O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Atenasis 20/06/2021

Tapete, princesas, gatos, sapos, gênios, REVELAÇÕES!!!
Que livro! Como castelo animado no início eu não gostei muito... Demorou para Abdullah me cativar. Eu fiquei completamente chocada no final, meu deus do céu!!!
Fiquei triste com o preconceito explícito no livro, mas amei a mensagem da editora! Sempre penso no contexto histórico e social da época em que o livro foi escrito, pois muda muito nossa visão da história (assim como em filmes).
Gostei mais de "Castelo Animado", porém este também é muito revelador no final. Já sonhei duas vezes que estava dentro do castelo sendo uma princesa (não para ser salva, mas para salvar as outras). Também é um clássico que precisa ser lido e se você não gostar muito do início como eu (já estava de saco cheio achando que o gênio era propaganda enganosa, já que já havia passado da metade do livro e ele nada de aparecer) não desista e vai até o final, pois vale muuuuuito a pena!
Estou louca para ler o próximo, mas o tempo é curto!

João 04/07/2021

Não sei nem por onde começar...
Eu não gostei do livro. Acho que essa é uma das coisas mais difíceis de dizer para um livro ao terminar de ler, principalmente se você entende o trabalho de todas as pessoas envolvidas no processo.
Mas não tenho outra opinião tirando a "Eu não gostei do livro".
O personagem principal Abdullah é construído de forma muito rasa em termos de motivação e ao interpretar um pouco mais, me incomodou o relacionamento dele com sua par feminina. O que o motivou a gostar dela inicialmente e a forma que é exibida ao leitor (como um homem mais velho e "experiente" versus uma mulher sem experiência e supostamente mais jovem).
E então, tem a cereja da problemática desse livro: 5 páginas no qual a autora decidiu ser gordofóbica, em sequência, no qual são acentuadas pelo destino final dado as personagens gordas (chamo ambas assim, pois a autora nem mesmo as nomeia), se casarem com o vilão e serem isoladas em outro lugar.
Vejam, o vilão da história tem um nome, mas as personagens gordas nem dignas de serem nomeadas são.
Eu não consegui aproveitar muito dessa leitura, que já era fraca, e com o final só percebo o quanto intencionalmente a autora quis escrever a gordofobia.
Entendo o livro ter esse conteúdo sendo de 1990, eu não entendo ele ser publicado em 2021. Muito menos contendo uma nota de rodapé da EDITORA tentando justificar essa decisão com "visto que não altera a qualidade da história".
Realmente, ei de concordar, a qualidade baixa da história não se altera com a gordofobia, tampouco demonstra as motivações de ser publicada em 2021.
Não recomendo a leitura, faltou a sensibilidade da nota de roda pé na hora de decidir sobre a publicação desse volume.
Sendo assim, minha nota não ser ainda mais baixa é movimentada pelo reaparecimento de personagens do Castelo Animado, pela representatividade étnica e pela fluidez da leitura.
De resto, espero que outras pessoas não precisem ter o desprazer de se deparar com histórias assim, principalmente pessoas gordas.
PS: Infelizmente é nítida a intenção e motivação $$econômica$$ dessa republicação em um box.

Mel 11/08/2021

O castelo no ar
Esse livro, assim como o anterior, começa devagar mas aos poucos a história vai desenrolando e ela vai ficando mais interessante.

Do início pro meio vão surgindo algumas perguntas e mistérios que são respondidas de forma incrível no final. Cada uma mais chocante que a outra no final teve tanto plot e tantas coisas que estavam na minha cara que fiquei: mano como assim??? Q isso brasil? N creio...

Foi uma história de fantasia bem divertida e ao mesmo tempo simples e eu amei ter um pouquinho do Howl e da Sophie e sobre a vida deles e de outros personagens de O Castelo Animado. Gosto muito da escrita dessa autora é leve e emocionante.

Victoria 01/06/2022

Eu adorei, achei muito divertido e eu sou completamente apaixonada pelo Howl e ele me lembra alguém então ficou muito especial, achei a leitura muito divertida e leve e os personagens principais muito divertidos, eu apenas queria que o Howl e a Sophie etc tivessem mais participação na história? mas eu também gostei dos personagens novos, enfim o primeiro livro é melhor mas o segundo também é bom, li em três dias, quero ler o último logo.

GarotaX 10/04/2023

Seria Aladdin um plágio de Castelo no Ar?
O título parece que eu quero causar intriga, mas na verdade só achei curioso que o livro foi publicado um pouco antes do lançamento de Aladdin, já que as obras tem muitas semelhanças(mas diferenças também). Eu tive muita dificuldade em ler esse, porque descobrir só na hora que seriam outros personagens. O cenário particularmente não me atraiu e o protagonista então...
Acho que o santo não bateu, sei lá. Também tem umas descrições esteriotipadas, até um trecho gordofobico(apesar da editora ter feito uma nota), mas num geral os personagens só não me cativaram mesmo.
Poréeeeeem, o final(depois que sofri muito para chegar até lá) foi bonzinho. A autora parece ser especialista em resolver tudo as pressas em poucas páginas e de algum jeito fica bom, até empolgante. Você não quer largar até acabar, mas como a jornada até a parte boa demorou muito, não consigo dar mais estrelas.

EliPCS 02/09/2021

Um belo romance recheado de fantasia
Comecei a ler pensando ser uma continuação direta de "O Castelo Animado", descobri que não

Mesmo se passando no mesmo universo, O Castelo no Ar conta a história de um simples vendedor que se apaixona por uma linda princesa, até ela ser raptada e ele ser obrigado a salva-la

Ótimo livro, recheado de magia, perfeito para todos amantes de fantasia

Mesmo não sendo uma continuação direta, recomendo ler O Castelo Animado antes, para ter uma noção do universo da autora, e porque O Castelo no Ar se passa após os acontecimentos dele

Youko 06/09/2021

Decepcionante
O Castelo no Ar é a sequência de O Castelo Animado, que foi um livro que eu amei de paixão e que se tornou um favorito. Então, obviamente, eu tinha grandes expectativas para este segundo livro; que me decepecionou muito.
Comecemos pela narrativa. Enquanto que em O Castelo Animado temos um romance slow burn gostosinho e uma narrativa bastante movimentada, em O Castelo no Ar acontece o contrário. As cem primeiras páginas são bem arrastadas e o instalove não convence. O protagonista tem características bastante marcantes, mas o achei sem carisma suficiente para que eu torcesse por ele.
Os personagens secundários foram os que salvaram a estória para mim. Eles traziam uma leveza e divertimento para a trama e me faziam querer continuar para saber o final. Flor da Meia Noite se tornou uma das minhas personagens preferidas! Eu não reclamaria se ela fosse o ponto de vista, em vez do Abdullah. A gatinha Meia-Noite também foi perfeita.
Ai chegamos na parte que mais me incomodou no livro: a gordofobia. Antes, quero parabenizar a editora Galera por ter deixado uma nota no livro sobre isso. Serviu como aviso de gatilho e também para que pessoas sem lugar de fala identificassem a problemática. Como pessoa com lugar de fala, me senti muito mal lendo a cena em questão. Isso fala sobre questões que tive ainda muito nova, quando a falta de representatividade me afetava bastante. Quando eu achava que nunca poderia ser a protagonista ou viver coisas incríveis porque não tinha o corpo "certo" para isso.
Ainda rolou uma fetichização no corpo gordo, no final, que me fez rir de nervoso. Porque é isso: quando nossos corpos não são vistos como nojentos, são vistos como objeto sexual.
Mas, como a própria editora disse, a autora já morreu e não há mais como reparar o erro, mas acho importante ressaltar as problemáticas sempre que possível.
Enfim, o livro deixou a desejar muito para mim, e espero que o terceiro não siga a mesma linha.

cifonauta 15/02/2022

Eu não sabia muito bem o que esperar do livro mesmo vindo cheia de expectativas como "a 'continuação' de castelo animado e me surpreendeu o quanto eu gostei de ler. O livro brinca com histórias que já fazem parte do nosso imaginário tendo um quê de mil e uma noites e a construção dos personagens é gostosa de assistir.

n4elyy 04/01/2022

primeira leitura do ano e eu não poderia escolher livro melhor p ler. é uma leitura super leve e divertida e apesar de algumas partes terem me incomodado durante a leitura, eu amei esse livro.?

amei dms a sophie e o howl aparecendo?

Luisa.Pearce 11/09/2021

Eu estou apaixonada por esse universo , a história assim como a do primeiro livro e encantadora , e leve e ao mesmo tempo cheia de acontecimentos , com romance, risadas tudo na dose certa.

Não posso deixar de falar que os personagens são maravilhosos, e vários personagens do primeiro livro aparecem nesse , tudo pra mim.

Apaixonada pelas histórias da Diana Wynne

Tenis 21/09/2021minha estante
Alguém gostou dessa "resenha"?