O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas - O VOTO FEMININO NO BRASIL

Luiza 04/01/2023

Narra todos os acontecimentos até o voto feminino no Brasil. Muito didático, traz uma linguagem simples e direta. Super completo e muito bom pra quem quer saber um pouco mais sobre a história das mulheres brasileiras. A leitura não é densa, então da para ler rapidinho e é cheio de ilustrações.

melreads 03/01/2023

essencial
acho que esse livro é fundamental pra quem quer entender um pouco mais sobre o processo de conquista do voto feminino não somente no brasil como também no resto do mundo. gostei que é uma leitura curtinha e também que no final do livro tem uma linha do tempo pra recapitular tudo o que foi falado e adicionar outros momentos importantíssimos para as mulheres ao longo dos últimos anos!

clarocarol 30/12/2022

Que livro importante! Fiquei feliz de ter lido na época certa e saber que não desperdicei meu voto, já que tantas mulheres lutaram MUITO pra gente ter esse direito.

Giovanna.Pereti 16/12/2022

Movimento sufragista em terras brasiliensis
O livro traz uma ideia bem abrangente de como se deu, através do viés sufragista e feminista, a inserção da mulher como votante aqui no Brasil e no mundo - embora esse último com menos detalhes ao longo da obra.

Leve, bem escrito e bonito, com diversas gravuras e dizeres das principais personalidades desse período. Esqueceu de mencionar Celina Guimarães, a primeira mulher a votar, dona da frase ?devo tudo a meu marido?.

Simone361 04/12/2022

Necessário
Um livro curtinho e necessário, recomendei para minhas amigas que gostavam de dizer que política não se discute só para ficar alienada do que acontece no mundo. Abri a mente de algumas pessoas, na minha opinião, é um livro necessário para todas as pessoas, pricinpalmente para mulheres.

Renata 30/11/2022

Muito mais do que sobre o voto feminino no Brasil, esse livro engloba um compilado de fatos históricos
importantes na jornada rumo à vida que nós mulheres pudemos ter hoje.

Morisson.Almeida 16/11/2022

Um livro necessário para todos os gêneros. O fato de você não se encaixar totalmente com uma bandeira, não significa que você não deveria sustentar nenhuma também.

Irislene 14/10/2022

Livro fundamental
Livro fundamental de ser lido, principalmente por mulheres e de fácil compreensão. Pode ser uma leitura básica e de introdução ao tema mas é ótimo para se interessar por saber mais.

Vee 07/10/2022

Uma leitura rápida e fluida, com informações básicas sobre como foi a trajetória até termos o direito básico do voto.

tasila 27/09/2022

prolonguei essa leitura por muitos dias. (quase sempre digo isso) deveria ser leitura obrigatória, conhecer um pouco da luta feminina em busca da liberdade do voto.
Leitura muito boa, mulheres fortes e lutadoras ?

taissa 22/09/2022

É um leitura que retrata os fatos, ótimo para entender de uma forma geral como foi o processo do voto feminino no Brasil.

Porém, como se trata de um livro de junção dos fatos e pesquisas, é muito importante que os dados e as informações estejam corretas. O que não acontece no caso do José de Alencar, citado quase na metade do livro, que diz que ele nasceu em 1829 e "presidiu a província do Ceará" em 1834, ele governou um estado aos cinco anos de idade? Kkkkk?
Esses dados errados, ou a má escolha de palavras para se referir à biografia do escritor, não fazem diferença no contexto do livro, foi mais como um exemplo, mas e se fizessem?
É sempre bom - além do escritor - o leitor conferir todas as informações presentes, fazer pesquisas antes de confiar convictamente em tudo que vê ou lê, pois as pessoas cometem erros, normal.

De modo geral, é um livro muito bom e muito importante de ser lido para ter um contexto sobre como foi a luta das mulheres na política. Recomendo!

????
Mariana 27/10/2022minha estante
Ainda bem que li sua resenha kkkkkk não observei isso

rafsbel 11/09/2022

O voto feminino no Brasil
As mulheres demoraram muito pra conseguir o
direito do voto, simplesmente porque os homens não
achavam-nos capazes de tomar essa decisão (de
voto). E ainda em 2022 temos o "representante do
Brasil" que sempre que pode, agride as mulheres de
todas as formas possíveis. Nessas eleições, vote
conscientemente! Falo com a maior certeza do
mundo que o Bolso**** não é opção para nós
mulheres. Talvez seja para os empresários brancos e
esses agrotops por ai. Mas falando como mulher, ele não é opção? ele nos compara, nos
humilha.
Fala
"não te estupraria porque você é feia"
"você quer dar o furo"
"quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher,
fique à vontade"
"Entre um homem e uma mulher jovem, o que
empresário pensa? 'Poxa, essa mulher está com
aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses
de licença-maternidade'
?a quinta eu dei uma fraquejada e veio mulher",

portanto, fora bolsonaro!
tvilela 16/10/2022minha estante
FORA BOLSONARO!

Carolina 09/08/2022

importante
Já tinha esse livro baixado de graça na Amazon e como as eleições estão chegando, quis ler logo e gostei bastante. É surreal como demorou para nós, mulheres, termos direito à voto e à candidatura.

Conhecemos nomes importantes desta luta no Brasil e até em outros lugares do mundo

Algo que me incomodou foi a exaltação de velhos brancos (adeptos à escravidão) por terem feito o mínimo que é não nós tratar igual animais irracionais. De resto, curti bastante.

Arielly12 07/08/2022

Livro muito bom pra compreender a luta feminina pelo direito do voto no Brasil (e no mundo também). A escrita é bem fluida o que torna a leitura muito fácil e agradável. Recomendo a toda mulher que leia esse livro, é muito bom!! A luta persiste.