O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

luisa 01/06/2022

cara o começo não me prendeu muito sabe inclusive quase que eu abandonei esse livro mas ele vai ficando bom de um jeito..... e as reviravoltas no final estilo novela mexicana deixam ainda mais divertido sabe!!! diana vc é a maior de todas a it girl da sua época

Xitzu 25/12/2021

Um divertido livro
A história é externamente criativa porém tem seus problemas como a gordofobia presente no livro, porém isso foi retradado pela editora, então é um ponto positivo.
Eu amo o modelo de história que a autora usa que tem vários "plotstwists" e mesmi sabendo disso eu sempre me impressiono e adoro, mesmo em alguns momentos eu achando a história um pouco previsível.

Lulu Villas 17/12/2022

Gostoso de ler
Como sempre, vou começar a resenha com o básico da história do livro.
Abdullah é vendedor em uma cidade do mesmo universo de O Castelo Animado. Lá, ele é surpreendido por um rapaz que lhe oferece um tapete mágico, o qual, durante a noite, leva Abdullah até os jardins de uma princesa.
Os dois se apaixonam, mas antes que pudessem se casar, a princesa é sequestrada por um demônio e Abdullah sente a necessidade de salva-la. No caminho, ele encontra parceiros interessantes, como um gênio da lâmpada, dois gatos pretos e um antigo soldado.

De início, eu tomei um susto porque pensei que iria rever os mesmos personagens de O Castelo Animado. Fiquei levemente decepcionado por causa disso, mas continuei mesmo assim e valeu super a pena.
O livro é super rapidinho de ler, leve e tem aquela linguagem que parece que alguém está te contando uma história. A autora consegue inserir comicidade em momentos aleatórios do volume, mas de um jeito bem natural que te deixa muito à vontade.

Gosto do linguajar dos personagens, cada um tem um jeitinho diferente e produziu identidade. Esse livro tem vários aspectos que me marcaram bastante, e a nostalgia de rever a saga de O Castelo Animado foi incrível.
Plots super divertidos, uma aventura apaixonada e muita bajulação, não tem como ser melhor. Cinco estrelas, com certeza!!! Recomendo pra todo mundo que quiser uma fantasia que faça sentir saudade da sua infância, com uma história meio diferente (porém boa) e personagens que vão encantar seu coração.

popolly 29/06/2021

plot atrás de plot
AVISO: Gordofobia (tem uma fala de um personagem logo no início que é super gordofobica e me deixou bem desconfortável).
De início eu não fiquei tão entretida com a leitura, mas quando faltava 120 páginas para acabar o livro foi plot atrás de plot, e eu besta não desconfiei de NADA. Leia até o final e tire suas conclusões.

Silveira 22/02/2022

Uma fantasia boa.
Eu confesso que enquanto estava lendo, lembrei muito de Alladin, com umas referências de "O castelo animado" (que foi a melhor parte, segundo eu mesma).
É uma fantasia boa de ler, gostosinha e leve. É boa.

Duda 01/10/2023

Nem de longe tão bom quanto castelo animado! Confesso que em algumas partes eu achei muito pacato, talvez por não gostar mto do Abdullah, que é o personagem principal mas insisti pq é quase que um reconto de Aladin e eu amoooo.
Depois que a Sophie aparece parece que o livro anda com mais leveza e tudo começa a fazer mais sentido, a história fica mais interessante e foi isso que me fez dar 3,5 para o livro... somente isso.

Babis Schuina 17/09/2022

Uma Continuação Interessante
Honestamente, quando comprei o box eu jurava que eram três livros que não teriam conexão alguma um com o outro mas que se passariam no mesmo universo. Ainda bem que eu estava errada.
Esse segundo livro nos apresenta novos cenários, novos personagens, novos países e uma trama que no início lembra Aladdin e então passa a dar uma continuidade divertida a história do livro anterior.
Eu gostei dos personagens novos, queria um pouco mais de Flor da Noite, mas a jornada de Abdullah é imersiva, divertida e gosto como em vários momentos a autora brinca com o destino pré determinado do personagem e sua amada.
Também gostei como a história de personagens já vistos se entrelaçam na de Abdullah, trazendo novas facetas. Os cenários e locais revistados também ganham um novo brilho pela visão de um estrangeiro em Ingary. A inclusão de novas culturas nessa "expansão de mundo" também foi excelente trazendo vários novos aspectos, inclusive amei que os djins são mais poderosos que os magos de Ingary, e gostei do micro debate sobre magia colaborando em guerras.
No fim, terminei o livro feliz que a continuação foi muito boa, ansiosa para o próximo e com muita vontade de permanecer nesse universo por mais tempo.

Vanessa.Coimbra 08/09/2023

Este é um romance mágico que trás a história de Abdullah um vendedor de tapetes que ao comprar um tapete mágico tem sua vida mudada, além de uma protagonista inteligente e forte de nome Flor da Noite. Não é um romance focado no romântico mas sim na magia e na aventura. É uma leitura fluida e divertida.

Daniely.Cruz 30/08/2021

Uma leitura cheia de surpresas
Eu sou apaixonada pelos personagens de castelo animado.Eu não sei porque essa autora não é tão reconhecida por seu trabalho excelente. Eu leria esses livros para meus filhos com toda certeza. Confesso que o personagem principal não me conquistou de primeira, e as frases cheias de bajulação me faziam perder um pouco a imersão no livro.
Contudo foi muito divertido, quando as reviravoltas começam a acontecer, é surpreendente, eu não pensei que as coisas tomariam aquele rumo.
E quando os personagens de castelo animado começam a aparecer, eu não consegui mais largar o livro, a história começa a correr de uma forma viciante.
Espero que o próximo livro também seja muito bom.

A.Maia 21/08/2023

O Castelo no Ar #2
Abdullah é um jovem sonhador que comercializa tapetes, e um dia compra um tapete mágico voador e toda a sua vida muda, uma incrível aventura se inicia! Os sonhos do protagonista começam a se realizar e ele conhece uma linda princesa, Flor da Noite, no entanto ela é raptada por um ser, e Abdullah fará o possível e o impossível para resgatá-la.

A história é cheia de conteúdo e acontecimentos, com muita magia, pessoas se transformando em animais e toda uma peregrinação em busca de um destino final. O protagonista passa por muitas provações, como se fosse um peça de jogo. Mas também é muito bonito ver sua batalha interna em busca dos próprios sonhos.

Parece uma espécie de releitura de Aladim, pois há vários elementos similares. Inclusive até um gênio e a maneira que a narrativa se faz é como um conto de fadas. Esta é a continuação do livro O Castelo Animado, apesar de não focar em Sophie, Howl e Calcifer (personagens do primeiro volume), eles aparecem de maneira incrível e surpreendente. Mesmo não focando nestes personagens, ficará um pouco confuso não ler os volumes na ordem correta, em minha opinião.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Carol 05/09/2021

Tão encantador quanto...
Foi uma leitura diferente de O castelo animado, mas muito boa tbm.
O começo é bem confuso, até mesmo parecia ter sido escrito por outro autor.
Confesso que quase desisti da leitura, mas percebi que era essa a impressão que a autora queria que tivéssemos. Depois disso a leitura fluiu muito.
Um livro muito leve e gostoso de se ler
Fiquei feliz da Sophie e Howl terem aparecido nesse livro, o Calcifer tbm!!!!
Super recomendo

Rafael1366 02/11/2023

O CASTELO NO AR
Confesso que esperava menos desse livro, ainda mais porque o primeiro do box parecia ser o mais interessante pra mim.
Ainda assim, considero esse livro melhor do que seu antecessor, O Castelo Animado.
A história de Abbdulah, a jornada que ele trilha, e todos os personagens do livro são incríveis.
Foi uma surpresa agradável ler esse livro, e até 90% dele eu acreditava que ele ficaria com uma nota maior, porém, creio que ele peca em querer justificar tudo, utilizando de personagens de O Castelo Animado. Em um mundo fantasioso, mágico, para mim nem tudo precisa de uma justificativa profunda.
Ainda assim, vale a leitura.

Guacira.GonAalves 19/09/2021

Há tempos uma série de fantasia não me chamava tanto a atenção! Depois de amar o primeiro livro, fiquei com receio de que o segundo deixasse a desejar. Abdullah é um jovem vendedor de tapetes e este compra um tapete mágico voador que o leva até a princesa Flor da Noite. Esta garota não conhecia nenhum homem além de seu pai e ficou encantada por ele. Uma paixão recíproca (meio cedo demais para os padrões de hoje), combinam de fugir para se casar, mas um Djim sequestra a princesa e Abdullah sai numa grande aventura em busca de sua amada. O mais legal da história é ver personagens novos sendo apresentados e como eles se ligam aos personagens do livro anterior. Uma experiência de leitura que só vale a pena ser lida sem spoilers (fica a dica!). Adorei e logo lerei o próximo!

AnnaClaraHardt 05/10/2023

Que livro maravilhoso, gostei que a história começou em um lugar diferente, em um reino diferente, nos mostrou uma cultura diferente, amei conhecer o Abdullah, o jeito que ele fala é muito engraçado, amei os personagens antigos em novas formas, uma aventura leve que deixa o coração quentinho ???

Somizinha 02/11/2022

Flor da Noite
Aah eu amei demais!!! Pensei que não ia gostar tanto devido uns comentários que vi, mas a história é muito boa, me pegou e fez com que eu não quisesse parar de ler, mesmo no começo tento um vocabulário robusto, depois um acostumando e isso não impediu que a história fosse boa.
Adorei conhecer toda essa aventura do Abdullah para encontrar a Flor da Noite, e ainda teve aparição do nosso casal Sophie e Howl!!! Eu amei demais, e não estava esperando. Enfim, adorei, valeu a pena a leitura.