Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


2772 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Vieira 18/01/2021

Vidas secas
A obra de Graciliano Ramos nos transporta para o universo do sertanejo que fustigado pelo fantasma da seca, luta pela sobrevivência. A família de retirantes composta do vaqueiro Fabiano, a esposa Sinha Vitória e o filho mais novo e o mais velho. Compõem a trupa o papagaio (morto para matar a fome no caminho) e a cachorra baleia. Os cenários e elementos do sertão são retratados de forma 'poética'. A dureza e a sensibilidade do pobre sertanejo, o medo da seca e a espectativa da chuva, a fome que vai secando os seus corpos, as rezas e superstições do homem do campo, o aió, o caritó, a cama de varas. As descrições são tão vivas que por vezes é possível condoer-se ante o sofrimento dessa família pobre.
comentários(0)comente



Saul 17/01/2009

Depois de ler,
eu lamentava não ter lido antes de comprar meu cachorro, pois, se tivesse, teria comprado um cachorra e ela, com certeza, se chamaria Baleia.
O capítulo dedicado ao animal vale pelo livro todo, que não deve ser encarado como uma obra "infantil".
Marcos Bassini 19/01/2009minha estante
Tão impressionante quanto conseguir fazer da Baleia a cachorrinha que todos perdemos, foi a capacidade de decifrar tudo o que estava contido no silêncio do protagonista, nos passando a angústia de quem teve a ignorância alimentada pela fome. Alguma dúvida de que Graciliano é um mestre?




Lizterária 11/07/2021

Boa história!
O livro realmente aponta as mazelas de um período tenebroso da grande seca no sertão nordestino, sem contar das críticas sociais feitas, como o patrão (mais pra senhor feudal) que explora e rouba do Fabiano, a falta de uma educação escolar para as crianças e para os próprios adultos pobres, entre outros aspectos.
No entanto, a forma como o livro foi construído em que cada capítulo representa um momento da história da família de Fabiano, mostrando a perspectiva de cada personagem (inclusive Baleia), me deixou em alguns momentos confusa e sem interesse pela leitura.
A real é que os únicos capítulos que realmente me chamaram atenção é o do filho mais velho e da cachorrinha Baleia.
No mais, é uma história que faz muito sentido pra quem faz parte da nossa região nordeste, sendo tudo muito próximo da realidade daqueles que vivenciam ou reconhece a vida no sertão.
comentários(0)comente



Daniel Pedrosa 07/03/2022

Pura realidade...
Um livro que conta a história de um Brasil abandonado em sua imensidão.
Resenha em vídeo no link: https://youtu.be/1ip_vqOoyv0
comentários(0)comente



Mateus 27/05/2021

Baleia <3
Prometo me dedicar mais a livros nacionais, por mais tristes que sejam, são maravilhosos.
Will Correia 27/05/2021minha estante
Esse livro é tão ?


Mateus 27/05/2021minha estante
Siim Will ?




Francisco.Tambani 02/03/2022

?Se entendermos ?humano? como sinônimo de ?sentimental?, como Lins parece fazer, não há dúvida de que a morte de Baleia se destaca entre os quadros quase autônomos que compõem ?Vidas secas?. O que não é difícil de explicar quando se leva em conta que Graciliano mergulha na psicologia de personagens que a seca e as condições sociais do Nordeste brasileiro situam numa espécie de humanidade rebaixada.?
comentários(0)comente



Mayara945 27/01/2021

Triste
Primeira leitura que faço do autor e já me encantei. Uma escrita crua que não poupa o leitor, repleta de uma realidade ainda mais crua e difícil de digerir.
O livro conta a história de uma família castigada pela seca, que busca um lugar para se abrigar. Se deparam com uma fazenda abandonada que usam como abrigo. Algum tempo depois o pai da família, Fabiano, descobre que a fazenda tem dono e acaba concordando em ficar como um empregado. Sua esposa, Sinha Vitória, e os dois filhos pequenos passam a viver ali com ele. Também temos a cachorrinha Baleia, tratada como membro da família.

A maneira como o autor escreve nos transporta para a história de uma maneira tão real, tão fascinante... durante a leitura era como se pudesse sentir a seca, o calor, a fome e a dificuldade que Fabiano tinha para se expressar com o mundo e até com ele mesmo.

O capítulo dedicado a Baleia é tão tocante, que merece toda a fama que tem. Um dos capítulos mais triste de livro que li na vida.

O final do livro é cíclico. Tudo termina onde começou.

Ótima leitura! Recomendo
Alcione13 27/01/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida
...Baleia!!!!! Corre,Baleia..."
??


Mayara945 27/01/2021minha estante
Entrou para minha lista dos melhores também ??




pinkdiamondgirl 18/03/2024

Um retrato duro e real do Brasil
Não consigo imaginar uma situação como essa, mas me senti angustiada o livro inteiro. Eles têm a esperança de uma vida melhor, lutam por isso, seguem em frente. Tudo vai conforme seu curso -até que não vai mais. É um ótimo livro.
comentários(0)comente



Renata 16/08/2021

Vidas secas
Drama de uma família nordestina durante a seca e que passa muitas necessidades.Me emocionei demais com o capítulo da Baleia.Um livro incrível e verdadeiro.Recomendo muito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Catarino 05/09/2020

Vidas Secas
Eu estava querendo aprofundar-me em clássicos nacionais e felizmente escolhi esse livro. Gostei bastante de acompanhar a vida dessa família no sertão brasileiro e sua luta pela sobrevivência. Fico feliz, uma vez que poderei usar esse livro como referência em futuras redações. Recomendo.
comentários(0)comente



nkog.neato 30/04/2022

Um clássico
É uma história bem triste e muito real. Curta, rápida, dolorosa. É triste saber que a realidade do Fabiano já foi e ainda é a mesma de muitas pessoas, e o governo não faz nada para ajudá-las. A morte da cachorra Baleia foi dolorosa não só para mim, o próprio Fabiano se arrepende com o passar do tempo, afinal, ela era um dos poucos animais em que eles podiam confiar.
Fabiano se considerava animal, ele era animal por ser tratado como um animal.
É uma ótima história, pode ser usada como repertório sociocultural e afins. Muito boa?
comentários(0)comente



Gisa 15/12/2023

Vidas Secas
É triste pensar que existe milhares de pessoas na mesma situação que essa família descrita no livro. Me sentir até mais grata pela minha vida.
comentários(0)comente



Juju Do Pix 13/04/2024

"Como era possível haver estrelas na Terra?"
A caneta tinteiro de Graciliano estava em chamas quando ele escreveu 'Vidas Secas' ?

Sempre tive vontade de ler o livro por pura curiosidade já que viviam me dizendo que era um livro incrível, impactante, e realmente é!

'Vidas Secas' pode ser resumida a simplesmente 'denúncias', uma palavra e acabou ???? Isso porquê Graciliano buscou denunciar a vida do sertanejo, algumas dessas denúncias dentro do livro são; a constante opressão que Fabiano sofria, por não ter tido acesso à educação, à luta pela liberdade e para sair da miséria, e a desumanização das personagens.

Dentre tantas delações na obra, há também o ponto de vista pessoal das personagens, que mostra BEM de perto como eram seus sonhos e como se sentiam com toda aquela situação. O mais interessante nessa parte é o fato de que a Baleia, cachorrinha da família, foi a personagem que mais teve seus sentimentos aprofundados durante a leitura, especialmente no capítulo que leva seu nome onde ela é quase que totalmente "humanizada", e aliás, que capítulo triste ?

O livro é bem curtinho então não tem tanta coisa para falar dele, ainda mais porque achei uma leitura difícil pra mim por conta do uso comum de termos que nunca vi antes, mas isso não muda o fato da obra ser realmente incrível, cativante e que mexe com seu emocional. E agradeço por ser um clássico da nossa literatura, porque é uma leitura muito necessária a todos!
comentários(0)comente



Bia Torrezam 07/09/2021

Para se pensar
Esse é um livro incrível, irônico, atemporal que merece ser lido e ser refletido por todos. O único problema é a linguagem, mas é muito compreensível mesmo assim. Super recomendo para quem gosta de literatura brasileira clássica.
Rosana 07/09/2021minha estante
Amei ler esse livro..




2772 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |