Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Jv_veroneze 12/02/2023

Eragon e a Ascensão dos dragões e das raças de Alagaësia.
Leva um tempo para processar como essa saga termina, pois esta, apesar de ser fantasia, se mostra real no final.

Retrata que nem tudo sai como queremos na vida, que o que mais queremos no final pode não acontecer da forma que queremos, mas não quer dizer que não vai acontecer.

Galbatorix foi derrotado da forma mais justa, com a dor que causou a tantos, ardendo em sua pele, Nasuada foi justificada e para não repetir um antigo erro, foi escolhida como rainha dos humanos, Arya chorou por sua mãe, se tornou o que um elfo não era a tempos, uma cavalheiro de dragão, e a Rainha dos elfos, Roran se tornou conde do Vale Palancar e viveu feliz com o povo de Carvahall, sua esposa e sua filha. Murtagh é Thorn decidiram o exilo e se auto-conhecerem novamente, e um dia, se juntarem a Eragon.

E bom, Eragon salvou todas as raças, uniu-as com a magia dos dragões, e também salvou os dragões, saindo de Alagaësia para criar e esperar a humanidade estar pronta para os dragões.Não teve sua princesa, não teve mais seu primo, não teve seu irmão, nem seu pai, no final, teve apenas aquela que o havia escolhido Saphira, como a luz do cerúleo céu noturno iluminando o sua solidão ao lado de poucos elfos, e as almas passadas e futuras dos dragões.
Mariana 26/03/2023minha estante
Definidamente eu amei a sua descrição

Jack 29/02/2012

Muitas páginas e pouca história
"O cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que todos esperavam. Mas eles conseguirão derrotar o malvado rei e restaurar a justiça em Alagaësia? E se conseguirem, a que custo? Esta é a tão esperada e surpreendente conclusão da série O Ciclo da Herança,best-seller mundial."
Você encontra isso em N sites, porém a verdade é que é um livro pequeno, foi regular comparado a Eragon e Brisingr, e foi inferior a Eldest também, mas é um fim e como todo fim: termina quando estava ficando bom, muitas não são reveladas e é triste e dolorido.
Jack 29/02/2012minha estante
Bora gente, dá um up!

carolsnook 01/05/2023minha estante
chorei muito também KKKKKKK

Jennifer.Cavalheir 21/05/2024

Um final esperado e necessário
Quando comecei a ler este livro já notei algumas diferenças na escrita do autor comparada aos outros livros. Fiquei meio receosa, ainda mais tendo acabado de ler Brisingr e que de longe se tornou um dos meus livros favoritos. Até demorei a ler este aqui por motivos de que finalmente tinha chegado ao último livro da saga e não queria terminar tão rápido, e porque ainda estavam recente no meu ser os acontecimentos do livro anterior. Uma das diferenças que notei foi que dessa vez o autor resolveu não enrolar na história, começando com as coisas bem frenéticas, o que de maneira nenhuma achei ruim porque este livro precisava disso mesmo. Novos personagens são apresentados e outros que conhecíamos são perdidos na guerra.
Roran se vê novamente numa missão impossível a mando de Nasuada, da qual pela expectativa dela somente ele pode resolver e é o que ele faz. Na luta final contra o Rei maléfico ele tem grande importância também.
Nasuada por sua vez, sempre demonstrando ser uma grande líder e neste livro ela sofre por isso, mas novamente demonstra o quão forte e corajosa ela pode ser, contando também com a ajuda de um dos meus personagens favoritos: Murtagh. Ele se torna o conforto e alívio para ela ao mesmo tempo em que é o algoz de tudo que ela passa.
Conseguimos ver um pouco do ponto de vista de Murtagh aqui também, provando que a maior parte das coisas que ele e Thorn fazem não é por vontade própria e quando eles finalmente se libertam, conseguem se redimir ajudando Eragon, Saphira e Arya grandiosamente.
Enfim nos é apresentado o temível Rei Galbatorix que demonstrou ser exatamente o que ele é: um covarde, manipulador, mentiroso e com toda certeza, louco. Eragon não se sentia pronto para enfrentá-lo de jeito nenhum, mesmo depois de todas as provas que passou, de todo o treinamento árduo e com o apoio de sua amada dragão Saphira, Glaedr, Arya e muitos outros, ele ainda se sentia inseguro. Mas na luta final ele demonstrou o quanto havia evoluído, o quanto cresceu mentalmente e fisicamente e de uma maneira que me surpreendeu muito, ele finalmente consegue sair vitorioso. O que me deixou infeliz foi o fato do dragão Shruikan não poder ser liberto de sua loucura.
Com o Rei morto, as coisas precisam ser arrumadas. Eragon e Saphira são enviados a todos os cantos para conter rebeliões que não aceitam a nova Rainha e também ajuda a fortificar a defesa das cidades tomadas pelos Varden, ao mesmo tempo em procuram um lugar seguro para os dois e os futuros dragões, mas como esperado, não encontram e é aqui que a profecia se cumpre: eles têm que ir embora da Alagaesia. As despedidas me emocionaram muito, principalmente de Eragon dizendo adeus para sua família e para Arya e Fírnen.
Eu tinha esperança que alguma coisa mudaria, mas foi exatamente como a herbolária Angela previu, então vou ter esperança de que haja mais aventuras com Eragon e Saphira futuramente. Foi um final previsível, mas a história contada foi maravilhosa, viver essa aventura foi maravilhoso e fico triste e ao mesmo tempo feliz por ter terminado, mas que venham os próximos!! Haha! Eragon e Saphira estarão sempre em meu coração.

Aurea 30/10/2012

Expetacular
Esse sem dúvidas é o melhor de todos, embora todos os outros sejam bons também, adorei o livro, não gostei muitodo fim do Eragon e do seu irmão Murtagh, mas mesmo assim recomendo esse livro a todos que adoram aventura!!!

Leonardo 15/01/2013

"Nós não estamos sozinhos, pequenino" disse Saphira.
Christopher Paolini fez com que a espera de conhecer o poderoso vilão do ciclo Herança valesse a pena. Finalmente, Galbatorix é apresentado e o encontro dele com Eragon é inevitável. O último livro é fantástico e consegue prender o leitor do começo ao fim. No final, os capítulos entre dois personagens são intercalados, cada um deles terminando em uma situação realmente crítica, deixando o leitor realmente curioso para saber, enfim, o desfecho dos protagonistas da história. Eragon, juntamente com os Varden, chegou onde jamais pensou em chegar. Paolini fez com que o final Império x os Varden, assim como Eragon x Galbatorix fosse marcante e inteligente.

Fory 26/12/2012

Não há spoiler
Achei fraco.O terceiro livro se sobrepoe a esse.
A maior aventura/ação da saga se dirige para uma coisa,e quando finalmente chega,nessa livro,é passageira,superficial e simples.Esperava mais.
O final é supreendente,já que acontece coisas imprevistas e coisas que esperamos obvias de acontecer não acontece.Contudo,achei triste o final,e sinceramente....Bem que podia ter um apendice falando do futuro,hehe.

Lais 14/12/2012

Finalizado o Ciclo, o desejo de ler mais ainda permanece
Varden contra Galbatorix: quem será que vence? Gostei da história e o modo como o autor finalizou a saga foi bem pensado, apesar de frustrar algumas expectativas que todos os leitores tinham desde o início. Esperava que algumas coisas a mais acontecessem. A escolha do novo cavaleiro (pelo dragão verde que aparece na capa)me surpreendeu e gostei muito da escolha. O autor merece meus parabéns por este livro ótimo.

Jonathas 17/12/2012

Nostálgico e Incrível!
Lembra quando você era mais novo e fazia aquela viagem com a família, com os amigos, ou mesmo aquele fim de semana com a galera em um acampamento, e quando volta para casa coloca a cabeça no travesseiro para dormir e a única coisa que você pensa é "Esse fim de semana deveria ser eterno" com isso você sonha a noite toda com aquela viagem inesquecível? Você fica nostálgico a semana inteira pensando em voltar?

Ao meu ver, livro que é bom, tem que deixar esse sentimento, um sentimento nostálgico e uma vontade imensa de voltar a ser parte da história que acabou.

Quando comecei a ler Herança, não estava dos mais empolgados, quarto livro da "trilogia"? Para mim estava parecendo mais uma jogada de Mercado, um retorno financeiro à editora e ao autor. Com certeza eu acertei, mas tem mais, muito mais.

Christopher Paolini é um garoto, começou a escrever jovem e por isso me identifiquei tanto com ele. Não sei você, mas quando eu li Senhor dos Anéis tinha uns 12 anos, na época entrei em um mundo completamente novo, conheci criaturas e seres até então inimagináveis. Quando terminei a Trilogia, fiquei totalmente nostálgico, imaginando o tempo todo o mundo de Tolkien e pensando que um dia eu poderia criar um mundo como aquele. Devaneios de um jovem sonhador? Para mim sim, mas para Paolini, NÃO.

Jovem e sonhador, Paolini criou um mundo novo além da imaginação, fez o que milhares de leitores um dia sonhou em fazer. E fez bem.

Nos quatros livros em sequência é notável o amadurecimento do autor. Como seu personagem principal Eragon, Paolini foi amadurecendo e com a ajuda dos Eldunarís (Tolkien e Lewis, porque não?) terminou sua obra de modo fantástico.

As primeiras 300 páginas li demoradamente em duas semanas, até o momento que entrei em sintonia com a história e devorei as outras 492 duas páginas em 6 horas sem parar!

Paolini brinca com a nossa imaginação, tornando real lutas incríveis e nos fazendo transcender a imaginação com dragões lindos e maravilhosos. Se você gosta de imaginar e criar seres únicos na sua cabeça como eu, Paolini torna isso tão real que às vezes assusta.

No final do livro já bate aquela tristeza de sempre quando mais uma história está chegando ao fim, e o mais engraçado, você percebe que o autor não quer parar de escrever, como se ele fizesse de tudo para não ter que terminar e prolongar o mundo de Alagaësia o máximo possível tanto para ele como para nós leitores.

Infelizmente acaba, tudo um dia termina, igual aquela viagem maravilhosa que você fez quando era mais novo e só nos resta deitar a cabeça no travesseiro e lembrar de tudo, como foi bom e como queríamos que nunca acabasse.

Ontem quando deitei fiquei lembrando de toda historia incrível e acabei por sonhar com Eragon, Saphira, Arya, Roran, Nasuada e todos os outros que Paolini criou, estou até agora nostálgico e com uma vontade imensa de ler tudo de novo ou apenas desejando que Paolini não pare e escreva mais sobre Alagaësia e torne ainda mais incrível esse novo mundo!

Leia! Deixe a sua imaginação divagar e criar coisas incríveis e com certeza você ficará tão nostálgico como eu ao final da história.

Paz.

Ywoollyanna 24/08/2012

Paolini-elda
Isso não é bem uma resenha, está mais para um pedido de desculpas bem atrasado de minha parte. Desde que li Eragon venho reclamando do Paolini aqui e acolá, mas agora preciso dar o braço a torcer e dizer que Christopher Paolini é um dos melhores escritores que li em toda minha vida. E vai continuar com esse posto por longos anos, tão longos quanto a vida de um dragão.
Demorou muito tempo, mas com Herança finalmente fui seduzida pelas palavras de Paolini. Herança pode ser considerado o ponto mais belo e formoso de sua obra-prima, o Ciclo A Herança. Possui uma narrativa que demonstra o quanto esse autor evoluiu e se tornou o que é agora.
Herança excede as expectativas até de alguém que já saiba o último parágrafo do livro. É brilhante! Aliás, toda a série é brilhante e contou com perfeição a história de Eragon e Saphira.
Enfim, hoje posso chamá-lo de Paolini-elda com a maior sinceridade que possuo em meu ser.
Nada mais tenho a acrescentar, a não ser que leiam Herança e sejam felizes. E serão uma vez que não só Eragon e Saphira, como tantos outros personagens maravilhosos os acompanharão nessa empreitada.

Sé onr sverdar sitja hvass!

Alluan 03/10/2012

Saphira <3
Umas das melhores sagas que já existiu. A história é grandinha, mas apesar de algumas raras vezes, quase cair no tédio, vale a pena cada palavra lida. Christopher Paolini, é o cara.

Renata 25/10/2012

Christhopher Paolini nos enrolou um pouco, mas, enfim, Herança: um final digno para a saga de Eragon.
Não vou dizer que fiquei totalmente feliz com o destino dos personagens, mas as coisas aconteceram como deveriam. Não é um "Felizes para sempre", mas terminou da melhor maneira possível.
Em Herança, Eragon Saphira já são adultos e não há mais como adiar o confronto direto com Galbatorix, mas o autor soube conduzir a história para que todos estivessem no jogo, apesar do foco ser a batalha entre os dois cavaleiros. Mas também existe Murtagh, que não é um vilão.
Dentro de um livro de fantasia, Christopher resolveu as coisas de uma maneira bem real. Ele não criou nada de novo para que surgisse uma brecha por onde Eragon pudesse escapar. Óbvio que existe uma grande surpresa, mas está tudo de acordo com o que já foi dito.
Quanto aos personagens, é difícil dizer sem dar spoilers. O que eu posso adiantar é que algumas das minhas ideias se confirmaram. São essas: "Roran é um herói"; "É um erro gostar tanto de Murtagh"; "Arya é mais difícil do que parece" e, é claro, "É tudo uma questão de magia!"
Fiquei feliz por alguns personagens e também sofri muito por outros. Porém, como eu disse, só poderia ser assim. Christopher Paolini de o jeito dele para tudo. A história se fecha sem fios soltos e à altura de toda o ciclo.