Os Seis Finalistas

Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Matheus1156 18/05/2020

Ir ou não ir?
Na ficção de os seis finalistas vamos conhecer o planeta Terra (esse mesmo que habitamos) sofrendo por catástrofes naturais por toda sua extensão, tempestades, terremotos, vendavais e outros desastres atingindo cada região! Países e cidades estão embaixo das águas. Não há lugares seguros!

Então observando o difícil estágio que a raça humana está passando e vivendo, um conclusão é inevitável, precisa-se de uma nova habitação ou seja um novo local para morar. Através de estudos e pesquisas foi encontrado o local ideal para ser colonizado pelos humanos, Europa, uma das luas de júpiter. Ela tem todos os elementos necessário para a sobrevivência da humanidade, incluído água.

Mas para iniciar o processo de colonização em Europa, será preciso enviar uma equipe com as mentes e habilitados mais brilhantes que ainda existem na Terra para enfrentar os desafios que a viagem e a própria Europa podem oferecer, eles serão conhecidos como os seis finalistas! São eles que tem a grande responsabilidade de proporcionar vida nova e esperança.

Os seis finalistas não são astronautas profissionais (Caso seja isso que tenha imaginado) serão adolescentes que devem ter entre 16 e 19 anos de idade (o porquê você encontrará no livro). E antes mesmo de chegar aos 6 uma seletiva é feita em todo mundo, para que assim seja encontrado os melhores. Vinte e quatro são escolhidos para o treinamento que será necessário na missão, entre os Vinte e quatro, seis serão os eleitos para uma viagem apenas de ida, os seis que faram a esperança renascer.

Muitos treinamento em diversas áreas são aplicados para os selecionados, e assim eliminados os que não estão aptos para a missão (Vamos acompanhar muitos acontecimentos durante esse período). Até que enfim restam doze, e entre os doze não resta mais dúvida quem serão os seis selecionados.

Entre os seis selecionados muito empolgação, ânimo e esperança...mas não é um sentimento divido por todos, se você visse que a missão Europa pode conter desafios incomuns, vidas inteligentes desconhecidas, você gostaria de estar entre os selecionados? A esperança não brilha para todos.

Raira Abrante 06/05/2020

Em busca de um novo lar
Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo habitat para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter.

Os Seis Finalistas tem personagens cativantes e uma dose generosa de ficção científica para aqueles que amam esse gênero (como eu). Gostaria de um capítulo a mais quando cheguei ao fim, mas a escolha da autora foi deixar uma continuação necessária para entendermos tudo que aconteceu durante o livro e o futuro dos protagonistas.
Espero ler o segundo em breve.

Fabi 06/05/2020

O livro é o início para uma boa história
Após vários desastres, como terremotos e tsunamis, muitas cidades do planeta estão inabitáveis, debaixo das águas.
Uma esperança é Europa, uma lua de Júpiter. Vinte e quatro jovens de diferentes países são selecionados para treinamentos e ao final, seis deles serão selecionados para a missão de colonizar Europa.
A narrativa é dividida entre Leo e Naomi, dois jovens com histórias e objetivos diferentes. Mas, ambos começam a desconfiar que essa viagem não é tão simples e encantadora como é divulgada.
Quando li a sinopse do livro, imaginei a viagem em si, a exploração na lua, mas nesse primeiro livro a história fica voltada para a seleção dos seis. Talvez por isso, não me agradou tanto, mas a leitura é fácil e o final reserva surpresas que cria expectativas para uma continuação melhor e mais envolvente.

Marcela212 06/05/2020

Incrível
Esse livro é muito diferente do que eu costumo ler e de coisas que costumo consumir, entretanto, é um livro incrível e com um romance lindo. Com tão poucas páginas (achei um livro relativamente curto) consegui me conectar com os personagens que me cativaram e sofri junto com os personagens as perdas que ocorreram no livro. Ansiosa para o próximo livro.

Tata 04/05/2020

Sobre espaço, aquecimento global e juventude.
Se passa em um futuro apocalíptico, onde vinte quatro jovens são colocados em uma competição, onde seis deles deram selecionados para colonizar uma das luas de Júpiter, Europa.

Temos dois protagonistas: Naomi e Leo. Naomi é um gênio, ela é muito boa com números, formulas e ciências biológicas e exatas no geral. Ela é bastante dedicada a sua família, principalmente ao seu irmão mais novo, que tem um problema sério no coração, seu pessimismo me incomodou em alguns momentos, mas no final ela estava certa em não aceitar em informações sem essas serem questionadas. Já Leo é um nadador de elite, com um coração bom, cativante e extremamente empático e positivo. Ele nos mostra que pessoas boas também podem lutar contra demônios na própria cabeça, e abre um debate muito importante sobre esperança e saúde mental.

Os outros personagens são bons e cativantes. Meus favoritos foram a Suki, que nos mostra como é difícil lidar com nossos traumas e como as vezes nos cobramos demais, e Asher, que é passivo mas mesmo assim importante, e gostei bastante das cenas em que dá a entender que ele reza, mostra como pessoas diferentes tem jeitos diferentes de lidar com as coisas.

O romance é bastante natural e cativante, e na minha opinião é ingênuo e puro sem ser cego. Você pouco a pouco se vê envolvido com os dois.

Mesmo não sendo meu gênero favorito, gostei muito da leitura e foi bastante rápida. A parte científica foi fácil de entender para leigos, como é meu caso, e os adolescentes não são tratados como idiotas que não entendem nada. E nossos protagonistas são reais. Com certeza favoritada.
Helder 21/07/2020minha estante
Oi Tata, adorei a analise dos personagens. Também gosto, quando estou lendo, de associar as características dos personagens com suas histórias. A cobrança exagerada de Suke com a necessidade de superação por conta do padrasto, o "a qualquer custo" do Beckett pela vivência do sempre ser o primeiro (e sofrer por isto), o coração bondoso do Leo pelo conhecimento da "falta" e da empatia (por todos os que conheceu na "pensione"), o "teórico" pessimismo e a genialidade da Naomi pela necessidade urgente de entender o problema do irmão... Também achei um livro gostoso de ler. Obrigado pela resenha.

Carol 04/05/2020

Impressionante
Um livro que faz nós refletirmos muito, sobre como vivemos sem pensar no futuro.
Vi muitas pessoas falando que o casal não tem química... eles têm, mas não são o foco da história, talvez seja por isso. Mas amei os protagonistas, sofri junto, chorei junto, ri junto...
Muito bom, não vejo a hora de sair o próximo

Laurerazz 02/05/2020

Amo ficção científica então sou bem suspeita pra falar. Ansiosa pra continuação.

nath | @nathmourao 29/04/2020

Muito bom!!
Foi uma leitura muito leve, que realmente vc faz pra passar o tempo. Uma leitura bem fluida. Já quero o próximo volume da série

Gigio 28/04/2020

Mais uma história de um possível Armagedon.
Trata-se de 6 jovens selecionados em um grupo de 24, para uma viagem só de ida para um dos satélites naturais de Júpiter com o objetivo de instalar uma colônia de humanos por lá.
Muitas catástrofes naturarais aqui narradas me soaram exageradas, muitas fora de possibilidade. Sei que é fantasia, mas pra mim (e talvez pra mais ninguém), mesmo a fantasia tem de ter rasoabilidade.
A história é bacana, mas me pareceu que depois da metade do livro tudo foi acelerado demais, não desenvolvido suficientemente.
Fico no aguardo da sequência para acompanhar o desenrolar dessa história.

Natália Sophia 23/04/2020

Magnífico!
Fiquei extremamente apaixonada por esse livro. Gente, que enredo maravilhoso.
Eu tô aqui em cólicas por não ter o segundo livro no Brasil.
Leiam, não vão se arrepender!
Helder 21/07/2020minha estante
Eu estou "em cólicas"? :)

Thiago 14/04/2020

Seja envolvido pelo ambiente e pela história. Muitas críticas negativas que vi do livro estão relacionas a impossibilidade de uma missão espacial com jovens ou até mesmo falta de elementos, acho que tudo faz parte da licença poética, esqueça as coisas óbvias e curta a leitura como se fosse verdade, assim como são livros que envolvem magia, viagens no tempo, guerra entre mundos e por aí vai, nada disso é viável também, mas aceitamos como verdade no momento da leitura e é isso que esse livro precisa. Achei a história super bem conduzida, existem algumas coisas previsíveis, mas é fantástico como ela conseguiu nos surpreender em momentos inesperados. Ansioso pela continuação.

Roberta Kwietniewski 04/04/2020

QUEM NÃO AMA UMA FICÇÃO CIENTÍFICA!
Um livro muito bem elaborado, leitura flui muito bem e me senti dentro da histórica!

Amei