O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Youko 06/09/2021

Decepcionante
O Castelo no Ar é a sequência de O Castelo Animado, que foi um livro que eu amei de paixão e que se tornou um favorito. Então, obviamente, eu tinha grandes expectativas para este segundo livro; que me decepecionou muito.
Comecemos pela narrativa. Enquanto que em O Castelo Animado temos um romance slow burn gostosinho e uma narrativa bastante movimentada, em O Castelo no Ar acontece o contrário. As cem primeiras páginas são bem arrastadas e o instalove não convence. O protagonista tem características bastante marcantes, mas o achei sem carisma suficiente para que eu torcesse por ele.
Os personagens secundários foram os que salvaram a estória para mim. Eles traziam uma leveza e divertimento para a trama e me faziam querer continuar para saber o final. Flor da Meia Noite se tornou uma das minhas personagens preferidas! Eu não reclamaria se ela fosse o ponto de vista, em vez do Abdullah. A gatinha Meia-Noite também foi perfeita.
Ai chegamos na parte que mais me incomodou no livro: a gordofobia. Antes, quero parabenizar a editora Galera por ter deixado uma nota no livro sobre isso. Serviu como aviso de gatilho e também para que pessoas sem lugar de fala identificassem a problemática. Como pessoa com lugar de fala, me senti muito mal lendo a cena em questão. Isso fala sobre questões que tive ainda muito nova, quando a falta de representatividade me afetava bastante. Quando eu achava que nunca poderia ser a protagonista ou viver coisas incríveis porque não tinha o corpo "certo" para isso.
Ainda rolou uma fetichização no corpo gordo, no final, que me fez rir de nervoso. Porque é isso: quando nossos corpos não são vistos como nojentos, são vistos como objeto sexual.
Mas, como a própria editora disse, a autora já morreu e não há mais como reparar o erro, mas acho importante ressaltar as problemáticas sempre que possível.
Enfim, o livro deixou a desejar muito para mim, e espero que o terceiro não siga a mesma linha.

Luisa.Pearce 11/09/2021

Eu estou apaixonada por esse universo , a história assim como a do primeiro livro e encantadora , e leve e ao mesmo tempo cheia de acontecimentos , com romance, risadas tudo na dose certa.

Não posso deixar de falar que os personagens são maravilhosos, e vários personagens do primeiro livro aparecem nesse , tudo pra mim.

Apaixonada pelas histórias da Diana Wynne

Cello 16/01/2022

Fico um pouco dividido sobre este livro, por um lado é uma encantadora história de fantasia bem voltada para o público infantil e por outro lado é uma sequência um pouco estranha de "O Castelo Animado", mas leia até o fim pois é realmente uma sequência.
Algumas idéias da autora podem parecer um pouco polêmicas para nossa época, mas perdoem, é uma delícia ler algo tão livre de influências!

Vic 20/09/2022

Uma aventura
Esse é o segundo livro da trilogia do castelo animado. Achei que a Sophie, Howl, Calcifer e o castelo não iam aparecer. Que grata surpresa tê-los nesse livro. Algumas passagens são difíceis de engolir no começo mas vale a pena no final.

Juliana 29/08/2022

mt bom
me lembrou bastante a história de aladdin mas com várias mudanças e me prendeu desde a primeira pagina, alem de no final aparecerem a sophie e o howl

Tenis 21/09/2021minha estante
Alguém gostou dessa "resenha"?

Mariana 02/11/2021

"O destino não se importa com o que acontece"
Diana Jones é uma escritora espetacular.
Comecei este livro com a sensação de que não seria tão bom quanto o primeiro, principalmente por ser o segundo da saga (geralmente o mais fraquinho de uma trilogia), mas estava enganada e o livro me surpreendeu em diversos momentos.
No início, fui apresentada a personagens diferentes do primeiro, o que me deixou receosa para continuá-lo, mas a história é tão boa quanto o anterior e os personagens de "O Castelo Animado" também foram inseridos durante a narrativa.
Esta história é incrível e eu a devorei em menos de 24h
4?

Fantasma_san 20/03/2023

Assim como os outros livros foi divertido mas esse foi o que eu menos gostei. Ainda sim consegui tirar algumas coisas muito boas dele e quando alguma coisa dos outros livros aparecia eu simplesmente vibrava

Lena e Seus Mil Hobbies 16/11/2021

Mais um devorado
Novamente devorado em um dia, o segundo livro da trilogia, O Castelo no Ar me trouxe umas boas reflexões (que eu acredito terem sido propositais) e de uma forma bastante incômoda.
Eu senti falta dos personagens do livro passado, admito, mesmo o final dando um gostinho a mais deles e também achei que a história dos casais avançou rápido demais sem a gente ver :(
O protagonista de Castelo no Ar me deu uma certa raiva porque ele idealizava tanto o par romântico que chegava a irritar, tinha horas que por todos os Santos eu queria ESGANAR ele.
Poucas coisinhas aqui e ali me tiraram meia estrela de experiência, mas o universo fantástico continua cativante e maravilhoso, sempre me deixando embasbacada!
Em geral, não seria um favoritado como o primeiro, mas ainda é maravilhoso ????

Livro açucarado 22/11/2021

Leitura concluída ??
O castelo no ar - Diana Wynne Jones 5/5?+??

"O Destino não se importa com o que acontece na maior parte das vezes."

? Abdullah é vendedor de tapetes bem humilde, herdou a tenda de seu pai quando ele morreu, mas era a desgraça da família por causa de sua profecia quando nasceu,

????Quando num belo dia um andante passa vendendo um tapete alegando ser mágico, Abdullah compra esse tapete é lógico por uma boa quantia,

?Quando Abdullah finalmente dorme o tapete o leva a um lugar magnífico, um lugar aonde ele sempre sonhou em ir nos seus sonhos, tanto que pensa que está sonhando, até encontrar uma vela princesa, a qual se apaixona na hora,

????Abdullah achando que ainda é um sonho conta a princesa sua história inventada, de que é um príncipe há muito sequestrado por raptadores e que agora é pobre,

?Mas tudo muda quando um Djim rapta a princesa e Abdullah vai preso por seu pai pensando que foi Abdullah quem a sequestrou,

????O tapete vai então ao resgate de Abdullah e é aí aonde começa a sua nova aventura, e ele encontra uma lâmpada mágica com um gênio, que vai fazer de tudo para distorcer seus pedidos,

?Demorei um pouco pra engatar na leitura mas quando o fiz terminei em 1 dia de tão gostosa que é a leitura, no começo achava que não teria nada a ver com os personagens do primeiro livro, O castelo animado, pois no começo não tem menção nenhuma dos personagens, mas lá pelo final do livro eles acabam aparecendo, eu eu amei demais a leitura.

"A ajuda oferecida gratuitamente é a melhor, como nos dizem os livros."

Aelius.book 10/12/2021

O castelo no ar
Não gostei muito, o livro só veio ficar bom realmente no capitulo 15 e nao gostei muito do personagem, começou a ficar chato quando ele falava de flor da noite parecendo que ela era a única mulher do mundo, As descobertas me surpreendeu muito.
P.s: tem umas duas cenas gordofobicas

n4elyy 04/01/2022

primeira leitura do ano e eu não poderia escolher livro melhor p ler. é uma leitura super leve e divertida e apesar de algumas partes terem me incomodado durante a leitura, eu amei esse livro.?

amei dms a sophie e o howl aparecendo?

Unicórnio Intergalático 14/12/2021

Uma dose do Oriente Médio
Diferente do que algumas pessoas acham, a trilogia do Castelo Animado pode ser lida separadamente, porém é legal que você tenha lido o primeiro para se situar nos outros, pois os personagens aparecem aqui e é uma delicia revê-los.
Caso você nunca tenha lido nada com temática de Oriente Médio, pode estranhar o livro no começo, ainda mais por ele ter um começo meio lento e uns diálogos super floreados da cultura do protagonistas, porém depois que você engata na leitura ela fluí super bem.
Uma coisa que me incomodou aqui é algumas passagens que a autora descreve as primas do protagonista como gordas (alguns outros personagens com o mesmo tipo físico que aparecem ao decorrer da história também) e isso se repete em algumas outras passagens do livro de forma meio enfática, parecendo que esse é o único ponto que elas tem para ser relevante. Tirando isso, gostei da leitura, apesar de um pouco menos que da primeira vez que li.

Jessica1248 17/12/2021

"E lá vem você conseguindo que as coisas sejam feitas da sua maneira novamente. Eu fico perplexo, meu amigo, que você nunca tenha chegado a comandar aquele seu exército."

Mano, só depois de ler o livro todo, senti o peso total dessa frase hahahaha olha, essa leitura foi magnífica para mim. Amei a história, todo o desenrolar até culminar em um final gostosinho.

Amei a junção das histórias que a autora fez, o ritmo de leitura também foi bem mais fácil, mais fluente do que do Castelo Animado.

Foi divertido demais conhecer mais sobre o Abdullah e participar de sua aventura, tudo por conta de um amor, tudo que ele fez até chegar a moça.

Apesar de ser infantil, virou um dos meus queridinhos ??