Herança

Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Isis Costa 13/03/2021

Uma bela conclusão para uma rica saga
Que conclusão bela e rica para o Ciclo da Herança! Ter acompanhado Eragon do começo da sua vida onde era um fazendeiro até o final se tornando esse grande Cavaleiro de Dragão!

Achei maravilhoso em como o autor se preocupou em amarrar as pontas soltas, solucionar os mistérios que foram apresentados no primeiro livro da saga, além de dar finais para os personagens.

Após os acontecimentos em Brisingr, Eragon começa a rumar mais diretamente à cidade de Uru'baen, local onde o Rei mora. Como Eragon ainda se sente insuficiente para confrontar Galbatorix, há divagações sobre as melhores formas de lidar com a situação.

Diante disso, nós “retornamos” ao Livro 1 do ciclo, no qual Solembum, o menino-gato de Angela, revela certo enigma. Enquanto parte do enigma garantiu a Eragon a espada Brisingr, a segunda parte ainda permanecia um mistério, o qual finalmente foi solucionado e se mostrou de extrema importância de uma forma geral.

Ao contrário dos livros anteriores, em Herança existe essa urgência em tornar o protagonista mais poderoso para enfrentar Galbatorix e seu dragão negro. E graças ao mistério do primeiro livro, essa solução se mostrou rápida e necessária.

Por outro lado, meu medo após a leitura de “Brisingr” realmente ocorreu: Galbatorix era poderoso demais. De modo que, infelizmente para mim, o confronto com o rei não foi tão satisfatório quanto poderia ser. Não entrarei em detalhes, apesar do mundo imaginar o resultado, mas eu esperava um duelo infinitamente melhor.

No mais, achei incrível como Paolini criou esse desfecho da história com muitas batalhas, dúvidas, medos e erros dos nosso personagens. Mas também rendenção, força, superação, amadurencimento para outros. Um final digno a esse universo lindo que o autor criou.
E ficarei aqui, sonhando com algum filme ou seriado baseado na obra!
Ana @blogamorporlivros 28/04/2021minha estante
Digo o mesmo sobra a última batalha. Apesar de não ter sido ruim, também tinha uma expectativa melhor de como ela seria.

O positivo é que é não é uma batalha óbvia, e cada linha te deixa preso até você entender o que vai acontecer.

Yaya 09/09/2015

Incrível,Emocionante e Magico
É assim que eu resumo essa serie, que cativou e nos predeu por quatro maravilhosos livros e fechou com chave de ouro o ciclo da herança, apesar do fim não ter agradado a todos (Ninguém esperava esse fim admito, fomos todos enganados...) Foi um final épico para uma história épica, com gostinho de quero mais, porque de certo modo não foi um fim, mas o começo de uma nova história, de novas aventuras, mas agora cabe a cada um nos imaginar o que virá a seguir. Essa foi uma bela História, repleta de Magia,Dragões e cavaleiros que viverá por muitos e muitos anos em nossos corações.

Sé onr sverdar sitja hvass (Que suas espadas continuem afiadas)
Catharine 30/10/2015minha estante
Ótima resenha!
A série me prendeu do início até o fim. O ultimo livro me deixou encantanda com a batalha e o desenrolar da historia que foram maravilhosos. Porém o destino de Eragon e Murthag (como você já disse) decepcionaram.
Queria que a saga não acabasse ou que que o Christopher Paolini escrevesse outro livro com um final mais feliz para os personagens que citei, mas como nada disso vai acontecer vou fazer o que você disse e imaginar o que virá a seguir.

Sé onr sverdar sitja hvass (Que suas espadas continuem afiadas)

Noronha 24/04/2017

Ação, muita descrição e um final chato!
A tão esperada conclusão da saga de Eragon e da terra de Alagaesia. Quase 792 paginas, mais de 60% com capitulos claramente criados para encher linguiça e descrições desnecessárias, que aliás foram parte integrante da série. Mais uma vez a quantidade de descrição e bla bla bla, fizeram com que a leitura não fosse feita com tanta atenção, bastando passar os olhos pelas letras.
O que mais gostei nesse livro, foi a maior importância do meu personagem favorito Roran. As inumeras batalhas e cenas de ação, que apesar de serem grandes e muito descritivas, deram prazer em ler. A aparição de Galbatorix, que da as caras. O grande vilão finalmente da as caras. Ele sempre é citado, mas nunca apareceu durante toda a série, neste livro ele finalmente aparece.
Quanto ao final, bem, deixo que vocês tirem suas conclusões, mas eu fiquei extremamente decepcionado e frustrado com o final. Leiam e vejam.
Aqui não há mais politicagens e sim muita ação e revelações.

Pontos Fortes: Cenas de ação.
Pontos Fracos: Descrições, blas blas blas desnecessários, final chato e maçante.
Nota final: 5/10
Ana.Paccola 08/05/2017minha estante
Concordo 100%. Fiquei muito frustrada com o final. E realmente Roran rouba a cena sempre que aparece!

Venson 03/02/2014minha estante
Eu tive bastante dificuldade de me prender nos capítulos do Roran. Não que eu não goste de pancadaria, mas toda vez que o Martelo Forte aparecia, era sangue jorrando pra todo lado e um ciclo sem fim de bate e apanha.

Mas de qualquer forma foi épico.

haylander_vidal 06/08/2011

Só mesmo Hercules para chegar até aqui!
É, só mesmo os herculianos que gostam de serem torturados. Melhor livro: Harry Potter e Senhor dos Aneis.

O resto é resto, mas há algumas exceções bem gritantes que vale a pena ler, mas este, só mesmo personagem do Olimpo! heheehe
nerdiculo 17/10/2011minha estante
Você faz resenha de algo que não leu?

Wellington 04/09/2012minha estante
Li só o começo da resenha por causa dos spoilers mas quando eu terminar de ler eu volto aqui :D

Ana @blogamorporlivros 28/04/2021minha estante
A questão da Arya também me deixou nesse estado hahaha. PRA QUE FAZER ISSO, MEU? CARACA, DEIXAVA QUIETO. hahahahhahahaha

Flavinha 30/09/2012

Resenha: Herança - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!!

Neste livro, Eragon e Saphira tem uma enorme responsabilidade. Eles tem que derrotar Galbatorix e restaurar a paz no reino. Como nada disso será possível sem luta, a história já começa neste ritmo, cheia de batalhas, com muita carnificina e cheiro de morte.

Pra sorte de nossos heróis, eles não estão sozinhos, Arya e os elfos continuam ao lado deles assim como Roran Martelo Forte, os anões e Nasuada, que tem a sua liderança mais respeitada a cada dia.

Acompanhamos nossa dupla preferida na contínua busca por conhecimento e por uma maneira de derrotar Galbatorix e vamos com eles até os confins do mundo, onde um grande segredo é revelado e este se torna a chave e a fonte de esperança para a restauração do reino.

A história foi recheada de ação. Praticamente em cada capítulo havia uma batalha onde guerreiros mostravam o seu valor e a sua lealdade à causa de Eragon, lutando com bravura e fúria e derrotando grande parte dos seus inimigos, apesar de estarem sempre em menor número.

Roran teve grande destaque nessas batalhas. Posso dizer até que ele se destacou mais do que Eragon. Muitos capítulos foram destinados a ele, vimos sua luta interna e sua bravura ao cumprir as ordens que Nasuada dava a ele, mesmo que elas fossem de encontro aos seus deveres de marido e aos seus princípios.

Falando em Nasuada, ô mulherzinha intragável meu Deus. Sempre que começava um capítulo em que ela era a protagonista era uma tortura pra mim, não via a hora de acabar.
A eclosão do último ovo e a escolha de seu cavaleiro foi uma surpresa boa pra mim, gostei bastante dessa revelação e de como a vida de Saphira mudou depois desse acontecimento. Gostei também do destino de Murtag e seu dragão vermelho Thorn, não poderia ter escolhido um final melhor.

Uma das coisas interessantes é que o livro não termina no resultado da batalha final entre Eragon e Galbatorix, ele mostra o que aconteceu depois, como ficou o reino e como ficaram as pessoas que participaram diretamente e indiretamente desta luta, ou seja, a história continua não em forma de um epílogo, como acontece normalmente, mas em vários capítulos mais. Gostei do final, gostei da história, mas senti falta do romance. Este livro foi muito frio nesse aspecto e faltou o grande beijo que eu esperei a história toda.

Tenho que contar pra vocês que só consegui ler esse livro graças a um amigo aqui do trabalho que deixou comigo antes mesmo dele ler. Imaginem a minha responsabilidade em carregar esse livro por aí, cuidei como se fosse um filho, mas ainda sim ele foi danificado. A qualidade da capa não é boa, as bordas douradas envolta da imagem do dragão apagaram e a figura descascou, ou seja, como peguei emprestado, vou ter que comprar outro e devolver no lugar do que eu peguei, porque honestamente, eu odeio quando esse tipo de coisa acontece com os meus livros, se eu peguei intacto, vou devolver intacto. Editora Rocco, se atente um pouco mais a isso ok?

Tirando esse probleminha da capa, a história é muito boa e eu recomendo o livro com certeza!

www.chatadoslivros.blogspot.com
Jaqueline 03/10/2012minha estante
Comprei o livro e li em dois dias na minha casa mesmo, no meu quarto... e aconteceu a mesma coisa com a Capa! E isso é mal da Rocco, os meus do Harry Potter tbm saíram tudo ( ok, nesse caso pode ser pq eles são bem velhos já hahaha)

Rafael 24/08/2012minha estante
Sinto ele não ter explorado o vasto enredo que ficou pra trás, tomara que ele continue com uma continuação com outro personagem como principal.

Renata 06/03/2014minha estante
Concordo completamente com vc!! Li Eragon assim q saiu em portugues, há 7 anos, e soh agora consegui arranjar tempo para ler Herança. E o final nao me decepcionou. Eh claro q meu lado romantico ficou um pouco chateado com a ausencia de beijos e casamentos haha, mas com isso eu consegui sentir o pesar do Eragon em fazer o que era certo, assim como o da arya e dos dragões. O christopher acertou.
Mas, apesar disso, senti um vazio no peito qdo acabou! Queria saber o que acontece dps... O christopher escreveu no final do livro q nao iria abandonar Alagaesia... Mas sera q fechou as portas para um livro em q apareça murtagh e thorn? Fiquei curiosa em saber o destino q levaram.. Bem como o do eragon, eh claro.
De qualquer forma, tenho esperanças q sairá mais um livro dele ambientado em Alagaesia. Pelo menos um livrinho a mais ja me deixaria mais feliz rs

Deia 23/03/2013

Herança!!
Quando peguei o livro Eragon pra ler não imaginava que fosse amar tanto!! Quando peguei Eldest pra ler não pensei que o amaria mais ainda e Brisingr então... um deleite de emoções, mas confesso que nada supera Herança!!!
O final da história de cavaleiro não podia ser melhor do que foi, o autor mostrou ter amadurecido muito, Eragon e Saphira passam por fortes emoções novamente e se veem cara-a-acara com Galbatorix e seu dragão Shruikan, o desenrolar da ação na história e tão profundo que o leitor se entrega a ele.... mal conseguia respirar nas batalhas.. O final do rei é impressionante, eu imaginava o que poderia ser capaz de destruir o poderio do rei, mas nunca imaginei o que o autor fez.. foi incrível!! Leiam logo que com certeza vocês vão amar!!

Herança fecha essa história de Eragon e Saphira, mas espero que o autor volte a falar sobre Alagaësia em outros livros, com certeza ele deve ter muito mais o que nos contar.

Nas palavras de Saphira: "Nós não estamos sozinhos, pequenino."
Lorena.Buffolo 11/05/2013minha estante
Adorei, Déia!!! Quero muito ler, mas primeiro vou reler os três anteriores... :)

92360 07/06/2016minha estante
Ótima resenha, resumiu bem os pontos bons e ruins. Você escreveu exatamente o que eu estava pensando sobre esse livro, sobre como a batalha final com o Galbatorix foi tremendamente mal executada, como o Eragon é infantil e como tem muito blábláblá e mimimi nessa estória. Essa série tinha muito potencial para ser excelente, uma pena.

Jack 29/02/2012

Muitas páginas e pouca história
"O cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que todos esperavam. Mas eles conseguirão derrotar o malvado rei e restaurar a justiça em Alagaësia? E se conseguirem, a que custo? Esta é a tão esperada e surpreendente conclusão da série O Ciclo da Herança,best-seller mundial."
Você encontra isso em N sites, porém a verdade é que é um livro pequeno, foi regular comparado a Eragon e Brisingr, e foi inferior a Eldest também, mas é um fim e como todo fim: termina quando estava ficando bom, muitas não são reveladas e é triste e dolorido.
Jack 29/02/2012minha estante
Bora gente, dá um up!

Ramiro Catelan 07/07/2013

A herança que resta é a estafa
Sou fã de literatura fantástica há 10 anos. Acompanho desde a adolescência a saga Eragon, quando ainda era conhecida como Trilogia, e não Ciclo da Herança. O problema já começou com essa mudança. Li Eragon e Eldest, por volta dos 15/16 anos, com animação, apesar de o segundo ter alguns momentos bastante tediosos. Sempre achei a mitologia, os arquétipos e a construção do universo da Alagaësia interessantes, apesar das óbvias referências à obra de Tolkien e à saga Star Wars, com alguns elementos clichês.

Alguns anos depois, chegou ao Brasil a tradução de Brisingr, livro que devoreii com igual empolgação, apesar de torcer o nariz para a transformação da trilogia em "ciclo". Brisingr, mesmo com seu grande volume, é um livro veloz, fluido, de fácil leitura. Porém, já neste livro percebe-se o que, em Herança, seria uma marca forte, pegajosa: a enrolação. O terceiro livro do Ciclo da Herança já continha elementos que poderiam ser dispensados. Ficava, já, evidente a procrastinação da historia com vistas a vender mais com o lançamento de quatro, e não três livros, estratégia hoje em dia muito em voga no mercado cinematográfico hollywoodiano.

Então, em 2012, veio Herança. Me questionei se não foi o efeito da idade, do amadurecimento e da diversidade de leitura que desenvolvi, pois o começo da leitura foi difícil. Não tem nada a ver comigo, pensei melhor. Ainda gosto de literatura fantástica, mesmo a mais infanto-juvenil, apesar de ter ampliado meu leque de leituras desde a adolescência. O grande problema de Herança já foi citado nos parágrafos acima: a enrolação.

E a falta de enredo. Com essa falta de enredo, colocou-se, no texto, uma batalha atrás da outra, como que para preencher o vazio que a história foi tomando. Os conflitos interpessoais, as tramas políticas e outros elementos interessantes foram colocados em segundo plano, talvez porque Paolini pense que seus leitores sejam ávidos por uma batalha atrás da outra. Eu adoro cenas de batalha. Fizeram parte da minha infância, da minha adolescência. Mas o que temos aqui é um exagero.

Esse exagero tornou a leitura arrastada. Demorei dois meses para finalizar o livro. Sinto que Paolini se perdeu no meio do caminho e, na falta do que dizer, foi enchendo espaco ora com batalhas ora com a descrição de minúcias absolutamente irrelevantes para a história. Sério, metade do livro vai nessa onda. Longas descrições de jantares, de diálogos internos ridículos, de caminhadas que não levavam a lugar algum. Isso deixa uma impressão de que o texto é estático, não se move, apesar de tantas batalhas.

Personagens interessantes, como Angela, simplesmente foram usados como deus ex machina e dispensados quando não tinham mais serventia. Creio que isso foi consequência da falta de enredo. Pensando melhor agora, Brisingr e Herança poderiam ser condensados num livro só. Não se perderia muita coisa.

O que mais me marcou no livro, afora a encheção de linguiça, foi o final. Decepcionante. Não darei spoilers, mas, quando chega-se, afinal, à resolução do conflito da saga - muito fraca, a meu ver -, Paolini simplesmente gasta quase CEM páginas com... Nada. Cem páginas de pura enrolação, que poderiam ser condensadas em, sei lá, vinte, no máximo.

O final não é convincente. Não faz sentido. Me pareceu que a inspiração abandonou Paolini e foi substituída pela ânsia de vender mais livros, culminando em batalhas, batalhas, batalhas, descrições tediosas, mais descrições tediosas e longas. Elementos legais foram deixados de lado. Sacadas que apareceram no meio da história, que poderiam ser muito bem aproveitadas, foram mal utilizadas. Senti meu tempo e minha expectativa serem arrancados. Não pretendo ler nada mais vindo do autor, depois deste livro. Uma pena.

site: http://abstraindoarealidade.wordpress.com/
Ca 15/06/2014minha estante
Sei que parece ridículo, mas achei o sofrimento da Nasuada desnecessário. Se o Galbatorix odiava tanto os feiticeiros, a troco do que ele iria infernizar a vida da dita cuja que não tem nada a ver com a rixa dele?
Mais alguém aqui além de mim desejou que ela fosse abduzida por aliens e só voltasse no fim do livro?