Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

duda 28/06/2021

me surpreendeu muitooo
a escrita é muito fácil e fluída e eu achei história muito envolvente, fiquei viciadissima!!! primeiro livro de ficção científica que leio e já tô sedenta pra ler outros, recomendo demaissss!!!

Eri.Kimura 24/06/2021

Levinho
História super jovem e gostosa de ler! Essa é uma distopia que traz de bônus um romance adolescente meio clichê, mas às vezes é só isso que precisamos mesmo ?

Michele207 11/06/2021

Os Seis Finalistas é uma ficção científica young adult, que tem como trama central a colonização espacial.

Após a terra ser devastada por fenômenos climáticos, um programa espacial é criado para enviar adolescentes selecionados para outro planeta com o objetivo de garantir que a humanidade não seja extinta.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma intercalada por Naomi e Leo.

Leo é italiano e um exímio nadador, que após perder toda a família em um desastre climático, que devastou quase toda a Itália, vê no programa espacial sua única chance de recomeçar.

Naomi é uma americana com descendência irania, que tem muito talento para ciências, que não acredita no programa espacial e desconfia que o governo está escondendo suas reais intenções com programa.

Esse é o primerio volume da dualogia, e já teve os direitos vendidos para o Sony Pictures.

Laís Anulino 04/06/2021

Saí da minha zona de conforto e foi uma experiência interessante
Logo de cara o livro me prendeu. Achei muito interessante como as coisas estavam acontecendo, desde a escolha dos jovens até a sua apresentação ao público que me lembrou um pouco Jogos Vorazes e a A seleção.
Após isso vemos como é feito o treinamento dos astronautas e que tem muito mais coisas em jogo do que eles estão deixando transparecer.

Eu não estou acostumada a ler ficção científica, então achei esse livro ótimo para mim, que sou iniciante. Ele explica o que está acontecendo sem complicar demais, e mesmo tendo muitas siglas, a gente consegue entender bem a história. Mas, através de algumas resenhas que li, vi que talvez, se você for um leitor experiente nesse assunto, possa sentir falta de um maior aprofundamento dessa história.

O livro tem capítulos intercalados entre dois pontos de vista, o que achei legal, pois dá para balancear bem os sentimentos, já que os dois personagens são bem extremos, enquanto Naomi é muito pessimista, Leo é mega otimista.

A escrita da autora é muito fluida, o que me fez ler esse livro bem rápido.
Só senti falta de mais acontecimentos, já que praticamente o livro todo se passa no centro de treinamento. E também têm momentos em que a história está mais focada no romance do que na missão. Assim, ficaram algumas pontas soltas para sua continuação. Que aliás, ainda bem que já está entre nós. Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer no espaço!

site: https://www.instagram.com/p/CPtDZfMDskz/

Tai Lang 02/06/2021

Hmmm....
Muito bom esse livro. É uma leitura fácil e eu achei que os personagens foram bem desenvolvidos. Estou ansiosa para ler o segundo livro.

Carol 31/05/2021

Um tanto curioso
Achei a premissa desde já interessante e curiosa, ao decorrer do que fui lendo, fui gostando mais e mais e ficando ansiosa e curiosa para saber o que ia acontecer e sobre Europa... O final me pegou de surpresa ainda que parecesse algo que eu deveria ter esperado... Acho que esperar o clichê é o que ajudou a ser surpreendida com esse final. Já tô querendo ler a sequência kkkk muito curiosa estou para saber o final disso tudo...

Thaís Furlan 11/05/2021

Provavelmente uma trilogia, infelizmente
Fiquei muito triste quando percebi que já estava em quase 70% da leitura e a narrativa não avançava. E mais triste ainda quando percebi que o livro tem continuação.
Provavelmente uma trilogia não anunciada. Não sou muito adepta à esses modismos.
A narrativa é razoável, mas demora a avançar, como em qualquer trilogia.

Bya 09/05/2021

Andou, andou, e acabou em lugar nenhum
Fica difícil somar todos os erros desse livro em apenas um texto, mas vou tentar expressá-los de forma breve aqui. Acho que criei expectativas demais por causa do tema: uma tripulação de adolescentes comandando uma nave que irá explorar e colonizar uma das luas de Júpiter... Tinha tudo pra ser um puta livro, mas ficou monótono pra cacete.
Pra começo de conversa: não acontece nada extremamente relevante e "de cair o cu da bunda" em nenhum momento.
Passa o livro inteiro criando-se uma expectativa pra ver eles chegando em Europa, mas isso nunca acontece. O livro é preenchido com desconfianças, tramoias da Naomi e dramas totalmente desnecessários.
E por falar na Naomi, que personagem chata meu deus! Eu já comecei a ficar puta logo no começo quando ela é convocada pra ser um dos Seis e fica arrasada, mas ué, no capítulo do Leo é dito que há uma inscrição, então por que ela se inscreveu se não queria ir? (Isso eu sinceramente acho que foi erro da autora)
Outro problema também: Eu não conseguia sinceramente compreender pra que tanto esforço para saber da existência dos alienígenas, visto que no fim ela não conseguiu descobrir nada de mais além de que eles existiam mesmo. Ainda foi toda "ahh pq eu tenho que ir pra Europa pq eu sou a única que sei da existência dos aliens e tenho que proteger todo mundo deles" proteger como minha filha? Cê só descobriu que eles existem e nada mais, não sabe mais nada sobre a natureza deles...
Leo também foi outro que me encheu o saco. Dizia que queria tanto ir pra Europa, mas só vivia atrás da Naomi até quando ela ia fazer merda. Não me parecia que queria tanto assim...
O prot twist no final também foi sem graça e só me fez revirar os olhos com a conveniência que tudo aconteceu... Enfim, não gostei. Não me acrescentou em nada e não recomendo pra ninguém. E ainda se for ter uma continuação não vou ler!

emanuelly178 07/05/2021

Eu adorei o livro pois a leitura é bem leve e rápida demorei apenas 2 dias para ler.
A história nos surpreende muito a cada punhado de páginas. É lógico que se a terra estivesse em tanto risco acho que nao mandariam adolescentes com pouca experiência para o espaço, mas como é um livro né...
Os personagens tem um romance muito fofo e uma ótima conexão.
Adorei o final que faz com que nos queiramos ler o proximo.

Enfim eu super indicaria esse livro a todos que gostam desse estilo

Raquel Lima (Destaque literário) 16/04/2021

"Todos nós estamos lutando juntos agora... lutando para salvar a raça humana"

Por causa das mudanças climáticas, a terra está em colapso. Com as tempestades, tsunamis e furacões, o planeta está se tornando inabitável. E a missão espacial para uma lua de Júpiter, chamada Europa, é a última tentativa de salvar a humanidade.

Para isso, 24 adolescentes com grandes habilidades foram recrutados para participar da seleção no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), onde apenas seis finalistas serão escolhidos para a missão de iniciar a colonização de Europa, garantindo assim, a sobrevivência da raça humana.

Os seis finalistas é uma ficção científica repleta de mistérios, conspirações e muita tecnologia. O tipo de livro que após iniciado, torna-se impossível largar.

Com uma narrativa fácil, envolvente e muito bem escrita, nós iremos acompanhar o dia a dia de treinamento dos selecionados, bem como a história e o propósito de vida de alguns deles. Como são muitos participantes, apenas alguns ganham notoriedade.
Dentre eles, nós iremos conhecer - de forma mais aprofundada - Leo e Naomi.

Naomi é uma americana que nasceu para ser cientista. Dotada de uma mente brilhante ela foi uma das selecionadas para participar do treinamento. O que foi a pior coisa, pois Naomi jamais imaginou viver longe da família, principalmente de seu irmão caçula.

Já Leo é italiano e um excepcional nadador que viu nessa oportunidade uma grande chance de refazer a vida, visto que os pais e a irmã foram mortos devido a uma terrível tempestade e desde então passou a sobreviver sob circunstâncias caóticas.
Ambos têm propósitos diferentes, mas ao longo da história eles se aproximam e logo descobrem que tem muito em comum, tanto na vida amorosa, quanto profissional.

Esse é o primeiro livro da duologia, então nesse primeiro momento, o ponto base é o treinamento dos adolescentes e a escolha dos finalistas. Assim como o prenúncio das conspirações por traz da missão, bem como os perigos que permeiam Europa. O que nos dá um excelente gancho para o próximo livro: A descoberta final. Que a propósito, é tão bom quanto esse primeiro, pois entrega uma continuação repleta de proporções épicas e altas doses de adrenalina.

Para os amantes do gênero sci-fi, indico muito essa duologia. A escrita da Alexandra Monir é impecável. Tenho certeza de que será uma ótima e inesquecível experiência de leitura.

Instagram: @destaqueliterario

Helen Chiapetti 16/04/2021

Sci-fi em um cenário distópico
Mais um livro que me surpreendeu demais! Após grandes catástrofes terrestres causadas por mudanças climáticas de grande magnitude, muitos seres humanos sucumbiram e os que restaram estão vivendo em meio ao caos. Tsunamis e inundações são constantes. Roma já não existe mais, agora apenas um grande mar cobre todas as casas. Em meio a esse cenário apocalíptico o Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI) está selecionando 24 participantes para um experimento fora da Terra.
Esses participantes foram escolhidos entre os adolescentes que são os únicos capazes de resistir às bactérias encontradas em Europa, uma das luas de Júpiter, para onde serão mandados os seis finalistas do programa. O objetivo é estabelecer uma Colônia lá, pois pesquisadores encontraram indícios de água capaz de tornar o satélite habitável. Para isso a equipe terá que fazer um treinamento intensivo e passar por todas as provas.
Todos os 24 são levados para a NASA, onde começam um intenso treinamento. Naomi, finalista americana, está ali para sabotar a missão, já que não quer sair da Terra e deixar seus pais e seu irmão com problemas de saúde. Ela é muito inteligente e consegue acessar qualquer coisa com um programa que ela mesma criou.
Leo, o escolhido de Roma, só quer ser um dos selecionados para Europa, pois perdeu tudo com as tragédias. Exímio nadador sabe que terá que dar tudo de si para vencer essa competição. Aos poucos se aproxima de Naomi, e criam laços de amizade. Porém quando a garota revela para ele suas desconfianças e pede sua ajuda, Leo aceita, apesar de saber que isso poderá minar seu sonho de ir a Europa.
Naomi desconfia que Europa já tenha vida e que os cientistas estão enviando um bando de adolescentes para uma missão suicida e desconhecida. Além disso, uma missão anterior já havia falhado e todos os tripulantes morreram. Ela espera poder descobrir tudo antes do anúncio dos seis finalistas. Ela irá se arriscar em busca da verdade, principalmente quando um dos participantes surta e outro morre misteriosamente.
A salvação da humanidade estará nas mãos de seis adolescentes, mas talvez essa não seja a solução viável. A galáxia é desconhecida e o ser humano já sofreu demais as conseqüências de seus atos.

Nati 12/04/2021

Que livro bom! Ele é tão interessante, fluido e dinâmico que li em apenas 2 dias!
A autora soube explicar de um jeito simples o que estava acontecendo, tanto que até eu que sou leiga - e era péssima em biologia - consegui entender, e isso fez toda a diferença! Tornou o livro envolvente.
Os personagens principais são incríveis.
Os capítulos são narrados em primeira pessoa através de Naomi e Leo, mas diferente de outros livros nesse estilo que me fizeram me apegar a somente um ponto de vista, nesse eu queria ler o dos dois, até porque eles são bem diferentes e, de uma certa forma, dão equilíbrio um pro outro. Me apaixonei pelo Leo e, apesar de ter ficado irritada com a Naomi em alguns momentos, super entendi seu lado. Um ponto positivo é que, embora exista o romance, ele não tira o foco do principal.
Outro ponto que gostei bastante foi o fato da autora ter se concentrado em Europa, uma lua de Júpiter, e não em Marte como geralmente é o caso.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia, então foca mais no treinamento dos finalistas, e eu amei. Estou muito ansiosa pra ler o próximo.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 10/04/2021

"Por que tanto segredo? Por que estamos confinados em apenas quatro espaços neste campus enorme? O que eles estão escondendo?"

O mundo está sofrendo terríveis mudanças climáticas, cidades estão debaixo d'água, tempestades e tsunamis estão assolando o planeta terra, isso tudo graças a interferência do ser humano no meio ambiente.

Leo é um adolescente italiano, quando sua cidade foi tomada pelas águas toda sua família foi morta e ele foi o único que sobreviveu. Ele é um nadador excepcional e as vezes mergulha em busca de itens valiosos para conseguir sobreviver nesse novo mundo.

Naomi é uma americana de ascendência iraniana, uma jovem inteligente que sempre sonhou em ser uma grande cientista. Diferente de Leo, ela ainda tem sua família e é muito próxima deles, principalmente do seu irmão.

Mas o que esses jovens tem em comum? Ambos foram escolhidos entre os 24 adolescentes que irão participar de um extenso treinamento para embarcarem em uma missão. Essa missão será habitar outro planeta e assim garantir a sobrevivência da raça humana, desses 24 adolescentes escolhidos, apenas seis serão escolhidos após o treinamento. Para Leo essa é a oportunidade que ele tanto queria de poder recomeçar longe dos fantasmas de sua família, para Naomi é um pesadelo, já que ela não quer se separar da família.

Naomi desconfia da missão e acredita que possa ter muito mais coisas por trás disso tudo e está disposta a descobrir o que estão escondendo dos finalistas. Naomi e Leo criam uma forte amizade e a medida que os dias passam os sentimentos entre eles crescem cada vez mais. Será Naomi capaz de desvendar os mistérios por trás da missão?

Intercalado pelo ponto de vista de Leo e Naomi, Os seis finalistas é uma ficção científica envolvente e repleta de mistérios. Os dramas dos personagens são bem desenvolvidos, podemos entender o fato de Leo se apegar tanto a essa missão e o fato de Naomi não querer fazer parte disso. E mesmo com essas diferenças o laço que eles criam e o romance que se inicia é algo natural e bonito de se acompanhar. O livro termina com um ótimo gancho para o segundo, surtei com o acontecimento final e só quero pegar o segundo logo e descobrir o que irá acontecer agora.

Bárbara 02/04/2021

Empolgante
A natureza finalmente decidiu mostrar que a humanidade não pode contra ela. Após tantas intervenções erradas, em prol do progresso, mudanças climáticas passam a acontecer e mudam todo o cenário do planeta. A maior parte da Terra agora está embaixo d'água; tsunamis e ciclones são frequentes, e ainda aterrorizam os sobreviventes. As agências espaciais mundiais juntam-se em prol de uma única saída: encontrar um jeito seguro de abandonar o mundo e colonizar um novo planeta.

Não pense, todavia, que a saída seria o planeta vermelho. O único lugar viável é Europa, uma das 66 luas de Júpiter, pouco menor que a lua. Tal lugar sempre foi envolto em mistérios, e um deles é o de que a superfície do lugar provavelmente abrigaria um oceano subterrâneo, viabilizando a vida. Nesse projeto único de tentar salvar a humanidade, 24 jovens extraordinários são escolhidos para uma série de testes, dos quais 6 teriam êxito para a viagem espacial para a colonização de Europa.

Gosto muito de ficções especulativas, e essa ficção científica é bem nesse sentido, com críticas voltadas para o que a humanidade está fazendo com o planeta e as consequências que poderiam advir disso. Dentre os 24 adolescentes escolhidos, passamos a acompanhar mais de perto Naomi e Leo, com seus conflitos e cicatrizes, por meio de capítulos alternados, em que as perspectivas de cada um são mostradas.

Naomi é a selecionada dos Estados Unidos, mas ter sido uma das escolhidas não era opção, pois, de acordo com seus estudos, a viagem não é nada segura. Leo, por seu lado, é da Itália, e o único que resta de sua família. Ele acredita que suas habilidades de mergulho serão bastante úteis na missão.

A leitura é fluida e ideal para quem gosta de enredos YA. A temática é super atual e relevante

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Kayllane6 30/03/2021

Fofos e inconsequentes
O livro é muito bom, mas esperava entender mais sobre os personagens e a história deles, nem sei se tem um segundo livro, mas espero que sim pq eu preciso saber mais sobre o os defeitos e objetivos dos personagens.
Raquel Lima (Destaque literário) 15/04/2021minha estante
Oiee. Esse livro tem uma continuação. Inclusive é um lançamento da editora Jangada. O nome é A descoberta final. Estou lendo ele, inclusive. :) Bjs