A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Bruna.Bandeira 09/04/2022

Indispensável
O livro reúne palestras, falas e discursos da autora do início até meados dos anos 2010.
São 10 falas contundentes, engajadas e esclarecedoras acerca das lutas globais por libertação e não só a racial.
Leitura indispensável.

Josi 09/04/2022

Uma boa porta de entrada para os escritos da autora
Li esse livro e, confesso, que o mesmo demandará releituras futuras. Não tenho a menor dúvida de que não apreendi todo o possível do texto assim, de uma primeira aproximação. É um compilado de várias palestras/falas da intelectual versando sobre vários temas em efervescência na atualidade: racismo, direitos das mulheres, direitos LGBTQIA+, encarceramento, etc.
Acho uma boa fonte de reflexões mas me chama a atenção a necessidade de, ao traçarmos paralelos com o que é aqui exposto, tenhamos consciência que apesar de problemas similares os mesmos tem raízes diferentes. As soluções dos nossos problemas precisam ser desenhadas por nós mesmos considerando nosso contexto local atual e nossa história de país escravocrata e mais desigual do mundo, além de sermos um país subdesenvolvido, coisa que os EUA não são. Me chateia que a academia do BR compre tanto tudo o que vem de fora, sendo que eles deveriam estar pensando nossos problemas e possíveis soluções à partir daqui mesmo, somos mais do que capazes disso. Usar o externo como referência para pensarmos nossa realidade e não aplicá-lo sem processamento a nossa realidade. Mas voltando ao livro ele leva sim a muita reflexão e ajuda a pensar no como estamos nos posicionando com relação às mudanças que queremos (o que realmente estamos fazendo, estamos fazendo alguma coisa pra isso mudar?), já que Angela Davis não é apenas acadêmica, ela é ativista desde os anos 60/70 e está ativamente engajada com relação aos interesses que defende. Recomendo a leitura.

tal 24/03/2022

o poder de Ângela Davis de te tirar do conforto!
Comecei o ano com esse livro que é uma arma contra o patriarcado racista, xenofóbico, fascista, machista suportado pelo capitalismo.

Ângela Davis é e sempre foi, uma mulher à frente do sei tempo.

Em liberdade é uma luta constante vemos várias palestras de Ângela em torno de assuntos que realmente são importante e que precisam cada dia mais serem debatidos, como o racismo, sistema carcerário, machismo dentre tantas outras prisões que massacram ?minorias? no sistema que lucra com a dor e a miséria de muitos para benefício de poucos.

Edna 27/02/2022

Uma luta constante
A justiça é indivisível. A justiça em qualquer lugar do mundo é uma ameaça à justiça em todo o mundo." Martin Luther King

"Uma das coisas que fiz na Carolina do Norte foi travar uma luta contra a Ku Klux Klan 1970(...) tínhamos medo de que nos elegessem como alvo. Quando falamos da KKK como símbolo de toda uma estrutura racista, qdo. pensamos na segregação racial, presumimos que ela tem origem na escravidão certo? A segregação racial foi instituída após a escravidão, após a Revonstrução radical negra, em uma tentativa de administrar a população negra."

"Essas são questões vom pautas abolicionistas do século XIX, e cá estamos buscando soluçoes no século XXI."
__________________Angela Davis

Chaiane Q. 23/02/2022

A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar
O título da minha resenha é uma citação de Martin Luther King Jr. que resume muito bem o objetivo deste livro. Nele são abordadas diversas pautas sociais e Angela Davis aponta como tudo está interligado, como as lutas raciais nos EUA são paralelas a luta pela libertação na Palestina e o impacto na luta no mundo todo.

É meu primeiro livro da Angela, ainda que não seja "escrito" por ela, mas sim uma coleção de discursos e entrevistas, no entanto já conseguimos perceber sua didática impecável que consegue simplificar o entendimento e despertar o interesse em nos aprofundarmos nos assuntos abordados.

Ana 10/02/2022

Cirúrgica
Impressionante como Angela Davis consegue descrever nossa imaginação de um mundo possível de uma forma tão precisa. Fora o jeito como consegue abordar diferentes pautas despertando uma sede de mudança dentro da gente.

Raissa T. 30/01/2022

Começo esta citando Frank Barat, organizador deste livro:
" Ângela é a prova de que é possível sobreviver, resistir e superar a força máxima do poder corporativo e o Estado focado na destruição de alguém importante porque esse alguém inspira a solidariedade coletiva. Ela é prova de que o poder do povo funciona, de que há alternativa possível e de que a luta pode ser bela e estimulante. Algo que nós, como seres humanos, precisamos vivenciar. "
O tom das entrevistas e discursos selecionados esta publicação é de que precisamos de mudanças sistêmicas para enfrentar os engodos do capitalismo ( machismo, racismo e opressões). Para isso precisamos entender que os movimentos de luta que fazemos aqui no Brasil, contra o militarismo, contra morte de crianças negras, contra desapropriação de famílias sem terra, estão ligados aos movimentos estadunidenses contra o racismo estatal, contra o complexo industrial prisional, e também estão ligados à luta contra o apartheid palestino.
Não sei se falando assim parece uma leitura complexa e com academicismo, mesmo com rigor teórico, Ângela nos traz todos essas e outras questões de forma didática instigante nos levando a refletir que, é na conexão, na interseccionalidade e no reconhecimento de que outras narrativas também são nossas histórias, é conseguiremos entender que a luta pela liberdade das opressões é coletiva e do povo.

Dandara 30/01/2022

A liberdade é uma luta constante
Nessa obra a Boitempo traz compilações de entrevistas e discursos de Angela Davis. O material nos proporciona amplo debate sobre racismo estrutural, interseccionalidade e sistema prisional, com falas essenciais e que nos colocam de pé e com mais força frente a luta. Angela sempre vale a leitura!

Thais 28/01/2022

Fundamentes ??
Começando o ano com o pé direito, participando desse ciclo de leitura que só vai nós engajar cada vez mais.
Angela Davis é demais! Fod@ a contribuição e visão que ela nos passa, de maneira direta e concisa.
Gostei demais da leitura, me permitiu ótimas e inéditas reflexões ao que se propõe o tema. O único ponto que me incomodou levemente foi algumas falas repetitivas, já que foi um compilado de entrevistas, não diminui em nada o prazer da leitura e no fim pode até ser positivo pra fixação de algumas falas. Ansiosa para começar o próximo! Obrigada Sabrina ??

Jéssica 25/01/2022

Amei conhecer Angela Davis!
Antes desse livro já tinha ouvido falar de Angela Davis como ativista feminista, mas nunca tinha lido nem ouvido nenhum texto ou fala dela. Foi uma experiência excelente conhecer Angela Davis!

Durante a leitura fui muito impactada pelas falas de Davis, principalmente sobre abolicionismo penal. Esse é um assunto que ainda não tinha tido tanto contato, mas que (vejo agora) é uma pauta de extrema relevância.

Li esse livro no contexto do Fundamentes, clube de leitura do Tese Onze (se não conhece ainda o projeto, recomendo!), então tive apoio de outros conteúdos e pessoas mais experientes no assunto para tirar dúvidas e entender melhor certos conceitos. Porém, acho que não é necessário ter muito conhecimento sobre feminismo e antirracismo para entender bem os pontos de Davis. Talvez seja necessário pesquisar um pouco mais sobre alguns contextos históricos nos EUA, como eu tive que fazer durante a leitura, mas não é nada muito complicado ou de difícil entendimento.

Em resumo, é um livro cheio de pautas muito relevantes e que são apresentadas de maneira muito clara. Recomendo fortemente!

deftonizeds 20/01/2022

na missão de ler tds os livros dessa mulher maravilhosa sério n tenho palavras p descrever o quão perfeita ela eh

Gabi F. 19/01/2022

Que livro incrível! Ângela Davis é uma mulher excepcional. Ainda que ela deixe bem claro a problemática dos ícones? acho que ela representa algo próximo disso para mim. O livro é uma coletânea de entrevistas e palestras concedidas por Davis. O foco é sobre questões relativas a liberdade, interseccionalidade e resistência. E é especialmente? profundamente otimista! Um suspiro necessário em meio ao caos?

Anderson Alves 16/01/2022

Fundamentes
Esse foi o primeiro livro do ciclo de leitura do fundamentes, meu primeiro contato com a escritora e estou me perguntando em que lugar do mundo estava que não conhecia Angela Davis. Não tinha outro livro melhor para abrir esse ciclo, a Sabrina arrebentou!
Raissa T. 21/01/2022minha estante
Também li pelo ciclo de leitura, já conhecia a Ângela, mas ela sempre fascina! Sempre didática sem perder o rigor teórico. ?

Welma 24/01/2022minha estante
Tbm li por conta do Fundamentes. Que bacana encontrar os colegas aqui!

Amanda 28/01/2022minha estante
Também aqui pelo Fundamentes. :)

Anderson Alves 30/01/2022minha estante
Bacana demais companheiras.

Danielle Bambace 29/12/2021

Vidas negras importam
Angela é precisa. Nada escapa de sua costura mental que permite a interseccionalidade das lutas, dos povos, dos corpos e mentes. Uma leitura que não é iniciante no tema, mas essencial para abrir portas e janelas na luta contra o racismo.