O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas - O VOTO FEMININO NO BRASIL

Milly 08/02/2022

O voto feminino no brasil
Ótima leitura, uma linguagem muito simples de entender, além de ser um livro com informações muito completadas, desde contexto histórico até uma pequena biografia das pessoas que fizeram parte do processo de inclusão da mulher na vida política, e pra completar no final temos tudo organizadinho em ordem cronológica, oque achei mto prático!
Eu admito que livros de n ficção são ainda muito difíceis de ler pra mim( por isso tô mto orgulhosa de ter terminado esse msm sendo pequeno kkk) , mas vim percebendo o quanto é importante estudarmos e entendermos certos assuntos na nossa sociedade, como o feminismo.

Tainara76 07/02/2022

A luta
Nesse livro, a autora aborda a questão de igualdade de gênero na política de um forma bem simples. Apesar de o tema central ser o voto feminino no Brasil, alguns outros países são citados no livro, pois não tem como falar sobre esse tema sem citar os acontecimentos ao redor do mundo.
Para quem tem curiosidade sobre o assunto, mas não quer começar com uma leitura muito densa, esse livro é o ideal. Nele há muitas curiosidades e pequenas biografias das pessoas que de alguma forma foram importantes nessa luta. É possível perceber que somente homens que detinham algum poder tinham o direito de criar leis e governar o país, e que a luta pelo direito do voto feminino se entrelaça também com o direito de voto de outras pessoas como analfabetos e pessoas que não tinham poder econômico elevado.
Mas apesar de ser uma leitura mais simples, é também uma leitura que me deixou com raiva em vários momentos, porque tem vários comentários preconceituosos de homens sobre mulheres. E sempre que parecia que as mulheres tinham conseguido alguma vitória, isso era tirado delas, é como se dessem um passo para frente, e alguém fosse lá e as arrastasse para trás. Foi uma luta com certeza muito árdua e que permanece até os dias de hoje.

Kay/índia 25/01/2022

Leitura acessível, um ótimo histórico com informações essenciais para conhecer a conquista do voto feminino no Brasil e no mundo.

Morgana Gomes 25/01/2022

A luta pelo voto feminino no Brasil
Em "O voto feminino no Brasil", Teresa Cristina de Novaes Marques nos apresenta um pouco da história que envolve a luta pelo direito das mulheres de votarem e também se candidatarem no Brasil. Uma leitura rápida e necessária para toda e qualquer pessoa conhecer o quão difícil foi ter esse direito (finalmente) concedido no Brasil. Além disso, o livro mostra um panorama geral do voto feminino em outros lugares do mundo.

Teresa destaca várias mulheres que contribuíram nessa luta, a exemplo de Bertha Lutz, Carlota Queirós, Celina Guimarães, Josefina Álvares de Azevedo, Júlia Barbosa, Leolinda Daltro e Nísia Floresta. Nossa gratidão a elas que lutaram tanto para conquistar dos direitos que hoje podemos usufruir. Elas fizeram isso não apenas pelo direito, mas também ensinaram a seguir firmes e a não desistir.

Confesso que fiquei chocada com algumas partes e com raiva de outras. Como pode ter demorado tanto para que as mulheres fossem consideradas como cidadãs? Como pode ter chegado ao ponto de mulheres casadas terem de pedir autorização à seus maridos para exercer o que lhes era de direito? A linha do tempo ao final do livro, então... como pode?!?

Para as pessoas que quiserem, o e-book pode ser acessado gratuitamente em várias plataformas e no site da Livraria Câmara.

site: https://livraria.camara.leg.br/index.php?route=product/product&product_id=228

Marcia.Cruz 22/01/2022

O livro retrata a luta para o direito do sufrágio universal.

E mostra como tivemos ancestrais fortes para brigar por esse direito.
Depois dessa leitura o meu voto agora tem muito mais valor.
Nathalia Polito 22/01/2022minha estante
Boa ! Me interessei ??

Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Marcia.Cruz 22/01/2022minha estante
Nathalia Esse livro o e-book é gratuito, livraria do senado, leitura tranquila.

Anna 12/01/2022

Um ótimo livro, com uma escrita simples e bem didática, pra quem está interessado em conhecer a história do voto feminino no Brasil. Ele conta de forma sucinta e cronológica toda a trajetória da emancipação feminina, mostrando as discussões internacionais acerca dessa questão que tiveram grande influência na sociedade brasileira e dando visibilidade à nomes importantíssimos que infelizmente não são lembrados.

Leituras como essa deveriam ser obrigatórias, visto que muitos absurdos são espalhados por total ignorância sobre o assunto. É decepcionante ver que até hoje muitos ainda possuem essa mentalidade retrógrada e preconceituosa.

Apesar do livro ser curto, acabei demorando um pouco pra terminar. Pra quem também se cansa com facilidade em leituras mais informativas aconselho ler aos poucos como eu fiz, justamente pra evitar tornar a leitura maçante.

Camila de Oliveira 05/01/2022

Leitura rápida e super informativa. Ótimo para relembrarmos que, não faz muito tempo, nós mulheres ainda éramos julgadas pelo nosso estado civil, condição econômica, anatomia e fisiologia, nos levando ao pobre bordão do "sexo frágil" e destituídas de muitos direitos, dentre eles o tão importante voto.
Notei várias divergências nas datas, o que me deixou um tanto em dúvida quanto à procedência e autenticidade das informações contidas no livro. Ainda pretendo realizar algumas pesquisas para sanar tais dúvidas.

Maria Freitas 03/01/2022

Voto feminino no Brasil
No livro fala desde o começo que as mulheres brasileiras decidiram que iriam mudar e que teriam os mesmos direitos de votar. E isso é muito legal porque a gente percebe que a luta já vem de muito tempo.
Achei o livro bem informativo, e muito legal pra quem quer saber um pouco desde quando e como surgiu essa luta.

Bianca 19/12/2021

resenha @oslivros.dela
“O voto feminino no Brasil”, escrito pela Teresa Cristina de Novaes Marques, é um livro sucinto. Conta, como o próprio título já diz, como foi conquistado o direito de voto das mulheres em nosso país.

A autora intercala trechos em que narra os acontecimentos em diferentes momentos históricos com breves biografias de pessoas que tiveram importância para que o sufrágio feminino fosse conquistado. Essa organização faz com que a leitura flua de forma mais agradável. É uma boa estratégia, já que é sobre política e a leitura de livros assim costuma ser mais arrastada.

Ao contrário do que o título nos leva a pensar, a autora, no início, traça um panorama geral de como o voto feminino começou a ser abordado em outros lugares do mundo.

É uma leitura para quem quer entender o panorama geral do voto feminino. Para quem é curioso sobre o assunto, mas que não tem pretensão de se aprofundar mais, é perfeito. Também pode ser um primeiro degrau de pesquisa, já que apresenta e cita diversas outras obras sobre o assunto.

site: https://www.instagram.com/oslivros.dela/

Thata.Romano 06/12/2021

Não achei a leitura fluida, entretanto apresenta muito momentos marcantes e figuras importantes para que a mulher conseguisse os direitos que possui hoje

Bia 30/11/2021

É um livro de história política, especialmente quanto às ideias e práticas relativas ao exercício do voto no Brasil. Para isso, mostra os momentos em que o Legislativo brasileiro discutiu a admissão das mulheres na vida política do país.
É uma leitura interessante para entender um pouco doa movimentos e de como.ocorreu o início do voto feminino.

pinksuricato 20/11/2021

Uma leitura rápida e essencial
O livro apresenta a história do voto feminino no Brasil de modo bastante rápido e didático, contando com mini biografias de figuras importantes para a conquista do direito ao voto e, ao final, uma linha do tempo da conquista não apenas no país, mas também em outros lugares.

Apesar de não se aprofundar tanto nos eventos históricos citados, o maior ponto positivo do livro é tratar, com uma linguagem simples e trechos agradavelmente explicativos, de um assunto tão importante. Acredito que a leitura desse livro seja essencial para todos.

Marina Luna 16/11/2021

Amei o livro, leitura fácil. Aprendi muito
Existe um errinho na data de falecimento de Nisia Floresta mas tirando isso o livro é muito interessante e educativo. Recomendo a todos!
Nós mulheres lutamos muito pare conquistar o que temos agora!