O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas - O VOTO FEMININO NO BRASIL

Thai lendo 20/06/2022

Um conhecimento tanto útil como necessário.
Numa linguagem fácil de se ler, com capítulos curtos e um resumo bem informativo, esse livro foi muito bom. Pensar em toda a luta que tiveram e em quantos momentos pareceu ser angustiante, mostra ainda mais a persistência dessas pessoas.

Ana 19/06/2022

Linguagem simples e de fácil acesso. Esse livro foi bastante útil pro artigo que estou escrevendo.

isa 10/06/2022

Necessário
?Este livro destina-se ao jovem leitor que começa a interessar-se por política e pode servir de apoio pedagógico a professores responsáveis por ministrar conteúdos de história política, especialmente quanto às ideias e práticas relativas ao exercício do voto no Brasil.?

Brenda// 08/06/2022

A luta pelo sufrágio feminino
O livro narra toda a tragetorita pela luta do sufrágio feminino, e nos traz personagens ilustres que se destacaram nessa batalha.

Mulheres lutando nas ruas e homens lutando dentro do senado, criando projetos pata que mulheres se tornassem tanto eleitoras, quanto candidatas. Alguns lutando pelo sufrágio feminino (onde mulheres poderia votar, se estivessem dentro dos requisitos) outros lutacan pelo sufrágio universal (onde todos, sem exceção, podem votar, incluindo analfabetos e etc.)

Safo from Lesbos 04/06/2022

Livro Gratuito que precisa ser conhecido
Este livro está disponível online, sem custo e precisa ser conhecido, faz a linha do tempo do Sufrágio feminino no Brasil e no fim tem uma linha do tempo linda do Sufrágio no mundo! Quantas pessoas lutaram para que tenhamos o direito ao voto! Fantástica essa viagem!

Jullyana.Chagas 31/05/2022

Leitura fluida e rápida sobre essa importante conquista nacional, discorre cronologicamente todo o caminho, ilustrando as sufragistas brasileiras e internacionais emblemáticas que lutaram para que o voto feminino fosse garantido no Brasil e no mundo.

Gabi 20/05/2022

Muito interessante saber de todo esforço para que as mulheres pudessem votar e ter participação política no país.
Foi um longo caminho, mas ainda podemos melhorar!

Claudia.Marcia 03/05/2022

Um livro curto, mais de grande importância para todos.O livro conta sobre a luta de mulheres no Brasil e pelo mundo pelo seus direitos ao voto e  na frente da política. Mulheres que diante de uma sociedade machista, que tachar a mulher como não tem capacidade e inteligência para votar ou ocupar espaço  na política, ganha voz com movimento sufragista feminino. O livro é só mais uma mostra que nós mulheres temos força e o mais importante temos voz que a nossa luta ainda continua. A leitura foi muito enriquecedora para mim.

Bianca 28/04/2022

Básico, mas essencial.
Uma leitura bem didática e com linguagem acessível, apresentando um panorama geral da história do voto feminino no Brasil. Não é um livro complexo (é resumido), porém, é bem informativo e com uma diagramação fofinha.

“1906: na Finlândia, mulheres podem votar a partir de julho.
[...]
2015: na Arábia Saudita, as mulheres participam pela primeira vez de eleições, ainda que apenas das municipais”

É claro que a cada nova conquista há emoção e felicidade, mas ainda sim, é bem triste ver cenários tão retrógrados no século XXI.

Juli 31/03/2022

VOTO
Esta obra trata sobre informações histórica da luta e evolução das mulheres e função do voto e da participação no meio político.

Trás um detalhamento no Brasil e conta em paralelo alguns movimentos pelo mundo.

Por fim, trás em formato cronológico os acontecimentos deste movimento no Brasil e no mundo!

Foi uma leitura interessante, principalmente pelo fato de saber que houveram mulheres com muita coragem e convicção para desbravar um cenário politico e social numa época em que suas manifestações podiam acabar na guilotina ou sofrer fortes retaliações, mesmo assim, o movimento segui ano após ano até o triunfo da conquista pelo direito ao voto.

Parabéns às mulheres!!!

EH 05/03/2022

Conhecendo nossa história
Dando início às leituras de não ficção e políticos para o ano de eleições, li e adorei "O voto feminino no Brasil". Importantíssimo conhecer nossa história e a fragilidade desse direito reconhecido há menos de 100 anos.

Bia 03/03/2022

O livro é muito bom. Fala sobre a trajetória das pessoas em busca da aprovação do voto feminino no Brasil. Todos que apoiaram e os anos. Super indico.

karou 27/02/2022

O livro apresenta a História pelo sufrágio feminino fazendo pontes entre a história do br e hist geral. Também, utiliza uma linguagem acessível o que facilita a leitura, e, amplia o conteúdo para além de um público específico. Ademais, esse livro pode ser trabalhado como recurso didático em sala de aula. Recomendo essa leitura, e, acredito que seja essencial debater esse tema para refletir sobre os processos de conquista dos direitos femininos.

Millena40 22/02/2022

Simples, didático e a edição é bonitinha.
Bem bacana [e importante] conhecer processo, um misto de indignação com resistência e admiração pelas que vieram antes de nós. As pontuações da autora também são muito boas.