviamente que na perspectiva de uma história pretensiosa nas suas concessões de realidade, além da complexidade do gênero, mas ainda assim um elogio, pois ele pode ser de grande proveito para uma certa faixa etária ou experiência literária.

Estamos falando de uma ficção cientifica, e fãs desse gênero presam pelo embasamento técnico como meio de explicação dos eventos ocorridos em sua história. Sem essa suspensão de realidade a obra perde em "científica" e se torna uma mera "ficção" vaga e sem gosto.

Sobre o enredo, não se trata de nada complexo. O mundo está passando por uma série de desastres naturais, catástrofes de proporções incomparáveis e essa sequência de eventos possuem um único culpado: o ser humano. Isso porque estamos falando de mais uma obra que põe na conta do aquecimento global a causa motriz do fim dos tempos. Não por coincidência, a NASA precisa de seis jovens para fazerem parte de uma missão de exploração e colonização da lua de Júpiter chamada Europa. Mas, antes disso, 20 jovens entre 16 e 19 anos foram recrutados para participar de uma série de testes e treinamentos, dos quais sairiam os seis finalistas que finalmente realizariam a missão.

São muitos personagens, então fica difícil conhecer profundamente todos, isso já era previsível, então acompanhamos os dramas de alguns poucos selecionados que ocupariam seus lugares no enredo, o protagonista bonzinho que tem boas intenções e nenhuma vaidade, antagonista babaca sem nenhuma virtude ou atitude positiva e assim por diante. Posso adiantar que nenhum deles é minimamente interessante. A história tenta te levar para dentro dos dramas, dos medos e de todo o caos e intensidade daquela situação decisiva para a raça humana como um todo, porém, como se tratam de adolescentes, vemos a história através dos seus olhos. Nós somos obrigados a engolir os dramas dos personagens até odiarmos todos eles com tanta banalidade, baboseira infanto-juvenil e futilidade perante os protagonistas do maior evento global da história humana.

Eu só me pergunto, como alguém com mais de 18 anos conseguiria gostar de uma história tão mal elaborada e cheia de incoerências cientificas? Por falar em coerência, eis uma coisa que falta nessa história: coerência com a realidade. Nenhum fã de ficção cientifica engoliria a quantidade de absurdos que a história exige que você aceite sem questionar. Mesmo assim, ela consegue te levar a uma certa imersão até o fim da história, pelo cansaço talvez? De qualquer forma, a história te frustra com um final mais previsível que a mudança das estações do ano.
Estamos falando de um livro morno, pouco inteligente, pouco criativa, mas ainda assim agradável a olhos imaturos e pouco treinados.

Rany.suk 27/03/2021

Simplesmente perfeito!
Esse livro contém uma emocionante história de romance e ficção científica, recomendo muito, a cada capítulo nós prende a leitura e não conseguimos parar de ler... simplesmente perfeito!

Meloo 13/03/2021

Sinceramente, quando eu comecei a ler esse livro, n esperava muito. Achei q ia acabar sendo mais um daqueles livros maçantes em que tentam colocar tudo de uma vez e acabamos por n entender nada, mas acabou que cada parte da história me deixava mais entusiasmada para saber o que realmente ia acontecer no final. A mente da naomi eh simplesmente brilhante e o jeito que ela o o Léo acabam se complementando eh muito bonitinho. Enfim, acho q vale super a pena essa leitura.

demirandajulia_ 12/03/2021

os seis finalistas
O horror na obra deixa tudo bem interessante, mas ainda fiquei decepcionada com a falta de detalhes nesse aspecto. O caráter caótico e imediatista me fez sentir angustiada lendo, pois sinto que esse é o nosso futuro.

Jack! 22/02/2021

Um livro maravilhoso que com certeza entrou na minha lista dos queridinhos, uma história de romance que mexeu muito comigo e me emociono muito.
Sem sombra de dúvidas Leonardo Danieli é o meu mais novo Crush literário.

mari 14/02/2021

Os seis finalistas
Adorei o livro. A leitura é simples e envolvente. O final é surpreendente.
Esse é o típico livro que vc não quer que acabe.
Fiquei com gostinho de quero mais.

Laisa 11/02/2021

É um livro ok. Criei muita expectativa quando li a sinopse e me decepcionei. Esperava mais emoção e ação na história e me deparei com um romance adolescente como foco. Talvez o segundo livro seja melhor se contar a história de Beckett e como será em Europa.

Talita 09/02/2021

Sinopse mais legal que a historia
Esperava sci fi recebi romance adolescente. Se você tiver 15 anos vai amar mas se já passou dos 20 vai ser um martírio terminar.
vicki4you 24/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Beatriz3261 09/02/2021

A construção do personagem "Leo" é tão boa, que a identificação com ele é quase que instantânea, quando ele é apresentado como um dos escolhidos e Naomi o vê pela primeira vez, foi como ver um rosto amigo. Eu geralmente não sou fã de histórias divididas em pontos de vista, porém dessa vez foi interessante e necessário (principalmente no final).
Os testes não são tão intensos ou surpreendentes como em outros livros, então o foco é mais na evolução e envolvimento dos personagens.

O final é bem corrido, propositalmente, já que na história eles aceleram o processo da escolha dos finalistas. No entanto, essa quebra no ritmo e a grande entrega de informação ao leitor no desfecho, deixam pelo menos o começo do próximo livro, previsível.
Mesmo assim spero que a continuação consiga surpreender, pois eu realmente gostei do personagem Leo.

Ogando 01/02/2021

Os Seis Finalistas
O que você faria se o mundo estivesse dando seus respiros finais e você se visse participando de um programa que poderia salvar o planeta ( ou pelo menos o que restou dele) indo em uma missão colonizar um satélite natural de outro planeta? Some a isso uma família que você ama ou amava, um planeta destruído mas ainda movido a base da ganância e do poder e temos uma história incrível escrita por Alexandra Monir.
Uma distopia tão realista chega a me causar um pouco de aflição, pois se mostra tão possível visto os caminhos que nosso mundo tem tomado. Somado a isso um protagonismo de jovens inteligentes, sagazes e com hormônios a flor da pele temos um prato cheio para acompanhar os desdobramentos, conquistas e descobertas de Naomi, Leo e o que sobrou do nosso mundo.
Ansioso para saber o destino do nosso planeta na continuação.

"Na verdade, às vezes acho que é exatamente isso que a ciência é: a magia que procuramos em histórias, sem nos darmos conta de que ela existe em todas as invenções e criações que nos rodeiam."

@livroseanna 31/01/2021

Bom, mas só isso. 3 ??
No início, achei os personagens principais - Leo e Naomi - bem rasos. Ainda acho que o desenvolvimento deles poderia ter sido feito de maneira melhor, mas entendo que o foco foi na história se desenvolvendo.
Do meio pro final vai ficando cada vez melhor e a autora soube ir construindo clímaxes bem bons.
Eu achei que era um livro único, e por isso, quando o final chega e não existe nenhuma conclusão, fiquei muito decepcionada. Porém, mesmo a autora pretendendo fazer uma série, eu acho inadmissível que qualquer livro não tenha um problema/trama próprio, isto é, uma problemática que vai ser apresentada, desenvolvida e concluída no mesmo livro, mesmo que exista uma trama bem maior que é desenvolvida ao longo da série. E é esse o maior pecado do livro: parece que ele é só a primeira parte do segundo livro, e não o primeiro livro de uma série.

Isabela.Ruthyele 19/01/2021

Maravilhoso...
Primeiramente, preciso falar da ambientação da história...
Um mundo distópico, que se pararmos pra pensar não está tão longe da nossa realidade se não abrirmos os olhos para os desastres ambientais que estamos causando ao nosso planeta.

Personagens bem desenvolvidos, não só os protagonistas como também todos os outros que aparecem na história!!

Nesse livro nos vamos ter sempre o ponto de vista do Leo e da Naomi, alternando em cada capítulo do livro.

Temos uma reviravolta incrível na história, onde nos não esperavamos que isso acontecesse e isso só faz essa história ser mais interessante e faz com que fiquemos presos a ela.

Enfim, não vou falar mais, recomendo muito a todos vocês...
Leiam essa obra maravilhosa, vocês não irão se arrepender!!!

Andressa1338 13/01/2021

É aquele clichê de histórias com adolescentes; um romance extremamente previsível com um "vilão" para confrontar o "herói", me fez revirar os olhos várias vezes, não dá para se apegar a nenhum personagem, todos rasos e sem graça. A "ciência" não convence, a personagem que, supostamente, é a mais inteligente parece a mais idiota.
Não é o pior que já li, mas tenho zero interesse de ler a sequência e só terminei esse porque não gosto de abandonar livros pela metade.