O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Lauriene 27/10/2022

Esse é o segundo livro da trilogia d'O Castelo Animado. Talvez por eu ser muito apegada aos personagens do primeiro livro, eu sinto que este não consegue superá-lo, mas ainda assim, gostei muito.
No entanto, algo que me incomodou foram os monólogos extensivos e a linguagem floreada que o Abdullah faz com muita frequência no início da historia, depois aparecem mais personagens e ele se torna mais direto e aí esse problema passa.
Uma coisa que eu amo nos livros da Diana é o caos que acontece nos últimos capítulos, com várias coisas acontecendo e pessoas falando ao mesmo tempo, trazendo informações lá do início que passaram despercebidas. É uma grande confusão, mas é muito divertido!

Isabelalalala 10/12/2022

Comecei a ler esse faz uns meses e eu não botei fé, quase abandonei.
Melhor coisa que eu fiz foi não desistir pois tive a honra (talvez spoiler?) da presença do Howl e da Sophie de novo nesse livro e dessa vez (definitivamente spoiler) como papais!
Acabei gostando muito desse livro, no fim tudo fez um sentido (dentro desse universo de fantasia, fez sentido). Acabei me entretendo muito e lendo ele com bastante rapidez.
Recomendo para os fãs de Howl e Sophie, só precisa ter um teco de paciência!
P.s : obviamente eles não são o foco da história e não tô querendo desvalorizar os que são, mas né, HOWL E SOPHIE.
P.s² : adoro o Jamal e o cachorro dele.
P.s³ : protagonista difícil de engolir mas a Flor da Noite é uma querida.

Jo 24/10/2021

Muito gostoso voltar a escrita da Diana em uma história super fantástica cheia de personagens e revivoltas e personagens interessantes. Muito bom voltar pra esse universo. ??

Mariana 02/11/2021

"O destino não se importa com o que acontece"
Diana Jones é uma escritora espetacular.
Comecei este livro com a sensação de que não seria tão bom quanto o primeiro, principalmente por ser o segundo da saga (geralmente o mais fraquinho de uma trilogia), mas estava enganada e o livro me surpreendeu em diversos momentos.
No início, fui apresentada a personagens diferentes do primeiro, o que me deixou receosa para continuá-lo, mas a história é tão boa quanto o anterior e os personagens de "O Castelo Animado" também foram inseridos durante a narrativa.
Esta história é incrível e eu a devorei em menos de 24h
4?

Lena e Seus Mil Hobbies 16/11/2021

Mais um devorado
Novamente devorado em um dia, o segundo livro da trilogia, O Castelo no Ar me trouxe umas boas reflexões (que eu acredito terem sido propositais) e de uma forma bastante incômoda.
Eu senti falta dos personagens do livro passado, admito, mesmo o final dando um gostinho a mais deles e também achei que a história dos casais avançou rápido demais sem a gente ver :(
O protagonista de Castelo no Ar me deu uma certa raiva porque ele idealizava tanto o par romântico que chegava a irritar, tinha horas que por todos os Santos eu queria ESGANAR ele.
Poucas coisinhas aqui e ali me tiraram meia estrela de experiência, mas o universo fantástico continua cativante e maravilhoso, sempre me deixando embasbacada!
Em geral, não seria um favoritado como o primeiro, mas ainda é maravilhoso ????

Livro açucarado 22/11/2021

Leitura concluída ??
O castelo no ar - Diana Wynne Jones 5/5?+??

"O Destino não se importa com o que acontece na maior parte das vezes."

? Abdullah é vendedor de tapetes bem humilde, herdou a tenda de seu pai quando ele morreu, mas era a desgraça da família por causa de sua profecia quando nasceu,

????Quando num belo dia um andante passa vendendo um tapete alegando ser mágico, Abdullah compra esse tapete é lógico por uma boa quantia,

?Quando Abdullah finalmente dorme o tapete o leva a um lugar magnífico, um lugar aonde ele sempre sonhou em ir nos seus sonhos, tanto que pensa que está sonhando, até encontrar uma vela princesa, a qual se apaixona na hora,

????Abdullah achando que ainda é um sonho conta a princesa sua história inventada, de que é um príncipe há muito sequestrado por raptadores e que agora é pobre,

?Mas tudo muda quando um Djim rapta a princesa e Abdullah vai preso por seu pai pensando que foi Abdullah quem a sequestrou,

????O tapete vai então ao resgate de Abdullah e é aí aonde começa a sua nova aventura, e ele encontra uma lâmpada mágica com um gênio, que vai fazer de tudo para distorcer seus pedidos,

?Demorei um pouco pra engatar na leitura mas quando o fiz terminei em 1 dia de tão gostosa que é a leitura, no começo achava que não teria nada a ver com os personagens do primeiro livro, O castelo animado, pois no começo não tem menção nenhuma dos personagens, mas lá pelo final do livro eles acabam aparecendo, eu eu amei demais a leitura.

"A ajuda oferecida gratuitamente é a melhor, como nos dizem os livros."

Aelius.book 10/12/2021

O castelo no ar
Não gostei muito, o livro só veio ficar bom realmente no capitulo 15 e nao gostei muito do personagem, começou a ficar chato quando ele falava de flor da noite parecendo que ela era a única mulher do mundo, As descobertas me surpreendeu muito.
P.s: tem umas duas cenas gordofobicas

Duda 24/01/2022

estou começando a adorar os livros da Diana, eles tem uma vibe de livro infantil que me trás muita nostalgia de quando era criança

Unicórnio Intergalático 14/12/2021

Uma dose do Oriente Médio
Diferente do que algumas pessoas acham, a trilogia do Castelo Animado pode ser lida separadamente, porém é legal que você tenha lido o primeiro para se situar nos outros, pois os personagens aparecem aqui e é uma delicia revê-los.
Caso você nunca tenha lido nada com temática de Oriente Médio, pode estranhar o livro no começo, ainda mais por ele ter um começo meio lento e uns diálogos super floreados da cultura do protagonistas, porém depois que você engata na leitura ela fluí super bem.
Uma coisa que me incomodou aqui é algumas passagens que a autora descreve as primas do protagonista como gordas (alguns outros personagens com o mesmo tipo físico que aparecem ao decorrer da história também) e isso se repete em algumas outras passagens do livro de forma meio enfática, parecendo que esse é o único ponto que elas tem para ser relevante. Tirando isso, gostei da leitura, apesar de um pouco menos que da primeira vez que li.

ana !! 30/07/2023

fan service? e daí? eu sou fan e fui serviçada mesmo
eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro, sério mesmo!! primeiro que eu achei que era uma história totalmente diferente e só percebi que se passava no mesmo universo do castelo animado lá do meio pro final (porque faz tempo que li o castelo animado e já tinha esquecido do nome dos lugares), mas sinceramente quando percebi as conexões só me deixou mais animada ainda pra ler.
e assim, não que o livro por si só não tenha seu mérito, porque eu gostei muito da história do abdullah em si e daria cinco estrelas pro livro independente de tudo, mas tenho que admitir que foi o final e as reviravoltas dele que me fizeram favoritar

(spoiler a partir daqui)
primeiro que eu quase morri quando a sophie apareceu do nada, quando eu juntei os pontos e me toquei que ela e o howl tinham tido UM FILHO aí que eu não me aguentei mesmo. a reviravolta de quando o howl apareceu eu também achei genial, primeiro pela parte de que antes a sophie e o baby não conseguiam notar a magia dele, o que pareceu um simples detalhe mas que depois ficou mil vezes mais triste, depois o fato de que ele estava o tempo todo rabugento e isso era TÃO howl que realmente... a reviravolta do príncipe eu também não esperava, mas foi como uma cerejinha no topo do bolo de howl, sophie e morgan
enfim um livro muito querido e uma leitura maravilhosa, eu amo inclusive que essa autora escreve muito, mas a leitura é sempre tão rápida, dá pra terminar um capítulo rapidinho e já fica aquela vontade de começar o próximo, bom demais.

Jessica1248 17/12/2021

"E lá vem você conseguindo que as coisas sejam feitas da sua maneira novamente. Eu fico perplexo, meu amigo, que você nunca tenha chegado a comandar aquele seu exército."

Mano, só depois de ler o livro todo, senti o peso total dessa frase hahahaha olha, essa leitura foi magnífica para mim. Amei a história, todo o desenrolar até culminar em um final gostosinho.

Amei a junção das histórias que a autora fez, o ritmo de leitura também foi bem mais fácil, mais fluente do que do Castelo Animado.

Foi divertido demais conhecer mais sobre o Abdullah e participar de sua aventura, tudo por conta de um amor, tudo que ele fez até chegar a moça.

Apesar de ser infantil, virou um dos meus queridinhos ??

Juliana 29/08/2022

mt bom
me lembrou bastante a história de aladdin mas com várias mudanças e me prendeu desde a primeira pagina, alem de no final aparecerem a sophie e o howl

Carol @solemgemeos15 18/12/2022

A história foca em Abdullah, um vendedor de tapetes, que após comprar um tapete mágico é levado a uma bela mulher. Ele leva tempo para entender como o tapete mágico funciona, mas ele é sempre levado a Flor da Noite, uma princesa que é bela e inteligente – mas não consegue identificar que Abdullah é um homem.
Eles planejam fugir juntos, mas seus planos são interrompidos quando Flor da Noite é sequestrada por um Djin! Logo, Abdullah sai decidido a salvar sua princesa, junto de aliados incomuns – um gênio da lâmpada, um soldado apático e dois gatos pretos.
Creio que o humor desse volume está muito mais divertido que no primeiro. Adorei conhecer um pouco sobre djins e gênios da lâmpada e o sentimento de rever Sophie e Howl (e alguns outros personagens) foi algo inusitado e encantador.