Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

vic 16/08/2020

Gostei bastante, me prendeu e fiquei super nervosa junto com os personagens. Alguns aspectos foram clichê, mas nada que estrague a história. Acho que tem bastante potencial pra melhorar no segundo e terceiro livro

João 11/08/2020

Me desafiei a voltar meu hábito de leitura durante a quarentena e Os Seis Finalistas foi o primeiro livro que li nesse período e me prendeu bastante. Pra começar, o planeta não é mais como conhecemos. Os humanos seguiram irresponsáveis na exploração dos recursos naturais da Terra, o que agravou as mudanças climáticas, uma série de tsunamis, furacões e desastres naturais de igual magnitude assolaram todos os continentes, fazendo com que o planeta se tornasse hostil com seus habitantes, ou melhor dizendo, inabitável. A única saída é colonizar um novo planeta, mais precisamente uma lua de Jupiter, chamada Europa. A única salvação da humanidade é colocada na mão de jovens adolescentes, os mais inteligentes de todo planeta. 24 jovens de todas as partes da terra são selecionados para o treinamento que os permitirá sobreviver no novo planeta, mas apenas 6 embarcarão numa nave rumo a Europa. A história se desenvolve nessa premissa pós apocalíptica, e não traz muita novidade, mas apresenta algumas reviravoltas (principalmente nos últimos capítulos) que prende o leitor. A pergunta que fica é: será que esse novo planeta é realmente seguro para receber humanos? Em resumo, é uma leitura simples e instigante, os personagens são carismáticos, então você consegue se prender a história para descobrir o que vai acontecer com eles. Espero que o segundo livro venha cheio de emoção e com mais ação, ficaram muitas perguntas e a curiosidade deste simples leitor é gigante.

godoy9 10/08/2020

...
No começo deu tudo certo, no fim foi ladeira abaixo. Terminou no começo e não tem parte 2. Tirando isso nada me desapontou

Lari 09/08/2020

Gostei muito da história, mas achei que algumas coisas poderiam ter sido melhor aproveitadas; tem muito potencial para o desenvolvimento no próximo livro.

Mariana Macabú 09/08/2020

Interessante, porem esperava mais
Gostei da premissa e do enredo, porém achei a escrita muito fraquinha, muitos clichês e o casal principal não me convenceu com aquela velha história "te amo, vc é a minha vida, o meu mundo, mesmo que eu só te conheça há 20 dias", isso raramente me agrada. Pode ser minha culpa, pois eu entrei no livro esperando um abordagem mais madura desse tema de viagem interplanetária. Além disso, li a duologia "Um Estranho Sonhador" antes desse livro, o que com certeza afetou meu julgamento, pois a escrita da Laini Taylor é mágica. Dito isso, mesmo com os aspectos que me incomodaram, a leitura é rápida e o final me deixou instigada o bastante para querer ler a continuação.

Matheus Luís 05/08/2020

Uma história que surpreendeu! Que me prendeu a cada capítulo, deixando a curiosidade para saber o que aconteceria com os personagens e quem seriam os seis finalistas. No aguardo da sequência para ver o que vai acontecer com eles durante a viagem e quando chegarem a Europa!

Rafa 04/08/2020

As grandes cidades do mundo estão debaixo dágua. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Espacial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. 24 adolescentes brilhantes disputam as 6 vagas da equipe da missão. Entre eles estão Leo, um exímio nadador, e Naomi, um gênio da ciência. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um, a relação dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas!!

É sempre bom intercalar leituras mais leves com os thrillers que eu gosto de ler. Esse foi o caso de Os Seis Finalistas. É inovadora? Não! Tem clichês? Alguns! É previsível em alguns momentos? Sim! Mas a escritora Alexandra Monir supera isso com uma narrativa fluída e uma história convincente, com bom uso de suspense, romance na dose certa e reviravoltas inesperadas!!

Os conflitos pessoais pelos quais passam os protagonistas são bem desenvolvidos, fazendo deles personagens bem interessantes. As cenas dos treinamentos são descritas com um primor técnico enorme. Puxando a sardinha pro meu lado, a utilização de conceitos de microbiologia para explicar o principal mistério do livro foi genial!!

Apesar do final aberto, o gancho deixado me faz querer ler a continuação! Se você conhece um adolescente que gosta de ciências e ficção científica, Os Seis Finalistas é uma boa pedida!!
meumundinhodoslivr 30/05/2021minha estante
A CONTINUAÇÃO CONSEGUE SER MELHOR

Rafa 30/05/2021minha estante
Bom saber!!!!!

Bia 03/08/2020

História bem construída e personagens super interessantes. Achei que o romance surgiu meio do nada, mas fora isso adorei a leitura e o final surpreendente. Já estou ansiosa para a continuação!

iriscarvalho 30/07/2020

Ainda é complicado colocar em palavras o que senti lendo essa história, já que escrevo essa resenha menos de cinco minutos após o término da leitura.

Gostei tanto da forma como é colocada a importância de nos relacionarmos melhor com o ambiente em que vivemos, sendo nítido que uma das principais ideias do livro seja o impacto que causamos na Terra através das nossas ações.

Durante a leitura, senti o desconforto que as personagens passaram ao longo da história, fiquei eufórica com as revelações e suposições do que poderia acontecer em Europa, fiquei com "ranço" do tal Beckett... Mas o fato é que eu não fiquei tão "presa" na história.
Achei que algumas partes passaram rápido demais, o que fez o final parecer corrido (sim, sei que esse é o primeiro livro de uma trilogia!).

Gostei da premissa e quem sabe, eu mude de ideia numa releitura.

Catarina 29/07/2020

OS SEIS FINALISTAS
A Terra entrou em colapso, os seres humanos desgastaram o planeta de tal forma e agora sofrem as consequências. O nível dos oceanos aumentou de forma alarmante, tsunamis e ciclones são frequentes e devido a esses fatores, muitas cidades, países e até alguns continentes ao redor do globo se tornaram inabitáveis. Por causa dessas catástrofes, a NASA desenvolveu um novo projeto, e o objetivo da missão é colonizar Europa, uma lua de Júpiter que tem condições semelhantes à Terra. E para isso, foi reunido um grupo de 24 jovens com aptidões extraordinárias para dar início a essa missão, mas somente 6 deles serão os escolhidos.

Achei essa história muito interessante mesmo, gostei da temática abordada, foi bem perspicaz e com uma sutil crítica. Digo isso porque, apesar de ser uma distopia e retratar um cenário imaginário, esse futuro não é tão distante e nem tão improvável assim, se a humanidade continuar tratando o planeta desse jeito podemos acabar do mesmo jeito.

O livro tem uma vibe de competição muito interessante, bem estilo Jogos Vorazes. Os jovens escolhidos tem uma chance de vida melhor no espaço enquanto os rejeitados são obrigados a voltar a viver em um planeta destruído e sem perspectiva nenhuma. Então, por causa disso é cada um por si, vale sabotagem e qualquer outro artifício para vencer. Eu fiquei muito envolvida na história, principalmente quando os personagens começaram a desconfiar da veracidade da missão e começaram a criar várias teorias da conspiração.

O desfecho foi uma adrenalina total! A autora faz a gente acreditar que no final vai dar tudo certo, mas daí tem uma reviravolta incrível que me deixou um tanto que chocada. Recomendo muito essa leitura, é muito empolgante e deixa a gente com um gostinho de quero mais. Se alguém tiver procurando uma distopia para ler, deixo aqui minha indicação.

Quem gosta de livros no estilo de Jogos Vorazes e Divergente, vai gostar muito desse! Agora é só esperar o filme ser lançado pela Sony. Ah, esse livro faz parte de uma duologia e o segundo volume foi lançado nos EUA no início do ano, falta só a @editorajangada trazer para o Brasil.

*livro resenhado em parceria com a editora

Acsa Micaela 26/07/2020

Ficção científica leve
Como amante de ficção científica eu adorei esse livro. Vários fatos que condizem com a realidade e alguns criados devido o tempo que se passa a história.

Já quero a continuação...

Nayara Sevciuc 24/07/2020

Gosto muito de histórias que tem missões para o espaço e as pessoas não sabem muito o que vão encontrar.
Esse livro tem muito disso e toda parte da seleção também é bem interessante.
Algumas coisas foram bem óbvias, mas não foram um grande problema.

Gabriel 23/07/2020

Incrivel!!!
Cada capítulo do livro alterna entre os dois personagens principais, escritos do ponto de vista deles. Os adolescentes restantes são coadjuvantes e mostrados apenas pela sua nacionalidade e especialização. Rivalidades surgem, amizades nascem e para certos personagens, há um clima de romance no ar…Para quem gosta de ficção científica, até quem não gosta vai curtir, Alexandra Monir apresenta uma visão de que viagens espaciais não impossíveis, mas algo que pode acontecer em um futuro bem próximo. Sua descrição não é afetada pela fantasia! E melhor: quanto mais li e os mistérios começaram a aparecer, mais fui envolvido e queria saber quais eram os seis finalistas. Uma boa história, personagens que se relacionam entre si, um breve romance e reviravoltas inesperadas. Valeu a pena ler!! O inconveniente é ter de esperar para uma eventual (mas com certeza!) sequência ser lançada. e não vejo a hora de assistir a adaptação cinematografica pela sony...

Luana Guerreiro 22/07/2020

Os seis finalistas
Comecei a leitura imaginando que seria algo mais ou menos no estilo de Jogos Vorazes, vários jovens sendo selecionados tirados de seus lares caóticos e colocados em uma disputa para então ter a chance de uma vida melhor. Mas esse livro vai muito além disso, aborda temas importantes como luto, amizades, família, amor de forma mais profunda, fora o mistério e ação já esperados. A história é muito bem amarada e flui muito rapidamente tanto que quando acaba o livro e bom saber que terá uma continuação, mas bate aquela tristeza por não ter sequencia em português já publicada. Ansiosa por essa publicação!